Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
23 Mar 2023 | 12:13 |
O Leonino voltou a pôr mãos à obra e analisou o Relatório & Contas do Sporting, nomeadamente no campo ‘Gastos com Pessoal’ – trocado por miúdos, diz respeito aos custos com salários – comparando-o com os documentos disponibilizados tanto por Benfica como pelo Porto.
Analisando as últimas seis temporadas dos três grandes, ou seja, de 2016/17 até 2021/22, os dados apresentados por leões e pelos rivais nesta rubrica apresentam aspetos curiosos a destacar.
Apesar de os leões demonstrarem uma tendência de crescimento desde 2019/20, os montantes gastos por dragões e águias são verdadeiramente estratosféricos comparativamente com os números do Leão. Além do mais, com o passar dos anos, a tendência acentua-se e o fosso é cada vez maior. Confira os números:
ÉPOCA 2016/17
Nesta temporada, o Sporting foi o Clube que menos gastou dos três grandes, tendência que é praticamente constante nas temporadas analisadas. Os números são relativamente equilibrados, com a diferença entre leões e águias a ser de ‘apenas’ 4,7 milhões de euros.
Os leões terminaram no terceiro lugar do campeonato, enquanto o Benfica foi campeão e o Porto segundo classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting foi eliminado nos quartos-de-final da Taça de Portugal, e não passou da fase de grupos quer da Taça da Liga quer da Liga dos Campeões.
ÉPOCA 2017/18
2017/18 é a temporada mais ‘gastadora’ de sempre do Clube de Alvalade, sendo também o único ano em que os verdes e brancos despendem mais do que Benfica e Porto.
Contrariamente ao que sucedeu na época anterior, o cenário inverteu-se, com leões a serem o clube que mais investiu, contrastando com os valores desembolsados pelos Benfica. A diferença entre os rivais da Segunda Circular foi de 5.961 milhões de euros.
Os leões terminaram no terceiro lugar do campeonato, o Porto sagrou-se campeão e o Benfica foi segundo classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting perdeu na final da Taça de Portugal, venceu a Taça da Liga e chegou aos quartos-de-final da Liga Europa.
ÉPOCA 2018/19
Diferença abissal para Porto e Benfica. Apesar de os verdes e brancos reduzirem os gastos com pessoal em 4.963 milhões de euros (ano pós-Alcochete e consequente mudança de direção), o fator determinante ocorre nos clubes rivais. que investiram ‘forte e feio’.
Dragões dão um salto de 19.211 milhões de euros passando de 72.433 os 91.644. Já os encarnados investem mais 20.350 milhões em comparação com a temporada anterior, passando de 67.903 para 88.253.
Os leões terminaram no terceiro lugar do campeonato, o Benfica sagrou-se campeão e o Porto foi segundo classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting venceu a Taça de Portugal e a Taça da Liga, e foi eliminado nos 16 avos-de-final da Liga Europa.
ÉPOCA 2019/20
Leões voltam a estar muito distantes dos rivais, tendo sido, inclusive, a temporada em que menos gastaram com pessoal.
Benfica e Porto viram uma redução nos milhões gastos nesta rubrica – encarnados de 88.253 para 85.660; dragões de 91.644 para 82.910 - ainda assim, continuam a apresentar valores inalcançáveis para o Clube de Alvalade.
Os leões terminaram no quarto lugar do campeonato, o Porto sagrou-se campeão, o Benfica foi segundo classificado e o Braga terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Sporting foi eliminado na terceira eliminatória da Taça de Portugal, perdeu nas meias-finais da Taça da Liga, foi derrotado na Supertaça e foi afastado nos 16 avos-de-final da Liga Europa.
ÉPOCA 2020/21
Novamente, a distância para Benfica e Porto é notória. Sporting registou subida de cerca de 1.449 milhões, ou seja, um crescimento dos 60.542 para os 61.991 milhões. Contudo, os rivais atingem valores na casa dos 90 milhões e voltam a distanciar-se dos verdes e brancos.
Nesta temporada, os leões venceram o tão esperado título de campeão nacional. O Porto foi segundo, e o Benfica terceiro classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting conquistou a Taça da Liga, foi eliminado nos oitavos-de-final da Taça de Portugal e perdeu no play-off de acesso à Liga Europa.
ÉPOCA 2021/22
A tendência não muda. Sporting mantém-se como o clube que menos dinheiro gasta com pessoal. Já o Benfica ultrapassa com alguma margem a casa dos 100 milhões de euros, sendo, com larga distância, o emblema que mais gastou com pessoal na temporada transata.
Esta foi mesmo a época desportiva com maior discrepância entre os três rivais, uma vez que águias e dragões nunca haviam registado uma diferença maior do que 4.746 milhões entre si (registada em 2020/21). Em 2021/22, o desnivelamento entre ambos é de 29.945 milhões de euros.
Nesta temporada, os leões ficaram no segundo ligar da Liga Portugal. O Porto foi campeão, e o Benfica terceiro classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting conquistou a Taça da Liga, foi eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal e chegou aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Valores absolutos das últimas seis temporadas:
Os números não mentem. Tudo somado, nas últimas seis épocas, o Benfica investiu mais de 120 milhões do que o Sporting (em média, mais de 20 milhões por época). A comparação com o Porto é muito semelhante, com os dragões a gastarem mais 15 milhões por época e, ao todo, mais de 90 milhões.
Apesar desta diferença, nas últimas seis temporadas, nos 24 troféus nacionais em disputa, o Sporting conquistou 7 troféus, ou seja, 29,2% dos títulos em disputa:
Se tivermos em conta todos os troféus, os dados acabam por ser muito positivos para o Sporting, dado o menor investimento da turma de Alvalade. Porém, olhando apenas para os campeonatos conquistados, a história é outra. Nessa análise, o Porto conquistou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%).
É caso para dizer que os milhões, per si, não ganham campeonatos, mas ajudam … e muito.
Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades
28 Nov 2025 | 10:59 |
O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.
Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".
"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.
De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.
Confira:
Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório
24 Nov 2025 | 19:49 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.
Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.
F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"
"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.
F. Varandas: "Perdemos um amigo"
Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".
Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.
Grupo de Sócios do Clube de Alvalade alertou sobre as suas opções no mais recente comunicado, lançado na última terça-feira, 18 de novembro
19 Nov 2025 | 08:24 |
Depois da notícia a revelar que Frederico Varandas não iria concorrer às próximas eleições do Sporting sozinho, uma vez que o Movimento 'Hoje e Sempre Sporting' se preparava para apresentar um candidato para março de 2026, o grupo fez um esclarecimento.
Com Sócios do Sporting como Afonso Pinto Coelho, Vitor Afonso e Roberto Carvalho a porta-vozes, o Movimento lançou um comunicado no qual explicou que tem três hipóteses em vista: apresentar um nome, apoiar uma das listas ou manter uma equidistância "muitíssimo vigilante", tal como sucedeu em 2022.
Confira o comunicado na íntegra:
1 - O MHSS é constituído por uma base alargada de sócios, pese embora os comunicados emitidos sejam apenas assinados pelos membros fundadores em nome do MHSS, por razões de orgânica interna de funcionamento.
2 - O MHSS é um movimento agregador, que conversa regularmente com muitos outros sócios extra-Movimento e que está sempre disponível para falar com todos os sócios e grupos de associados que queiram falar com o Movimento, como aconteceu no período pré-eleitoral às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2022, e como está a acontecer relativamente às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2026.
3 - Oportunamente, o Movimento Hoje e Sempre Sporting tomará uma posição pública sobre o seu posicionamento em relação ao próximo ato eleitoral do nosso clube, sendo que estão em aberto, atualmente, três cenários possíveis:
A) Apresentação de um candidato a emergir do seio do Movimento Hoje e Sempre Sporting
B) O eventual aparecimento de outras candidaturas, poderá levar a que o MHSS se reveja num determinado projeto para o Clube e, em função do mesmo, decidir formalizar o apoio a essa candidatura.
C) À semelhança do processo eleitoral de 2022, no qual o MHSS recebeu convites para integrar duas das três listas candidatas poderemos, também, manter-nos equidistantes, embora muitíssimo vigilantes no que respeita à gestão financeira e desportiva do Grupo Sporting.