
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O antigo lateral esquerdo do Sporting, Martim Marques, marcou um dos sete golos do Lugano contra o Gunzwill na Suiça. O jogador começou a titular e marcou o primeiro golo logo aos quatro minutos de jogo.
O ex-leão decidiu colocar um ponto final na sua carreira de verde e branca para ir para o Lugano esta temporada, rendendo ao Clube de Alvalade cerca de 400 mil euros.
Com os leões, Marques venceu o célebre título de campeão Nacional Juniores C na temporada de 2018/2019, ao lado de nomes como Dário Essugo, Mateus Fernandes, Youssef Chermiti e Diego Callai.
Martim Marques chegou ao Sporting em 2011, proveniente do Oiã. Na temporada passada, o jogador português foi convocado para o Euro sub-19 e fez 20 jogos pela equipa de sub-23 e três pelos juniores.
Veja em baixo o vídeo de despedida do antigo craque do Sporting:
Turma comandada por Rui Borges segue na liderança da Liga Portugal Betclic, mas estatística tem estado contra os leões em determinado momento do jogo
|
As segundas parte não têm sido benéficas para o Sporting, que já perdeu vários pontos que pareciam conquistados pela primeira parte de alguns encontros. Esse dado é agravado quando os verdes e brancos jogam fora da sua casa, o Estádio José de Alvalade, tendo inclusive vencido apenas um dos últimos nove encontros.
De recordar que o Sporting não foi além de um empate frente ao AVS (2-2), no passado domingo, dia 23 de fevereiro. Num encontro que parecia sentenciado depois de uma vantagem de 2-0, um penálti cometido por Ousmane Diomande e, mais tarde, a expulsão do central, - que ouviu uma reprimenda do técnico, como revelou em Exclusivo o Leonino - levaram a turma leonina a deixar cair mais dois pontos no campeonato.
Este cenário já tinha ocorrido em Guimarães, frente ao Vitória, onde o Sporting chegou ao intervalo a vencer por 2-1, até aumentou a vantagem para 3-1 mas subitamente, sofreu três golos em 11 minutos, conseguindo neste caso, salvar ainda um ponto com golo no último minuto por parte de Francisco Trincão. Somente frente ao Arouca, com Rui Borges, o Sporting conseguiu melhorar o resultado que tinha ao intervalo, embora só tenha chegado ao empate.
"Neste momento, o Rui Borges está muito limitado em termos de opções devido às muitas lesões, mas também têm sido cometidos erros individuais, como expulsões ou grandes penalidades", aponta Diogo Boa Alma, diretor desportivo, ao jornal O Jogo.
De recordar que o Sporting de Rui Borges, partilha neste momento a liderança com o Benfica, tendo ambas as equipas 53 pontos, mais seis do que Porto e Braga (47), ao fim de 23 jornadas da Liga Portugal Betclic. O próximo adversário dos leões para o campeonato é o Estoril, num encontro marcado para as 20h15 de dia 3 de março (segunda-feira).
Já com 29 anos, médio internacional japonês terá desejo de experimentar outros campeonatos e assinar um grande contrato, possivelmente o último da carreira
|
Rui Borges, treinador do Sporting, garantiu que Hidemasa Morita tem contrato com os verdes e brancos, não entrando em detalhes sobre o alegado pedido do internacional japonês, que terá informado a SAD leonina de que está será a última temporada em Alvalade.
"Não estou preparado, porque ninguém me disse que ele ia embora. Já era um grande admirador do Morita quando não era treinador do Sporting, agora ainda mais. Tem contrato com o Clube, é um jogador que gosto muito. Estou preocupado em recuperá-lo", admitiu, em conferência de antevisão ao duelo.
Informações recentes revelam que, para evitar que o médio saia a custo zero, o Sporting vai tentar vender o 'camisola 5' já no próximo mercado de verão. Frederico Varandas pede uma quantia de cerca de 10 milhões de euros para libertar o internacional japonês.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 14 milhões de euros – contabiliza 27 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.637 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Ala internacional moçambicano está fora desde dia 2 de fevereiro, altura em que os leões bateram o Farense na 20.º jornada da Liga Portugal Betclic
|
A recuperação de Geny Catamo está já na reta final, com o canhoto a entrar na equação da partida diante do Gil Vicente. Rui Borges ainda espera luz verde da Unidade de Performance dos leões, mas poderá ter boas indicações antes do duelo da Taça de Portuglal.
"Vamos ver se conseguimos integrar o Geny Catamo para amanhã e se pode ser opção", assumiu o técnico verde e branco, em conferência de antevisão, não deixando certezas sobre a condição física do internacional moçambicano, que vem sendo ausência há várias partidas consecutivas.
A última vez que o 'camisola 21' do Clube de Alvalade entrou nas opções foi a 2 de fevereiro, na 20.º jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões bateram o Farense, por 3-1, mas o ala saiu lesionado aos 25 minutos de jogo. Desde então, falhou cinco encontros de forma consecutiva.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 33 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.151 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.