Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
12 Dez 2022 | 09:34 |
O nosso jornal analisou o desempenho das cinco principais modalidades dos verdes e brancos – futsal, hóquei em patins, andebol, basquetebol e voleibol – durante 2022 e comparou com 2021.
O que mudou? Ganhámos mais ou menos vezes? Fomos campeões quantas vezes? E que troféus europeus trouxemos para casa? O Leonino analisa tudo.
Futsal
A modalidade com maior taxa de sucesso no universo leonino. O futsal da turma de Alvalade tem dado alegrias aos adeptos ano após ano. Em 2021, os leões conseguiram arrecadar mais troféus que na época anterior – quatro contra três – e muito se deveu ao facto de a pandemia de COVID-19 ter impedido a realização da Taça de Portugal e da Supertaça de 2020. Nesse ano, o Sporting venceu a Taça da Liga (6-2 vs Benfica), o Campeonato Nacional (3-1 em partidas vs Benfica) e a Liga dos Campeões (4-3 vs Barcelona). No ano seguinte, os leões conquistaram todos os troféus nacionais, batendo o Benfica em todas as finais, mas caíram na Champions League, aos pés do Barcelona (4-0).
Apesar de não ter conquistado o troféu mais apetecido (Liga dos Campeões), a equipa de Nuno Dias foi imperial dentro de portas, numa época exímia. Manteve-se a exigência de um Clube como o Sporting.
Hóquei em Patins
Depois de um período fora da ribalta, o hóquei leonino voltou ao principal escalão nacional em 2012. Oito anos depois, os leões foram Campeões Nacionais pela nona vez na história, batendo o Porto, na final. Nesse mesmo ano, venceram a Liga dos Campeões pela terceira vez, batendo, novamente, o rival nortenho. Dentro de portas, ficaram-se pelos 16-avos da Taça de Portugal e atingiram o segundo lugar na Taça 1947. Um ano depois, a realidade foi bem diferente. No campeonato, os comandados de Paulo Freitas não passaram das meias-finais, tendo caído nos quartos de final da Taça de Portugal. A Taça 1947 não se realizou e, entre seis participantes da Elite Cup, os verdes e brancos ficaram no quinto lugar. Internacionalmente, os leões venceram a Supertaça Europeia, mas não participaram na Liga dos Campeões, devido à mudança de formato da prova. Um segundo lugar na Taça Intercontinental fechou o lote de competições disputadas.
Mais competições para disputar e um troféu a menos. Uma época que acabou marcada pela falta de preparação.
Andebol
2020 terminou com o andebol do Sporting a conquistar o segundo lugar pelo terceiro ano consecutivo, terminando sempre atrás do Porto. Na Taça de Portugal, o conjunto de Alvalade não foi além das meias-finais, não tendo sido disputada mais nenhuma prova nacional esse ano. Na EHF European League, o grupo de Rui Silva ficou pelos oitavos de final. No ano seguinte, a ‘conversa’ foi diferente. Apesar de não conseguir mais do que a mesma classificação na Liga Placard, os leões venceram a Taça de Portugal e a Supertaça. Na Europa, caíram na mesma ronda da época anterior.
Uma temporada que viu um melhor Sporting, refletido nos troféus: dois em 2021 e nenhum em 2020.
Basquetebol
Um ano depois do regresso, após um interregno de 25 anos, o Sporting é Campeão Nacional de Basquetebol, após bater o Porto na final. No mesmo ano, os verdes e brancos conquistam a Taça de Portugal, derrotando o Imortal. A Supertaça não foi disputada, pois a época anterior não terminou, devido à COVID, e na Taça Hugo dos Santos, os leões ficaram em segundo lugar. Internacionalmente, perderam na final da qualificação para a Liga dos Campeões, tendo sido relegados para a Europe Cup, onde caíram na fase de grupos. 2021 viu um aumento nos troféus – três contra dois – mas viu os leões perderem o campeonato, para o Benfica. A Taça de Portugal seguiu, novamente, para Alvalade e a Supertaça, que se voltou a realizar, seguiu o mesmo caminho. Na Taça Hugo dos Santos, o desempenho foi melhor que na época anterior e terminou com a conquista do troféu. Internacionalmente, a turma leonina voltou a cair a qualificação da Liga dos Campeões e, desta vez, caiu na fase de grupos da Europe Cup.
2021/22 foi uma temporada abaixo da anterior. Apesar de conquistar um troféu a mais, o Sporting não revalidou o título de campeão e caiu mais cedo na Europa.
Voleibol
O voleibol verde e branco subiu um degrau na Liga Una Seguros. Apesar de não terem conquistado o troféu, os leões ficaram no segundo lugar em 2021 e no terceiro em 2020. A Taça de Portugal fez o caminho inverso: conquista em 2020 e não revalidação no ano seguinte. Na Supertaça, a turma de Gersinho falhou a conquista em ambas as épocas, tendo alcançado as meias-finais em 2020 e a final em 2021. Internacionalmente, o Sporting caiu nos oitavos de final da CEV Challenge Cup nos dois anos.
Um decréscimo na modalidade. Apesar de chegar mais longe, praticamente em todas as competições, o Sporting não venceu nenhum troféu em 2021.
Concluindo:
Apesar de, em 2021, participar em mais competições e de arrecadar mais dois troféus, o Sporting foi inferior ao ano anterior, tendo conquistado menos um troféu internacional e deixado fugir o Campeonato Nacional em duas modalidades.
Clube de Alvalade recebeu, e venceu, um adversário complicado. O triunfo vale ao emblema verde e branco a ultrapassagem ao rival da segunda circular
02 Nov 2025 | 14:34 |
A equipa de basquetebol feminino do Sporting venceu por 70-59, contra ao Esgueira, este domingo, dia 2 de novembro, em jogo da quinta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26. Num encontro contra um dos históricos da modalidade em Portugal, as leoas venceram o segundo encontro consecutivo - de uma equipa que sofreu muitas alterações no verão.
A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou com empate a 16 pontos no marcador, mas no segundo período, as leoas passaram para a frente do marcador (16-12), deixando o placar a apontar 32-28 ao intervalo.
A segunda parte do encontro foi complicada, e de vantagens marginais para as leoas, suficientes para construir a diferença final. O terceiro período terminou com nova vitória verde e branca (16-14), que carimbou o triunfo por 70-59 no derradeiro parcial (20-15).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. Já Luana Serranho somou 13 pontos, dois ressaltos e sete assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta vitória - a terceira em cinco jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está, à condição, no terceiro lugar do campeonato nacional, com oito pontos, ultrapassando o Benfica, que tem menos um jogo. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos oito pontos. O próximo jogo da formação leonina é no próximo dia 23 de novembro, frente ao União Desportiva, para o campeonato. O jogo está marcado para as 11h00, no Pavilhão João Rocha.
Clube de Alvalade recebeu, no Pavilhão João Rocha, um adversário muito complicado, em mais uma partida referente ao campeonato nacional
01 Nov 2025 | 20:26 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu por 78-64, contra o Ovarense, este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da quarta jornada da fase regular da Liga Betclic Basquetebol 2025/26. Num encontro contra um dos históricos da modalidade em Portugal, os verdes e brancos deram seguimento ao triunfo para as competições europeias.
Os verdes e brancos arrancaram muito bem a partida. Os leões assinaram um ótimo primeiro período, que terminou com 28-13 no marcador. A Ovarense reagiu nos segundos 10 minutos do encontro, com parcial de 21-15, que deixou a partida com 43-34 ao intervalo.
A segunda parte do encontro foi de gestão para a equipa do Sporting. Os leões tinham 11 pontos de vantagem ao intervalo, e foram mantendo essa margem. O terceiro período terminou 18-14 para os leões, e no último parcial, os verdes e brancos voltaram a superiorizar-se, por 17-16, o que deixou o resultado final da partida em 78-64.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Malik Morgan. O norte-americano fez 17 pontos, sete ressaltos e três assistências. Já Francisco Amarante somou 11 pontos, nove ressaltos e duas assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta vitória - a sexta em oito jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão, à condição, no segundo lugar do campeonato nacional, com sete pontos. Em primeiro está o Benfica, com oito. O próximo jogo da formação leonina é na terça-feira, dia 4 de novembro, frente ao Dinamo Sassari, para a FIBA Europe Cup 25/26. O jogo está marcado para as 19h30, em solo italiano.
Clube de Alvalade deslocou-se à Roménia, para disputar a terceira jornada da prova internacional, e não deu hipótese ao adversário que jogava em casa
29 Out 2025 | 18:51 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu por 102-61, contra o Valcea, esta quarta-feira, dia 29 de outubro, em jogo da terceira jornada da FIBA Europe Cup 2025/26. Num encontro disputado em solo romeno, os leões somaram a segunda vitória nas competições europeias, depois de venceram o Porto na última partida. Veja AQUI como decorreu o encontro.
Os verdes e brancos assinaram uma primeira parte muito positiva. O encontro arrancou equilibrado, mas o Sporting saiu para a frente do marcador, terminando o primeiro período com parcial de 27-12. A partir daí, os verdes e brancos geriram a vantagem - venceram o segundo período por 26-19, o que significou uma vantagem ao intervalo de 22 pontos.
A segunda parte do encontro contou uma história semelhante. O Sporting esteve sempre no controlo do marcador, nunca dando hipótese de recuperação ao Valcea. Os leões voltaram a ganhar o terceiro parcial, por 24-21, bem como os derradeiros 10 minutos (25-9). No final da partida, vitória por 102-61 para o Clube de Alvalade.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Stephan Swenson. O belga fez 30 pontos e duas assistências. Já Malik Morgan Jr somou 14 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição internacional.
Com esta vitória - a quinta em sete jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão, à condição, no primeiro lugar do grupo, com cinco pontos. Em segundo segue o Vechta, com menos um jogo. O próximo jogo da formação leonina é no sábado, dia 1 de novembro, frente à Ovarense, para o campeonato nacional. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Confira este vídeo dos adeptos do Sporting a apoiar a equipa na FIBA Europe Cup: