Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ANTIGO JOGADOR DO SPORTING QUE ARRANJOU BERBICACHO DOS GRANDES DEIXA DICA À TURMA DE RÚBEN AMORIM

Formação verde e branca terminou vitoriosa, mas ex-leão não tem dúvidas e afinal houve culpados

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting defrontou e venceu, na passada quinta-feira, 18 de janeiro, o Vizela. Os leões não vacilaram e acabaram por triunfar, por cinco bolas a duas, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Para José Eduardo, antigo jogador e dirigente leonino que foi um dos protagonistas da confusão aquando da saída de Marco Silva de Alvalade, há dois responsáveis pela vitória verde e branca.


”Foi uma boa vitória. Agora, a primeira parte fica marcada pelas poucas oportunidades. Destaque para a dupla de ataque. Paulinho e Gyökeres juntos melhoram o rendimento do Sporting. A equipa mostra que está confiante e vencedora", considerou José Eduardo.


A formação de Alvalade não entrou com o pé direito no embate, sofrendo um golo madrugador. Porém, depois de muita pressão, os comandados de Rúben Amorim conseguiram restabelecer a igualdade, indo com o empate para o intervalo, com um tento de Gyokeres.


O sueco não hesitou em voltar a brilhar e, já na segunda metade do confronto, bisou. Os restantes golos da partida do lado verde e branco foram apontados por Trincão (47′), Paulinho (57′) e Sebastián Coates (72′) que tem regressado aos poucos após lesão.

Após esta vitória, as atenções viram-se para a Taça da Liga, onde vão defrontar o Braga. O duelo das meias-finais da prova está agendado para a próxima terça-feira, 23 de janeiro, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.


Depois do embate para a Allianz Cup, os pupilos de Rúben Amorim voltam a focar-se no Campeonato Nacional, indo a jogo frente ao Casa Pia, na 19.ª jornada. Os verdes e brancos recebem os casapianos, às 20h15, em Alvalade.


Futebol

"ESTÃO INCLINADOS A..." - PILARES DO PLANTEL DO SPORTING JÁ DECIDIRAM SOBRE CONTINUIDADE

Plantel leonino pretende estar preparado caso exista alguma saída até ao final do mercado de transferências

Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande pretendem continuar no Sporting
Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande pretendem continuar no Sporting

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande são dois dos principais ativos do Sporting que ainda podem causar dores de cabeça a Rúben Amorim neste defeso, uma vez que continua a existir a possibilidade de algum tubarão europeu os 'caçar'. Ainda assim, os jogadores estão seguros em permanecer em Alvalade.


Segundo revela o jornal Record, na sua edição desta terça-feira, dia 23 de julho, os dois defesas "estão inclinados a permanecer pelo menos mais um ano" de leão ao peito, o que alivia o técnico verde e branco e a estrutura que, em caso de saída de algum destes elementos, teria de regressar ao mercado.


Depois das saídas de Sebastián Coates, Luís Neto e Rafael Pontelo, o Sporting acabou por se reforçar com Zeno Debast - que deverá somar alguns minutos ainda hoje -, com quem pretende 'fechar' o setor ofensivo do plantel de Rúben Amorim, isto se não existirem mais surpresas até ao final de agosto.


No que toca a Inácio, o jogador está satisfeito em Alvalade, tendo agora sido promovido ao lote de capitães da equipa. O internacional português tem sido recorrentemente associado a emblemas como o Liverpool e o Manchester United, mas apenas poderá sair pela cláusula (60 milhões de euros), numa altura em que está avaliado em 45 milhões de euros.

Por seu turno, Diomande encontra a oportunidade de se destacar como um dos patrões da defesa verde e branca, ocupando o espaço deixado por Coates. Ainda assim, os leões não negam negociar o jogador por valores a abaixo da sua cláusula (80M). Em 2023/24, o costa-marfinense destacou-se na parte inicial da temporada, tendo somado 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. 



Futebol

RÚBEN AMORIM PODE ESTAR A PREPARAR SURPRESA AOS ADEPTOS PARA O SPORTING - SEVILHA

Leões enfrentam os espanhóis nesta terça-feira, pelas 20h30, no Estádio do Algarve

Amorim deverá colocar Debast a jogar pela primeira vez pelo Sporting, em dia de jogo com o Sevilha
Amorim deverá colocar Debast a jogar pela primeira vez pelo Sporting, em dia de jogo com o Sevilha

  |

Icon Comentário0

Zeno Debast irá jogar, esta terça-feira, dia 23 de julho, os seus primeiros minutos como jogador do Sporting. Os leões terão duas partidas: de manhã com o Farense e, pela noite, com o Sevilha, podendo o técnico verde e branco mostrar o novo reforço da equipa aos adeptos leoninos no Estádio do Algarve, pelas 20h30.


No caso, o jornal Record garante que o internacional belga irá mesmo a jogo, mas não revela a qual. Enquanto isso, a defesa verde e branca parece estar fechada: com a contratação de Debast e o regresso de Gonçalo Inácio das férias - depois de ter representado Portugal no Euro'24 -, o técnico dos leões tem todas as condições para cimentar o setor, esperando-se que não existam mais saídas.


Por esta altura, o grupo de jogadores que Amorim levou até Lagos conta com oito centrais: João Muniz, Miguel Alves, Eduardo Quaresma, Debast, Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio e Matheus Reis. No entanto, o técnico dos leões tem em conta que não poderá contar nem com o neerlandês nem com o brasileiro para a Supertaça, podendo utilizar os próximos encontros particulares para testar a sua defesa de eleição para a partida com o Porto, a 3 de agosto.


O Clube de Alvalade negociou com o Anderlecht 15,5 milhões de euros pela compra do seu passe, uma quantia que pode atingir mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. Para que se cumpram na íntegra as referidas variáveis, o jogador terá de completar quatro séries de 30 jogos (até aos 120) com pelo menos 45 minutos de utilização, além de conquistar o título nacional.

Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.


Confira aqui todas as informações sobre o Sporting - Sevilha desta terça-feira, dia 23 de julho, no Estádio do Algarve: transmissão, onze provável e muito mais.


Futebol

"NÃO SE PODE DESAPROVEITÁ-LO" - EX JOGADOR DO SPORTING ACREDITA NO SUCESSO DE FRESNEDA

Ala espanhol de 19 anos ainda procura encontrar o seu espaço no plantel principal dos leões

José Eduardo acredita no sucesso de Fresneda no Sporting
José Eduardo acredita no sucesso de Fresneda no Sporting

  |

Icon Comentário0

José Eduardo acredita que Iván Fresneda ainda vai singrar no plantel principal do Sporting. O ex-jogador dos leões concedeu uma entrevista ao jornal Record, comentando as novas adaptações de Eduardo Quaresma e Jeremiah St. Juste à ala direita, mas lembra que o jovem espanhol não pode ser desaproveitado.


"Quaresma e St. Juste são soluções alternativas, mas não necessariamente boas soluções. Isso depois depende também de uma série de movimentos que o resto da equipa faz. Na Seleção Nacional, no Euro'2024, o João Cancelo fez de falso lateral, ia muito para o meio-campo. Há uma série de variantes que não se ficam só pelo 4x4x2 ou 3x5x2. Tem tudo a ver com a dinâmica, com o treino, tem tudo a ver com as caraterísticas", começou por referir.


"Se me perguntar se o Eduardo Quaresma é lateral-direito? Não é. St. Juste vai disfarçando, mas também não é. Depende do tipo de lateral que se pretende e da tática implementada. Podemos sempre ter um sistema de falsos três defesas. Ter um lateral-esquerdo que sobe muito, como o Nuno Santos, que não é um defesa, é um ala", apontou.


"Grande parte das equipas, sobretudo as mais poderosas, fazem muita pressão junto do guarda-redes adversário e isso pressupõe um ato de coragem dos jogadores e do treinador. Ainda agora no Europeu vimos isso, em algumas situações estivemos um contra um na defesa. Para fazer pressão sobre o guarda-redes adversário, para conseguir tapar todos os jogadores que querem sair com bola, é preciso ficar um contra um na defesa. É tudo uma questão de treino e mentalidade".

"Fresneda? Não me parece que dê maus sinais e não se pode desaproveitá-lo. Mas estou a falar de dois ou três apontamentos que vi dele, certamente o staff avaliará melhor", referiu, comentando a aposta de Rúben Amorim num 4x3x3 em detrimento de um 4x4x2: "Na minha carreira de futebolista, nunca vi um treinador a perder nenhum jogo antes de começar. Mas depois tem tudo a ver com o treino, com a resposta dos jogadores durante o jogo, e depois com os adversários", concluiu José Eduardo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


AGORA É ISTO: VARANDAS QUER IOANNIDIS AO PANATHINAIKOS A 'LONGO-PRAZO', MAS GREGOS TORCEM O NARIZ
Futebol

AGORA É ISTO: VARANDAS QUER IOANNIDIS AO PANATHINAIKOS A 'LONGO-PRAZO', MAS GREGOS TORCEM O NARIZ

 

Icon Comentário0
"TRANSFERÊNCIA É FORTE HIPÓTESE" - ATACANTE DA PREMIER LEAGUE COM CAMINHO ABERTO PARA O SPORTING
Futebol

"TRANSFERÊNCIA É FORTE HIPÓTESE" - ATACANTE DA PREMIER LEAGUE COM CAMINHO ABERTO PARA O SPORTING

 

Icon Comentário0
23 MILHÕES: REFORÇO DO SPORTING PODE FICAR FECHADO POR ESTE VALOR, MAS HÁ PORMENOR IMPORTANTE
Futebol

23 MILHÕES: REFORÇO DO SPORTING PODE FICAR FECHADO POR ESTE VALOR, MAS HÁ PORMENOR IMPORTANTE

 

Icon Comentário0