Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

ASSEMBLEIA GERAL DO SPORTING: VEJA OS PONTOS QUE SERÃO DEBATIDOS POR VARANDAS E RESTANTES SÓCIOS

Presidente do Clube de Alvalade prepara-se para reunir e discutir assuntos relevantes para os verdes e brancos

  |

Icon Comentário0

Os sócios do Sporting já sabem quando é que se vão voltar a reunir em Assembleia Geral: será no último fim-de-semana deste mês, isto é, a 29 ou a 30 de junho (tudo indica que será no primeiro dia, sábado) no Pavilhão João Rocha, em Alvalade. É de salientar que a convocatória de Varandas será de conhecimento público na semana que se adivinha, sendo que os estatutos obrigam a que a mesma seja publicada “com a antecedência mínima de oito dias”.



Desta forma, a ordem de trabalhos da Reunião Magna debruçar-se-á sobre dois pontos, sendo eles, o orçamento do Clube para 2024/25 e as contas consolidadas da temporada 2022/23. Esta AG será quase semelhante àquela que teve lugar a 24 de junho de 2023 e com uma finalidade similar, apesar de, nessa reunião, a direção do Sporting ter apresentado as contas consolidadas não de um, mas de cinco anos (2017-2022).


No que concerne o plano de atividades e orçamento de 2023, o que está agora em prática, o esperado apontava para receitas na ordem dos 25,5 milhões de euros e despesas de 24 milhões. Estes números servem de referência para o documento que a estrutura de Frederico Varandas está a preparar para 2024/25 e que, vale lembrar, dizem respeito às modalidades à parte do futebol, visto que este último se encontra integrado na SAD.


Com base em informações avançadas pelo jornal desportivo Record, o artigo 32.º dos estatutos determina que “o Conselho Diretivo deve submeter à Messa da Assembleia Geral, até 15 de junho (...) um orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos (...), acompanhado do plano de atividades respetivo e do parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar." Por sua vez, o artigo 50.º estabelece que a AG deve ocorrer "durante o mês de junho" ou, excecionalmente, em julho em anos de eleições realizadas entre 1 de março e 30 de abril.

Recorde-se que segundo a página oficial do Sporting, a Assembleia Geral traduz-se no órgão máximo do clube leonino sendo composta por todos os sócios efetivos no pleno gozo dos seus direitos, sendo nela que devem ser discutidas e decididas todas as grandes diretrizes da vida do Clube.


Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

Clube de Alvalade ficou posições abaixo dos eternos rivais, que ocuparam o top 15

Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA
Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA

  |

Icon Comentário0

A UEFA atualizou o ranking de clubes e o Sporting surge abaixo do top 15. O Clube de Alvalade viu os rivais, Porto e Benfica, a ocupar lugares superiores da lista. 


Com os dragões a serem a equipa portuguesa melhor posicionada (estando em 12.º lugar), o Sporting é colocado na 35.ª posição, vendo o Benfica a ficar no 15.º posto. Dos rivais mais diretos, apenas o Braga posicionou-se abaixo do emblema verde e branco (ocupam o 43.º lugar). 


O Manchester City lidera a tabela, ficando acima do Real Madrid, que está em segundo lugar, e do Bayern Munique, que fecha o pódio. Nas primeiras 10 posições, ainda podemos encontrar o Liverpool, a Roma, o PSG, o Villarreal, o Borussia Dortmund, o Chelsea e o Inter. 


Neste sentido, o Clube de Alvalade não está incluído nos primeiros 20 clubes mencionados pelo ranking da UEFA. É importante referir que, relativamente à temporada passada e a competições do mesmo organismo, o Sporting começou na Liga Europa. Nessa prova, a turma de Rúben Amorim caiu diante da Atalanta (vencedora da competição) na fase dos oitavos de final. 

Respetivamente à época que se avizinha, o Sporting vai disputar a Liga dos Campeões. Ao conquistar o título nacional de 2023/2024, a Listada verde e branca garantiu o acesso à prova milionária. O rival Benfica vai, também, competir na mesma competição europeia. 


Confira aqui a lista dos primeiros 20 clubes do ranking da UEFA:




Clube

COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING

Em causa estão os incidentes que ocorrem no final do empate entre Porto e os leões a contar para a Liga Portugal Betclic 2023/2024

Conselho de Disciplina 'tapou olhos' a agressões de Luís Gonçalves a dirigente do Sporting
Conselho de Disciplina 'tapou olhos' a agressões de Luís Gonçalves a dirigente do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer as sanções perante os incidentes decorridos no final da partida entre o Sporting e o Porto da Liga Portugal Betclic 23/24. Com Luís Gonçalves em 'cheque', o organismo português acabou a 'tapar olhos' a agressões a dirigente dos leões. 


"A lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa" foi o grande motivo para sancionar o ex-dirigente dos azuis e brancos a 60 dias de castigo e mais uma multa de 8.160 euros. Contudo, o CD da FPF não mencionou nada acerca das queixas de agressões por parte da antiga figura importante da direção de Pinto da Costa. 


No final do encontro a valer para a ronda 31 do Campeonato Nacional, Luís Gonçalves tinha sido acusado de agredir um elemento do Conselho Diretivo do Sporting no espaço contíguo à tribuna presidencial. De acordo com a denúncia feita, o dirigente do Porto, à altura, teria dado um pontapé na sequência de uma investida de cerca de 20 elementos ligados aos dragões sobre integrantes da comitiva oficial verde e branca quando abandonavam o local. 


O Conselho de Disciplina não deixou qualquer intervenção face às queixas no mapa de castigos, apenas mencionando as sanções referidas acima. Recorde-se que o Sporting e o Porto empataram a duas bolas a partida, que gerou muita polémica fora e dentro das quatro linhas. 

Atualmente, Luís Gonçalves não faz parte da direção do Porto, que viu Pinto da Costa abandonar o 'leme' dos dragões para dar espaço a André Villas-Boas. O antigo treinador dos azuis e brancos foi o candidato mais votado nas últimas eleições, garantindo, assim, o lugar de presidente do rival do Norte. 




Clube

EXCLUSIVO LEONINO – NUNO SOUSA LANÇA FARPA A VARANDAS: “FALÊNCIA TOTAL DO ASSOCIATIVISMO DO SPORTING”

Antigo candidato à Presidência do Clube de Alvalade comentou gestão da estrutura dos verdes e brancos

Nuno Sousa deixa duras críticas à Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas
Nuno Sousa deixa duras críticas à Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas

  |

Icon Comentário0

Nuno Sousa comentou, em exclusivo ao Leonino, a Assembleia Geral (AG) para aprovar o orçamento para 2024/25 e as contas consolidadas, de 2022/23, que decorreu no domingo, dia 30 de junho. Para o antigo candidato à Presidência do Sporting, a reunião magna não passa de “um simulacro de Assembleia e está tudo feito para que as contas passem sempre” 


“Esta direção habituou-nos a que mesmo que não passe, a aprovação do orçamento ou contas ou o que for, farão tantas assembleias quantas necessárias para obter o resultado que pretendem. Por isso, foi completamente esvaziado o significado destas AG, foram completamente esvaziadas por esta Direção”, começou por afirmar Nuno Sousa. 


Para o ex-candidato, este modelo é uma “falência total do associativismo do Sporting. E, portanto, a Direção está de parabéns, matou a participação e o associativismo. As AG não podem ser apenas meros atos de votação, as AG são momentos de discussão, debate e isso tudo neste modelo morreu”, garantiu, antes de acrescentar que, “temos de deixar de ter coniventes com estas farpas, eu não quis ser conivente com estes simulacros de AG. Sinceramente estou um bocadinho farto destas farpas”. 


“Há pedidos de diversos sócios para que nas AG's se incluam pontos que são sempre recusados. De certeza que haveria interesse de vários sócios individuais e de grupos de sócios de apresentar. Mas já sabemos que isso cai sempre num saco roto, uma vez que não há interesse nem nunca houve por parte destes órgãos sociais em discutir seja o que for”, acrescentou.

Por fim, Nuno Sousa deixa críticas à gestão de Frederico Varandas: “Se quisermos analisar factualmente os indicadores financeiros, seja do Clube seja da SAD, eles não melhoraram. Alguns pioraram e pioraram em alguns múltiplos daquilo que era e agora está tudo bem. Temos de nos dividir entre a perceção e o factual. A perceção é que está tudo bem. O factual é que nem tudo está bem”, rematou. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL
Clube

SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL

 

Icon Comentário0
OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,
Clube

OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,

 

Icon Comentário0
“TEMOS CONNOSCO O PRESIDENTE”: VARANDAS NÃO PASSA DESPERCEBIDO EM EVENTO COMEMORATIVO DO SPORTING
Clube

“TEMOS CONNOSCO O PRESIDENTE”: VARANDAS NÃO PASSA DESPERCEBIDO EM EVENTO COMEMORATIVO DO SPORTING

 

Icon Comentário0