Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Campeão pelo Sporting fala de Geovany Quenda: "Tem de continuar a trabalhar porque isto é..."

Jogador internacional português que é formado em Alvalade abordou, em conferência de imprensa, a mudança do extremo de Alvalade para Londres

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Mar 2025 | 18:41 |

Icon Comentário0

Nuno Mendes, jogador do PSG e internacional português, formado em Alvalade, abordou em conferência de imprensa da seleção nacional a transferência do seu companheiro de seleção, Geovany Quenda, para o Chelsea. Recentemente oficializada, a movimentação só se concretiza a partir de junho de 2026, ficando o jovem de 17 anos mais um ano em Alvalade.


O craque do PSG em relação a conselhos a dar ao jovem, dado que ele também saiu muito jovem do Sporting, foi claro: "Em relação ao contrato ele é a melhor pessoa para falar sobre isso, mas estou contente por ele e pelo que tem feito no Sporting. O que posso dizer é que tem de continuar a trabalhar porque isto é só o começo e tem uma longa carreira pela frente", referiu Nuno Mendes sobre a nova aventura de Quenda.


No entanto, ao contrário de Quenda, Nuno Mendes saiu do Sporting logo no verão a seguir à época de afirmação nos leões, tendo ajudado à conquista do título desse ano. Referindo que o jovem que ainda é menor de idade terá quando se mudar para Inglaterra, de se habituar a essa nova realidade: "O futebol é o momento. Também tive a oportunidade de sair cedo de Portugal. O conselho que eu lhe dou é que continue a trabalhar. Quando mudar para Inglaterra será um novo país, uma nova língua e terá de se adaptar. Acredito que será positivo para ele".


Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 44 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.212 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão. Foram estes os números que levaram a equipa comandada por Enzo Maresca a depositar nos cofres do Sporting, a avultada quantia de 51 milhões de euros no imediato.

Já Nuno Mendes, recorde-se, começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Ruben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.



Futebol

Deco faz mira a intocável de Rui Borges: Barcelona quer craque que Sporting recusou vender

Emblema culé já tinha observado o jogador dos verdes e brancos anteriormente, mas voltou a mostrar interesse nas suas qualidades

Iván Fresneda continua a afirmar-se como uma das peças mais valorizadas do Sporting e Barcelona de Deco olha para o titular de Rui Borges
Iván Fresneda continua a afirmar-se como uma das peças mais valorizadas do Sporting e Barcelona de Deco olha para o titular de Rui Borges

30 Set 2026 | 10:18 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda continua a afirmar-se como uma das peças mais valorizadas do Sporting. O lateral-direito de 22 anos chegou recentemente à seleção principal de Espanha e voltou também a despertar a atenção do Barcelona no mercado.


Segundo o jornal O Jogo, o campeão espanhol tem o 'camisola 22' referenciado, embora ainda não tenha realizado qualquer movimentação concreta nesse sentido. O emblema catalão acompanha a evolução do jogador leonino e mantém-no debaixo de olho numa perspetiva de futuro.


O Barcelona conta atualmente com Jules Koundé e Eric García para o lado direito da defesa, mas continua atento ao mercado caso decida reforçar a posição. Fresneda já tinha sido seguido pelos catalães em 2023/24, antes de trocar o Valladolid pelo Sporting.


Depois de um início complicado em Alvalade, o espanhol acabou por ganhar espaço com Rui Borges. O treinador segurou-o no plantel no mercado de inverno de 2025 e apostou na sua evolução, decisão que permitiu ao lateral assumir a titularidade no corredor direito.

As boas exibições levaram também outros clubes a aproximarem-se. A Roma chegou a realizar abordagens no último verão, mas o Sporting recusou abrir mão do jogador e pretende agora renovar o contrato, atualmente válido até 2028 e protegido por uma cláusula de 80 milhões de euros.


O crescimento do lateral valeu-lhe igualmente a primeira convocatória para a seleção principal de Espanha. Depois de ter ficado fora da ficha no encontro com Inglaterra, Fresneda foi opção no banco frente à Croácia, mas ainda não se estreou pelos AA.


Futebol

Irankunda pode ‘obrigar’ Sporting a contratar reforço já em janeiro e reforço está identificado

Verdes e brancos estão com o planeamento mais apertado que o expectável, o que pode obrigar a nova contratação no próximo mercado de transferências

O Sporting voltou a colocar a contratação de um extremo-esquerdo entre as prioridades para o futuro próximo, até por Irankunda pode ser desfalque
O Sporting voltou a colocar a contratação de um extremo-esquerdo entre as prioridades para o futuro próximo, até por Irankunda pode ser desfalque

30 Set 2026 | 09:43 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou a colocar a contratação de um extremo-esquerdo entre as prioridades para o futuro próximo. A SAD procura um jogador jovem, com margem de evolução, e admite mesmo antecipar o investimento para o mercado de janeiro, caso entenda que Rui Borges necessita de mais uma solução ofensiva.


Segundo o jornal Record, a intenção inicial passa por garantir esse reforço, no máximo, até ao próximo verão. Ainda assim, o calendário e algumas particularidades do plantel podem levar os responsáveis leoninos a agir mais cedo.


Um dos fatores prende-se com Nestory Irankunda. O internacional australiano deverá disputar a Taça das Nações Asiáticas no início de 2027 e poderá ficar afastado das opções do Sporting durante quase um mês, numa fase exigente da temporada.


Nesse período, os leões terão compromissos de peso, incluindo os duelos com Barcelona e Manchester City na Liga dos Campeões, além de quatro partidas do campeonato. A ausência prolongada de Irankunda pode, por isso, deixar Rui Borges com menos alternativas para as alas.

Jesse Derry também pesa nas contas. O jovem inglês ainda não conseguiu afirmar-se na equipa principal e soma apenas três utilizações como suplente. A ascensão de Flávio Gonçalves retirou-lhe espaço e o empréstimo termina no verão, altura em que deverá regressar a Inglaterra.


Em sentido contrário, Flávio Gonçalves mantém a confiança total da estrutura leonina. O extremo formado em Alcochete prepara-se para renovar até 2030, com cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, depois de se ter afirmado como uma das principais opções de Rui Borges.

A polivalência do 'camisola 58' também conta, uma vez que pode atuar pela esquerda ou aparecer em zonas interiores, como alternativa a Rodrigo Zalazar. Luís Guilherme é outra possibilidade para o corredor, embora o brasileiro se sinta mais confortável pelo lado direito.

É neste contexto que o Sporting volta a olhar para o mercado. Depois de ter seguido Yeremay durante várias janelas, sem conseguir aproximar-se dos valores exigidos pelo Deportivo, os leões procuram agora um perfil diferente: um jovem com potencial para crescer sem necessidade de assumir imediatamente um papel de protagonista.


Futebol

Exclusivo Leonino - Abel, Jardim e Conceição associados ao Sporting: Saiba o que fez Varandas

Presidente do Clube de Alvalade já deu um voto de confiança público a Rui Borges, mas os nomes dos possíveis sucessores foram surgindo

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting

30 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges, sabe o Leonino. Apesar da pressão crescente em torno do técnico do Sporting, o Presidente verde e branco ainda não avançou pessoalmente para qualquer negociação com possíveis sucessores.


Ao que o nosso Jornal apurou, a administração leonina continua a acompanhar atentamente a situação desportiva, mas não existe, neste momento, qualquer conversa direta de Varandas com outro treinador para assumir o comando técnico. Isto apesar de vários nomes já terem sido associados ao lugar nas últimas semanas.


Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Sérgio Conceição são três dos técnicos que entretanto surgiram relacionados com uma possível mudança no banco do Sporting. Ainda assim, nenhum deles recebeu, até ao momento, um contacto direto do líder máximo dos leões para discutir uma eventual mudança para Alvalade.


A situação de Rui Borges continua, naturalmente, dependente da evolução dos resultados. O Sporting atravessa uma fase de maior contestação depois dos empates diante de Famalicão e Arouca, que aumentaram a distância para a liderança e colocaram o treinador debaixo de maior escrutínio.

Como o Leonino já avançou, nem uma eventual derrota no terreno do Braga, a 9 de outubro, significará automaticamente a saída de Rui Borges. O técnico continuará no cargo nesse cenário, embora fique numa posição ainda mais delicada e com uma margem de erro bastante reduzida nos compromissos seguintes.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas apertado sobre Rui Borges no Sporting: “Só quando estiver a nove, 12, 15 ou 20?”
Futebol

Varandas apertado sobre Rui Borges no Sporting: “Só quando estiver a nove, 12, 15 ou 20?”

29 Set 2026 | 15:13

Icon Comentário0
Sporting é segundo mais castigado da Liga, mas há uma estatística em que está mesmo no topo
Futebol

Sporting é segundo mais castigado da Liga, mas há uma estatística em que está mesmo no topo

29 Set 2026 | 10:59

Icon Comentário0
André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
Futebol

André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”

29 Set 2026 | 12:19

Icon Comentário0