Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mar 2023 | 06:00 |
Muito se diz que um dos principais problemas da temporada fracassada do Sporting, além do seu mau planeamento, é a falta de eficácia dos jogadores. O próprio Rúben Amorim abordou esse facto, várias vezes, nas conferências de imprensa com os jornalistas.
“Acho que claramente existe um problema de eficácia. Às vezes falamos de cruzamentos e não de remate. Nota-se alguma ansiedade […] Notou-se a intranquilidade pela tabela. Não podemos sofrer aquele golo, temos de ser melhores, temos de contabilizar jogos sem sofrer golos. Não podíamos sofrer esse e devíamos ter feito mais golos”, referiu o técnico português, após o encontro diante do Gil Vicente, para a oitava jornada do campeonato.
No entanto, há uma pergunta que se impõe: a classificação da Liga Portugal seria diferente, caso o Sporting fosse mais eficaz na frente? Através de dados estatísticos do site ‘Footy Stats’ e da ‘GoalPoint’, de golos marcados e golos sofridos esperados em cada jogo, fomos verificar se os leões continuavam no quarto lugar se concretizassem melhor as suas oportunidades. A resposta é: Sim. Os leões estariam no terceiro lugar.
Foram contabilizados os dados dos quatro primeiros classificados da Liga, à 23.ª jornada: Benfica, Porto, Braga e Sporting.
Golos marcados esperados (xG) e golos sofridos esperados (xGA)
No cômputo geral, o Sporting está dentro da média de oportunidades criadas entre o top-4. O Benfica é, destacadamente, a formação portuguesa que mais cria, com uma média de 2,48 golos esperados por jogo. Braga (2,07), Sporting (2,06) e Porto (2,04) seguem o líder.
No que toca às oportunidades concedidas, as águias também são as mais fortes. Os golos sofridos esperados por partida estão nos 0,88. Sporting e Porto aparecem colados (1,09), enquanto o Braga é o clube com pior registo na matéria (1,32).
O que se pode concluir com estes números? Que o Sporting, de um modo geral, é pouco eficaz no ataque – é o segundo clube com mais xG, mas apenas o quarto melhor ataque da Liga. Em relação aos golos sofridos… a situação é a mesma: está em segundo em xGA, mas é apenas a… quinta melhor defesa do campeonato, com 23 golos sofridos, igualada com a de Casa Pia e Vitória de Guimarães.
A ‘Tabela Real’ da Liga Portugal
Então e se, em cada jornada que disputou, o Sporting ganhasse todos os jogos em que criou mais oportunidades do que o adversário?
A classificação do campeonato, neste momento, é a seguinte: Benfica (62), Porto (54), Braga (52) e Sporting (47). O Leonino fez as contas, e a ordem dos clubes na ‘Tabela Real’ da Liga Portugal alterava-se… bastante. O Sporting passava para o terceiro lugar do campeonato, com 55 pontos somados, e estava (muito) mais perto do acesso direto à Liga dos Campeões.
Contabilizando os jogos dos quatro primeiros classificados da Liga Portugal, a ‘Tabela Real’ era a seguinte: Benfica (64), Porto (56), Sporting (55) e Braga (51).
O grupo verde e branco teria resultados diferentes nos seguintes jogos: Braga (F), Chaves (C), Arouca (F), Marítimo (F) e Porto (C).
Esta classificação mostra que Rúben Amorim… tem razão. Se o Sporting fosse mais eficaz no ataque, estaria bem mais perto de um dos principais objetivos da temporada – estar na Liga dos Campeões da próxima época.
Confira as nossas contas:
Classificação do Sporting à 23ª jornada: 47 pontos
Classificação do Sporting, na ‘Tabela Real’ do Leonino, à 23ª jornada: 55 pontos
Resultado: Braga 3-3 Sporting
‘Tabela Real’: Braga 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 3-0 Rio Ave
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Rio Ave
Resultado: Porto 3-0 Sporting
‘Tabela Real’: Porto 3-0 Sporting
Resultado: Sporting 0-2 Chaves
‘Tabela Real’: Sporting 2-1 Chaves
Resultado: Estoril 0-2 Sporting
‘Tabela Real’: Estoril 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 4-0 Portimonense
‘Tabela Real’: Sporting 1-0 Portimonense
Resultado: Boavista 2-1 Sporting
‘Tabela Real’: Boavista 2-1 Sporting
Resultado: Sporting 3-1 Gil Vicente
‘Tabela Real’: Sporting 3-2 Gil Vicente
Resultado: Santa Clara 1-2 Sporting
‘Tabela Real’: Santa Clara 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 3-1 Casa Pia
‘Tabela Real’: Sporting 3-1 Casa Pia
Resultado: Arouca 1-0 Sporting
‘Tabela Real’: Arouca 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 3-0 Vitória de Guimarães
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Vitória de Guimarães
Resultado: Famalicão 1-2 Sporting
‘Tabela Real’: Famalicão 1-3 Sporting
Resultado: Sporting 3-0 Paços de Ferreira
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Paços de Ferreira
Resultado: Marítimo 1-0 Sporting
‘Tabela Real’: Marítimo 1-1 Sporting
Resultado: Benfica 2-2 Sporting
‘Tabela Real’: Benfica 2-2 Sporting
Resultado: Sporting 2-1 Vizela
‘Tabela Real’: Sporting 3-1 Vizela
Resultado: Sporting 5-0 Braga
‘Tabela Real’: Sporting 3-0 Braga
Resultado: Rio Ave 0-1 Sporting
‘Tabela Real’: Rio Ave 0-0 Sporting
Resultado: Sporting 1-2 Porto
‘Tabela Real’: Sporting 2-2 Porto
Resultado: Chaves 2-3 Sporting
‘Tabela Real’: Chaves 1-4 Sporting
Resultado: Sporting 2-0 Estoril
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Estoril
Resultado: Portimonense 0-1 Sporting
‘Tabela Real’: Portimonense 0-4 Sporting
Selecionador Nacional apresenta os seus convocados para os próximos compromissos internacionais já esta sexta-feira, dia 7 de novembro
06 Nov 2025 | 07:45 |
Devido a lesão, Nuno Mendes é baixa certa para a próxima convocatória da Seleção Nacional - que será anunciada já nesta sexta-feira, 7 de novembro, por Roberto Martínez. A ausência do jogador formado no Sporting e também de Nuno Tavares, pode abrir a porta a... Ricardo Mangas.
O nome do jogador da equipa de Rui Borges é colocado em cima da mesa pelo jornal A Bola, uma vez que o treinador das Quinas já admitiu estar atento ao 'camisola 91' dos verdes e brancos. No entanto, esta hipótese não deverá estar em cima da mesa, uma vez que Mangas não tem tido grande utilização em Alvalade.
De resto, a mesma fonte atira que Martínez pode acabar por recorrer a uma opção 'interna', uma vez Diogo Dalot e João Cancelo podem ser adaptados ao lado esquerdo - ambos já desempenharam essa função no passado. Nélson Semedo, presença habitual nas convocatórias, deve manter-se para o lado direito, o que permitiria ao selecionador equilibrar as alas. Além de Mangas, há mais nomes na lista de potenciais soluções: Leonardo Lelo (Braga), Francisco Moura (Porto) Raphael Guerreiro (Bayern Munique), Thierry Correia (Valência) e Rúben Vinagre (Legia Varsóvia).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros - soma oito partidas. Ao longo dos 566 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o natural de Olhão já apontou dois golos, ambos num bis frente ao Arouca.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Jornalista especialista em notícias do mercado de transferências deixou clara a situação de jogador com grande importância no plantel dos leões
06 Nov 2025 | 07:24 |
Depois da exibição frente à Juventus, Morten Hjulmand voltou a ser notícia na imprensa italiana. No entanto, Fabrizio Romano, jornalista especialista no mercado de transferências, veio 'esclarecer' a situação do capitão do Sporting, deixando a garantia de que não deverão existir avanços já no próximo defeso.
“Morten Hjulmand não está nos planos da Juventus para janeiro e o Sporting também não tem intenção de vender o jogador no inverno", começou por dizer em relação ao internacional dinamarquês, em declarações proferidas diretamente no seu canal de Youtube.
“O jogador tem uma cláusula de rescisão próxima de 80 milhões de euros, com certas condições. Mas o próximo verão pode ser uma história diferente, porque não há dúvida de que Hjulmand agrada à Juve", deixou ainda claro Fabrizio Romano.
Apesar de ter estado em Itália durante tanto tempo, a Juventus apenas começou a olhar para Hjulmand depois da transferência para o Sporting. O nórdico depressa se afirmou em Alvalade, e, nos dias de hoje, é elemento fundamental na equipa de Rui Borges, envergando a braçadeira de capitão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 16 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em praticamente todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo e feito uma assistência em 1.450 minutos de utilização.
Confira a publicação:
Jogador dos verdes e brancos já havia chegado à partida diante da Juventus com algumas limitações, mas há novidades sobre a situação
06 Nov 2025 | 07:10 |
O Sporting terá pouco tempo para gerir o seu plantel antes de voltar a jogar. Os leões apenas regressaram no decorrer da tarde da última quarta-feira, 5 de novembro, a Portugal, com alguns problemas à mistura, e Rui Borges depara-se com muita gestão física para realizar no seu plantel.
Apesar de o treinador dos leões não contar com qualquer baixa nova no plantel, o jornal Record escreve que João Simões pode vir a ser "alvo de cuidados específicos", visto que, antes dos 82 minutos em campo em Turim, havia sofrido um toque no pé esquerdo, o que o colocou até em dúvida para o encontro.
De resto, no que toca a cansaço, a verdade é que foram vários os jogadores do Sporting que não fizeram nada para o esconder assim que soou o apito final do encontro diante da Juventus: Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo foram os primeiros a deixarem-se cair no relvado. De resto, também Luis Suárez jogou com uma proteção no joelho direito, após uma pancada frente ao Alverca.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma sete partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 376 minutos: 224 na Champions e 152 na Liga Portugal Betclic.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.