Futebol
Exclusivo Leonino - Defesa do Sporting tem guia de marcha e pode rumar ao 7.º classificado da Liga
06 Jan 2026 | 15:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2024 | 13:43 |
João Pereira passou, com sucesso, no primeiro teste enquanto treinador do Sporting, com os leões a golearem o União de Leiria por 5-2, no dia 16 de novembro, num encontro particular. Em entrevista ao jornal Record, Ricardo Sequeira, ex-adjunto do mister leonino nos sub-23, revelou algumas mudanças que o técnico pode colocar prática no plantel principal.
"Quem quiser conhecer o João, basta perder um bocadinho de tempo e ir ver o que fez nas épocas anteriores. Ver como as equipas dele jogavam nos sub-23, na Liga Revelação, e este ano na equipa B, na Liga 3. Conseguimos ver muitas parecenças, em particular ao nível ofensivo, entre o que são as ideias do João e o que eram as ideias do Ruben [Amorim]. É claro que existem algumas diferenças, mas as dinâmicas ofensivas e da construção a três são as mesmas", começou por reconhecer inicialmente.
Partindo para uma comparação mais profunda, face ao antigo comandante dos leões, admitiu que "com o Ruben, no meio-campo víamos muitas vezes dois médios, enquanto com o João tanto podem estar dois como só um. Tem também a ver com o adversário, se no meio-campo está a pressionar com dois ou com três, o que depois influenciará se a aposta é numa construção de 3+1 ou de 3+2. Também os seus alas jogam mais profundos do que talvez o Ruben pedia. Via-se muitas vezes que os do Ruben construíam mais baixo, enquanto o João gosta de os projetar mais - os extremos são adaptados a alas, o Quenda é um exemplo claro disso".
"Outra coisa interessante na construção do João é que, nos momentos com bola, tanto pode estar um extremo aberto de um lado como do outro lado pode ser o ala. Ou seja, do lado que é o ala que está projetado, é o extremo que está por dentro. Do outro lado, se for o extremo que está por fora, já pode ser o lateral quem está a construir a três, por exemplo", referiu.
Em tom de previsão, Ricardo Sequeira confessou: "Nos AA não acredito que isso vá acontecer, mas vamos ver...Se a construção for 3+2, só estão os dois extremos entrelinhas a receber; se for 3+1 já vão estar três. O Sporting fazia o 3+2 com o Pote e o Trincão entrelinhas, mas se for 3+1 já seriam esses dois mais um Daniel Bragança, por exemplo. Como o João disse na apresentação, com o tempo irá meter o seu cunho. Agora, com os defesas que tem, dá-se ao luxo de os próprios centrais terem muita qualidade na construção, seja o Gonçalo Inácio, o St. Juste, o Eduardo Quaresma, o Debast...Será interessante ao longo do tempo ver essas dinâmicas no jogo ofensivo começarem a aparecer".
Ainda assim, reconhece algumas parecenças na versão de João Pereira treinador vs João Pereira jogador. "Sem bola, o João tenta que a equipa dele e os seus jogadores sejam uma representação do que ele era como jogador: pressionantes, que não deixem o adversário jogar, agressivos e sempre muito consistentes com um bloco organizado", no entanto, "Com bola existem, depois, outros aspetos, como as variações da construção por dentro ou por fora, dependendo de como o adversário fecha os espaços. Era importante também a variação do que ele pedia entre jogo apoiado e o jogo curto, dependendo se o adversário for muito pressionante e fizer marcação homem a homem", terminou.
Comentador desportivo realizou a sua habitual análise à partida do Clube de Alvalade e não deixou de apontar alguns nomes em destaque pela negativa
07 Jan 2026 | 09:29 |
Tomás da Cunha deixou a sua análise sobre o Sporting - Vitória SC da última terça-feira, dia 6 de janeiro, que os leões perderam, por 2-1. Através da sua conta na plataforma 'X', o comentador desportivo abordou os pontos negativos da turma de Rui Borges, assim como a falta de rendimento de Morten Hjulmand, mas não só.
"O tema das lesões não vai apenas limitar as opções de Rui Borges (fez entrar sexto central, usou dois extremos que podiam andar na B). Manter disponibilidade/rendimento dos que sobram (Hjulmand acumulou perdas) é o desafio. Fresneda e Rômulo com problemas a defender cruzamento", começou por escrever.
De seguida, Tomás da Cunha deixou um último comentário, este mais direcionado ao jogo realizado pelos vimaranenses: "De cabeça não iria buscar a última vez em que um ponta-de-lança do Vitória fez dois golos para mudar o registo de um jogo importante. Teve as defesas de Charles para aguentar e foi mais eficaz do que o Sporting. Saviolo, à esquerda e com metros para correr, provoca coisas".
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Verdes e brancos perderam com o Vitória de Guimarães, na última terça-feira, 6 de janeiro, sendo eliminados da Taça da Liga
07 Jan 2026 | 09:19 |
O Sporting perdeu com o Vitória de Guimarães, por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga. No rescaldo do encontro, foram várias as personalidades ligadas ao universo leonino com uma palavra a dizer, sendo que até o dedo foi apontado a Rui Borges.
Marta Soares: "Rui Borges não é treinador para o Sporting"
Jaime Marta Soares, antigo dirigente do Clube de Alvalade, não poupou as palavras e deixou a sua opinião sobre o técnico: "O Sporting foi uma sombra de si próprio, já o Vitória SC suou mais a camisola e foi mais competente. Quanto a Rui Borges, é profissional, mas não é treinador para o Sporting. Os responsáveis falaram demais e agora têm a resposta".
Marco Chagas: "Agora é pensar no que ainda está em jogo"
Também em declarações ao jornal Record, Marco Chagas fez a sua análise, mas lembrando que o cenário clínico não favorece o trabalho de Rui Borges: "Quando se remata não sei quantas vezes e não se consegue concretizar... além disso, o Sporting daqui a pouco não tem equipa, o treinador não tem tarefa fácil. É um troféu que já era, agora é pensar no que ainda está em jogo".
Francisco R. dos Santos: "Lesões deixam de ser só azar"
Por último, Francisco Rodrigues dos Santos abordou os problemas físicos do Sporting - que só neste jogo ficou sem Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma: "As lesões deixam de ser só azar, passando a padrão desde a época passada. A uma equipa desfalcada somaram-se erros descarados que brindaram o adversário com uma reviravolta consentida".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
'Camisola 72' teve de sair do relvado de maca depois de um choque violento com Samu no decorrer da segunda parte do encontro da Taça da Liga
07 Jan 2026 | 08:59 |
Eduardo Quaresma passou a noite hospitalizado depois do Sporting - Vitória SC, que terminou em derrota dos leões, por 2-1, e eliminação da Taça da Liga. O defesa dos leões ficou internado em Leiria, em observação, e o mais provável é que seja sujeito a uma intervenção cirúrgica.
Além de Fotis Ioannidis - que foi substituído na primeira parte do encontro por problemas físicos -, o jovem central teve de deixar o relvado de maca depois de um violento choque com Samu, no decorrer da segunda metade da partida, acabando por sofrer um forte traumatismo na face.
Segundo revelam os demais meios de comunicação nacionais, Eduardo Quaresma irá realizar mais exames médicos no decorrer das próximas horas, mas a previsão é que este seja operado, uma vez que tudo indica que se trata de uma fratura do maxilar esquerdo. O tempo estimado de recuperação é do mínimo de seis meses, mas alguns casos podem chegar aos três meses.
No final do encontro, em rescaldo com os jornalistas, Rui Borges mostrou-se preocupado com a situação clínica do defesa dos leões: "Fiquei sentido com a saída dos dois [Ioannidis e Eduardo Quaresma]. Triste porque o Edu pode ter alguma gravidade", confessou em declarações à Sport TV.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem apenas 15 partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou num total de 1.088 minutos, somando um golo e duas assistências na conta pessoal.
Exclusivo Leonino - Defesa do Sporting tem guia de marcha e pode rumar ao 7.º classificado da Liga
06 Jan 2026 | 15:58
Rui Borges foi eliminado, mas técnico do Sporting deixa mensagem de esperança
07 Jan 2026 | 00:00
Rui Borges confirma que há mais titulares do Sporting que vão falhar o próximo jogo
06 Jan 2026 | 23:45