Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ANÁLISE LEONINO: ADVERSÁRIO DO SPORTING NA LIGA EUROPA VISTO À LUPA

Classificação, momento da época e caminhada até chegar aos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O sorteio da Liga Europa, que se realizou esta segunda-feira, dia 7 de novembro ditou o reencontro do Sporting com o Midtjylland (saiba mais AQUI), tal como tinha acontecido na Taça UEFA, em 2001/02, e que os leões saíram vencedores, com destaque para um goleador nato, que deixou saudades em Alvalade (saiba mais AQUI).


O Leonino fez uma análise ao adversário do Sporting e à época que tem feito. Eis os dados:


Início de época atribulado


A formação dinamarquesa não começou da melhor forma: apenas uma vitória nos primeiros dez jogos da temporada, demonstrando uma clara falta de consistência e uma grande crise de resultados.

Pré-Eliminatórias da Liga dos Campeões


O Midtjylland disputou a segunda pré-eliminatória da Champions, diante do AEK Larnaca, do Chipre. Ambas as partidas terminaram com empate a uma bola, com os nórdicos a vencerem 4-3, nos penáltis e a passar à próxima fase, onde encontraram… o Benfica. A formação encarnada não teve dificuldades e bateu os dinamarqueses por 4-1 e 3-1, relegando-os para a Liga Europa.

Liga Europa e goleada de grande nível

O Midtjylland foi atirado pelo Benfica para o grupo F da Liga Europa, juntamente com o Feyenoord, Lazio e Sturm Graz. O adversário do Sporting terminou em segundo lugar, tendo batido, categoricamente, os italianos por 5-1. Curiosamente, todos os integrantes do grupo acabaram com oito pontos, sendo a diferença de golos fator crucial para os dinamarqueses.

Superligaen – campeonato da Dinamarca

Devido ao mau início de época, o Midtjylland encontra-se, de momento, no oitavo lugar do campeonato do seu país, com 22 pontos em 16 jogos (cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas). O opoente dos leões está a dez pontos do líder, Nordsjaelland.

Números totais

Na presente temporada, os Wolves disputaram 27 encontros, tendo ganho oito, empatado 11 e perdido outros oito. Nestas partidas, marcaram 46 golos e sofreram 39.


Futebol

"DEBAST ESTÁ A PREOCUPAR AMORIM" - CENTRAL DO SPORTING DURAMENTE CRITICADO

Exibição do defesa belga diante do Porto continua a merecer muitas críticas

Debast, Sporting
Debast, Sporting

  |

Icon Comentário0

Zeno Debast deverá ser o titular no Sporting - Rio Ave, partida válida para a primeira jornada da Liga Portugal Betclic. O central realizou uma exibição que aquém do esperado na Supertaça e para Vítor Pinto, subdiretor de Record, o jogador tem preocupado Rúben Amorim pelas falhas no jogo aéreo.


“Debast tem saldo negativo nos duelos aéreos, que no caso do Sporting já era alarme porque Rúben Amorim quer confiar [no jogador] para a posição que era de Coates, ser o líder da defesa do Sporting,” começou por explicar. “A diferença é só esta Sebastian Coates ganhava 80% dos duelos aéreos. Coates é o melhor defesa goleador da história do Sporting, marcou 37 golos, o Zeno Debast é um jogador jovem, mas na sua carreira sénior nunca marcou nenhum golo. É claramente um central de 1,90 que é fraco no jogo aéreo”, afirmou no 'Mercado Now'.


“Dentro de toda a preocupação do que se tinha passado com Debast na Supertaça, Rúben Amorim estava tranquilíssimo com a saída de bola [do belga], é essa qualidade que fez Amorim ir contratá-lo. A preocupação de Rúben Amorim foi que precisa de jogo aéreo”, realçou.


“Ter um central que falha metade dos duelos aéreos creio que todos a começar pelos adeptos do Sporting percebem os riscos que podem vir advir ao longo da época se o central internacional belga não corrigir esta lacuna rapidamente”, vincou Vítor Pinto. “Podemos considerar o jogo com o Rio Ave amanhã como o verdadeiro exame à organização defensiva do Sporting”, rematou o responsável.

Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de eurosrealizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.



Futebol

OFICIAL: MAREGA REGRESSA À ARÁBIA SAUDITA, MAS NÃO VAI JOGAR NA LIGA DE CRISTIANO RONALDO

Antigo avançado do Porto vai ser orientado por treinador português no Médio Oriente

Marega volta à Arábia, mas não vai enfrentar CR7
Marega volta à Arábia, mas não vai enfrentar CR7

  |

Icon Comentário0

É oficial: Após um ano nos Emirados Árabes Unidos, Moussa Marega está de regresso à Arábia Saudita. O atacante de 33 anos foi anunciado como reforço do Al Diriyah. que é orientado pelo português Fabiano Flora. O jogador assinou contrato por duas temporadas.


Apesar de tudo, o antigo avançado do Porto não vai enfrentar o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, uma vez que assinou por um emblema que disputa a terceira divisão. A confirmação chegou via redes sociais do emblema do Médio Oriente, que deu as boas-vindas ao jogador, mas não ofereceu detalhes sobre o vínculo entre as partes.


A caminho da quarta temporada consecutiva longe do futebol português, Marega anotou 11 golos e duas assistências nos 31 jogos realizados pelo Al Sharjah. No que diz respeito a clubes, o atacante já somou passagens pelo Al Hilal, Vitória de Guimarães, Marítimo, Espérance de Tunis, Amiens, Le Poiré-sur-Vie e Évry.


Já Cristiano Ronaldo, em 2023/24, realizou 51 partidas ao serviço do Al Nassr: 31 no Campeonato Nacional, nove na Liga dos Campeões Asiática, seis na UAFA Cup, quatro na King’s Cup e uma na Supertaça da Arábia Saudita. Ao todo, nos 4.447 minutos que disputou, o astro do futebol mundial marcou uns impressionantes 50 golos e fez 13 assistências.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, prepara-se para a terceira temporada no Médio Oriente. O Al Nassr prepara-se para o seu primeiro desafio oficial dia 14 de agosto, frente ao Al Taawon, a contar para as meias-finais da Saudi Super Cup.



Futebol

AMORIM TEM CINCO AMORES E JUNTOS VALEM QUASE 70% DOS GOLOS DO SPORTING – ANÁLISE LEONINO

Pedro Gonçalves é rei e senhor, mas há quem precise de menos tempo para marcar do que o avançado verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves, Paulinho, Marcus Edwards, Nuno Santos e Francisco Trincão. São estes os cinco amores de Rúben Amorim. O quarteto português e o inglês contam com 56 golos, valendo 65,9% dos golos leoninos na presente temporada (85).


Pote é rei e senhor, sendo o melhor marcador dos leões na presente temporada, com 17 golos. Paulinho aparece logo de seguida, com 14, mas até é o jogador verde e branco que menos tempo precisa para fazer o gosto ao pé, mas já lá vamos. Edwards (10), Nuno Santos (8) e Francisco Trincão (7) completam este quinteto.



  1. Pote – 17 golos: 20% dos tentos leoninos
  2. Paulinho – 14: 16,5% dos tentos leoninos

  3. Marcus Edwards – 10: 11,8% dos tentos leoninos
  4. Nuno Santos – 8: 9,4% dos tentos leoninos
  5. Trincão – 7: 8,2% dos tentos leoninos

Participação em golos? Pote reforça liderança; Edwards e Nuno Santos sobem no ranking

Se aos golos juntarmos as assistências, Pote (25) reforça a liderança, mas Edwards (18) e Nuno Santos (15) aproximam-se de Paulinho (20) e distanciam-se de Trincão (10):

  1. Pote – 17 golos e 8 assistências: 29,4%
  2. Paulinho – 14 golos e 6 assistências: 23,5%
  3. Marcus Edwards – 10 golos e 8 assistências: 21,2%
  4. Nuno Santos – 8 golos e 7 assistências: 17,6%
  5. Trincão – 7 golos e 3 assistências: 11,8%

Quem precisa de menos tempo para marcar? ‘Se o Paulinho mostra os dentes, eles até caem’

Um dos dados mais curiosos é que, de todo o plantel à disposição de Rúben Amorim, Paulinho é o jogador que menos tempo dentro das quatro linhas precisa para marcar. É que, para marcar 14 golos, o avançado leonino precisou de 2.172 minutos em campo. Ora, a matemática não engana: Paulinho necessita de 155 minutos para mexer com as redes adversárias.

Por sua vez, Pote marca a cada 189 minutos. A verdade é que, apesar de marcar mais (17 contra 14), Pedro Gonçalves também precisa de mais 34 minutos para fazer o gosto ao pé. Edwards (276), Arthur Gomes (301), Nuno Santos (308), Trincão (363) e Morita (405).

  1. Paulinho – 14 golos em 2.172 minutos: 155’ em campo para marcar
  2. Pedro Gonçalves – 17 golos em 3.215 minutos: 189’ em campo para marcar
  3. Marcus Edwards – 10 golos em 2.757 minutos: 276’ em campo para marcar
  4. Arthur Gomes – 3 golos em 902 minutos: 301’ em campo para marcar
  5. Nuno Santos – 8 golos em 2.465 minutos: 308’ em campo para marcar
  6. Trincão – 7 golos em 2.541 minutos: 363’ em campo para marcar
  7. Morita – 5 golos em 2.024 minutos: 405’ em campo para marcar

Nota ao leitor: Para este artigo foram contabilizados apenas jogadores que ainda estão no Sporting (Porro ficou de fora) e que tenham realizado mais de 900 minutos na presente temporada (Chermiti ficou de fora).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


BANZA MAIS LONGE DO SPORTING; HÁ QUEM DIGA QUE PROPOSTAS PELO JOGADOR NÃO FORAM SATISFATÓRIAS
Futebol

BANZA MAIS LONGE DO SPORTING; HÁ QUEM DIGA QUE PROPOSTAS PELO JOGADOR NÃO FORAM SATISFATÓRIAS

 

Icon Comentário0
SINDICATO DOS JOGADORES TOMA POSIÇÃO SOBRE INCIDENTE COM ADEPTA DO SPORTING E DIZ QUE NUNO SANTOS...
Futebol

SINDICATO DOS JOGADORES TOMA POSIÇÃO SOBRE INCIDENTE COM ADEPTA DO SPORTING E DIZ QUE NUNO SANTOS...

 

Icon Comentário0
SPORTING MAIS LONGE DE CONTRATAR INTERNACIONAL PORTUGUÊS QUE JOGA NA PREMIER LEAGUE
Futebol

SPORTING MAIS LONGE DE CONTRATAR INTERNACIONAL PORTUGUÊS QUE JOGA NA PREMIER LEAGUE

 

Icon Comentário0