Futebol
Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD
06 Fev 2026 | 16:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2024 | 13:43 |
João Pereira passou, com sucesso, no primeiro teste enquanto treinador do Sporting, com os leões a golearem o União de Leiria por 5-2, no dia 16 de novembro, num encontro particular. Em entrevista ao jornal Record, Ricardo Sequeira, ex-adjunto do mister leonino nos sub-23, revelou algumas mudanças que o técnico pode colocar prática no plantel principal.
"Quem quiser conhecer o João, basta perder um bocadinho de tempo e ir ver o que fez nas épocas anteriores. Ver como as equipas dele jogavam nos sub-23, na Liga Revelação, e este ano na equipa B, na Liga 3. Conseguimos ver muitas parecenças, em particular ao nível ofensivo, entre o que são as ideias do João e o que eram as ideias do Ruben [Amorim]. É claro que existem algumas diferenças, mas as dinâmicas ofensivas e da construção a três são as mesmas", começou por reconhecer inicialmente.
Partindo para uma comparação mais profunda, face ao antigo comandante dos leões, admitiu que "com o Ruben, no meio-campo víamos muitas vezes dois médios, enquanto com o João tanto podem estar dois como só um. Tem também a ver com o adversário, se no meio-campo está a pressionar com dois ou com três, o que depois influenciará se a aposta é numa construção de 3+1 ou de 3+2. Também os seus alas jogam mais profundos do que talvez o Ruben pedia. Via-se muitas vezes que os do Ruben construíam mais baixo, enquanto o João gosta de os projetar mais - os extremos são adaptados a alas, o Quenda é um exemplo claro disso".
"Outra coisa interessante na construção do João é que, nos momentos com bola, tanto pode estar um extremo aberto de um lado como do outro lado pode ser o ala. Ou seja, do lado que é o ala que está projetado, é o extremo que está por dentro. Do outro lado, se for o extremo que está por fora, já pode ser o lateral quem está a construir a três, por exemplo", referiu.
Em tom de previsão, Ricardo Sequeira confessou: "Nos AA não acredito que isso vá acontecer, mas vamos ver...Se a construção for 3+2, só estão os dois extremos entrelinhas a receber; se for 3+1 já vão estar três. O Sporting fazia o 3+2 com o Pote e o Trincão entrelinhas, mas se for 3+1 já seriam esses dois mais um Daniel Bragança, por exemplo. Como o João disse na apresentação, com o tempo irá meter o seu cunho. Agora, com os defesas que tem, dá-se ao luxo de os próprios centrais terem muita qualidade na construção, seja o Gonçalo Inácio, o St. Juste, o Eduardo Quaresma, o Debast...Será interessante ao longo do tempo ver essas dinâmicas no jogo ofensivo começarem a aparecer".
Ainda assim, reconhece algumas parecenças na versão de João Pereira treinador vs João Pereira jogador. "Sem bola, o João tenta que a equipa dele e os seus jogadores sejam uma representação do que ele era como jogador: pressionantes, que não deixem o adversário jogar, agressivos e sempre muito consistentes com um bloco organizado", no entanto, "Com bola existem, depois, outros aspetos, como as variações da construção por dentro ou por fora, dependendo de como o adversário fecha os espaços. Era importante também a variação do que ele pedia entre jogo apoiado e o jogo curto, dependendo se o adversário for muito pressionante e fizer marcação homem a homem", terminou.
Ato eleitoral leonino vai realizar-se no dia 14 de março; Últimas aconteceram no inverno de 2022 e o atual Presidente dos leões ganhou com 85,9% dos votos
06 Fev 2026 | 17:54 |
No dia 14 de março haverá eleições no Sporting. Frederico Varandas deverá ter apenas um concorrente: Bruno Sá, proprietário do restaurante "Cantinho do Sá". Com apenas um adversário e pelo sucesso desportivo dos últimos anos, Nuno Raposo não tem dúvidas que o atual líder dos leões vai ganhar com muita margem.
N. Raposo: "Será uma goleada de Varandas"
"O desfecho, não há dúvidas, será uma goleada de Varandas para um terceiro mandato que em 2018 poucos vaticinavam, depois dum segundo que nessa altura também se julgava impossível, mais ainda que fosse ganho com mais de 85 por cento dos votos", pode ler-se, no seu texto de opinião na 'A Bola'.
O jornalista explica a sua posição. "Varandas corre agora o risco de conseguir chegar aos 90%, não porque sejam eleições coreanas como chegaram a ser num passado de má memória na vida leonina, não por défice democrático que essas percentagens muitas vezes traduzem mas porque estamos no contexto futebol e de clube que em oito anos ganhou no futebol de 11 seniores masculinos quase tantos campeonatos nacionais como nos anteriores 40".
N. Raposo: "O Sporting merecia que o concorrente tivesse peso"
Bruno Sá vai oficializar a sua candidatura, mas Nuno Raposo pensa que devia de haver um adversário mais "inquietante" para Varandas. "Eleições de candidato único acabam sempre por ser ato que não se saúda, daí que aparecer concorrência é de salutar. Mas merecia o Sporting que o concorrente tivesse outro peso, até para o bem de Frederico Varandas, que certamente encararia esse desafio como mais tentador".
Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.
Extremo brasileiro fez um dos três golos da qualificação para as meias finais da Taça de Portugal, diante do AFS SAD, no Estádio José Alvalade
06 Fev 2026 | 17:51 |
Com minutos, confiança e rendimento, Luís Guilherme começa a destacar-se em Alvalade. O extremo, que atravessava um longo jejum de golos, faturou na vitória frente ao AFS SAD, na quinta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal, um jogo em que assinou uma das suas melhores exibições desde que chegou a Alvalade.
O tento teve um peso simbólico claro: o jogador não marcava há quase dois anos e procurava afirmar-se depois de um percurso recente marcado pela falta de minutos. Ativo no lado direito do ataque, Luís Guilherme foi uma ameaça constante para a defesa adversária. um golo, 34 passes certos em 37 tentados, três dribles certos, quatro duelos ganhos em cinco.
Sinais animadores que contrastam com a realidade que viveu no último ano e meio em Inglaterra. Ao serviço do West Ham, Luís Guilherme teve utilização muito limitada: apenas 297 minutos somados na Premier League e 327 minutos no total das competições. Um contexto que dificultou a sua afirmação em solo britânico.
Curiosamente, esse número de minutos já foi praticamente igualado em Alvalade. Com cinco jogos realizados, Luís Guilherme soma precisamente 297 minutos ao serviço dos leões, evidenciando uma aposta clara e consistente por parte de Rui Borges. Mais do que os números, começa a notar-se uma evolução no entendimento do jogo coletivo.
Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 10 milhões de euros — tem 10 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), três na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 418 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.
Presidente do clube azul e branco aproveitou o ambiente do duelo entre leões e dragões de segunda-feira para mandar visar emblema leonino
06 Fev 2026 | 16:46 |
André Villas-Boas aproveitou, ao final da manhã desta sexta-feira, a presença no "Trophy Tour" do Campeonato do Mundo que vai decorrendo, no Estádio do Dragão, para lançar o tão aguardado Clássico entre Porto e Sporting, e o presidente dos dragões mandou uma "bicada" aos leões.
A.V. Boas: "Onda verde por parte de alguns meios de comunicação social"
"O campeonato terá o seu epílogo no final de maio, e é lá que queremos ver o Porto em primeiro lugar. O resto é "show off" e faz parte do espetáculo, mas não podemos deixar de registar essa propagação dessa onda verde por parte de alguns meios de comunicação social, alguns deles com microfones vermelhos, outros azuis, mas com tendência para o verde", disse, perante à imprensa presente.
O antigo técnico do "clube da invicta" continuou apontar o dedo aos jornalistas. "Compreendo a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social, a tentarem aproveitar-se de uma derrota do Porto. Entendo a excitação de alguns meios, que estão claramente alinhados de verde, este ano e em anos passados, no sentido de empolgar ainda mais o encontro", afirmou.
A.V. Boas: "O adversário é difícil"
Apesar das provocações, Villas-Boas não tem dúvidas que vai enfrentar um Sporting muito competitivo. "O adversário é difícil, é bicampeão nacional, encontra-se num momento mais forte do que o Porto, que vem desta derrota com o Casa Pia, mas iremos jogar com as nossas armas, a nossa forma, a nossa ambição e motivação", referiu.
De lembrar que nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting.
Rui Borges acredita numa vitória frente ao Porto: