
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Julián Calero não está satisfeito com a saída de Giorgi Kochorashvili para o Sporting a partir da próxima temporada. O treinador do Levante explicou que é uma situação natural de mercado, mas lamenta perder um jogador com a qualidade do médio e disse que tentou tranquilizar o jogador ao máximo para evitar distrações até ao final da época.
"Bem, é claro que eu estava ciente disso. Se vos dissesse o contrário, não estaria na minha posição. Um treinador tem de estar a par de tudo o que acontece no seu plantel e de todas as circunstâncias. É uma situação em que eu, como treinador, gostaria que todos os meus jogadores estivessem sempre cá. A única coisa que faríamos era livrarmo-nos dos jogadores que não queremos, mas não é esse o caso", começou por dizer em conferência de imprensa.
O técnico lamenta que o emblema sediado em Valência não tenha o poderio financeiro de outros clubes: "Há um mercado e os peixes grandes comem os mais pequenos. Estas são as circunstâncias do mercado e também as circunstâncias do clube neste momento, porque há uma necessidade. Tentámos dar-lhe tranquilidade e normalidade suficientes", explicou.
Julián Calero deixou elogios ao jogador georgiano: "O Giorgi é um tipo fantástico, muito empenhado, que está disposto a estar connosco até ao último dia e houve circunstâncias que são inevitáveis para o clube e para todo o contexto. Claro que falei com o jogador, sobretudo para saber como se estava a sentir mentalmente. Obviamente que se vai para uma equipa da Liga dos Campeões e não há muito que possamos fazer. O que eu quero é que ele se empenhe até ao fim e é óbvio que o vai fazer. Portanto, temos um jogador até 30 de junho, embora infelizmente, porque eu gostaria que ele ficasse muito mais tempo. Repito, são as circunstâncias do mercado e isto acontece no futebol em geral, não apenas connosco", explicou.
Esta temporada, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 4 milhões de euros – leva 26 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.087 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Veja alguns dos melhores momentos do médio:
Contratado no mercado de verão ao Anderlecht, por 15,5 milhões de euros, internacional belga tem sido 'pau para toda a obra' nos verdes e brancos
|
Zeno Debast tem sido utilizado como médio devido às muitas lesões no plantel do Sporting. Frente ao Braga, o internacional belga volta a fazer dupla com Morten Hjulmand e Rui Borges elogiou o crescimento do 'camisola 6' a jogar no meio-campo.
"O Zeno acrescenta o que tem acrescentado. É dinâmico, está a crescer naquela posição, com menos dificuldade a jogar de costas, mais intenso e agressivo. Vai dar-nos muita coisa", admitiu o técnico, que foi apelidado de 'pai' do internacional belga pela imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo.
"Não me esqueço que Debast é central"
Rui Borges explica que " equipa também reconhece essa qualidade" e o 'camisola 6' "sente isso". "É um jogador que tem feito bons jogos e acredito que vai crescer ainda mais, muito e bem naquela posição. Agora, claro que não me posso esquecer que foi contratado para central, jamais me esqueço disso. Neste momento sinto-o capaz de ajudar ali e tem feito isso muito bem", admitiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 39 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.620 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Por esta altura, o plantel verde e brancos é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - com 65 pontos, os mesmos do Benfica. Porto e Braga, ambos com 56, fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
Antigo árbitro substituiu Fernando Gomes ao leme da FPF e Conselho de Disciplina aplicou suspensão pesada ao líder máximo dos verdes e brancos
|
Pedro Proença substituiu Fernando Gomes no cargo de presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O Conselho de Disciplina (CD) do órgão que tutela o desporto rei em solo nacional suspendeu Frederico Varandas por quase dois meses e já se conhecem detalhes do castigo.
As restrições a Varandas impedem também o Presidente do Sporting de estar em qualquer área técnica. No entanto, o dirigente verde e branco não fica proibido de dar declarações, apenas terá de garantir que tal não se sucede nos locais em que está proibido de pisar até ao fim da sanção, estando 'livre' na final da Taça de Portugal.
O acórdão da decisão foi publicado na passada sexta feira e revela que o castigo inicial afastava Varandas durante 68 dias, mas que, devido ao "bom comportamento” do Presidente do Sporting, a pena foi atenuada para 51 dias, além do pagamento de uma multa de 8.568 euros. No entanto, os leões vão recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O motivo do castigo deve-se ao líder máximo do Clube de Alvalade ter apontado o facto de alguns árbitros apitarem condicionados, criando desigualdade entre as equipas, numa entrevista recente à Sporting TV. Varandas deu exemplo de Tiago Martins no duelo entre Famalicão e Porto.
“Teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao Conselho de Arbitragem… Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins… Depois, ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o mesmo Tiago Martins mostra cartão amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve esse amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado", disse, à data.
Futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo delineou meta para cumprir antes que 2024/25 acabe e prepara ataque final à temporada
|
Geovany Quenda quer chegar aos cinco golos na temporada e marcar no Estádio José Alvalade, algo que ainda não conseguiu esta época. Com o campeonato na reta final, o jovem prodígio do Sporting já definiu os seus objetivos pessoais até ao término de 2024/25.
O internacional português fez, para já, o gosto ao pé em três ocasiões, mas nunca a jogar em casa: Supertaça diante do Porto, Famalicão e Estrela da Amadora. Com a Liga Portugal Betclic a entrar nas jornadas finais, o jovem tem pouco tempo para cumprir a meta que delineou.
Em Alvalade, o Sporting tem mais quatro oportunidades: Braga, Moreirense, Gil Vicente e Vitória de Guimarães. O ala quer ainda chegar à marca dos cinco remates certeiros, faltando dois para ser feliz. Além dos encontros caseiros, os verdes e brancos ainda visitam o Santa Clara, Rio Ave na Taça de Portugal, Boavista e Benfica.
Quenda é o único jogador de todo o plantel que participou nos 46 jogos oficiais da temporada e as exibições do jovem têm sido soberbas, o que resultou numa transferência para o Chelsea, que já oficializou a contratação do craque e de Dário Essugo, num negócio milionário.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 46 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.329 minutos, apenas atrás de Francisco Trincão e Viktor Gyokeres. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.