
Futebol
Técnico campeão no Sporting não exclui hipótese de rumar ao Benfica: "Não sei"
31 Ago 2025 | 16:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Dez 2022 | 06:48 |
Está oficialmente terminado o Mundial do Qatar para os atletas do Sporting. Dos quatro leões escolhidos – Ugarte e Coates (Uruguai), Fatawu (Gana), Morita (Japão) –, já nenhum se encontra a disputar a prova, tendo as suas seleções sido eliminadas. Com os atletas de volta a Alvalade, o nosso jornal analisa a prestação dos craques verdes e brancos.
Hidemasa Morita: nota 7
A participação do nipónico no Campeonato do Mundo acabou por ser a mais positiva dos leões convocados. Morita e o Japão chegaram aos oitavos da prova, tendo deixado para trás a poderosa Alemanha e batido também a Espanha. De forma inglória, os japoneses caíram diante da Croácia, nos penáltis.
O ‘camisola 5’ foi dos atletas mais utilizados por Hajime Moriyasu. Apesar de ter ficado de fora no primeiro jogo, o craque cumpriu 90 minutos dos dois encontros seguintes e 106 da partida frente aos croatas.
As boas exibições valeram-lhe a cobiça de um histórico italiano (saiba mais AQUI). Embora, a nível individual, tenha feito um excelente mundial, Amorim não se mostrou surpreendido, admitindo que passou muito tempo a defender e isso não ajuda às suas características (saiba mais AQUI).
Dados de Morita no Mundial:
Reforço do Sporting para a época 2022/23, o japonês tornou-se uma agradável surpresa. Quando se pensava na sua contratação para substituir Palhinha, Amorim colocou-o mais adiantado no terreno, na posição ‘8’, e o craque respondeu da melhor forma: 18 jogos com direito a três golos, duas assistências e muita magia.
Sebastián Coates: nota 6
No Qatar, Sebastián Coates cumpriu dois dos três jogos da ‘celeste’, tendo feito 90 minutos em ambos. Apesar de ter começado a competição no banco, o central mereceu a confiança do treinador e saltou para o relvado.
Coates disputou a partida com Portugal, onde acabou derrotado, por 2-0, e esteve presente na vitória, diante do Gana, pelo mesmo resultado, sendo peça importante no Uruguai.
Do ponto de vista do treinador do Sporting, a prestação de Coates acaba por ser positiva, uma vez que, por um lado, o central teve tempo de jogo (180 minutos) e, por outro, veio para casa mais cedo, evitando um desgaste físico tremendo.
O central de 30 anos é o patrão da defesa de Rúben Amorim. De leão ao peito desde 2015/16, ‘Seba’ já alinhou 297 partidas no centro da defensiva verde e branca e é um dos pilares do Clube.
Dados de Coates no Mundial do Qatar:
Manuel Ugarte: nota 3
A convocatória do médio acaba por ser bastante negativa. Não por sua culpa, mas pelas opções do selecionador. Ugarte é um dos intocáveis de Rúben Amorim, mas parece não ser suficiente para Diego Alonso, que deu um total de zero minutos ao ‘camisola 15’.
‘Manu’ foi apenas ‘fazer número’ e treinar fora das rotinas que tem na Academia Cristiano Ronaldo, quando poderia ter ficado em terras lusas. Contrariamente à situação de Coates, a prestação de Ugarte no Qatar não foi positiva, uma vez que o atleta perdeu bastante ritmo de jogo.
Esta época, Ugarte leva 1.406 minutos de leão ao peito, sendo um dos mais utilizados de Amorim.
Abdul Fatawu: nota 3
A jovem promessa ganesa teve um Mundial desapontante e até foi o próprio que o disse. Fatawu jogou apenas… um minuto, tendo entrado no último jogo, quando os ‘Black Stars’ já estavam eliminados e abordou o assunto (saiba mais AQUI).
Uma desilusão para os adeptos Sportinguistas, que contavam ver o jovem em campo, para que pudesse evoluir e ‘soltar-se’ mais.
Desde que chegou, no início de 2022 ao Sporting, o camisola 18 leva seis jogos (140 minutos) pela equipa principal e quatro partidas (280 minutos) pelo conjunto secundário leonino, onde até já apontou um golaço (Reveja-o AQUI).
Defesa central ruma ao emblema vimaranense até ao final da temporada; Atleta mostrou entusiasmo pelo novo desafio na carreira desportiva
31 Ago 2025 | 19:16 |
É oficial. O Vitória de Guimarães anunciou este domingo, dia 31 de agosto, a chegada de Dária Kaminska por empréstimo do Sporting até final da época. A central portuguesa, de 18 anos, marcou dois golos em 11 jogos ao serviço da equipa B verde e branca na temporada passada.
D. Kaminska: "Assinar pelo Vitória de Guimarães é um passo muito importante na minha carreira"
"Assinar pelo Vitória de Guimarães é um passo muito importante na minha carreira, conheço a grandeza do clube, da história e a paixão dos adeptos", afirmou aos meios do emblema vimaranense, acrescentando: "A Liga BPI é o palco certo para crescer e mostrar o meu valor e quero aproveitar esta oportunidade ao máximo".
D. Kaminska: "Queremos ser uma equipa capaz de competir de igual para igual com qualquer adversário"
A jogadora vai assim evoluir no emblema vimaranense: "Queremos ser uma equipa capaz de competir de igual para igual com qualquer adversário e, pessoalmente, quero mostrar que estou pronta para competir ao mais alto nível e assim afirmar-me também na Liga BPI", referiu.
Também Ana Filipa Ribeiro foi apresentada como reforço do Rio Ave por empréstimo do Sporting. A lateral de 19 anos chega a Vila do Conde após meia temporada em que esteve igualmente cedida ao Clube de Albergaria. A atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027.
A equipa de futebol feminino do Sporting ficou recentemente a conhecer o calendário da temporada 2025/26 da Liga BPI. O campeonato arranca no fim-de-semana de 13 de setembro. O sorteio, que teve lugar na Cidade do Futebol, ditou que a primeira jornada vai contar com a receção do Sporting, precisamente, ao recém-promovido Vitória de Guimarães.
Veja a publicação:
Em Anfield, comandados de Arne Slot levaram a melhor sobre o turma de Mikel Arteta, em duelo da terceira jornada da Premier League 25/26
31 Ago 2025 | 19:06 |
O Liverpool levou a melhor sobre o Arsenal (1-0) no duelo da terceira jornada da Premier League 25/26 que colocou frente a frente, em Anfield, campeão e vice-campeão da temporada passada. Viktor Gyokeres - que foi convocado para a seleção sueca - foi titular na equipa londrina e alinhou os 90 minutos do encontro.
A jogar em Anfield, os 'reds' dominaram o encontro, em especial no segundo tempo, mas o Arsenal parecia encaminhar-se para resistir e regressar a Londres com um ponto. O antigo avançado do Sporting teve uma exibição discreta e raramente teve chances para fazer a diferença.
Aos 83 minutos, o internacional húngaro Dominik Szoboszlai marcou o único golo da partida, na transformação soberba de um livre direto ainda bem de longe, e deu os três pontos ao Liverpool, apesar de o Arsenal ter ficado perto do empate nos instantes finais.
Os comandados de Arne Slot seguem assim 100% vitoriosos na prova, com nove pontos, a par do Chelsea, a outra única equipa que ainda só sabe ganhar ao fim de três jornadas. O Arsenal, que também havia somado duas vitórias nas duas primeiras jornadas, mantém os mesmos seis pontos.
Depois de uma temporada brilhante pelos leões, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - soma três jogos pelo Arsenal, todos para a Premier League. Nos 240 minutos que tem com a camisola dos gunners, o sueco já apontou dois golos, ambos frente ao Leeds.
Treinador do Clube de Alvalade optou por voltar a deixar Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda no banco de suplentes frente ao Porto
31 Ago 2025 | 17:24 |
Rui Borges optou por voltar a deixar Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda no banco de suplentes. Sofia Oliveira voltou a questionar as escolhas do treinador do Sporting, referindo que a dupla deveria ser titular em detrimento de Iván Fresneda e Geny Catamo.
"Chega a ser cómico que tenham sido necessários 63’ para que se percebesse que a dupla Vagiannidis/Quenda era a única capaz de estar ao nível deste jogo", pode ler-se na rede social 'X' (antigo Twitter). Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda foram lançados na partida, minutos após o primeiro golo do jogo marcado por Luuk de Jong (61').
Tal como o nosso Jornal revelou, em Exclusivo, o Chelsea não está nada agradado com a gestão que Rui Borges está a fazer de Geovany Quenda. Os ingleses estão descontentes com os poucos minutos dados ao jovem extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo, comprado pelos blues ao Sporting a meio da última temporada.
Recentemente, Sofia Oliveira comentou a possibilidade de Jota Silva vir a ser reforço do Sporting ainda durante a janela de transferências deste verão e acabou por criticar o extremo português: "Não sou grande fã do Jota Silva. Acho que não vai ter impacto no Sporting. É um jogador muito intermitente. Estraga várias jogadas", disse a comentadora desportiva.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no fim de semana de 13/14 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho ainda com data e horário por definir.
Veja a publicação:
Técnico campeão no Sporting não exclui hipótese de rumar ao Benfica: "Não sei"
31 Ago 2025 | 16:43
Ex presidente do Sporting indignado: "Árbitro e VAR não quiseram ver. Fomos prejudicados"
31 Ago 2025 | 15:50
Chelsea entra em cena e quer joia do Sporting em cima do fecho de mercado
31 Ago 2025 | 15:35