Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

CLUBES DISPONÍVEIS PARA FIM DAS COMPETIÇÕES

Num comunicado conjunto, os 14 clubes da primeira divisão mostram-se solidários com qualquer que seja decisão da Federação Portuguesa de Patinagem

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Os 14 clubes do Campeonato Nacional da I divisão de hóquei em patins concordam com o cancelamento das competições nacionais, caso seja necessário devido à pandemia mundial Covid-19.


Os clubes da I divisão mostram-se disponíveis “para que as competições nacionais terminem, caso a saúde pública esteja salvaguardada, com uma calendarização ajustada”. No mesmo comunicado, os clubes informam que enviaram um documento à Federação Portuguesa de Patinagem com o intuito de “minimizar o impacto social, desportivo e financeiro que esta pandemia irá implicar”.


Por fim, as 14 equipas da primeira divisão dizem estar “fortemente empenhados em colaborar com a FPP para que, dentro dos condicionalismos que vivemos, o hóquei em patins português continue forte e como uma das maiores potências mundiais da modalidade”.


Confira o comunicado na integra:

Representantes dos 14 clubes do Campeonato Nacional da I Divisão de hóquei em patins reuniram-se esta sexta-feira, através de videoconferência, para analisar as repercussões que a actual pandemia de COVID-19 terá no desporto e em especial no hóquei em patins.


Os 14 clubes comunicam o seguinte:

1 - Os 14 clubes do Campeonato Nacional da I Divisão de hóquei em patins mostram apreensão perante o momento social, desportivo e financeiro que vivemos, demonstrando, no entanto, uma total união para uma resposta célere às possíveis repercussões desta pandemia no hóquei em patins nacional;

2 - Todos os clubes se mostraram disponíveis para que as competições nacionais terminem, caso a saúde pública esteja salvaguardada, com uma calendarização ajustada;

3 - Os 14 clubes do Campeonato Nacional da I Divisão vão enviar à Federação de Patinagem de Portugal (FPP) um documento elaborado por todos, com contributos para minimizar o impacto social, desportivo e financeiro que esta pandemia irá implicar;

4 - Todos os clubes do Campeonato Nacional da I Divisão estão fortemente empenhados em colaborar com a FPP para que, dentro dos condicionalismos que vivemos, o hóquei em patins português continue forte e como uma das maiores potências mundiais da modalidade;

5 - Com estas medidas, os clubes pretendem ser sempre parte da solução e um parceiro activo da Federação de Patinagem de Portugal.


Modalidades

CONFIRMADO! AVANÇADO DO SPORTING CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DE ITÁLIA

Craque do plantel dos leões é um dos escolhidos para representar a sua nação no Campeonato do Mundo

Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália
Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália

  |

Icon Comentário0

Alessandro Verona, avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting, é um dos 13 os eleitos de Alessandro Bertolucci para atacar o Campeonato do Mundo que a Itália recebe em Novara. Depois de um Campeonato da Europa marcado por lesões antes e durante a competição e de uma Taça das Nações de experiências, a seleção transalpina vai arrancar a competição na máxima força


De resto, o hoquista do Clube de Alvalade - que fez 20 golos em 46 jogos em 2023/24 - é o único jogador que representa um clube fora de Itália. A dúvida na convocatória reside na recuperação plena do goleador Federico Ambrosio, que se lesionou na reta final da Serie A1.


Esta será a quinta vez que a Itália recebe o Mundial, sendo que nunca triunfou em casa. Em Novara, em Setembro próximo, a "squadra azzurra" integra o Grupo B, defrontando na primeira fase o Chile (dia 16), França (17) e Espanha (18). Esta época, Alessandro Verona conquista da Liga dos Campeões pelo Sporting.


Os verdes e brancos procuravam também vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que o Clube de Alvalade não conquista desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas, mas perderam na 'negra' frente ao Porto e falharam o acesso à final.

Para 2024/25, Roc Pujadas que, apesar de não ter tido muitos minutos pelo Porto, vai ser o substituto de Ferran Font no plantel leonino, já que o avançado de 27 anos rumou aos espanhóis do Barcelona. O Sporting também se prepara para segurar algumas estrelas. Ângelo Girão, apesar dos rumores da saída, vai ficar no plantel de Edo Bosch.



Hóquei em patins

HISTÓRIA REPETE-SE MAIS UMA VEZ: SPORTING TEM SÓ UM ATLETA CONVOCADO PARA A SELEÇÃO

Equipa das quinas prepara-se para desafio intenso que está marcado para muito em breve

Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial
Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial

  |

Icon Comentário0

O selecionador nacional Paulo Freitas divulgou, esta quarta-feira, os convocados de Portugal para o Mundial de hóquei em patins, que vai ter lugar em Novara, Itália, entre 16 e 22 de setembro. Entre o lote de jogadores selecionados, apenas um é do Sporting: Ângelo Girão. João Souto ficou de fora, apesar da época fantástica que fez.


É importante destacar que Portugal integra o Grupo A da competição e irá medir forças com a campeã mundial em título Argentina, Angola e Estados Unidos. Confira a lista de convocados completa: Ângelo Girão (Sporting), Xano Edo (Oliveirense), Gonçalo Alves (FC Porto), Hélder Nunes (FC Porto), Rafa (FC Porto), Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica), João Rodrigues (Barcelona), Zé Miranda (Benfica) e Xavi Cardoso (Oliveirense).


“As expectativas são obviamente altas porque nós também assim o entendemos, primeiro pela qualidade dos atletas que compõem a seleção e os pergaminhos da modalidade no país também nos levam a pensar desta forma. Seremos obviamente candidatos, tal como outras seleções que vão estar presentes, e faremos tudo para reconquistar o título mundial", começou por afirmar o treinador, em conferência de imprensa.


Na cerimónia, que decorreu no auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, teve lugar a apresentação das convocatórias das diversas seleções que representarão Portugal em hóquei em patins e ainda em patinagem artística. Vale ainda salientar que as equipas de seniores masculinos, seniores femininos e sub-19 juntar-se-ão à seleção de patinagem artística para competir nos World Skate Games em Itália, entre 6 e 22 de setembro.

Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).



Modalidades

SPORTING CP GANHA (NOVAMENTE) NA SECRETARIA AO FC PORTO

O recurso interposto pelos dragões foi indeferido pela Federação Portuguesa de Patinagem

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) indeferiu o protesto apresentado pelo FC Porto relativamente ao jogo da 4.ª jornada entre dragões e leões. Num jogo em que o Sporting CP triunfou por 3-0, os responsáveis dos azuis e brancos entendiam ter existido um erro técnico, mas o Conselho de Disciplina da FPP não deu razão ao FC Porto e confirmou mesmo a vitória leonina.


Segundo pode ler-se no comunicado do órgão disciplinar da FPP: “Considera-se o protesto inválido por incumprimento dos requisitos formais da sua confirmação, não devendo, por sua vez, ser ratificado. Mais se determina a homologação do resultado do jogo n.º 24 e a total improcedência do protesto e da sua confirmação”.


A situação a que os dirigentes do FC Porto se referiam aconteceu quando faltavam sete minutos e 18 segundos para o fim do encontro. Nessa altura, após uma troca de palavras mais acesa, Giulio Cocco e Gonzalo Romero viram o cartão azul. Contudo, minutos antes, Ferrant Font tinha, também ele, visto o cartão azul. Ora, de acordo com os regulamentos da competição, uma equipa não pode ter menos do que quatro jogadores em campo (três de pista mais o guarda-redes) e, portanto, a equipa da cidade invicta deixou, por alguns instantes, de beneficiar da situação de powerplay.


Após o cumprimento dos dois minutos de suspensão, a equipa leonina voltou a colocar mais um homem em pista. Na ocasião, foi João Souto que entrou dentro do rinque (quadra é futsal). Contudo, e segundo os regulamentos, o conjunto verde e branco deveria ter jogado mais algum tempo em inferioridade numérica fruto do acumular da amostragem de cartões azuis. Quando a equipa de arbitragem se apercebeu dessa situação, o Sporting CP voltou a jogar com menos um homem de forma a acertar o tempo de exclusão.

No entanto, os responsáveis do FC Porto entendiam que, pelo facto de o jogador leonino ter entrado em campo antes do tempo, a equipa verde e branca deveria ter sido penalizada com mais uma exclusão de dois minutos. Todavia, e segundo a equipa de arbitragem afirmou no momento, tratou-se de um erro dos próprios e não da equipa técnica do Sporting CP e que, dessa forma, não se justificava a amostragem de mais um cartão azul


Após todo este processo, fica assim confirmada a importante vitória dos leões frente aos dragões por 3-0.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR
Hóquei em patins

LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR

 

Icon Comentário0
OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"
Hóquei em patins

OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"

 

Icon Comentário0
“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA
Modalidades

“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA

 

Icon Comentário0