Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ANÁLISE LEONINO – MUNDIAL DO QATAR FOI AGRIDOCE PARA OS JOGADORES DO SPORTING

Prestação dos atletas verdes e brancos no grande certame do futebol analisada à lupa pelo nosso jornal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Dez 2022 | 06:48 |

Icon Comentário0

Está oficialmente terminado o Mundial do Qatar para os atletas do Sporting. Dos quatro leões escolhidos – Ugarte e Coates (Uruguai), Fatawu (Gana), Morita (Japão) –, já nenhum se encontra a disputar a prova, tendo as suas seleções sido eliminadas. Com os atletas de volta a Alvalade, o nosso jornal analisa a prestação dos craques verdes e brancos.


Hidemasa Morita: nota 7


A participação do nipónico no Campeonato do Mundo acabou por ser a mais positiva dos leões convocados. Morita e o Japão chegaram aos oitavos da prova, tendo deixado para trás a poderosa Alemanha e batido também a Espanha. De forma inglória, os japoneses caíram diante da Croácia, nos penáltis.


O ‘camisola 5’ foi dos atletas mais utilizados por Hajime Moriyasu. Apesar de ter ficado de fora no primeiro jogo, o craque cumpriu 90 minutos dos dois encontros seguintes e 106 da partida frente aos croatas.

As boas exibições valeram-lhe a cobiça de um histórico italiano (saiba mais AQUI). Embora, a nível individual, tenha feito um excelente mundial, Amorim não se mostrou surpreendido, admitindo que passou muito tempo a defender e isso não ajuda às suas características (saiba mais AQUI).


Dados de Morita no Mundial:

  • 3 jogos (286 minutos)

    • 73,3% do tempo de jogo do Japão

  • 83% de passos certos
  • 1,7 duelos aéreos ganhos (por jogo)
  • 3 alívios (por jogo)
  • 1 interceção (por jogo)
  • Nota WhoScored – 6,39 de média

Reforço do Sporting para a época 2022/23, o japonês tornou-se uma agradável surpresa. Quando se pensava na sua contratação para substituir Palhinha, Amorim colocou-o mais adiantado no terreno, na posição ‘8’, e o craque respondeu da melhor forma: 18 jogos com direito a três golos, duas assistências e muita magia.

Sebastián Coates: nota 6

No Qatar, Sebastián Coates cumpriu dois dos três jogos da ‘celeste’, tendo feito 90 minutos em ambos. Apesar de ter começado a competição no banco, o central mereceu a confiança do treinador e saltou para o relvado.

Coates disputou a partida com Portugal, onde acabou derrotado, por 2-0, e esteve presente na vitória, diante do Gana, pelo mesmo resultado, sendo peça importante no Uruguai.

Do ponto de vista do treinador do Sporting, a prestação de Coates acaba por ser positiva, uma vez que, por um lado, o central teve tempo de jogo (180 minutos) e, por outro, veio para casa mais cedo, evitando um desgaste físico tremendo.

O central de 30 anos é o patrão da defesa de Rúben Amorim. De leão ao peito desde 2015/16, ‘Seba’ já alinhou 297 partidas no centro da defensiva verde e branca e é um dos pilares do Clube.

Dados de Coates no Mundial do Qatar:

  • 2 jogos (180 minutos)

    • 66,6% do tempo de jogo do Uruguai

  • 81,7% de passos certos
  • 3,5 duelos aéreos ganhos (por jogo)
  • 3,6 alívios (por jogo)
  • 0,5 interceções (por jogo)
  • Nota WhoScored – 6,55 de média

Manuel Ugarte: nota 3

A convocatória do médio acaba por ser bastante negativa. Não por sua culpa, mas pelas opções do selecionador. Ugarte é um dos intocáveis de Rúben Amorim, mas parece não ser suficiente para Diego Alonso, que deu um total de zero minutos ao ‘camisola 15’.

‘Manu’ foi apenas ‘fazer número’ e treinar fora das rotinas que tem na Academia Cristiano Ronaldo, quando poderia ter ficado em terras lusas. Contrariamente à situação de Coates, a prestação de Ugarte no Qatar não foi positiva, uma vez que o atleta perdeu bastante ritmo de jogo.

Esta época, Ugarte leva 1.406 minutos de leão ao peito, sendo um dos mais utilizados de Amorim.

Abdul Fatawu: nota 3

A jovem promessa ganesa teve um Mundial desapontante e até foi o próprio que o disse. Fatawu jogou apenas… um minuto, tendo entrado no último jogo, quando os ‘Black Stars’ já estavam eliminados e abordou o assunto (saiba mais AQUI).

Uma desilusão para os adeptos Sportinguistas, que contavam ver o jovem em campo, para que pudesse evoluir e ‘soltar-se’ mais.

Desde que chegou, no início de 2022 ao Sporting, o camisola 18 leva seis jogos (140 minutos) pela equipa principal e quatro partidas (280 minutos) pelo conjunto secundário leonino, onde até já apontou um golaço (Reveja-o AQUI).


Futebol

E esta? Flop do Sporting 'impede' Hakim Ziyech de rumar ao Botafogo

Avançado marroquino tinha tudo preparado para viajar rumo ao futebol brasileiro, mas recuou no negócio após uma conversa decisiva

Zakaria Labyad, ex jogador do Sporting, aconselhou Hakim Ziyech a não assinar pelos brasileiros do Botafogo
Zakaria Labyad, ex jogador do Sporting, aconselhou Hakim Ziyech a não assinar pelos brasileiros do Botafogo

06 Set 2026 | 13:33 |

Icon Comentário0

O internacional marroquino Hakim Ziyech esteve a um pequeno passo de ser anunciado como o novo reforço do Botafogo neste mercado de transferências. O virtuoso esquerdino já tinha mesmo tudo acertado com a direção do emblema brasileiro, chegando a comprar os bilhetes de avião e a gravar o vídeo oficial.


No entanto, a transferência ruiu no momento decisivo devido ao receio do atleta em relação à qualidade dos relvados no Brasil. Preocupado com o impacto físico na fase final da carreira, o avançado procurou obter informações detalhadas sobre a realidade do futebol local antes de embarcar para o Rio de Janeiro.


O ponto de viragem no negócio aconteceu após uma conversa com Zakaria Labyad, antigo jogador do Sporting. O atual médio do Corinthians relatou os graves problemas físicos sofridos no país, onde já somou uma rutura do ligamento cruzado e uma lesão no menisco esta época.


Os conselhos e o histórico clínico do antigo atleta dos leões deixaram o esquerdino completamente apreensivo em relação ao futuro. O futebolista consultou ainda os experientes Alex Telles e Danilo Pereira, mas os avisos sobre o desgaste nos relvados brasileiros acabaram por ser decisivos para travar o acordo.

Deste modo, a influente opinião de Labyad - que não teve sucesso no Sporting -  deitou por terra a grande contratação do emblema sul-americano neste defeso. Hakim Ziyech optou por cancelar a viagem que tinha agendada para o Brasil e decidiu permanecer a jogar no seu país natal ao serviço do Wydad Casablanca.



Futebol

Surpresa! Grande pérola do Sporting perde espaço e tem apenas 2 minutos esta época

Médio não tem sido opção nas escolhas iniciais, numa altura em que era esperada uma época de afirmação para o jovem futebolista

Zaid Bafdili, uma das pérolas apontadas ao futuro do Sporting, está a ter um arranque de temporada muito abaixo das expetativas
Zaid Bafdili, uma das pérolas apontadas ao futuro do Sporting, está a ter um arranque de temporada muito abaixo das expetativas

06 Set 2026 | 13:25 |

Icon Comentário0

Zaid Bafdili, uma das pérolas apontadas ao futuro do Sporting, está a ter um arranque de temporada muito abaixo das expetativas, somando apenas dois minutos pela equipa B. O médio belga, de 18 anos, perdeu espaço nas opções de Tiago Fernandes, numa altura em que era esperada uma época de afirmação para o jovem.


Mateo Tanlongo e Samuel Justo ganharam vantagem na hierarquia do treinador e têm sido opções mais utilizadas no meio-campo, deixando Bafdili numa posição secundária. O jogador tinha participado apenas frente ao Farense e voltou a ter uma oportunidade no encontro diante do Feirense, entrando aos 89 minutos.


Apesar do pouco espaço conquistado neste início de época, Bafdili continua ligado ao Sporting por um contrato válido até 2028. O jogador chegou a Alvalade depois de passagens por Anderlecht, Mechelen e Gent e é visto como uma aposta de futuro dos leões.


Na temporada passada, o médio repartiu a utilização entre os juniores, sub-23 e a equipa B, num percurso que alimentava a expetativa de que 2026/27 pudesse representar um salto na sua afirmação. No entanto, o arranque da nova época trouxe um cenário diferente.

O jovem terá agora de lutar por espaço e tentar inverter uma situação que o coloca longe dos protagonistas da equipa B. O potencial continua a ser uma das suas principais credenciais, mas os próximos jogos serão importantes para perceber se consegue conquistar a confiança do treinador e ganhar finalmente maior protagonismo.



Futebol

Confirmado! Jogador avaliado em 75M falha Sporting - Galatasaray por lesão

Craque do tetracampeão turco não vai estar disponível para o jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, sendo uma boa notícia aos leões

Victor Osimhen está indisponível para o encontro do Sporting com o Galatasaray da primeira jornada da Champions, confirmou o clube turco
Victor Osimhen está indisponível para o encontro do Sporting com o Galatasaray da primeira jornada da Champions, confirmou o clube turco

06 Set 2026 | 13:13 |

Icon Comentário0

O Galatasaray venceu o Basaksehir por 3-2, mas Victor Osimhen saiu lesionado aos 32 minutos, depois de sentir um problema na coxa direita. A sua presença diante do Sporting, na quarta-feira, para a primeira jornada da Liga dos Campeões, esteve colocada de parte e o clube turco fez um anúncio.


O ponta de lança nigeriano vai falhar o encontro da prova milionária. O Galatasaray confirmou este domingo o diagnóstico do avançado africano e a imprensa turca aponta para uma paragem de cerca de três semanas, estando indisponível para os próximos compromissos até à paragem de seleções.


Osimhen foi titular no encontro da quarta jornada do campeonato turco e ainda colocou o Galatasaray em vantagem, aos 17 minutos, mas o atleta avaliado em 75 milhões de euros acabou por abandonar o relvado aos 33', queixoso da zona da virilha.


O clube de Istambul divulgou o resultado dos exames complementares. "Os nossos jogadores Victor Osimhen e Mario Lemina, cujos exames de ressonância magnética e outros exames complementares foram concluídos, apresentam uma distensão de grau médio-avançado (hemorragia e esforço) no grupo muscular adutor direito (virilha). O tratamento continua", pode ler-se no comunicado do Galatasaray.

A ausência do avançado será, assim, uma baixa de peso para a visita a Alvalade, precisamente no primeiro compromisso europeu do Galatasaray de Rafael Leão. O internacional português regressará à casa do clube que o formou, do qual saiu em litígio em 2018.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Diogo Luís de boca aberta com início de época de novo craque do Sporting: "Muita qualidade"
Futebol

Diogo Luís de boca aberta com início de época de novo craque do Sporting: "Muita qualidade"

06 Set 2026 | 12:56

Icon Comentário0
Luis Suárez conta tudo sobre bronca que houve na possível saída do Sporting para o Fenerbahçe
Futebol

Luis Suárez conta tudo sobre bronca que houve na possível saída do Sporting para o Fenerbahçe

06 Set 2026 | 11:30

Icon Comentário0
Diretor de jornal desportivo arrasa Sporting por causa de Luis Suárez: "A mentira tem perna curta"
Futebol

Diretor de jornal desportivo arrasa Sporting por causa de Luis Suárez: "A mentira tem perna curta"

06 Set 2026 | 11:41

Icon Comentário0