Futebol
António Salvador ganhou penálti caído do céu e ainda vem criticar arbitragem do Sporting - Braga
06 Out 2025 | 16:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Mai 2025 | 21:43 |
Numa semana em que o dérbi da 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic é o grande tema, Manuel Fúria, músico, e celebre adepto do Benfica, aproveitou o espaço de opinião na Tribuna Expresso, e publicou um artigo com extremos tons de desrespeito para com o Sporting e os seus adeptos.
“O Sporting nunca existiu. O Sporting é uma fantasia, um delírio, um ectoplasma. ‘Sporting’, assim mesmo com aspas, é código. Uma cifra. Um grimório de signos obscuros para designar uma seita gnóstica vestida de verde, fanatizada na transubstanciação do ódio puro em devoção clubística. Não é pouco. E não é comum. O Sporting nasce, não do desporto, mas do despeito. Da pirraça. Do mais puro teatro. As barbas desta história já foram afagadas mil vezes, mas nunca é demais recordar o pecado inaugural: o Sporting veio ao mundo para acabar com o Benfica. Sempre, só, eternamente”, começa por afirmar Manuel Fúria.
O artista prossegue nas suas críticas ao Clube de Alvalade: “Eis por que, mesmo tendo o Benfica sido campeão em 1987, o Sporting imortalizou os sete golos que nos espetou — e, de facto, são imortais — na única derrota dessa época. Como se tivesse erguido um caneco maior que o dos Campeões Europeus. Na alma leonina há um altar invisível onde essa goleada brilha. E para onde o sportinguista peregrina sempre que pode. Pelo caminho, vai cantando contra o Benfica em todos os jogos, seja qual for o adversário. E, quando é forçado a escrever o nome da flor da sua obsessão, fá-lo em letra minúscula. É o amor invertido. É o amor com espinhos para dentro”.
Manuel Fúria faz ainda referência ao apoio dos adeptos do Sporting à equipa leonina, após a recente vitória caseira frente ao Gil Vicente (2-1): “Disseram por aí que, no Domingo, ‘o leão’ tirou três pontos ‘do fundo da alma’. O Benfica ganhara 2-1 contra o Estoril. E o Sporting? Fez igual. Num esforço. E o que veio depois? Buzinão nas ruas. Não celebravam terem continuado na luta. Festejavam o paralelo. A imitação. É o que os move. E que os condena. Nesse jogo contra o Gil Vicente, podia ler-se nas bancadas: ‘Juntos vamos apagar a Luz’. Mas eu li outra coisa. Eu li Nabokov: ‘Benfica, light of my life, fire of my loins. My sin, my soul. Ben-fii-ca’”.
A terminar, Manuel Fúria perspetiva o dérbi marcado para as 18h do próximo sábado, no Estádio da Luz: “Sábado que vem joga-se tudo. E tudo é tudo. A vida inteira. Um tipo ou vai ao estádio para sofrer ou mete-se num bunker durante dois dias com um terço e aguardente. Nunca pôde o campeonato decidir-se para um dos lados, num só jogo. É demasiado, caro leitor e adepto. E será dificílimo. Repare: O Benfica jogará contra si próprio. O Sporting — perdão — o Anti-Benfica contra o seu Benfica. E todos contra o mesmo. Um tipo fica zonzo”.
Selecionador operou revolução na convocatória para o duplo compromisso de outubro, frente a República Dominicana e Uzbequistão, de preparação para o Mundial
06 Out 2025 | 18:09 |
Marcelo Bielsa operou uma revolução na convocatória do Uruguai para o duplo compromisso de outubro, frente a República Dominicana e Uzbequistão, de preparação para o Mundial 2026. Maxi Araújo, habitual titular do Sporting, ficou de fora das escolhas.
O selecionador uruguaio aproveitou o facto de se tratar de dois encontros de carácter particular e abdicou de vários nomes importantes. Além do pupilo de Rui Borges, também Federico Valverde (Real Madrid), Ronald Araújo (Barcelona), Darwin Núñez (Al Hilal) e José María Giménez (Atlético Madrid) foram poupados.
Marcelo Bielsa chamou 17 futebolistas que atuam foram do Uruguai, entre eles o ex-leão Franco Israel (Torino), além do médio Rodrigo Zalazar, que ontem marcou no 1-1 em Alvalade, pelo Braga, juntando-lhes mais 12 jovens que dos sub-18 daquele país.
Ambos os particulares vão decorrem na Malásia. A seleção celeste ficou em quarto lugar nas eliminatórias para o próximo Campeonato do Mundo, à frente do Brasil, com os mesmos 28 pontos da seleção canarinha, agora orientada pelo italiano Carlo Ancelotti.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma oito partidas. Ao longo dos 519 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio ainda não marcou, mas já fez uma assistência para golo.
Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta segunda-feira, dia 6 de outubro, a chamada de antigo jogador do Clube de Alvalade
06 Out 2025 | 17:47 |
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta segunda-feira a chamada de Nuno Tavares, defesa que representa a Lazio e já passou pelo Sporting, para os dois jogos de qualificação para o Mundial 2026, diante da Irlanda (11 de outubro) e da Hungria (14 de outubro), ambos marcados para o Estádio José Alvalade, às 19h45.
O lateral-esquerdo entra para a lista de Roberto Martínez após a dispensa de João Neves, que foi considerado inapto para integrar a convocatória devido a problemas físicos. Em comunicado, a FPF esclareceu que a decisão foi tomada em articulação com o departamento médico do PSG.
“A Direção de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol, em articulação com o departamento médico do Paris Saint-Germain, considerou que o médio internacional português não está em condições físicas de participar nos jogos da Seleção”, refere a nota oficial.
O jogador soma seis jogos oficiais pela Lazio esta temporada e volta assim a vestir a camisola das quinas, reforçando as opções defensivas da equipa nacional. Portugal prepara-se para os dois compromissos de outubro, nos quais pode dar mais um passo rumo à qualificação para o Mundial 2026.
Nuno Tavares tem tido uma série de casos insólitos ao longo da carreira desportiva, sendo que entrou em sucessivos desaguisados com Ruben Amorim na fase de grupos da Liga dos Campeões - quando Marselha e Sporting se defrontaram em 2022/23. O lateral esquerdo saiu do Sporting, em 2013, para rumar ao Casa Pia, tendo, na época seguinte, assinado pelo Benfica.
Antigo árbitro português fez análise ao desempenho de Cláudio Pereira no encontro entre leões e minhotos da oitava jornada da Liga
06 Out 2025 | 16:45 |
Jorge Faustino avaliou o desempenho de Cláudio Pereira, árbitro do Sporting - Braga, a contar para a oitava jornada da Liga Betclic. O especialista analisou alguns dos lances do encontro e referiu que Rodrigo Zalazar poderia ter visto o cartão vermelho aos 77 minutos.
J. Faustino: "Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente"
"Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente ao acertar com a sola da bota na zona do tornozelo de Maxi Araújo. Bem no livre direto e cartão amarelo. Arriscou outra leitura disciplinar", escreveu o antigo árbitro português no jornal 'Record'.
J. Faustino: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair"
Ainda antes, aos 62 minutos, Jorge Faustino referiu que o médio uruguaio tentou cavar uma grande penalidade: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair. Contacto entre braços dos dois jogadores foi consequência da ação de ambos e sem influência na queda. Sem penálti".
Caso tivesse visto o cartão vermelho, Rodrigo Zalazar já não seria o autor do golo do Braga, que foi marcador já no período de descontos, já aos 90+7 minutos, depois de Luis Suárez (19') ter aberto o caminho para os leões se aproximarem do primeiro lugar.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
António Salvador ganhou penálti caído do céu e ainda vem criticar arbitragem do Sporting - Braga
06 Out 2025 | 16:24
Acordo fechado! Craque do Sporting vai renovar e fica como um dos mais bem pagos do plantel
06 Out 2025 | 16:08
Reforço do Sporting foi aposta ganha! Pupilo de Rui Borges não pára de marcar
06 Out 2025 | 13:55