
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2024 | 13:43 |
João Pereira passou, com sucesso, no primeiro teste enquanto treinador do Sporting, com os leões a golearem o União de Leiria por 5-2, no dia 16 de novembro, num encontro particular. Em entrevista ao jornal Record, Ricardo Sequeira, ex-adjunto do mister leonino nos sub-23, revelou algumas mudanças que o técnico pode colocar prática no plantel principal.
"Quem quiser conhecer o João, basta perder um bocadinho de tempo e ir ver o que fez nas épocas anteriores. Ver como as equipas dele jogavam nos sub-23, na Liga Revelação, e este ano na equipa B, na Liga 3. Conseguimos ver muitas parecenças, em particular ao nível ofensivo, entre o que são as ideias do João e o que eram as ideias do Ruben [Amorim]. É claro que existem algumas diferenças, mas as dinâmicas ofensivas e da construção a três são as mesmas", começou por reconhecer inicialmente.
Partindo para uma comparação mais profunda, face ao antigo comandante dos leões, admitiu que "com o Ruben, no meio-campo víamos muitas vezes dois médios, enquanto com o João tanto podem estar dois como só um. Tem também a ver com o adversário, se no meio-campo está a pressionar com dois ou com três, o que depois influenciará se a aposta é numa construção de 3+1 ou de 3+2. Também os seus alas jogam mais profundos do que talvez o Ruben pedia. Via-se muitas vezes que os do Ruben construíam mais baixo, enquanto o João gosta de os projetar mais - os extremos são adaptados a alas, o Quenda é um exemplo claro disso".
"Outra coisa interessante na construção do João é que, nos momentos com bola, tanto pode estar um extremo aberto de um lado como do outro lado pode ser o ala. Ou seja, do lado que é o ala que está projetado, é o extremo que está por dentro. Do outro lado, se for o extremo que está por fora, já pode ser o lateral quem está a construir a três, por exemplo", referiu.
Em tom de previsão, Ricardo Sequeira confessou: "Nos AA não acredito que isso vá acontecer, mas vamos ver...Se a construção for 3+2, só estão os dois extremos entrelinhas a receber; se for 3+1 já vão estar três. O Sporting fazia o 3+2 com o Pote e o Trincão entrelinhas, mas se for 3+1 já seriam esses dois mais um Daniel Bragança, por exemplo. Como o João disse na apresentação, com o tempo irá meter o seu cunho. Agora, com os defesas que tem, dá-se ao luxo de os próprios centrais terem muita qualidade na construção, seja o Gonçalo Inácio, o St. Juste, o Eduardo Quaresma, o Debast...Será interessante ao longo do tempo ver essas dinâmicas no jogo ofensivo começarem a aparecer".
Ainda assim, reconhece algumas parecenças na versão de João Pereira treinador vs João Pereira jogador. "Sem bola, o João tenta que a equipa dele e os seus jogadores sejam uma representação do que ele era como jogador: pressionantes, que não deixem o adversário jogar, agressivos e sempre muito consistentes com um bloco organizado", no entanto, "Com bola existem, depois, outros aspetos, como as variações da construção por dentro ou por fora, dependendo de como o adversário fecha os espaços. Era importante também a variação do que ele pedia entre jogo apoiado e o jogo curto, dependendo se o adversário for muito pressionante e fizer marcação homem a homem", terminou.
Foram vários os atletas formados no Clube de Alvalade a serem alvos neste mercado de transferências, que fecha esta madrugada
01 Set 2025 | 10:23 |
Neste mercado de transferências, o Sporting somou uma quantia milionária apenas com a venda de jogadores formados na Academia de Alcochete, mesmo que estes já não façam parte do plantel de Rui Borges. No total, o Clube de Alvalade garantiu 11 milhões de euros em direitos de transferência e direitos de formação.
Os casos mais recentes são as mudanças de Youssef Chermiti e Joselson Fernandes. O extremo que se encontrava no Hatayaspor foi anunciado como reforço do Gil Vicente, numa mudança que gerou 400 mil euros aos cofres verdes e brancos. Já o ponta de lança do Everton vai protagonizar uma mudança para os Rangers de 8M, dos quais a SAD leonina garante 300 mil euros.
Ainda neste defeso, a mudança de Chico Lamba do Arouca para o Sanint Etienne gerou 4 milhões de euros, Mateus Fernandes do Southampton para o West Ham mais 4,4M, Flávio Nazinho do Cercle Brugge para o Real Bétis mais 1M e Tiago Tomás do Wolfsburg para o Estugarda mais 630 mil euros.
O grande destaque das transferências neste mercado de verão para jogadores formados no Sporting pode mesmo ir para Renato Veiga. O defesa internacional português concluiu a sua transferência do Chelsea, onde se tornou no reforço mais caro da história do Villarreal. Dos 29,5 milhões de euros pagos pelo submarino amarelo, o Clube de Alvalade teve direito a 600 mil euros.
Vale a pena recordar que este dia 1 de setembro marca o fecho da janela de transferências deste verão, onde Frederico Varandas continua com alguns dossiês por resolver. Do plantel de Rui Borges, Ricardo Esgaio, Jeremiah St. Juste e Conrad Harder são os principais nomes que ainda têm o seu futuro indefinido.
Clássico do último sábado marcou o primeiro desaire para o Clube de Alvalade no campeonato, que chegou antes da pausa para seleções
01 Set 2025 | 09:53 |
Apesar da derrota por 2-1 contra o Porto, no último sábado, Rui Borges mostrou-se satisfeito com os seus pupilos. O encontro do passado dia 30 de agosto marcou o primeiro desaire do Sporting no campeonato, mas também o primeiro do técnico de Mirandela à frente da turma verde e branca.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o treinador do conjunto leonino fez questão de falar ao seu plantel quando as equipas reuniram ao balneário após o apito final, onde passou aos seus jogadores uma mensagem de confiança para o futuro, muito pelas forças que estes foram buscar após se verem em desvantagem no marcador.
Na altura do encontro em que o Porto conseguiu marcar dois golos numa rápida sequência, entre os 60’ e os 64’, os jogadores do Sporting não baixaram os braços e correram atrás do resultado. A subida das linhas e aumento da pressão resultou no primeiro tento dos verdes e brancos e apenas não deu o segundo graças a uma intervenção de Diogo Costa a remate de Luis Suárez.
Como tal, Rui Borges mostrou-se feliz com a personalidade exibida pelos seus atletas e mostrou que esse será um fator essencial na caminhada para o tricampeonato leonino. A mensagem do treinador verde e branco serviu também para acalmar o seu plantel, ao mostrar que ainda faltam muitos pontos em disputa e que nada está perdido.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no fim de semana de 13/14 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho ainda com data e horário por definir.
Clube de Alvalade continua no mercado de transferências à procura de reforçar o ataque de Rui Borges, mas com opções cada vez mais limitadas
01 Set 2025 | 08:40 |
Kevin está cada vez mais perto de se tornar um sonho impossível para o Sporting. Os leões continuam a tentar a contratação do extremo brasileiro do Shaktar Donetsk, mas a operação está cada vez mais complicada, numa altura em que o tempo escasseia em Alvalade.
Frederico Varandas mantém-se muito ativo no mercado de transferências, na esperança de dar uma 'prenda' a Rui Borges no último dia de mercado. É nesse sentido que surge Kevin, extremo esquerdo que, tal como Yeremay Hernández, é neste momento um objetivo muito difícil para os leões.
O jornal Record informa que o Sporting voltou a perguntar por Kevin ao Shaktar Donetsk no último domingo, dia 1 de setembro. Este desenvolvimento surge numa altura em que o Fulham, do antigo treinador verde e branco Marco Silva, já tem um acordo com o clube ucraniano para gastar 42 milhões de euros no extremo brasileiro.
No entanto, ainda falta o acordo entre o Fulham e Kevin. Sendo assim, até o negócio estar completamente fechado, o Sporting mantém ligeira esperança de conseguir intrometer-se, e roubar o extremo que atua na liga ucraniana ao seu antigo treinador, Marco Silva.
Mesmo assim, a operação afigura-se muito difícil. O mesmo acontece com Yeremay Hernandez, cujo treinador falou recentemente, e admitiu que o clube recusou mais de 30 milhões de euros pelo jovem espanhol. Sendo assim, com o mercado de transferências no último dia, os leões têm cada vez menos tempo para arranjar uma solução para os alvos preferenciais, que parecem quase impossíveis.