
Modalidades
Oficial! Varandas contrata extremo de 26 anos e Sporting tem novo jogador: "É um sonho"
18 Ago 2025 | 16:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
12 Dez 2022 | 09:34 |
O nosso jornal analisou o desempenho das cinco principais modalidades dos verdes e brancos – futsal, hóquei em patins, andebol, basquetebol e voleibol – durante 2022 e comparou com 2021.
O que mudou? Ganhámos mais ou menos vezes? Fomos campeões quantas vezes? E que troféus europeus trouxemos para casa? O Leonino analisa tudo.
Futsal
A modalidade com maior taxa de sucesso no universo leonino. O futsal da turma de Alvalade tem dado alegrias aos adeptos ano após ano. Em 2021, os leões conseguiram arrecadar mais troféus que na época anterior – quatro contra três – e muito se deveu ao facto de a pandemia de COVID-19 ter impedido a realização da Taça de Portugal e da Supertaça de 2020. Nesse ano, o Sporting venceu a Taça da Liga (6-2 vs Benfica), o Campeonato Nacional (3-1 em partidas vs Benfica) e a Liga dos Campeões (4-3 vs Barcelona). No ano seguinte, os leões conquistaram todos os troféus nacionais, batendo o Benfica em todas as finais, mas caíram na Champions League, aos pés do Barcelona (4-0).
Apesar de não ter conquistado o troféu mais apetecido (Liga dos Campeões), a equipa de Nuno Dias foi imperial dentro de portas, numa época exímia. Manteve-se a exigência de um Clube como o Sporting.
Hóquei em Patins
Depois de um período fora da ribalta, o hóquei leonino voltou ao principal escalão nacional em 2012. Oito anos depois, os leões foram Campeões Nacionais pela nona vez na história, batendo o Porto, na final. Nesse mesmo ano, venceram a Liga dos Campeões pela terceira vez, batendo, novamente, o rival nortenho. Dentro de portas, ficaram-se pelos 16-avos da Taça de Portugal e atingiram o segundo lugar na Taça 1947. Um ano depois, a realidade foi bem diferente. No campeonato, os comandados de Paulo Freitas não passaram das meias-finais, tendo caído nos quartos de final da Taça de Portugal. A Taça 1947 não se realizou e, entre seis participantes da Elite Cup, os verdes e brancos ficaram no quinto lugar. Internacionalmente, os leões venceram a Supertaça Europeia, mas não participaram na Liga dos Campeões, devido à mudança de formato da prova. Um segundo lugar na Taça Intercontinental fechou o lote de competições disputadas.
Mais competições para disputar e um troféu a menos. Uma época que acabou marcada pela falta de preparação.
Andebol
2020 terminou com o andebol do Sporting a conquistar o segundo lugar pelo terceiro ano consecutivo, terminando sempre atrás do Porto. Na Taça de Portugal, o conjunto de Alvalade não foi além das meias-finais, não tendo sido disputada mais nenhuma prova nacional esse ano. Na EHF European League, o grupo de Rui Silva ficou pelos oitavos de final. No ano seguinte, a ‘conversa’ foi diferente. Apesar de não conseguir mais do que a mesma classificação na Liga Placard, os leões venceram a Taça de Portugal e a Supertaça. Na Europa, caíram na mesma ronda da época anterior.
Uma temporada que viu um melhor Sporting, refletido nos troféus: dois em 2021 e nenhum em 2020.
Basquetebol
Um ano depois do regresso, após um interregno de 25 anos, o Sporting é Campeão Nacional de Basquetebol, após bater o Porto na final. No mesmo ano, os verdes e brancos conquistam a Taça de Portugal, derrotando o Imortal. A Supertaça não foi disputada, pois a época anterior não terminou, devido à COVID, e na Taça Hugo dos Santos, os leões ficaram em segundo lugar. Internacionalmente, perderam na final da qualificação para a Liga dos Campeões, tendo sido relegados para a Europe Cup, onde caíram na fase de grupos. 2021 viu um aumento nos troféus – três contra dois – mas viu os leões perderem o campeonato, para o Benfica. A Taça de Portugal seguiu, novamente, para Alvalade e a Supertaça, que se voltou a realizar, seguiu o mesmo caminho. Na Taça Hugo dos Santos, o desempenho foi melhor que na época anterior e terminou com a conquista do troféu. Internacionalmente, a turma leonina voltou a cair a qualificação da Liga dos Campeões e, desta vez, caiu na fase de grupos da Europe Cup.
2021/22 foi uma temporada abaixo da anterior. Apesar de conquistar um troféu a mais, o Sporting não revalidou o título de campeão e caiu mais cedo na Europa.
Voleibol
O voleibol verde e branco subiu um degrau na Liga Una Seguros. Apesar de não terem conquistado o troféu, os leões ficaram no segundo lugar em 2021 e no terceiro em 2020. A Taça de Portugal fez o caminho inverso: conquista em 2020 e não revalidação no ano seguinte. Na Supertaça, a turma de Gersinho falhou a conquista em ambas as épocas, tendo alcançado as meias-finais em 2020 e a final em 2021. Internacionalmente, o Sporting caiu nos oitavos de final da CEV Challenge Cup nos dois anos.
Um decréscimo na modalidade. Apesar de chegar mais longe, praticamente em todas as competições, o Sporting não venceu nenhum troféu em 2021.
Concluindo:
Apesar de, em 2021, participar em mais competições e de arrecadar mais dois troféus, o Sporting foi inferior ao ano anterior, tendo conquistado menos um troféu internacional e deixado fugir o Campeonato Nacional em duas modalidades.
Com atletas leoninos, os Linces entraram como pé direito na competição e conquistaram o seu primeiro triunfo na prova em 18 anos
27 Ago 2025 | 17:52 |
Portugal entrou com o pé direito no Eurobasket 2025 ao vencer a Chéquia por 62-50. Apesar de contar com a presença de Diogo Ventura e Francisco Amarante, a maior figura do encontro acabou por ser mesmo Neemias Queta. A impressionante prestação do poste dos Boston Celtics ajudou a confirmar o primeiro triunfo dos linces nesta competição em 18 anos.
Apesar de uma diferença de 12 pontos no resultado final, a partida foi marcada pelo equilíbrio no marcador. Apesar de várias tentativas lusitanas em descolar no marcador, a formação do centro da Europa conseguia sempre acompanhar os pupilos de Mário Gomes, muito por culpa de Vit Krejci. O base dos Atlanta Hawks somou 10 pontos, quatro ressaltos e três assistências.
Indiscutivelmente, Neemias Queta foi o homem do jogo. O poste de 2,11m dos Boston Celtics registou um duplo duplo com 18 pontos e 15 ressaltos. Contou também com a ajuda de Rafael Lisboa com 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências e o ex-Sporting Travante Williams com 10 pontos, cinco ressaltos e uma assistência.
Nesta partida, Diogo Ventura foi opção no cinco inicial de Mário Gomes. O capitão do Sporting - que já foi perfilado pelo nosso Jornal - somou 18 minutos de utilização, onde apontou dois pontos, um ressalto e uma assistência. O reforço leonino Francisco Amarante teve uma participação, sem qualquer estatística na partida.
A Seleção Nacional de basquetebol regressa às quadras, onde terá a difícil missão de enfrentar a equipa da Sérvia, formação que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024. O jogo está marcado para as 19h00 da próxima sexta-feira, dia 29 de agosto.
Atleta representou Clube de Alvalade por uma temporada e torna-se agora no mais recente reforço assegurado por António Salvador
23 Ago 2025 | 16:30 |
É oficial! Mike Fofana é reforço da equipa de basquetebol do Braga. O jogador chegou a representar a equipa do Sporting - que também tem feito uma série de investimentos na modalidade - por uma temporada, quando esteve ao serviço de Luís Magalhães, em 2021/22.
Mike Fofana: "Quero, simplesmentem melhorar a cada dia"
“Sinto que consigo fazer um pouco de tudo. Não me limito a uma única função porque acredito que os meus pontos fortes me permitem contribuir para a equipa de diversas formas dentro de campo”, disse o poste de 27 anos internacional pela Costa do Marfim aos meios de comunicação bracarenses.
“Quero, simplesmente, melhorar a cada dia. Acredito que, ao evoluir diariamente, contribuo não só para o meu crescimento pessoal, mas também para o fortalecimento da equipa. As minhas expetativas são claras: melhorar todos os dias, individualmente e em equipa. Ao adotarmos esta mentalidade, os resultados positivos acabam por surgir naturalmente”, concluiu Mike Fofana.
Depois de sair do Sporting, em 2022, o poste de 2,06m representou equipas como os ABC Fighters (Costa do Marfim), Feurs (França), Esgueira, Douanes (Senegal), Osorno (Chile), Rabat ( Marrocos) até ser anunciado como o mais recente reforço do Braga para a época 2025/26.
Vale a pena recordar que na sua passagem pelo Pavilhão João Rocha, Mike Fofana alcançou a marca dos 43 jogos de leão ao peito, onde as suas médias por jogo de 6,2 pontos, 1,0 assistências e 3,1 ressaltos contribuíram para a conquista de uma Taça de Portugal e uma Taça Hugo dos Santos para o Museu de Alvalade.
Recorde um triplo de Fofana pelo Sporting:
Atleta que passou de forma fugaz pelo emblema verde e branco assinou um contrato por uma temporada, até 2026, com o rival dos leões
21 Ago 2025 | 20:42 |
É oficial. O poste norte-americano Temidayo Yussuf, antigo jogador do Sporting, é o mais recente reforço do Benfica, tendo chegado dos israelitas do Ironi Nahariya e assinado contrato por uma temporada, até 2026, anunciou o clube da Luz, esta quinta-feira, dia 21 de agosto.
T. Yussuf: "Espero ajudar a dar continuidade a esse legado e ser campeão”
“Estou feliz por estar aqui. Expetativas? Que a equipa tenha sucesso e que continuemos a história que o Benfica tem vindo a escrever no que toca a vencer campeonatos. Espero ajudar a dar continuidade a esse legado e ser campeão”, observou o jogador, em declarações aos meios oficiais dos encarnados.
O atleta de 29 anos vai assim cumprir a terceira experiência em Portugal, onde já representou o Lusitânia dos Açores, em 2020/21, e o Sporting, em 2024, numa carreira iniciada no campeonato universitário dos Estados Unidos e com passagens por França e Israel.
T. Yussuf: "Todos jogam com intensidade e querem ganhar"
O basquetebolista declarou que há trabalho a fazer: "Há boas equipas no Campeonato Nacional. Todos jogam com intensidade e querem ganhar. Todos querem vencer o Benfica, por isso sabemos que temos um trabalho a fazer e temos de manter o rumo", concluiu.
Temidayo Yussuf chegou ao Clube de Alvalade em janeiro de 2024, tendo alcançado médias de 13,7 pontos, 1,4 assistências e 6,8 ressaltos ao longo de 14 partidas. No último mercado de verão, o atleta rumou a Israel, estando agora de volta à Liga portuguesa. Já a equipa leonina também vai sofrer várias alterações, sendo Claude Robinson um dos reforços.