Pedro Mendes, ex-jogador do Sporting que agora se encontra ao serviço do Ascoli, de Itália, elogiou Rúben Amorim e o trabalho realizado pelo técnico no Clube de Alvalade, apesar de ter sido dispensado pelo mesmo, tendo mesmo admitido não guardar rancor.
Em entrevista ao jornal O Jogo, o avançado português falou ainda sobre os primeiros tempos no emblema transalpino.
"Estou focado em apresentar um bom rendimento"
- "É um ótimo clube, com boas condições de trabalho e a Serie B tem um impacto muito grande no futebol italiano. A cidade também é cinco estrelas, aliás, até acho que é uma cidade muito parecida com outras que temos em Portugal. As pessoas acolheram-me bem, foi muito fácil ambientar-me".
- "O Ascoli passou por um período mais complicado, mas agora está firme e a criar condições para ascender à Serie A. Vamos ver o que acontece, passo a passo".
- "Agora, estou focado em apresentar um bom rendimento no meu clube, perceber exatamente o que me pede o clube e esta liga, o futebol italiano. Quero fazer uma boa segunda época, jogar o máximo possível e, depois, pensar na Serie A".
Sobre a saída do Rio Ave - emblema a quem estava emprestado pelo Sporting na última temporada e que tentou a sua contratação -, o jogador explicou o sucedido.
"Fiz tudo para ficar no Rio Ave, mas não deu"
- "Era o meu último ano de contrato com o Sporting e eu teria de ser vendido. Eu era jogador do Sporting e se calhar o meu valor era um bocado elevado para os clubes da liga portuguesa e tudo se complicou. Mas o problema não foi apenas comigo, foi também entre o Sporting e o Rio Ave. O mercado estava a terminar, ainda esperei um mês, mas as coisas não se resolviam e tive de fazer pela minha vida. Fiz tudo para ficar no Rio Ave, mas não deu".
No que toca aos leões, Pedro Mendes foi questionado sobre a razão pela qual não ficou em Alvalade e admite ter ficado triste por não contar para a equipa de Rúben Amorim.
"Quem não gostaria de jogar no Sporting?"
- "Ficar ou não depende sempre do treinador e da direção. São eles que escolhem. Provavelmente, eu não reunia as condições que eles consideravam determinantes para estar no plantel. Claro que eu gostava muito de jogar no Sporting, é um clube incrível, mas não se proporcionou e eu segui outro caminho. Tenho um grande apreço pelos adeptos, clube e pelos meus colegas, que ainda estão no Sporting. Talvez não tenha sido tudo perfeito, mas a direção muda e o Sporting é sempre o mesmo. Quem não gostaria de jogar no Sporting?"
- "Um jogador quer sempre... atuar num clube com a dimensão do Sporting. Mas isso não depende só de nós. Se eu fosse treinador claro que o Pedro Mendes jogaria sempre, mas não sendo eu o treinador não posso decidir. Provavelmente, o mister e a direção entenderam que as minhas características não se adequavam ao que pretendiam para a a equipa".
Rúben Amorim? "É a pessoa ideal para continuar no Sporting"
- "Não tivemos nenhuma conversa, mas eu tenho muito respeito por ele. Gosto de treinadores que foram jogadores porque entendem melhor o que sentimos, sabem aumentar a nossa confiança. O Rúben Amorim fez um trabalho incrível no Sporting, ninguém se pode esquecer. Não guardo rancor do treinador e estarei sempre grato ao Sporting".
- "Trata-se de uma equipa com qualidade, jovem com boas ideias de jogo e com um grande treinador. Apenas os resultados não têm sido como os dos últimos anos e agora temos uma segunda volta que vai dar que falar. O Sporting tem treinador, tem equipa e, portanto, é uma questão de tempo até acertar completamente".
- "É o homem certo no lugar certo. Fez uma mudança importante na maneira de jogar do Sporting. É a pessoa ideal para continuar no Sporting".
Pedro Mendes realizou 12 jogos pela equipa principal do Sporting, nos quais apontou apenas um golo na sua estreia, frente ao PSV, na Liga Europa.
Os verdes e brancos venderam o futebolista ao Ascoli na última janela de mercado por 500 mil euros, salvaguardando 50% de uma futura transferência.