Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0José Eduardo comentou os primeiros dias da pré-temporada do Sporting e analisou as novas tarefas dadas por Rúben Amorim a Eduardo Quaresma e Jeremiah St. Juste que têm sido adaptados à ala direita. Em entrevista ao jornal Record, o antigo jogador do Clube de Alvalade diz que "não são grandes soluções" para esse setor e lembra que Iván Fresneda não pode ser desaproveitado.
"Quaresma e St. Juste são soluções alternativas, mas não necessariamente boas soluções. Isso depois depende também de uma série de movimentos que o resto da equipa faz. Na Seleção Nacional, no Euro'2024, o João Cancelo fez de falso lateral, ia muito para o meio-campo. Há uma série de variantes que não se ficam só pelo 4x4x2 ou 3x5x2. Tem tudo a ver com a dinâmica, com o treino, tem tudo a ver com as caraterísticas", começou por referir.
"Se me perguntar se o Eduardo Quaresma é lateral-direito? Não é. St. Juste vai disfarçando, mas também não é. Depende do tipo de lateral que se pretende e da tática implementada. Podemos sempre ter um sistema de falsos três defesas. Ter um lateral-esquerdo que sobe muito, como o Nuno Santos, que não é um defesa, é um ala", apontou.
"Grande parte das equipas, sobretudo as mais poderosas, fazem muita pressão junto do guarda-redes adversário e isso pressupõe um ato de coragem dos jogadores e do treinador. Ainda agora no Europeu vimos isso, em algumas situações estivemos um contra um na defesa. Para fazer pressão sobre o guarda-redes adversário, para conseguir tapar todos os jogadores que querem sair com bola, é preciso ficar um contra um na defesa. É tudo uma questão de treino e mentalidade".
"Fresneda? Não me parece que dê maus sinais e não se pode desaproveitá-lo. Mas estou a falar de dois ou três apontamentos que vi dele, certamente o staff avaliará melhor", referiu, comentando a aposta de Rúben Amorim num 4x3x3 em detrimento de um 4x4x2: "Na minha carreira de futebolista, nunca vi um treinador a perder nenhum jogo antes de começar. Mas depois tem tudo a ver com o treino, com a resposta dos jogadores durante o jogo, e depois com os adversários", concluiu José Eduardo.
Confira aqui este momento de boa disposição entre St. Juste e Nuno Santos: