Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AMORIM TEM RAZÃO: SE O SPORTING FOSSE EFICAZ, ESTAVA NA LUTA PELO ACESSO À CHAMPIONS COM 55 PONTOS; CONFIRA TODAS CONTAS

O Leonino traz-lhe a 'Tabela Real', que mostra a classificação caso a eficácia fosse rainha no universo verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Muito se diz que um dos principais problemas da temporada fracassada do Sporting, além do seu mau planeamento, é a falta de eficácia dos jogadores. O próprio Rúben Amorim abordou esse facto, várias vezes, nas conferências de imprensa com os jornalistas.


“Acho que claramente existe um problema de eficácia. Às vezes falamos de cruzamentos e não de remate. Nota-se alguma ansiedade […] Notou-se a intranquilidade pela tabela. Não podemos sofrer aquele golo, temos de ser melhores, temos de contabilizar jogos sem sofrer golos. Não podíamos sofrer esse e devíamos ter feito mais golos”, referiu o técnico português, após o encontro diante do Gil Vicente, para a oitava jornada do campeonato.


No entanto, há uma pergunta que se impõe: a classificação da Liga Portugal seria diferente, caso o Sporting fosse mais eficaz na frente? Através de dados estatísticos do site ‘Footy Stats’ e da ‘GoalPoint’, de golos marcados e golos sofridos esperados em cada jogo, fomos verificar se os leões continuavam no quarto lugar se concretizassem melhor as suas oportunidades. A resposta é: Sim. Os leões estariam no terceiro lugar.


Foram contabilizados os dados dos quatro primeiros classificados da Liga, à 23.ª jornada: Benfica, Porto, Braga e Sporting.

 


Golos marcados esperados (xG) e golos sofridos esperados (xGA)

No cômputo geral, o Sporting está dentro da média de oportunidades criadas entre o top-4. O Benfica é, destacadamente, a formação portuguesa que mais cria, com uma média de 2,48 golos esperados por jogo. Braga (2,07), Sporting (2,06) e Porto (2,04) seguem o líder.

No que toca às oportunidades concedidas, as águias também são as mais fortes. Os golos sofridos esperados por partida estão nos 0,88. Sporting e Porto aparecem colados (1,09), enquanto o Braga é o clube com pior registo na matéria (1,32).

O que se pode concluir com estes números? Que o Sporting, de um modo geral, é pouco eficaz no ataque – é o segundo clube com mais xG, mas apenas o quarto melhor ataque da Liga. Em relação aos golos sofridos… a situação é a mesma: está em segundo em xGA, mas é apenas a… quinta melhor defesa do campeonato, com 23 golos sofridos, igualada com a de Casa Pia e Vitória de Guimarães.

 

A ‘Tabela Real’ da Liga Portugal

Então e se, em cada jornada que disputou, o Sporting ganhasse todos os jogos em que criou mais oportunidades do que o adversário?

A classificação do campeonato, neste momento, é a seguinte: Benfica (62), Porto (54), Braga (52) e Sporting (47). O Leonino fez as contas, e a ordem dos clubes na ‘Tabela Real’ da Liga Portugal alterava-se… bastante. O Sporting passava para o terceiro lugar do campeonato, com 55 pontos somados, e estava (muito) mais perto do acesso direto à Liga dos Campeões.

Contabilizando os jogos dos quatro primeiros classificados da Liga Portugal, a ‘Tabela Real’ era a seguinte: Benfica (64), Porto (56), Sporting (55) e Braga (51).

O grupo verde e branco teria resultados diferentes nos seguintes jogos: Braga (F), Chaves (C), Arouca (F), Marítimo (F) e Porto (C).

Esta classificação mostra que Rúben Amorim… tem razão. Se o Sporting fosse mais eficaz no ataque, estaria bem mais perto de um dos principais objetivos da temporada – estar na Liga dos Campeões da próxima época.

 

Confira as nossas contas:

Classificação do Sporting à 23ª jornada: 47 pontos

Classificação do Sporting, na ‘Tabela Real’ do Leonino, à 23ª jornada: 55 pontos

 

  • 1ª jornada:

Resultado: Braga 3-3 Sporting

‘Tabela Real’: Braga 1-2 Sporting

  • 2ª jornada:

Resultado: Sporting 3-0 Rio Ave

‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Rio Ave

  • 3ª jornada:

Resultado: Porto 3-0 Sporting

‘Tabela Real’: Porto 3-0 Sporting

  • 4ª jornada:

Resultado: Sporting 0-2 Chaves

‘Tabela Real’: Sporting 2-1 Chaves

  • 5ª jornada:

Resultado: Estoril 0-2 Sporting

‘Tabela Real’: Estoril 1-2 Sporting

  • 6ª jornada:

Resultado: Sporting 4-0 Portimonense

‘Tabela Real’: Sporting 1-0 Portimonense

  • 7ª jornada:

Resultado: Boavista 2-1 Sporting

‘Tabela Real’: Boavista 2-1 Sporting

  • 8ª jornada:

Resultado: Sporting 3-1 Gil Vicente

‘Tabela Real’: Sporting 3-2 Gil Vicente

  • 9ª jornada:

Resultado: Santa Clara 1-2 Sporting

‘Tabela Real’: Santa Clara 1-2 Sporting

  • 10ª jornada:

Resultado: Sporting 3-1 Casa Pia

‘Tabela Real’: Sporting 3-1 Casa Pia

  • 11ª jornada:

Resultado: Arouca 1-0 Sporting

‘Tabela Real’: Arouca 1-2 Sporting

  • 12ª jornada:

Resultado: Sporting 3-0 Vitória de Guimarães

‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Vitória de Guimarães

  • 13ª jornada:

Resultado: Famalicão 1-2 Sporting

‘Tabela Real’: Famalicão 1-3 Sporting

  • 14ª jornada:

Resultado: Sporting 3-0 Paços de Ferreira

‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Paços de Ferreira

  • 15ª jornada:

Resultado: Marítimo 1-0 Sporting

‘Tabela Real’: Marítimo 1-1 Sporting

  • 16ª jornada:

Resultado: Benfica 2-2 Sporting

‘Tabela Real’: Benfica 2-2 Sporting

  • 17ª jornada:

Resultado: Sporting 2-1 Vizela

‘Tabela Real’: Sporting 3-1 Vizela

  • 18ª jornada:

Resultado: Sporting 5-0 Braga

‘Tabela Real’: Sporting 3-0 Braga

  • 19ª jornada:

Resultado: Rio Ave 0-1 Sporting

‘Tabela Real’: Rio Ave 0-0 Sporting

  • 20ª jornada:

Resultado: Sporting 1-2 Porto

‘Tabela Real’: Sporting 2-2 Porto

  • 21ª jornada:

Resultado: Chaves 2-3 Sporting

‘Tabela Real’: Chaves 1-4 Sporting

  • 22ª jornada:

Resultado: Sporting 2-0 Estoril

‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Estoril

  • 23ª jornada:

Resultado: Portimonense 0-1 Sporting

‘Tabela Real’: Portimonense 0-4 Sporting


Futebol

Nova polémica! Jogador do Manchester United ‘aprova’ críticas feitas por Cristiano Ronaldo a Ten Hag

Futebolista dos ‘red devils’ concordou recentemente com observações do astro português sobre técnico neerlandês do emblema inglês

Alejandro Garnacho colocou 'gosto' na publicação de Cristiano Ronaldo sobre Ten Hag
Alejandro Garnacho colocou 'gosto' na publicação de Cristiano Ronaldo sobre Ten Hag

  |

Icon Comentário0

Se os comentários de Cristiano Ronaldo não tinham sido suficientes para ‘ferver’ o futebol britânico, eis que se junta Alejandro Garnacho, extremo do Manchester United, para apoiar as críticas a Erik tem Hag, treinador dos ‘red devils’ vindas por parte do craque formado no Sporting.


O argentino colocou um ‘gosto’ na publicação do jornalista Fabrizio Romano, especialista em questões de mercado, tendo, entretanto, retirado o like. Em causa nessa publicação estavam as palavras de Cristiano Ronaldo face ao cenário atual do Manchester United e ao seu timoneiro.


O treinador diz que não pode competir para ganhar a Premier League e a Liga dos Campeões. Como treinador do Manchester United, não se pode dizer que não se vai lutar para ganhar a Liga ou a Liga dos Campeões. Temos de ser capazes de dizer mentalmente: 'Ouçam, talvez não tenhamos esse potencial, mas não posso dizer isso. Vamos tentar.' Tens de tentar”, disse o astro português em entrevista ao podcast de Rio Ferdinand, antigo colega de equipa nos red devils.


Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, o português contabiliza quatro encontros na nova temporada desportiva e já soma quatro golos e duas assistências pela equipa de Luís Castro.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande, em termos individuais, na nova temporada desportiva. O Al Nassr prepara-se agora para a terceira jornada na liga saudita com a receção ao Al Ahli. O encontro está marcado para sexta-feira, dia 13 de setembro, às 19h00.



Futebol

Ingleses espantados com Gyokeres e não é com golos do avançado do Sporting

Ponta de lança do Clube de Alvalade continua a despertar interessados; Exibições do pupilo de Rúben Amorim não passam despercebidas no estrangeiro

Gyokeres, avançado do Sporting, elogiado em Inglaterra
Gyokeres, avançado do Sporting, elogiado em Inglaterra

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres continua em grande forma neste início de temporada, sendo que as boas exibições do avançado do Sporting não passam despercebidas além-fronteiras. Os ingleses do 'The Guardian' elogiam não só a capacidade finalizadora do pupilo de Rúben Amorim, bem como a sua capacidade de trabalho acima da média.


"Embora o Sporting possa lucrar bastante com Viktor Gyokeres quando chegar a hora de o vender, sem dúvida que vão sentir a sua falta no ataque. Claro, a equipa teria contingências em vigor para facilitar a saída do sueco, mas poucos ofereceriam a mesma consistência na frente combinada com a sua capacidade de trabalho incrivelmente alta", pode ler-se.


Os britânicos apontam mesmo um futuro risonho ao avançado verde e branco e destacam as suas prestações na Liga das Nações: "Gyokeres é alguém que pode brilhar como um atacante solitário ou com um parceiro de ataque. O sueco marcou três vezes e registou duas assistências nas vitórias da Liga das Nações sobre o Azerbaijão e a Estónia".


Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeresavaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos), apontou sete golos e fez três assistências. Ao todo, nos sete encontros que disputou, o sueco leva 10 golos e cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.

Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.



Futebol

AMORIM TEM CINCO AMORES E JUNTOS VALEM QUASE 70% DOS GOLOS DO SPORTING – ANÁLISE LEONINO

Pedro Gonçalves é rei e senhor, mas há quem precise de menos tempo para marcar do que o avançado verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves, Paulinho, Marcus Edwards, Nuno Santos e Francisco Trincão. São estes os cinco amores de Rúben Amorim. O quarteto português e o inglês contam com 56 golos, valendo 65,9% dos golos leoninos na presente temporada (85).


Pote é rei e senhor, sendo o melhor marcador dos leões na presente temporada, com 17 golos. Paulinho aparece logo de seguida, com 14, mas até é o jogador verde e branco que menos tempo precisa para fazer o gosto ao pé, mas já lá vamos. Edwards (10), Nuno Santos (8) e Francisco Trincão (7) completam este quinteto.



  1. Pote – 17 golos: 20% dos tentos leoninos
  2. Paulinho – 14: 16,5% dos tentos leoninos

  3. Marcus Edwards – 10: 11,8% dos tentos leoninos
  4. Nuno Santos – 8: 9,4% dos tentos leoninos
  5. Trincão – 7: 8,2% dos tentos leoninos

Participação em golos? Pote reforça liderança; Edwards e Nuno Santos sobem no ranking

Se aos golos juntarmos as assistências, Pote (25) reforça a liderança, mas Edwards (18) e Nuno Santos (15) aproximam-se de Paulinho (20) e distanciam-se de Trincão (10):

  1. Pote – 17 golos e 8 assistências: 29,4%
  2. Paulinho – 14 golos e 6 assistências: 23,5%
  3. Marcus Edwards – 10 golos e 8 assistências: 21,2%
  4. Nuno Santos – 8 golos e 7 assistências: 17,6%
  5. Trincão – 7 golos e 3 assistências: 11,8%

Quem precisa de menos tempo para marcar? ‘Se o Paulinho mostra os dentes, eles até caem’

Um dos dados mais curiosos é que, de todo o plantel à disposição de Rúben Amorim, Paulinho é o jogador que menos tempo dentro das quatro linhas precisa para marcar. É que, para marcar 14 golos, o avançado leonino precisou de 2.172 minutos em campo. Ora, a matemática não engana: Paulinho necessita de 155 minutos para mexer com as redes adversárias.

Por sua vez, Pote marca a cada 189 minutos. A verdade é que, apesar de marcar mais (17 contra 14), Pedro Gonçalves também precisa de mais 34 minutos para fazer o gosto ao pé. Edwards (276), Arthur Gomes (301), Nuno Santos (308), Trincão (363) e Morita (405).

  1. Paulinho – 14 golos em 2.172 minutos: 155’ em campo para marcar
  2. Pedro Gonçalves – 17 golos em 3.215 minutos: 189’ em campo para marcar
  3. Marcus Edwards – 10 golos em 2.757 minutos: 276’ em campo para marcar
  4. Arthur Gomes – 3 golos em 902 minutos: 301’ em campo para marcar
  5. Nuno Santos – 8 golos em 2.465 minutos: 308’ em campo para marcar
  6. Trincão – 7 golos em 2.541 minutos: 363’ em campo para marcar
  7. Morita – 5 golos em 2.024 minutos: 405’ em campo para marcar

Nota ao leitor: Para este artigo foram contabilizados apenas jogadores que ainda estão no Sporting (Porro ficou de fora) e que tenham realizado mais de 900 minutos na presente temporada (Chermiti ficou de fora).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


História podia ser diferente! Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estiveram perto de ser colegas
Futebol

História podia ser diferente! Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estiveram perto de ser colegas

 

Icon Comentário0
Ex Sporting rumou ao Brasil e foi apresentado aos adeptos antes do Corinthians x Juventude
Futebol

Ex Sporting rumou ao Brasil e foi apresentado aos adeptos antes do Corinthians x Juventude

 

Icon Comentário0
Varandas fala sobre a aposta na formação do Sporting: “Valorização do plantel deve-se a...
Futebol

Varandas fala sobre a aposta na formação do Sporting: “Valorização do plantel deve-se a...

 

Icon Comentário0