
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Desde o passado sábado, dia 12 de outubro, que o universo do Sporting alterou a sua estrutura, quando anunciou oficialmente que Hugo Viana, atual direto desportivo do Clube, sairá para o Manchester City já no começo da temporada 2025/26. Neste contexto, André Geraldes, antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade, falou sobre o tema do momento que é a possível saída de Rúben Amorim dos leões.
“O Sporting tem feito efetivamente desde a entrada do Rúben Amorim um percurso desportivo que até então não era muito usual no clube em questão. Conseguiu ganhar o título, verdade que em condições mais complexas por se tratar duma altura de covid, mas agora recentemente ganhou outro e posiciona-se para ser o principal candidato ao título”, começou por dizer, ao jornal A Bola.
“Desde a entrada de Rúben Amorim o Sporting passa a estar na montra da Europa e do mundo, e concretamente aqui no nosso continente, obviamente que com a informação que existe hoje em dia, quer ao nível do recrutamento de jogadores, de scoutting, de treinadores, de dirigentes era normal e natural que a estrutura do Sporting mais ligada à parte técnica suscitasse interesse de outros emblemas europeus”, explicou.
"Já se percebeu que da parte do Manchester City também um plano B, caso Guardiola não fique no cube inglês, que passa muito por Rúben Amorim, e, portanto, ao encontrar a solução Hugo Viana e pela relação que ambos têm não seria de facto, uma alteração grande, ao nível do treino e do que é o ADN do Manchester City nos últimos anos e que passa também muito por Guardiola. Rúben Amorim tem muito de Guardiola”, acrescentou.
“Tudo no Sporting está assente numa pessoa, e essa pessoa chama-se Rúben Amorim. Nunca esquecer o que era o Sporting antes da chegada de Amorim já com a atual administração e após a sua chegada. Isto são factos, não é indesmentível. Já tive a oportunidade de dizer que o grande desafio do Sporting vai ser no momento em que tiver que substituir Rúben Amorim”, rematou.
Assista aqui às declarações na íntegra:
Guarda-redes uruguaio de 25 anos acredita no título do emblema verde e branco e recorda momentos de balneários vividos com estrela portuguesa
|
Franco Israel perdeu a titularidade no Sporting após a chegada de Rui Silva, mas mantém-se sereno e determinado na reta final da temporada. Em declarações à rádio Sport890, o guarda-redes uruguaio abordou a concorrência com o internacional português e falou da convivência com Cristiano Ronaldo na Juventus, a quem tece inúmeros elogios.
Começar por admitir, à rádio 'Sport890' que o capitão da Seleção nacional é "um monstro". Relembrar que, na Juventus, Cristiano Ronaldo marcou 101 golos e fez 19 assistências em 134 jogos oficiais pela Vecchia Signora, onde conquistou dois campeonatos italianos, uma Taça de Itália e duas Supertaças. Foi melhor marcador da Seria A por uma vez, três vezes jogador da época e duas vezes jogador do ano em solo italiano.
"É impressionante"
Franco Israel contou mais sobre como é partilhar o relvado com o português: "É impressionante. Não era fanático, mas desde miúdo sempre gostei muito dele", explicou o guardião uruguaio do Sporting, que explicou, depois, como é Cristiano Ronaldo fora do campo.
"Conhecê-lo e partilhar o dia a dia com ele... É diferente do que mostra em campo. Ele era como se fosse mais um, não era como se fosse o Cristiano e os outros", atirou, destacando, então, o caráter do astro português que joga no sauditas do Al Nassr.
"A presença que ele tem - a aura, como se diz agora - é impressionante, não senti isso com mais ninguém no futebol", rematou Franco Israel, para terminar o seu comentário acerca da experiência de conviver com Cristiano Ronaldo antes de ter rumado ao Sporting.
Futebolista que passou pelo emblema verde e branco diz não entender críticas ao treinador do Clube de Alvalade sobre jogadores do Vitória de Guimarães
|
As críticas de que Rui Borges foi alvo indignaram Fernandes Mendes. O futebolista que passou pelo emblema verde e branco diz não entender críticas ao treinador do Clube de Alvalade sobre jogadores do Vitória de Guimarães e lembra conversa acalorada de Bruno Lage com os adeptos do Benfica.
"Qualquer coisa que o Rui Borges diz agora é um drama, um caso nacional. O que disse de mal? Não sei como aqueles dois jogadores (Telmo Arcanjo e Tiago Silva) viram amarelos, mas qual é o jogo mais importante para o Vitória de Guimarães? Ganhar ao Farense! Se jogam esses dois jogadores, estava conseguido (triunfo)", disse, na CMTV.
"Quando Rui Borges diz que viram amarelo para jogar com o Sporting, não está a dizer mentira nenhuma", reiterou Fernando Mendes, mostrando apoio às palavras do técnico leonino. "Não sei como levaram amarelo, mas é a opinião de Rui Borges! Como há jogadores do Benfica levaram amarelo para jogar com o Sporting. Qual é o problema de dizer as coisas?", questionou.
"Bruno Lage andou numa garagem aos gritos e numa semana passou"
"Qualquer coisa que o homem diz é um drama, mas Bruno Lage andou numa garagem aos gritos e numa semana passou. Este diz alguma coisa e cai o Carmo e a Trindade", atirou Fernando Mendes, visivelmente transtornado com o tratamento que o treinador do Sporting tem recebido na imprensa.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.
Antigo futebolista do emblema verde e branco recusa celebrações antecipadas e fala da equipa vimaranense, comandada por Luís Freire
|
Fernando Mendes não atira já os foguetes da festa de um Sporting campeão. O Clube de Alvalade avança para a última jornada do campeonato com possibilidades de voltar a vencer título, independentemente do que fizer o Benfica no reduto do Braga.
Contudo, o antigo lateral dos leões não alinha em euforias antes da hora. Por isso, o antigo jogador de futebol e assumido sportinguista pede cautelas aos pupilos de Rui Borges. Assim, Fernando Mendes espera que o Clube de Alvalade entre em jogo focado e ciente de que o Vitória de Guimarães pode complicar a tarefa verde e branca.
“Jogo complicadíssimo para o Sporting"
O ex-futebolista lembrou na CMTV que o Vitória de Guimarães é uma equipa dura de roer: “Jogo complicadíssimo para o Sporting. Não vai ser nada fácil. É uma equipa que vem muito incentivada por tudo o que envolve, referiu o comentador afeto ao Clube de Alvalade.
Quem também não entra em euforias é o treinador do Sporting. Rui Borges está ciente dos problemas que a sua anterior equipa pode colocar em Alvalade: “Ansioso que chegue o jogo. Estaria a mentir se dissesse que não estou um bocadinho ansioso, faz parte. Temos de transformar essa ansiedade em coisas boas. O grande objetivo é sermos campeões”, projetou Rui Borges, que falava em declarações em conferência de imprensa.
Depois de algumas polémicas nos últimos dias com declarações feitas sobre o Vitória de Guimarães, o treinador do Sporting elogiou o adversário: “Quero ganhar, mas claro que o Vitória também conseguisse o seu objetivo. É um clube diferente, merece-o, e os adeptos também. Mas estou focado no nosso único objetivo e para isso temos de ganhar”, referiu Rui Borges - que não convocou um defesa para o jogo.