Futebol
Identificado substituto de Geny Catamo no Sporting; Ala ruma à CAN e desfalca leões
08 Dez 2025 | 11:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Dez 2022 | 06:48 |
Está oficialmente terminado o Mundial do Qatar para os atletas do Sporting. Dos quatro leões escolhidos – Ugarte e Coates (Uruguai), Fatawu (Gana), Morita (Japão) –, já nenhum se encontra a disputar a prova, tendo as suas seleções sido eliminadas. Com os atletas de volta a Alvalade, o nosso jornal analisa a prestação dos craques verdes e brancos.
Hidemasa Morita: nota 7
A participação do nipónico no Campeonato do Mundo acabou por ser a mais positiva dos leões convocados. Morita e o Japão chegaram aos oitavos da prova, tendo deixado para trás a poderosa Alemanha e batido também a Espanha. De forma inglória, os japoneses caíram diante da Croácia, nos penáltis.
O ‘camisola 5’ foi dos atletas mais utilizados por Hajime Moriyasu. Apesar de ter ficado de fora no primeiro jogo, o craque cumpriu 90 minutos dos dois encontros seguintes e 106 da partida frente aos croatas.
As boas exibições valeram-lhe a cobiça de um histórico italiano (saiba mais AQUI). Embora, a nível individual, tenha feito um excelente mundial, Amorim não se mostrou surpreendido, admitindo que passou muito tempo a defender e isso não ajuda às suas características (saiba mais AQUI).
Dados de Morita no Mundial:
Reforço do Sporting para a época 2022/23, o japonês tornou-se uma agradável surpresa. Quando se pensava na sua contratação para substituir Palhinha, Amorim colocou-o mais adiantado no terreno, na posição ‘8’, e o craque respondeu da melhor forma: 18 jogos com direito a três golos, duas assistências e muita magia.
Sebastián Coates: nota 6
No Qatar, Sebastián Coates cumpriu dois dos três jogos da ‘celeste’, tendo feito 90 minutos em ambos. Apesar de ter começado a competição no banco, o central mereceu a confiança do treinador e saltou para o relvado.
Coates disputou a partida com Portugal, onde acabou derrotado, por 2-0, e esteve presente na vitória, diante do Gana, pelo mesmo resultado, sendo peça importante no Uruguai.
Do ponto de vista do treinador do Sporting, a prestação de Coates acaba por ser positiva, uma vez que, por um lado, o central teve tempo de jogo (180 minutos) e, por outro, veio para casa mais cedo, evitando um desgaste físico tremendo.
O central de 30 anos é o patrão da defesa de Rúben Amorim. De leão ao peito desde 2015/16, ‘Seba’ já alinhou 297 partidas no centro da defensiva verde e branca e é um dos pilares do Clube.
Dados de Coates no Mundial do Qatar:
Manuel Ugarte: nota 3
A convocatória do médio acaba por ser bastante negativa. Não por sua culpa, mas pelas opções do selecionador. Ugarte é um dos intocáveis de Rúben Amorim, mas parece não ser suficiente para Diego Alonso, que deu um total de zero minutos ao ‘camisola 15’.
‘Manu’ foi apenas ‘fazer número’ e treinar fora das rotinas que tem na Academia Cristiano Ronaldo, quando poderia ter ficado em terras lusas. Contrariamente à situação de Coates, a prestação de Ugarte no Qatar não foi positiva, uma vez que o atleta perdeu bastante ritmo de jogo.
Esta época, Ugarte leva 1.406 minutos de leão ao peito, sendo um dos mais utilizados de Amorim.
Abdul Fatawu: nota 3
A jovem promessa ganesa teve um Mundial desapontante e até foi o próprio que o disse. Fatawu jogou apenas… um minuto, tendo entrado no último jogo, quando os ‘Black Stars’ já estavam eliminados e abordou o assunto (saiba mais AQUI).
Uma desilusão para os adeptos Sportinguistas, que contavam ver o jovem em campo, para que pudesse evoluir e ‘soltar-se’ mais.
Desde que chegou, no início de 2022 ao Sporting, o camisola 18 leva seis jogos (140 minutos) pela equipa principal e quatro partidas (280 minutos) pelo conjunto secundário leonino, onde até já apontou um golaço (Reveja-o AQUI).
Clube de Alvalade está em oitavo lugar da fase de liga da Champions, com 10 pontos somados; Já os bávaros são terceiros, com 12 pontos
08 Dez 2025 | 15:09 |
Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Geovany Quenda vão falhar o encontro entre Bayern de Munique e Sporting. Os dois primeiros ficam de fora devido a lesão. Quanto ao 'camisola 8', a ausência da lista de convocados será por uma questão de gestão física.
Georgios Vagiannidis, que falhou a sessão de treino desta segunda-feira, dia 8 de dezembro, segue para a Alemanha, juntamente com Flávio Gonçalves, Salvador Blopa e Eduardo Felicíssimo. O Sporting viaja para Munique às 15h00 e, ao final da tarde, Rui Borges e João Simões vão falar em conferência de imprensa para projetar o duelo.
Por outro lado, Daniel Bragança foi a grande novidade no treino do Sporting, desta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em Alcochete. O médio, que sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo em fevereiro, regressou ao trabalho e foi recebido pelos colegas com boa disposição (Saiba mais AQUI), apesar de ainda não estar apto.
Convocados do Sporting: Guarda-redes: Rui Silva, João Virgínia, Diego Callai; Defesas: Vagiannidis, Fresneda, Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Mangas, Maxi Araújo; Médios: João Simões, Daniel Bragança, Hjulmand, Kochorashvili, Eduardo Felicíssimo, Morita; Avançados: Geny Catamo, Luís Suárez, Ioannidis, Blopa, Flávio Gonçalves, Alisson, Rodrigo Ribeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
Futebolista de 18 anos de idade saiu com queixas do dérbi frente ao Benfica da passada sexta-feira, dia 5 de dezembro e vai parar
08 Dez 2025 | 13:26 |
O Sporting perde uma peça importante para as próximas semanas. Geovany Quenda sofreu uma lesão no pé e vai falhar seguramente o encontro frente aos alemães do Bayern Munique, válido para a sexta jornada da Champions League, sendo que o cenário poderá ser agravado.
De acordo com o jornal A Bola, o jogador fará exames e os mesmos podem ditar o pior, levando o futebolista a parar por algumas semanas, deixando Rui Borges com menos uma opção. A situação fica ainda mais complicada devido à ausência de Geny Catamo, que vai estar presente na CAN.
O futebolista de 18 anos de idade saiu com queixas do dérbi frente ao Benfica da passada sexta-feira, dia 5 de dezembro. Entretanto as dores não passaram e nas últimas horas ficou a saber-se que a lesão vai obrigá-lo a ficar afastados das escolhas do técnico nos próximos jogos.
A SAD do leonina não descarta avançar para a contratação de um reforço no mercado de janeiro. O Sporting já está no terreno em busca do negócio ideal. Yeremay (Deportivo), Wesley (Al Nassr), Giannis Konstantelias (PAOK), Abde Ezzalzouli (Betis) ou Christos Tzolis (Club Brugge) são alguns dos nomes em cima da mesa.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Grande golo de Quenda:
Jogador que foi apontado ao Clube de Alvalade no mercado de verão esteve em destaque no primeiro golo apontado pela formação galega
08 Dez 2025 | 12:34 |
O Real Madrid não teve uma noite feliz e foi derrotado em casa pelo Celta de Vigo (2-0), este domingo, dia 7 de dezembro, em duelo da 15.ª jornada da liga espanhola. Bryan Zaragoza, jogador que foi apontado ao Sporting no mercado de verão, fez uma assistência para o primeiro dos galegos.
Williot Swedberg entrou ao intervalo do duelo e foi a tempo de ser a grande figura da partida. Depois de uma primeira parte de algum sofrimento para os galegos, o sueco colocou os visitantes na frente do marcador ao finalizar com classe na área dos merengues, aos 53 minutos.
Para complicar a tarefa da equipa de Xabi Alonso, Fran Garcia viu dois amarelos em sequência e deixou o Real Madrid reduzido a dez unidades. Apesar da contrariedade, a equipa da casa pressionou em busca de pontos, mas não esteve eficaz na finalização. No tempo de compensação, Álvaro Carreras foi expulso por protestos e o Celta de Vigo, a jogar contra nove unidades, chegou ao 2-0 novamente por Swedverg (90+3').
Desta forma, o Barcelona termina a jornada com quatro pontos de vantagem na liderança da Liga Espanhola, já que o Real Madrid conseguiu vencer apenas dois dos últimos sete jogos disputados. Por sua vez, o Celta de Vigo está na 10.ª posição na tabela classificativa.
Na temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Celta de Vigo, por empréstimo do Bayern Munique, Bryan Zaragoza - avaliado em 12 milhões de euros - disputou, até ao momento, 19 partidas. No total dos 976 em que foi utilizado, o internacional espanhol leva quatro assistências.