Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Mai 2024 | 14:44 |
Na passada terça-feira, dia 21 de maio, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou a multa que rondava os 6.324 euros aplicada ao Benfica, na sequência do roubo de um cachecol do Sporting a uma adepta dos leões em novembro de 2023.
A decisão de voltar atrás, com a decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol em fevereiro de 2024, foi fundamentada com base nas imagens disponibilizadas do momento, e, que, segundo os juízes do TAD, não é possível atestar “a sequência de acontecimento e que tenha de facto existido qualquer agressão e muito menos que as fotos correspondam às mesmas pessoas”.
“Nas fotografias junto ao vídeo, não se consegue retirar ato ou atos agressivos relativamente à adepta do Sporting antes o que parecem atitudes pacíficas. Na outra fotografia nem se pode ter a certeza que esteja em causa a mesma adepta do Sporting por impossibilidade de identificação", pode ler-se no acórdão.
Sendo ainda salientado que as imagens deixam dúvidas quanto à localização da referida adepta: "A adepta estava nas escadas de acesso aos lugares de bancada, local que, como se sabe, não é permitida a presença de espectadores por questões de segurança. Pode-se questionar se retirar um cachecol do pescoço de outrem será considerado uma conduta lesiva da integridade física. Abstratamente é evidente que sim. No caso em concreto não existindo qualquer prova que mais consubstancie os factos que são apontados à Demandante (Benfica) não vemos ser possível de assentar em qualquer facto passível de preencher o tipo objetivo da infração em causa. Fica prejudicada a análise sobre as restantes questões suscitadas, tornando-se assim inútil apreciar a restante matéria invocada".
Recorde-se que o incidente teve lugar no dia 12 de novembro, no duelo entre o Sporting e o Benfica, do qual os leões sairam derrotados (2-1). Na altura, foi noticiado que no final do jogo, alguns adeptos das águias dirigiram-se à adepta verde e branca, empurrando-a e arrancando-lhe o cachecol. E, até mesmo o chefe da claque do Clube de Alvalade, Mustafa, havia se pronunciado nas redes sociais, quanto à situação: “Não me passou ao lado e tudo farei para que não voltes a ver um jogo sozinha. Leões e leoas caminham juntos sempre a defender as nossas cores. Sporting sempre”.
Antigo árbitro português abordou a sua experiências nos relvados e acabou por fazer algumas revelações sobre os futebolistas com quem se cruzou
10 Dez 2025 | 11:26 |
Artur Soares Dias revelou quem foram os "jogadores chatos" com quem teve de lidar dentro de campo. Um dos nomes referidos acabou por ser o de Pedro Gonçalves, craque do Sporting. No entanto, o árbitro reformado desde agosto de 2024 acabou por enumerar vários futebolistas, "para que ninguém leve para a clubite".
Artur Soares Dias: "Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro"
“Apanhei muitos jogadores chatos. O Otávio do Porto, por exemplo. Mais tarde, no último jogo da minha carreira, apanhei-o na Arábia Saúdita. Ele viu-me no túnel e começou a rir-se. Disse-lhe logo: 'Hoje não me vais chatear'. E ele respondeu: 'Não, hoje é teu o último jogo, não te vou chatear'. O Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro, a reclamar, a tentar pressionar, a 'melgar'", afirmou Artur Soares Dias, em declarações para o podcast da SIC, 'Ontem já era tarde'.
Apesar de ter realçado estes jogadores numa vertente menos positiva, o antigo árbitro português reconheceu que todos os nomes que referiu "são de elevada qualidade". Fora aqueles com que se cruzou nos relvados nacionais, Soares Dias também comentou o plano internacional.
"O Sterling foi dos mais difíceis de arbitrar pela velocidade e o Neymar por ter sempre a bola colada ao pé e por simular bastante", atirou, deixou uma sugestão: "jogador que simule, e que se prove que simulou, devia apanhar um jogo de suspensão. Com certeza que a seguir ia ter isso em conta e simular menos vezes".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
'Camisola 72' foi um dos titulares escolhidos por Rui Borges para a sexta jornada da Liga dos Campeões, que os leões acabaram por perder
10 Dez 2025 | 10:58 |
Eduardo Quaresma terminou o Bayern Munique - Sporting completamente esgotado. Rui Borges voltou a lançar o jovem defesa a titular na partida válida para a sexta jornada da Liga dos Campeões, tendo o próprio sido substituído já na fase final do encontro.
O 'camisola 72' saiu à passagem pelo minuto 80, com Georgios Vagiannidis a entrar para o seu lugar. Quaresma acusou bastante desgaste nos meados da segunda parte, o que acabou por fazer com que não terminasse o encontro em campo.
No final da partida, a exibição do jovem da formação do Sporting ainda lhe valeu comentários positivos vindos de Rui Borges, que ficou bastante satisfeito com o que viu: “Não jogamos com três centrais, apenas naquilo que são as posições dos jogadores. Eu até queria que o Edu Quaresma estivesse mais a três e raramente andou, porque esteve sempre como lateral e é essa a nossa ideia de jogo. Foi o que lhe pedi e fez um grande jogo".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AFS, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Pedro Sousa jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - tem apenas nove partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou num total de 598 minutos, somando um golo e uma assistência na conta pessoal.
'Camisola 26' dos verdes e brancos foi titular na derrota dos leões diante do Bayern Munique, em partida da sexta jornada da Liga dos Campeões
10 Dez 2025 | 08:02 |
No mesmo dia em que foi confirmada a sua presença no CAN, Ousmane Diomande não foi capaz de esconder a sua frustração após a derrota do Sporting com o Bayern Munique, por 3-1, na última terça-feira. O jogador acabou mesmo por fazer a sua análise ao encontro.
Ousmane Diomande: "Vamos trabalhar para continuarmos a evoluir"
"É frustrante pois creio que estivemos bem desde o primeiro minuto", começou por dizer o internacional costa-marfinense, em declarações à Sport TV, prosseguindo: "Nestes jogos os detalhes acabam por fazer a diferença. O Bayern é uma equipa muito forte vamos trabalhar para continuarmos a evoluir".
Vale lembrar que Ousmane Diomande apenas deverá realizar mais um jogo pelo Sporting antes de se apresentar no estágio da Costa do Marfim, às ordens de Emerse Faé. O central estará disponível para o encontro diante do AVS, no próximo sábado, 13 de dezembro.
A FIFA determinou que os clubes, como é o caso do Sporting, apenas são obrigados a ceder os jogadores às suas seleções a partir de dia 15 deste mês, segunda-feira, o que significa que ainda não é desta que Diomande vai desfalcar Rui Borges .
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou onze encontros pelo Sporting: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 857 minutos.