Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

BENFICA SAI IMPUNE DE INCIDENTE POLÉMICO COM ADEPTA DO SPORTING

Tribunal Arbitral do Desporto voltou atrás com a decisão, considerando ser complicado de provar que tenha existido qualquer tipo de “agressão”

  |

Icon Comentário0

Na passada terça-feira, dia 21 de maio, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou a multa que rondava os 6.324 euros aplicada ao Benfica, na sequência do roubo de um cachecol do Sporting a uma adepta dos leões em novembro de 2023.

A decisão de voltar atrás, com a decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol em fevereiro de 2024, foi fundamentada com base nas imagens disponibilizadas do momento, e, que, segundo os juízes do TAD, não é possível atestar “a sequência de acontecimento e que tenha de facto existido qualquer agressão e muito menos que as fotos correspondam às mesmas pessoas”.


“Nas fotografias junto ao vídeo, não se consegue retirar ato ou atos agressivos relativamente à adepta do Sporting antes o que parecem atitudes pacíficas. Na outra fotografia nem se pode ter a certeza que esteja em causa a mesma adepta do Sporting por impossibilidade de identificação", pode ler-se no acórdão.


Sendo ainda salientado que as imagens deixam dúvidas quanto à localização da referida adepta: "A adepta estava nas escadas de acesso aos lugares de bancada, local que, como se sabe, não é permitida a presença de espectadores por questões de segurança. Pode-se questionar se retirar um cachecol do pescoço de outrem será considerado uma conduta lesiva da integridade física. Abstratamente é evidente que sim. No caso em concreto não existindo qualquer prova que mais consubstancie os factos que são apontados à Demandante (Benfica) não vemos ser possível de assentar em qualquer facto passível de preencher o tipo objetivo da infração em causa. Fica prejudicada a análise sobre as restantes questões suscitadas, tornando-se assim inútil apreciar a restante matéria invocada".

Recorde-se que o incidente teve lugar no dia 12 de novembro, no duelo entre o Sporting e o Benfica, do qual os leões sairam derrotados (2-1). Na altura, foi noticiado que no final do jogo, alguns adeptos das águias dirigiram-se à adepta verde e branca, empurrando-a e arrancando-lhe o cachecol. E, até mesmo o chefe da claque do Clube de Alvalade, Mustafa, havia se pronunciado nas redes sociais, quanto à situação: “Não me passou ao lado e tudo farei para que não voltes a ver um jogo sozinha. Leões e leoas caminham juntos sempre a defender as nossas cores. Sporting sempre”.



Futebol

QUEREM VER… MÁRIO RUI FOI APONTADO A OUTROS DESTINOS E PODE ACABAR A SER REFORÇO DO SPORTING

Internacional português foi colocado no mercado de transferências pelo Nápoles e já começou a 'agitar águas'

Mário Rui foi colocado na rota do Sporting, mas só termina contrato em 2026
Mário Rui foi colocado na rota do Sporting, mas só termina contrato em 2026

  |

Icon Comentário0

O nome de Mário Rui está a ser novamente associado ao Sporting. Apesar de os rumores serem mais fortes no que toca à contratação do internacional português por parte do Benfica, o jogador do Nápoles continua a ser colocado na mira dos verdes e brancos para integrar o plantel de Rúben Amorim na próxima época.

Na realidade, recentemente, também a imprensa transalpina já havia dado conta do interesse do Clube de Alvalade na contratação do lateral, colocando, além do emblema liderado por Frederico Varandas, Benfica e Porto entre aqueles que estavam atentos a eventuais negociações do jogador, que ainda tem contrato com os italianos até 2026, mas terá sido colocado no mercado.


“Os contratos não significam tudo. O Nápoles pediu-me para levar o Mário Rui para outro clube, mas eu podia dizer que ele tem mais dois anos de contrato e que ia ficar. Os contratos são válidos, mas há dinâmicas que podem mudar as coisas”, garantiu Mario Giuffredi, agente do futebolista, no passado dia 31 de maio.


O eventual desejo em Mário Rui surge do facto de o Clube de Alvalade estar na busca de um novo ala esquerdo para a próxima temporada. Tal como noticiou, em Exclusivo, o Leonino, o Sporting pretende reforçar a posição e dar maior profundidade ao plantel de Rúben Amorim.

Em 2023/24, Mário Ruiavaliado em 3,5 milhões de euros – disputou 28 encontros, com a camisola da formação azzurri, tendo feito duas assistências, ao longo dos 1.562 minutos em que esteve em campo. Esta foi a sua sétima e última temporada no Nápoles, clube ao qual chegou, em 2017/18, por empréstimo da Roma, tendo assinado na época seguinte, de forma definitiva, a troco de uma verba de 5,75M.



Futebol

"NÃO NEGOCEIAM POR MENOS DE 30 MILHÕES": SPORTING 'ENTALADO' E VARANDAS PREPARA LIVRO DE CHEQUES

Caso queira entrar na luta por jogador desejado por Rúben Amorim, Clube de Alvalade terá de chegar a elevados valores

Varandas, Presidente do Sporting, terá de abrir cordões à bolsa
Varandas, Presidente do Sporting, terá de abrir cordões à bolsa

  |

Icon Comentário0

30 milhões de euros: é este o mais recente valor falado na Grécia que a direção do Panathinaikos parece estar a pedir pela contratação de Fotis Ioannidis, avançado grego que o Sporting pretende trazer para Alvalade e cujo processo de negociações parece estar em 'stand-by'.

A informação foi avançada esta terça-feira, dia 18 de junho, por Giannis Chorianopoulos, através da plataforma ‘X’ (antigo ‘Twitter’), que ainda escreve, no que toca a dinheiro, que o emblema grego pode querer receber “talvez mais” do que o valor referido, isto porque o Bolonha surgiu como interessado no jogador e terá 'esbarrado' nessa quantia.


A verdade é que, de acordo com a imprensa nacional, o Sporting se está a preparar para fazer uma nova proposta por Ioannidis, por mais de 18 milhões de euros, valor que dificilmente chegará aos novos valores que a direção do Panathinaikos parece estar a exigir.


Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidisavaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.

Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.


Confira a publicação:


Futebol

ADVOGADA COMENTA AGRESSÃO A ADEPTOS DO SPORTING: “DEVERIAM FAZER UMA INVESTIGAÇÃO INTERNA”

Membro da justiça aborda situação que remonta a dezembro de 2023

  |

Icon Comentário0

Numa situação que teve lugar antes do encontro Clássico frente ao Porto, no dia 18 de dezembro de 2023, vários adeptos do Sporting foram alvo de uso excessivo e desproporcional de força por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP). Neste sentido, a advogada de defesa dos queixosos, Maria Inês Mota, deu conta ao jornal Record que “alguns dos ofendidos tiveram de ser medicamente assistidos no hospital”.

A causídica refere ainda que a Associação Portuguesa de Defesa do Adepto “constituiu-se assistente no processo-crime” e contextualiza a situação: “Os adeptos estavam a conviver num café, em clima de festa. Foram surpreendidos, sem motivo aparente, por uma carga policial que, desenfreada e indiscriminadamente, começa a disparar balas de borracha contra as pessoas e a desferir inúmeros golpes de cassetete em adeptos que tentavam dispersar da multidão, assustados, perante pessoas mais velhas e crianças”.


Sem qualquer dúvida que seja necessário “apurar e responsabilizar os autores de um grave episódio de violência”, a advogada espera uma tomada de posição por parte da Polícia. “Deveria existir uma investigação interna por parte da PSP para apurar os agentes autores dos crimes em questão, já que é impossível aos adeptos ofendidos procederem à identificação, ainda que através de prova por reconhecimento, atendendo a que os agentes envergavam gorros tipo balaclava. Os agentes e os responsáveis pela ordem de carga policial devem ser responsabilizados não só pelos danos físicos como pelos danos morais causados, tendo já os ofendidos e a APDA peticionado o afastamento destes profissionais dos cargos”, destacou.


Vale salientar que, por outro lado, o Comissário da PSP, Artur Serafim, não corroborou com esta versão da história, apontando mesmo para uma perspetiva diferente dos acontecimentos: “Ali na Rua António Stromp onde nos colocamos em todos os jogos para prevenir qualquer tipo de conflito, tivemos uma situação em que adeptos do Sporting estavam a cortar a Alameda das Linhas de Torres para a referida Rua António Stromp, tendo sido arremessados artigos de pirotecnia”, começou por dizer o responsável em declarações aos órgãos de comunicação social.

“O indivíduo que foi atingido tentou ir ao encontro dos outros e nós intervimos de forma preventiva. O que aconteceu foi que os adeptos do Sporting que ali se encontravam começaram a arremessar cadeiras e pedras contra os polícias e houve necessidade de uma intervenção”, concluiu o profissional.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
INÁCIO MAIS PERTO DE FICAR NO SPORTING E BEM PODE AGRADECER A JARRAD BRANTHWAITE
Futebol

INÁCIO MAIS PERTO DE FICAR NO SPORTING E BEM PODE AGRADECER A JARRAD BRANTHWAITE

 

Icon Comentário0
DIOMANDE TOMA DECISÃO DRÁSTICA QUE O AFASTA… DO SPORTING
Futebol

DIOMANDE TOMA DECISÃO DRÁSTICA QUE O AFASTA… DO SPORTING

 

Icon Comentário0
ATÉ SE BABAM! EX BENFICA DEIXA GRANDES ELOGIOS A REFORÇO DO SPORTING: "MUITO BEM"
Futebol

ATÉ SE BABAM! EX BENFICA DEIXA GRANDES ELOGIOS A REFORÇO DO SPORTING: "MUITO BEM"

 

Icon Comentário0