Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
12 Dez 2022 | 09:34 |
O nosso jornal analisou o desempenho das cinco principais modalidades dos verdes e brancos – futsal, hóquei em patins, andebol, basquetebol e voleibol – durante 2022 e comparou com 2021.
O que mudou? Ganhámos mais ou menos vezes? Fomos campeões quantas vezes? E que troféus europeus trouxemos para casa? O Leonino analisa tudo.
Futsal
A modalidade com maior taxa de sucesso no universo leonino. O futsal da turma de Alvalade tem dado alegrias aos adeptos ano após ano. Em 2021, os leões conseguiram arrecadar mais troféus que na época anterior – quatro contra três – e muito se deveu ao facto de a pandemia de COVID-19 ter impedido a realização da Taça de Portugal e da Supertaça de 2020. Nesse ano, o Sporting venceu a Taça da Liga (6-2 vs Benfica), o Campeonato Nacional (3-1 em partidas vs Benfica) e a Liga dos Campeões (4-3 vs Barcelona). No ano seguinte, os leões conquistaram todos os troféus nacionais, batendo o Benfica em todas as finais, mas caíram na Champions League, aos pés do Barcelona (4-0).
Apesar de não ter conquistado o troféu mais apetecido (Liga dos Campeões), a equipa de Nuno Dias foi imperial dentro de portas, numa época exímia. Manteve-se a exigência de um Clube como o Sporting.
Hóquei em Patins
Depois de um período fora da ribalta, o hóquei leonino voltou ao principal escalão nacional em 2012. Oito anos depois, os leões foram Campeões Nacionais pela nona vez na história, batendo o Porto, na final. Nesse mesmo ano, venceram a Liga dos Campeões pela terceira vez, batendo, novamente, o rival nortenho. Dentro de portas, ficaram-se pelos 16-avos da Taça de Portugal e atingiram o segundo lugar na Taça 1947. Um ano depois, a realidade foi bem diferente. No campeonato, os comandados de Paulo Freitas não passaram das meias-finais, tendo caído nos quartos de final da Taça de Portugal. A Taça 1947 não se realizou e, entre seis participantes da Elite Cup, os verdes e brancos ficaram no quinto lugar. Internacionalmente, os leões venceram a Supertaça Europeia, mas não participaram na Liga dos Campeões, devido à mudança de formato da prova. Um segundo lugar na Taça Intercontinental fechou o lote de competições disputadas.
Mais competições para disputar e um troféu a menos. Uma época que acabou marcada pela falta de preparação.
Andebol
2020 terminou com o andebol do Sporting a conquistar o segundo lugar pelo terceiro ano consecutivo, terminando sempre atrás do Porto. Na Taça de Portugal, o conjunto de Alvalade não foi além das meias-finais, não tendo sido disputada mais nenhuma prova nacional esse ano. Na EHF European League, o grupo de Rui Silva ficou pelos oitavos de final. No ano seguinte, a ‘conversa’ foi diferente. Apesar de não conseguir mais do que a mesma classificação na Liga Placard, os leões venceram a Taça de Portugal e a Supertaça. Na Europa, caíram na mesma ronda da época anterior.
Uma temporada que viu um melhor Sporting, refletido nos troféus: dois em 2021 e nenhum em 2020.
Basquetebol
Um ano depois do regresso, após um interregno de 25 anos, o Sporting é Campeão Nacional de Basquetebol, após bater o Porto na final. No mesmo ano, os verdes e brancos conquistam a Taça de Portugal, derrotando o Imortal. A Supertaça não foi disputada, pois a época anterior não terminou, devido à COVID, e na Taça Hugo dos Santos, os leões ficaram em segundo lugar. Internacionalmente, perderam na final da qualificação para a Liga dos Campeões, tendo sido relegados para a Europe Cup, onde caíram na fase de grupos. 2021 viu um aumento nos troféus – três contra dois – mas viu os leões perderem o campeonato, para o Benfica. A Taça de Portugal seguiu, novamente, para Alvalade e a Supertaça, que se voltou a realizar, seguiu o mesmo caminho. Na Taça Hugo dos Santos, o desempenho foi melhor que na época anterior e terminou com a conquista do troféu. Internacionalmente, a turma leonina voltou a cair a qualificação da Liga dos Campeões e, desta vez, caiu na fase de grupos da Europe Cup.
2021/22 foi uma temporada abaixo da anterior. Apesar de conquistar um troféu a mais, o Sporting não revalidou o título de campeão e caiu mais cedo na Europa.
Voleibol
O voleibol verde e branco subiu um degrau na Liga Una Seguros. Apesar de não terem conquistado o troféu, os leões ficaram no segundo lugar em 2021 e no terceiro em 2020. A Taça de Portugal fez o caminho inverso: conquista em 2020 e não revalidação no ano seguinte. Na Supertaça, a turma de Gersinho falhou a conquista em ambas as épocas, tendo alcançado as meias-finais em 2020 e a final em 2021. Internacionalmente, o Sporting caiu nos oitavos de final da CEV Challenge Cup nos dois anos.
Um decréscimo na modalidade. Apesar de chegar mais longe, praticamente em todas as competições, o Sporting não venceu nenhum troféu em 2021.
Concluindo:
Apesar de, em 2021, participar em mais competições e de arrecadar mais dois troféus, o Sporting foi inferior ao ano anterior, tendo conquistado menos um troféu internacional e deixado fugir o Campeonato Nacional em duas modalidades.
Leões e dragões mediram forças este sábado, dia 7 de fevereiro, em Clássico válido para a 14.ª jornada do campeonato nacional
07 Fev 2026 | 17:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por ceder no Clássico.
No primeiro período, denotou-se bastante equilíbrio entre leões e dragões, resultando num empate ao cabo dos primeiros 10 minutos de jogo (21-21). No segundo parcial, a equipa visitante começou a apertar o Sporting, mas Luís Magalhães afinou agulhas e a igualdade no marcador voltou a registar-se ao intervalo (42-42).
No terceiro parcial, foi novamente o Porto quem entrou melhor. O Sporting chegou a estar em desvantagem por nove pontos, mas acabou por melhorar e entrou nos últimos minutos da partida com apenas quatro pontos a menos (62-58). Com tudo por decidir no último quarto, os leões ainda tentaram reagir, mas foram mesmo os dragões quem conseguiu levar a melhor (82-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional somou 18 pontos e cinco assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou os 15 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, números que não foram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Benfica na ronda anterior.
Com esta derrota - a décima em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 25 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os leões disputam a sexta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão receber o BK Prievidza, pelas 19h30.
Na antevisão ao duelo diante dos azuis e brancos, jogador do Clube de Alvalade disse ainda estar "grato" por poder representar os leões
06 Fev 2026 | 17:16 |
A equipa de basquetebol do Sporting - que pode vir a ter um novo jogador - recebe este sábado, dia 7 de fevereiro, o Porto, em partida da 14.ª jornada da Liga, marcada para as 15h00. O base Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada. O jogador belga diz que quer aproveitar a má época dos dragões.
“É um jogo muito entusiasmante. Adoramos os grandes jogos, treinamos e preparamo-nos todos os dias para competirmos nestes jogos e a competição europeia deixa-nos ainda mais preparados para estes grandes jogos, como será frente ao Porto”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade
S. Swenson: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem"
O basquetebolista analisou o adversário e alertou para o talento da equipa portista: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem, mas têm uma equipa muito talentosa, muito boa equipa e ao virem para este jogo, vão querer fazer o melhor, mas vamos estar preparados”.
Stephan Swenson falou ainda sobre o momento da equipa e a abordagem para cada desafio: “Estamos num bom momento, mas cada jogo é um novo jogo. É uma abordagem diferente, tudo volta a começar do 0-0. Vamos para o próximo jogo cientes de que tudo pode acontecer, por isso temos de jogar o nosso melhor basquetebol”.
S. Swenson: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting"
Por fim, o pupilo de Luís Magalhães deixou um apelo aos adeptos: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting, pela oportunidade dada, por jogar com estes companheiros de equipa e esta equipa técnica, o que torna tudo ainda melhor. Estou a ter excelentes momentos. Venham apoiar-nos, estamos a ter um excelente ano e sabemos que podemos continuar assim, com eles a virem ao Pavilhão João Rocha”, terminou.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Jogadores celebram vitória na Luz:
Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa
31 Jan 2026 | 16:51