
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Silva viveu o seu melhor momento desde a chegada a Alvalade na passada quarta-feira, dia 19 de fevereiro, no Signal Iduna Park, diante do Dortmund. As várias defesas efetuadas pelo novo reforço do Sporting permitiram aos leões saírem do jogo sem golos sofridos, mesmo que a eliminação da Liga dos Campeões não tenha sido evitada, e a exibição do guarda-redes tem merecido elogios. Beto Pimparel.é o autor dos mais recentes elogios.
O antigo guardião que passou pelo Sporting e que foi, também, campeão pelo Porto, começou por frisar, em entrevista ao jornal A Bola, que Rui Silva "é uma mais-valia" para o emblema verde e branco e elogiou, também, a forma como este evitou o golo através do castigo máximo: "Defender grandes penalidades é muito mais instinto do que treino. O trabalho de campo prepara-te o corpo para outras coisas, mas, neste vetor específico, é quase tudo instinto".
Beto, confrontado com o mau domínio de bola de Rui Silva registado diante do Arouca, na jornada passada do campeonato, sublinhou que o "passe foi feito para o seu pé direito, que não é o dominante" e que foi por esse motivo que o guarda-redes não conseguiu fazer melhor. "É um erro que acontece. No entanto, ultrapassou a folha e isso é prova da sua experiência e maturidade", destacou.
Para o antigo jogador, Rui Silva tem a "segurança e serenidade" necessárias para tranquilizar os "jovens jogadores" do setor mais recuado e o facto de ter assumido, de imediato, o estatuto de titular também foi elogiado: "Ele adaptou-se muito bem. Às vezes não gostamos deste ou daquele colega ou não apreciamos determinado sistema de jogo. Mas no caso dele não. Está firme e tranquilo e faz-me lembrar o Diogo Costa. Nunca nada se passa".
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou sete encontros, tendo sido utilizado ao longo de 630 minutos. No total, o guardião sofreu sete golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
Antes do embate da 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, recorde cinco atletas que representaram as cores dos dois emblemas
|
Este domingo, 23 de fevereiro, às 18h, Sporting e AFS medem forças no Estádio Clube Desportivo das Aves para a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic, e os leões tiveram uma boa notícia para o encontro. Embora a história entre os dois clubes seja curta, há jogadores que passaram pelos dois em diferentes fases da carreira.
1 - Ryan Gauld
Chegou ao Sporting em 2014 como uma das maiores promessas do futebol escocês. No entanto, teve poucas oportunidades na equipa principal, sendo emprestado a vários clubes, incluindo o Desportivo das Aves em 2017/18. No AVS, realizou 23 jogos, marcou 1 golo e fez duas assistência . Atualmente, joga no Vancouver Whitecaps, na MLS.
2 - Pedro Mendes
Começou nos escalões jovens do Desportivo das Aves, onde jogou durante duas épocas. Passou pela Escócia e por Inglaterra antes de rumar ao Sporting, em 2010, onde passou uma temporada e meia, tendo vestido a camisola verde e branca por 32 vezes e marcado 2 golos.
3 - Mama Baldé
Passou pela formação do Sporting, tendo jogado na equipa B mas nunca se afirmou na principal. Em 2017/18, rumou ao Desportivo das Aves, onde encontrou mais espaço para jogar. O avançado continua a sua carreira no futebol francês, no Brest, que foi recentemente eliminado pelo PSG da Liga dos Campeões.
4 - Douala
Extremo camaronês que brilhou no Sporting entre 2004 e 2006, foi peça importante na caminhada dos leões até à final da Taça UEFA em 2005. Numa fase mais inicial da carreira, em 2000/01, representou o Desportivo das Aves. Atualmente, já está retirado do futebol profissional.
5 - André Geraldes
Lateral-direito que passou pela equipa B e principal do Sporting entre 2014 e 2015 disputou apenas 4 jogos pela primeira equipa sem marcar nenhum golo. Após ser emprestado, voltou ao clube de Alvalade onde só jogou 14 jogos pela equipa B. Antes disso, passou pelas aves em 2011, emprestado pelo Rio Ave. Atualmente, representa o Casa Pia.
Médio do Clube de Alvalade teve de abandonar terreno de jogo diante do Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões. devido a problemas físicos
|
João Simões sofreu um traumatismo do pé direito com fratura do quinto metatarso, segundo informação divulgada pelo Sporting, esta sexta-feira, 21 de fevereiro, a apenas dois dias do embate contra o AVS, na Vila das Aves, a contar para a 23.ª jornada do campeonato nacional.
O jovem médio português saiu lesionado do confronto com o Borussia Dortmund, na última quarta-feira, o que significa que é mais uma ausência na lista de opções para o treinador Rui Borges. O tempo de paragem, para já, ainda não é conhecido, embora se espera que seja longo.
Para além de João Simões, também Morten Hjulmand não fez parte do treino desta sexta-feira, que foi inevitavelmente virado para a preparação para o embate frente ao AVS. O capitão dos leões, de resto, chegou de muletas a Lisboa, depois de ter deixado, também, ele o jogo com o conjunto alemão com queixas. Para já, o Sporting não especificou esta lesão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 15 jogos pela equipa principal, nos quais disputou 688 minutos, tendo feito um golo, frente ao Nacional, e uma assistência, diante do Bolonha na Liga dos Campeões. O médio fez ainda três encontros nos juniores (sub-19) e nove nos B's.
Já Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 36 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.005 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.
Jogador do Panathinaikos tem sido um dos nomes apontados para reforçar o plantel verde e branco e Varandas já tomou uma decisão
|
Georgios Vagiannidis continua a ser o principal alvo de Frederico Varandas para reforçar o Sporting já no próximo mercado de verão. A olhar já para a época 2025/26, a Direção do Clube verde e branco quer evitar imprevistos como os que se verificaram no defeso de inverno e, nesse sentido, as abordagens por novos jogadores já estão a ser feitas.
De acordo com o jornal A Bola, o interesse do emblema de Alvalade pelo jovem lateral-direito continua bem vivo e as negociações mantêm-se ativas, de forma regular. Nesse sentido, o homem escolhido para as conversações com o Panathinaikos foi Bernardo Palmeiro, que assumiu funções imediatamente após a saída de Hugo Viana.
O Sporting tem como objetivo jogar na antecipação e, desse modo, evitar que outros clubes levem a melhor na disputa pelo jogador. O emblema grego, segundo se sabe, recusou três propostas em janeiro por Vagiannidis: uma do Botafogo, de 6 milhões, outra do Ajax, de 7 milhões, e uma última do Zenit, que apesar de ser a melhor em termos financeiros, 10 milhões, não apresentava o projeto mais aliciante para o próprio.
Importa lembrar que também o Sporting sondou o Panathinaikos, embora tenha a opção tenha passado por dar uma nova oportunidade a Iván Fresneda, com este a acabar por dar uma resposta muito positiva que lhe tem valido, até, a titularidade.
Vagiannidis, vale notar, tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028, estando avaliado em 6 milhões de euros. Esta época já apontou um golo e uma assistência em 28 jogos disputados pelo clube, números que se somam a mais três partidas realizadas pela seleção grega, a contar para a Liga das Nações.