
Futebol
Canhoto do Sporting lamenta empate com o Benfica: "Tentámos aguentar, mas não conseguimos"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sebastián Coates esteve atento ao dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), da 33.ª jornada da Liga, que terminou empatado a um golo. O defesa central uruguaio, de 34 anos – vinculado ao Nacional de Montevidéu – recorreu às redes sociais para demonstrar apoio aos leões.
"Mais um passo! Até ao fim", escreveu o ex-capitão do Clube de Alvalade, numa mensagem acompanhada por dois emojis de coração verde. Os dois rivais vão entrar para a 34.ª e última jornada em igualdade pontual, com 79 pontos, mas com vantagem leonina no confronto direto, já que ganhou em casa e empatou na Luz.
Francisco Trincão adiantou os leões logo aos quatro minutos, mas o turco Kerem Akturkoglu empatou a partida, aos 63, após uma jogada individual de Vangelis Pavlidis, mantendo as duas equipas em igualdade pontual, a uma jornada do final da Liga portuguesa.
Para garantir o bicampeonato, o emblema verde e branco tem de somar o mesmo número de pontos do que o Benfica. Isso quer dizer que Rui Borges, se ganhar em casa perante a sua antiga equipa, o Vitória de Guimarães, assegura sempre o título de campeão.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Sebastián Coates realizou 369 jogos, com 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22). O central é o jogador estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade, deixando um legado histórico com a Listada verde e branca.
Veja o tweet de Sebastián Coates:
Médio viu amarelo contra o Benfica aos 19' minutos, completando a segunda série de cartões e é baixa para duelo frente ao Vitória de Guimarães
|
Morten Hjulmand viu o cartão amarelo contra o Benfica (1-1) aos 19' minutos, completando a segunda série de amarelos (de quatro cartões), pelo que é baixa contra o Vitória de Guimarães na última jornada. Rui Borges desvaloriza a ausência do capitão para a última ronda.
"Se olharem para trás, já perdemos tantos jogadores esta época tivemos sempre forma de arranjar soluções"
"E continuamos a chegar aqui a depender de nós com todos os problemas que tivemos. Não posso ficar triste. É importantíssimo, não podemos fugir disso, mas quem jogar dará resposta enorme. Deu tudo pela equipa, no próximo jogo dará outro. Nem pensei nisso ainda", afirmou Rui Borges que salienta o facto de os leões dependerem apenas de si.
"Sinto que dependemos apenas só de nós, e isso é muito bom. Agora, falta um jogo, e isso é a equipa que vou afrontar... porque já fui o líder dela. Sei bem a qualidade que está do outro lado, por isso temos de ser sérios, olhar para o jogo com toda a seriedade, porque não fomos sequer campeões ainda, nada. Dependemos de nós, perante os nossos adeptos, na nossa casa. Acredito que estará um ambiente incrível, porque os adeptos têm sido fantásticos".
Rui Borges explicou ainda a opção de juntar Conrad Harder a Viktor Gyokeres: "Foi tentar mexer, porque o Benfica ali nos últimos 10, 15 minutos estava a tentar expor-se um bocadinho mais. O Harder dava-nos a capacidade de aceleração, tal como o Vikor Gyokeres que só não teve muitas oportunidades para esse espaço.
"O Trincão já não estava a dar, o Pote também não estava a dar"
Segundo o treinador, Pote e Francisco Trincão estavam exaustos: "Poderíamos ganhar alguma profundidade com o Harder já que o Trincão já não estava a dar, o Pote também não estava a dar. Juntamos os dois para conseguirmos criar situações de dois para dois e tentarmos ser mais fortes do que antes".
Campeão nacional não ficou decidido, uma vez que os rivais da Segunda Circular empataram a uma bola no Estádio da Luz, em jogo da 33.ª jornada
|
O Sporting terá que esperar até a última jornada da Liga Portugal Betclic para tentar confirmar o título, após empatar por 1-1 com o Benfica, vice-líder, neste sábado, dia 10 de maio, no Estádio da Luz. As duas equipas chegavam empatadas em pontos para o dérbi, mas os leões tinham vantagem no confronto direto.
A turma de Rui Borges deu um passo importante logo aos quatro minutos, quando Viktor Gyokeres, à sua imagem, recebeu na esquerda, acelerou em direção à baliza adversária e serviu Francisco Trincão que, à entrada da área, rematou colocado, de forma certeira, para o canto inferior esquerdo da baliza encarnada.
Perto do minuto 20, as águias cresceram na partida, mas não conseguiram capitalizar as oportunidades de que beneficiaram. Primeiro, Carreras não conseguiu finalizar ao segundo poste após desvio de Eduardo Quaresma, depois Kerem Akturkoglou, isolado, obrigou Rui Silva a boa intervenção.
Os primeiros 45 minutos ficaram marcados por uma intensidade digna de um jogo de campeões e, com este resultado, o Sporting era virtualmente campeão, mas nada estava decidido. Na segunda parte, a turma adversária teve mais bola e chegou ao golo da igualdade.
Aos 63 minutos, Kerem Akturkoglou aproveitou uma jogada individual de Vangelis Pavlidis para restabelecer o empate. Aos 84 minutos, Viktor Gyokeres teve espaço na zona frontal, mas a bola acabou nas mãos de Trubin. O marcador não voltou a mexer e o "dérbi das decisões", que acabou por não ser, terminou mesmo empatado.
O Sporting, no entanto, parte em vantagem para o duelo frente ao Vitória de Guimarães, em Alvalade, já que só depende de si para conquistar o cetro de campeão nacional. Já o Benfica, que se desloca a Braga, terá sempre de esperar um deslize dos leões.
Veja o resumo do dérbi:
Futebolista do Clube de Alvalade foi expulso após apito final do dérbi frente aos encarnados (1-1) e não vai estar disponível para o último jogo
|
O Benfica - Sporting (1-1) terminou com ânimos algo exaltados, no relvado. O árbitro do encontro, João Pinheiro, mostrou cartão vermelho a Ricardo Esgaio, jogador do Clube de Alvalade, durante a altercação em pleno Estádio da Luz. O ala falha assim o encontro da última jornada.
"Quem foi expulso? Foi o Ricardo Esgaio que viu cartão vermelho"
Rui Borges confirmou que foi o 'camisola 47' a ser expulso pelo juiz da Associação de Futebol de Braga: "Quem foi expulso? Foi o Ricardo Esgaio que viu cartão vermelho", confirmou o técnico antes de falar no encontro e negar que esta igualdade tem sido saborosa para si.
"Saboroso é ter que ganhar o último jogo, senão não vale de nada o empate, por isso. E os jogadores, o grito é de sentimento, de felicidade no sentido que sabemos que ganhamos nós, e nossa casa, e isso é importante sentir e é natural que eles expressem essa felicidade, mas sabem, e foi algo que também passámos".
"Falta um jogo, não ganhámos nada"
Rui Borges explica que ainda nada está ganho: "Falta um jogo, não ganhámos nada, por isso temos que nos focar, um empate difícil, valorizar tudo o que fizemos hoje aqui, valorizar os adeptos, como já disse, mas falta um jogo, perante um adversário difícil, e no fim do jogo aí veremos".
O treinador conhece bem o Vitória de Guimarães e garante que os vimaranenses vão tentar conquistar a vitória em Alvalade: "Acredito que sim, porque de alguma forma até os adeptos ficaram magoados, uma parte deles, por o Rui Borges sair a meio da época. Levo isso para o lado positivo, para o lado que tinham um carinho grande pelo treinador e não queriam ver sair. Vi jogadores do Vitória a levar quinto amarelo para não jogarem neste jogo e jogarem contra o Sporting, por isso, acima de tudo olho para a vitória".