Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bruno Prata análisa as transferências do Sporting e fala em "mercado consumista"

Mercado terminou no início do mês de setembro e negócios feitos revelam que clubes lusitanos não podem gastar tanto como noutras partes da Europa

Bruno Prata deu a sua análise do mercado dos três grandes portugueses, com foco para as transferências do Sporting
Bruno Prata deu a sua análise do mercado dos três grandes portugueses, com foco para as transferências do Sporting

13 Set 2025 | 21:43 |

Icon Comentário0

Bruno Prata fez a sua análise ao mercado de transferências dos três grandes do futebol português, com principal destaque para o Sporting. O especialista acredita que, ao contrário das janelas do futebol mundial, os emblemas nacionais não têm possibilidade de ser tão ‘consumistas’.


Bruno Prata: "Mercado do Sporting? Revela o crescente desafio de encontrar talento jovem a baixo custo"


"O investimento sem precedentes de Sporting, Benfica e Porto revela o crescente desafio de encontrar talento jovem a baixo custo. A eficácia do scouting europeu aumentou, reduzindo o acesso dos clubes portugueses a oportunidades de mercado. Exemplo disso são os 20 milhões pagos pelo Porto por Froholdt, e os 27 milhões gastos pelo Benfica em Ríos e Sudakov.", afirmou ao jornal Record, antes de avançar para um exemplo dos leões.


"Embora o contexto ajude a explicar os valores elevados, não justifica certas apostas de risco. O Benfica contratou Lukebakio por 20 milhões (mais 4 em variáveis), apesar de o jogador ter quase 28 anos e limitada margem de valorização. O Sporting fez o mesmo com Luis Suárez, pagando 22,16 milhões, mais 5,3 milhões e 10% das mais-valias futuras", acrescentou.

De seguida, Bruno Prata faz referência a um dos maiores investimentos do Sporting neste mercado - que vai fazer a sua estreia frente ao Famalicão - Fotis Ioannidis: "Ioannidis, contratado pelo Sporting por 22 milhões mais 3 em objetivos, e com 25% das mais-valias cedidas, perdeu espaço no Panathinaikos, o que levanta dúvidas sobre o critério. Nestes casos, o impulso de contratar parece ter superado a real necessidade desportiva, gerando a perceção de consumismo mais do que estratégia"


"Curiosamente, o Sporting falhou por instantes a contratação de Jota Silva, evitando pagar 4,5 milhões por um simples empréstimo com cláusula de compra de 15,5 milhões — por um jogador de 26 anos e rendimento apenas razoável. Nesse sentido, seria mais compreensível aplicar os mesmos 40 milhões num talento como Kevin.", concluiu.


Futebol

Confirmado! Rui Borges sai do Sporting ou fica? Varandas já tomou decisão

Perante cenário de contestação que se intensificou após o empate com o Arouca (2-2), posição da administração já foi conhecida

Rui Borges vai continuar como treinador do Sporting; SAD leonina, liderada por Frederico Varandas, dá voto de confiança ao técnico
Rui Borges vai continuar como treinador do Sporting; SAD leonina, liderada por Frederico Varandas, dá voto de confiança ao técnico

20 Set 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges vai continuar como treinador do Sporting. A SAD leonina analisou a situação do técnico na sequência do empate frente ao Arouca e decidiu manter a confiança no treinador de 45 anos, apesar do ambiente de forte contestação que se instalou em Alvalade.


A saída esteve em cima da mesa depois de os leões terem somado o terceiro empate nas primeiras jornadas, frente a Estrela da Amadora, Famalicão e Arouca. Mais do que os resultados, a preocupação dentro do Clube prende-se com a forma como os leões têm permitido aos adversários recuperar depois de estarem em vantagem.


Um dos argumentos considerados pela SAD está relacionado com a profunda remodelação do plantel. A equipa sofreu várias alterações durante o mercado e as novas dinâmicas ainda não estão totalmente consolidadas, pelo que os responsáveis leoninos entendem que Rui Borges deve ter tempo para trabalhar e corrigir os problemas identificados. Nesse sentido, a estrutura decidiu dar um voto de confiança ao técnico e manter o projeto em andamento.


Frederico Varandas teve também um papel importante na decisão. O Presidente tem demonstrado publicamente confiança em Rui Borges e, em maio passado, prolongou o contrato do treinador até 2028. Perante o cenário de contestação que se intensificou após o empate com o Arouca, a posição da administração acabou por prevalecer e a aposta no técnico mantém-se, pelo menos para já.

Assim, Rui Borges continuará a orientar o Sporting e já tem pela frente a preparação do próximo compromisso após a pausa competitiva. O treinador deverá aproveitar as próximas semanas para trabalhar a equipa antes da deslocação a Braga, agendada para 9 de outubro.



Futebol

Futebolista que passou pelo Sporting arrepende-se de ter rumado ao Real Madrid: "Foi um erro"

Antigo médio explicou que dimensão histórica dos merengues acabou por pesar na decisão, mas reconhece agora que carreira poderia ter seguido outro rumo

Cinco anos ligado ao Real Madrid e nem um jogo oficial pelo gigante espanhol; Rodrigo Fabri, ex Sporting, arrepende-se de ter rumado ao Real Madrid
Cinco anos ligado ao Real Madrid e nem um jogo oficial pelo gigante espanhol; Rodrigo Fabri, ex Sporting, arrepende-se de ter rumado ao Real Madrid

20 Set 2026 | 13:40 |

Icon Comentário0

Cinco anos ligado ao Real Madrid e nem um jogo oficial pelo gigante espanhol. É este um dos dados mais marcantes da passagem de Rodrigo Fabri pelo clube merengue, uma experiência que o antigo jogador do Sporting hoje admite que poderia ter sido diferente. Aos 21 anos, em 1998, o brasileiro deixou a Portuguesa e escolheu a capital espanhola.


R. Fabri: "Está claro que a minha escolha foi um erro"


O antigo médio explicou que a dimensão histórica dos madridistas acabou por pesar na decisão, mas reconhece agora que a carreira poderia ter seguido outro rumo: "A Roma e o Deportivo da Corunha, que estava num grande momento, também queriam contratar-me, mas escolhi o Real Madrid, devido à sua história e grandeza. Passado tanto tempo, está claro que a minha escolha foi um erro, mas, naquele momento, estava convencido da minha decisão", contou ao jornal 'As'.


Fabri chegou a Espanha depois de ganhar destaque no Brasil e de ter sido chamado por Zagallo para a Copa América de 1997, onde partilhou balneário com nomes como Ronaldo, Rivaldo, Romário, Bebeto, Mauro Silva, Cafú e Roberto Carlos. As expetativas eram elevadas, mas a realidade foi bem diferente daquela que imaginava.

Sem espaço na equipa, acabou por passar por vários clubes por empréstimo. Flamengo, Santos, Valladolid, Sporting e Grêmio fizeram parte desse percurso, tendo sido em Alvalade que viveu uma das experiências mais produtivas: disputou 30 encontros pelos leões, marcou quatro golos e fez seis assistências.


A ligação ao Real Madrid - onde está Yan Diomande, que poderia ter sido reforço do Clube de Alvalade - terminou em 2003, quando foi transferido para o Atlético de Madrid por 3 milhões de euros. A passagem pelos rivais também não resultou como esperado e Fabri continuou a carreira no Atlético Mineiro, São Paulo, Paulista, Figueirense e Santo André, antes de se retirar em 2009.


Futebol

João Quadros diz que há um jogador do Sporting "com dois tijolos" nos pés

Adepto dos leões não poupou Rui Borges após empate frente ao Arouca (2-2), criticando sobretudo uma das opções tomadas pelo treinador

João Quadros não poupou Rui Borges após o empate do Sporting frente ao Arouca (2-2), criticando a opção por Nestory Irankunda no onze
João Quadros não poupou Rui Borges após o empate do Sporting frente ao Arouca (2-2), criticando a opção por Nestory Irankunda no onze

20 Set 2026 | 13:20 |

Icon Comentário0

João Quadros não poupou Rui Borges após o empate do Sporting frente ao Arouca (2-2), criticando sobretudo uma das opções tomadas pelo treinador leonino durante a partida. O adepto dos leões questionou a decisão de deixar Flávio Gonçalves no banco e apostar de início em Nestory Irankunda.


J. Quadros: "Mas este maluco tira o Flávio para pôr aquele australiano com dois tijolos???"


"Mas este maluco tira o Flávio para pôr aquele australiano com dois tijolos??? Ainda por cima só daqui a 3 semanas e que há campeonato", escreveu, numa publicação nas redes sociais. A mensagem surgiu depois de mais um deslize dos leões, que chegaram a estar a vencer por 2-0, mas acabaram por permitir a recuperação do adversário.


Irankunda começou efetivamente no onze inicial, numa das alterações promovidas por Rui Borges relativamente ao encontro com o Famalicão. O australiano ocupou uma posição mais adiantada no lado esquerdo e acabou por ser substituído aos 57 minutos, depois da expulsão de Zeno Debast.

O Sporting desperdiçou uma vantagem pela segunda jornada consecutiva e voltou a deixar pontos pelo caminho, num encontro em que Gonçalo Inácio e Luis Suárez marcaram na primeira parte, antes de José Fontán e Dylan Nandín restabelecerem a igualdade no segundo tempo.


A contestação ao treinador aumentou depois do resultado, com Rui Borges a admitir que a equipa tem de saber viver com a exigência e a reação dos adeptos. A pausa para os compromissos das seleções surge agora antes do regresso da Liga.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Trindade Barros pede saída do Presidente do Sporting: "Varandas não presta e cheira mal"
Futebol

Trindade Barros pede saída do Presidente do Sporting: "Varandas não presta e cheira mal"

20 Set 2026 | 12:48

Icon Comentário0
Especialista italiano diz que Sérgio Conceição é o escolhido caso Rui Borges saia do Sporting
Futebol

Especialista italiano diz que Sérgio Conceição é o escolhido caso Rui Borges saia do Sporting

20 Set 2026 | 12:02

Icon Comentário0
Francisco Rodrigues dos Santos recusa falar de azar e fala em "incompetência" no Sporting
Futebol

Francisco Rodrigues dos Santos recusa falar de azar e fala em "incompetência" no Sporting

20 Set 2026 | 11:41

Icon Comentário0