
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Muito se diz que um dos principais problemas da temporada fracassada do Sporting, além do seu mau planeamento, é a falta de eficácia dos jogadores. O próprio Rúben Amorim abordou esse facto, várias vezes, nas conferências de imprensa com os jornalistas.
“Acho que claramente existe um problema de eficácia. Às vezes falamos de cruzamentos e não de remate. Nota-se alguma ansiedade […] Notou-se a intranquilidade pela tabela. Não podemos sofrer aquele golo, temos de ser melhores, temos de contabilizar jogos sem sofrer golos. Não podíamos sofrer esse e devíamos ter feito mais golos”, referiu o técnico português, após o encontro diante do Gil Vicente, para a oitava jornada do campeonato.
No entanto, há uma pergunta que se impõe: a classificação da Liga Portugal seria diferente, caso o Sporting fosse mais eficaz na frente? Através de dados estatísticos do site ‘Footy Stats’ e da ‘GoalPoint’, de golos marcados e golos sofridos esperados em cada jogo, fomos verificar se os leões continuavam no quarto lugar se concretizassem melhor as suas oportunidades. A resposta é: Sim. Os leões estariam no terceiro lugar.
Foram contabilizados os dados dos quatro primeiros classificados da Liga, à 23.ª jornada: Benfica, Porto, Braga e Sporting.
Golos marcados esperados (xG) e golos sofridos esperados (xGA)
No cômputo geral, o Sporting está dentro da média de oportunidades criadas entre o top-4. O Benfica é, destacadamente, a formação portuguesa que mais cria, com uma média de 2,48 golos esperados por jogo. Braga (2,07), Sporting (2,06) e Porto (2,04) seguem o líder.
No que toca às oportunidades concedidas, as águias também são as mais fortes. Os golos sofridos esperados por partida estão nos 0,88. Sporting e Porto aparecem colados (1,09), enquanto o Braga é o clube com pior registo na matéria (1,32).
O que se pode concluir com estes números? Que o Sporting, de um modo geral, é pouco eficaz no ataque – é o segundo clube com mais xG, mas apenas o quarto melhor ataque da Liga. Em relação aos golos sofridos… a situação é a mesma: está em segundo em xGA, mas é apenas a… quinta melhor defesa do campeonato, com 23 golos sofridos, igualada com a de Casa Pia e Vitória de Guimarães.
A ‘Tabela Real’ da Liga Portugal
Então e se, em cada jornada que disputou, o Sporting ganhasse todos os jogos em que criou mais oportunidades do que o adversário?
A classificação do campeonato, neste momento, é a seguinte: Benfica (62), Porto (54), Braga (52) e Sporting (47). O Leonino fez as contas, e a ordem dos clubes na ‘Tabela Real’ da Liga Portugal alterava-se… bastante. O Sporting passava para o terceiro lugar do campeonato, com 55 pontos somados, e estava (muito) mais perto do acesso direto à Liga dos Campeões.
Contabilizando os jogos dos quatro primeiros classificados da Liga Portugal, a ‘Tabela Real’ era a seguinte: Benfica (64), Porto (56), Sporting (55) e Braga (51).
O grupo verde e branco teria resultados diferentes nos seguintes jogos: Braga (F), Chaves (C), Arouca (F), Marítimo (F) e Porto (C).
Esta classificação mostra que Rúben Amorim… tem razão. Se o Sporting fosse mais eficaz no ataque, estaria bem mais perto de um dos principais objetivos da temporada – estar na Liga dos Campeões da próxima época.
Confira as nossas contas:
Classificação do Sporting à 23ª jornada: 47 pontos
Classificação do Sporting, na ‘Tabela Real’ do Leonino, à 23ª jornada: 55 pontos
Resultado: Braga 3-3 Sporting
‘Tabela Real’: Braga 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 3-0 Rio Ave
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Rio Ave
Resultado: Porto 3-0 Sporting
‘Tabela Real’: Porto 3-0 Sporting
Resultado: Sporting 0-2 Chaves
‘Tabela Real’: Sporting 2-1 Chaves
Resultado: Estoril 0-2 Sporting
‘Tabela Real’: Estoril 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 4-0 Portimonense
‘Tabela Real’: Sporting 1-0 Portimonense
Resultado: Boavista 2-1 Sporting
‘Tabela Real’: Boavista 2-1 Sporting
Resultado: Sporting 3-1 Gil Vicente
‘Tabela Real’: Sporting 3-2 Gil Vicente
Resultado: Santa Clara 1-2 Sporting
‘Tabela Real’: Santa Clara 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 3-1 Casa Pia
‘Tabela Real’: Sporting 3-1 Casa Pia
Resultado: Arouca 1-0 Sporting
‘Tabela Real’: Arouca 1-2 Sporting
Resultado: Sporting 3-0 Vitória de Guimarães
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Vitória de Guimarães
Resultado: Famalicão 1-2 Sporting
‘Tabela Real’: Famalicão 1-3 Sporting
Resultado: Sporting 3-0 Paços de Ferreira
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Paços de Ferreira
Resultado: Marítimo 1-0 Sporting
‘Tabela Real’: Marítimo 1-1 Sporting
Resultado: Benfica 2-2 Sporting
‘Tabela Real’: Benfica 2-2 Sporting
Resultado: Sporting 2-1 Vizela
‘Tabela Real’: Sporting 3-1 Vizela
Resultado: Sporting 5-0 Braga
‘Tabela Real’: Sporting 3-0 Braga
Resultado: Rio Ave 0-1 Sporting
‘Tabela Real’: Rio Ave 0-0 Sporting
Resultado: Sporting 1-2 Porto
‘Tabela Real’: Sporting 2-2 Porto
Resultado: Chaves 2-3 Sporting
‘Tabela Real’: Chaves 1-4 Sporting
Resultado: Sporting 2-0 Estoril
‘Tabela Real’: Sporting 2-0 Estoril
Resultado: Portimonense 0-1 Sporting
‘Tabela Real’: Portimonense 0-4 Sporting
Treinador esteve na conferência de imprensa, onde fez análise ao encontro que terminou com vitória dos leões por 3-1 frente ao Moreirense
|
Rui Borges analisou a vitória do Sporting frente ao Moreirense (3-1). O treinador esteve na conferência de imprensa e considerou a vitória justa. Entre vários temas, o técnico agradeceu o apoio dos adeptos e explicou que a falta de minutos de Biel tem um culpado: o próprio Rui Borges.
Biel? "A culpa é do treinador que não tem dado oportunidades"
"O Biel joga numa posição com jogadores que estão muito bem a nível individual. Treina muito bem e espera pelas suas oportunidades, merece-as e a culpa é do treinador que não as tem dado", referiu, depois de fazer uma avaliação à partida do Clube de Alvalade.
"Controlámos praticamente os 90 minutos. O Moreirense teve apenas duas oportunidades. Fizemos 35 minutos muito intensos na primeira parte e não deixámos o adversário chegar à baliza. Resumindo, uma primeira parte muito forte e uma segunda onde entrámos bem e fizemos o 3-0. O Moreirense acreditou durante cinco ou 10 minutos, mas acima de tudo estou feliz pela capacidade da equipa".
O técnico explicou as alterações implementadas no onze: "Geovany Quenda e Iván Fresneda são jogadores diferentes, em momentos diferentes, que frente a adversários diferentes oferecem coisas diferentes. O Fresneda fez um bom jogo nos Açores. Oxalá ganhemos sempre com quem quer que seja em campo".
"Viktor Gyokeres é top"
Rui Borges deixou ainda rasgados elogios a dois jogadores: "Viktor Gyokeres é top, sabemos tudo aquilo de que é capaz e que pode dar à equipa. O Viktor ajuda a equipa e a equipa ajuda-o a ele. Conhecemo-nos uns aos outros e sabemos o que cada um pode dar. E, assim, cresce ele e crescem todos. A equipa está a crescer individual e coletivamente", completou.
Emblema verde e branco derrotou Moreirense (3-1) na 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic e vai continuar em primeiro lugar no final desta ronda
|
O Sporting venceu o Moreirense por 3-1 no jogo da 30.ª jornada da Primeira Liga, com um hat-trick de Viktor Gyokeres. No final da partida, Rui Borges esteve presente na flash interview e, além de se ter mostrado feliz com o triunfo, dedicou o mesmo ao pai, já que foi a primeira vez que o familiar do técnico viu um jogo em Alvalade.
"Veio ver um jogo pela primeira vez a Alvalade e isso deixou-me bastante feliz"
"Foi um jogo ganho com todo o mérito, muita qualidade, toda a entrega e espírito de vitória. Deixe-me, mais do que enaltecer os jogadores, dedicar esta vitória aos nossos adeptos, que foram fantásticos desde a saída da Academia até aqui. Pedir-lhes que continuem a acreditar, a aparecer. Não posso falar pelos jogadores, mas é indescritível. E dedicar também ao meu pai, que felizmente hoje estava aqui presente, veio ver um jogo pela primeira vez a Alvalade e isso deixou-me bastante feliz", começou por dizer à SportTV.
O técnico falou na ambição dos adeptos em conquistar o título de bicampeão nacional: "Sim, a ambição e querer deles são como os nossos. Em todos os jogos, estiveram sempre connosco. Fizeram-se comparecer e serão muito importantes para o desfecho do campeonato".
Gyokeres? "É um jogador acima da média por tudo o que dá à equipa"
Rui Borges abordou também a importância de Viktor Gyokeres na equipa: "Quem tem o grupo e a equipa que tenho. São fantásticos. O Viktor é importante por toda a sua qualidade, mas sem a equipa não conseguiria fazer golos. É um jogador acima da média por tudo o que dá à equipa, mas feliz pela resposta de todo o grupo, de todos os que entraram. A malta entrou bem e estou feliz pela equipa que lidero".
O Clube de Alvalade sofreu golos em casa pela sexta jornada consecutiva, mas o treinador desvalorizou a situação: "Faz parte, assino já por baixo se ganhar todos os jogos por 2-1 ou 3-1. O adversário também tem qualidade, em alguns momentos vão sobrepor-se a nós. Vitória de Guimarães - Benfica? Amanhã sou do Sporting e vou ligar já ao jogo de terça-feira para a Taça de Portugal", terminou.
Avançado sueco esteve em evidência frente ao Moreirense e apontou um hat-trick na vitória dos leões por 3-1, no Estádio José Alvalade
|
Viktor Gyokeres esteve em destaque no encontro entre Sporting e Moreirense (3-1), da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O avançado sueco apontou um hat-trick e, na flash interview, foi questionado sobre se "gostava de Londres", dado o interesse do Arsenal na sua contratação. O jogador evitou a questão.
"Gosto de Lisboa"
"Se gosto de Londres? Gosto de Lisboa", referiu o atleta, depois de fazer uma análise ao encontro: "Começámos muito bem, com uma grande intensidade. Marcámos um, dois golos e perdemos um pouco a intensidade. Não controlámos os tempos da partida e podíamos ter marcado mais golos, nomeadamente, na primeira parte. Na segunda, não foi tão boa, mas ganhámos. Foi um boa noite", começou por dizer.
Relativamente ao hat-trick, o pupilo de Rui Borges referiu que está feliz por ter ajudado o emblema verde e branco a alcançar nova vitória na luta pelo título: "É sempre bom marcar, dois golos que partem de ressaltos nos defesas e foi bom marcar mais um livre direto".
Saída? "Ninguém consegue prever o futuro"
O jogador foi ainda questionado sobre uma possível saída no mercado de transferências de verão: "Vamos ver o que acontece. Ninguém consegue prever o futuro, vamos aproveitar o momento, o foco está nos jogos finais da época", completou Viktor Gyokeres.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 46 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.702 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 47 golos e fez 11 assistências.