
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
O atacante colombiano Jhon Durán não começou de uma forma positiva a sua trajetória no Fenerbahçe, da Turquia. O jogador, emprestado pelo Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, não se apresentou para a pré-temporada do clube que está a ser realizada em Portugal, o que irritou o técnico José Mourinho.
José Mourinho sobre Jhon Durán: "Há regras claras aqui, e quem não as seguir sofrerá consequências"
"É uma falta de respeito. Há regras claras aqui, e quem não as seguir sofrerá consequências", disse o treinador. "Conversaremos com Jhon Durán quando ele aparecer, se aparecer", completou o treinador português (que cancelou a transferência de Jadon Sancho) visivelmente indignado com o comportamento do seu novo pupilo.
Jhon Durán foi anunciado pelo Fenerbahçe no início de julho, cedido por empréstimo da equipa saudita. O vínculo do atacante colombiano é válido por uma temporada. Quando se apresentar na pré-temporada do clube turco, o jovem de 21 anos irá se juntar aos brasileiros Anderson Talisca e Fred.
O jogador foi visto como uma contratação de peso por parte do Fenerbahçe. O atleta até fez 12 golos em 18 jogos na equipa de Cristiano Ronaldo. Antes disso, brilhou ao serviço do Aston Villa, que depois o vendeu por 77 milhões de euros para o clube saudita em janeiro último.
Resta ver se o jovem futebolista virá mesmo a solo nacional, onde o gigante de Istambul vai enfrentar quatro adversários nesta pré-temporada desportiva: Portimonense (17 de julho), União de Leiria (20 de julho), Al Ittihad (23 de julho) e o Benfica (26 de julho).
Craque da equipa das quinas que representa o Al Nassr poderá vir a receber boas notícias já que o país está disposto a fazer algumas alterações no futebol
|
A Arábia Saudita está a preparar uma mudança nas regras relativamente à extensão do número de estrangeiros permitidos. Esta alteração pode favorecer equipas como o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, que têm algum poderio financeiro e, desta forma, conseguirão contratar mais craques europeus.
A informação que tem circulado pela imprensa saudita durante os últimos dias dá nota de que o país árabe está a ponderar fazer esta alteração nos regulamentos, com o objetivo de aumentar o número de jogadores estrangeiros nas equipas. Esta mudança pode resultar em mais um movimento global de muitos milhões de euros.
Ao que consta, a ideia do país passar por aumentar o número de jogadores estrangeiros inscritos por equipa de oito para 10. Desta forma, todos os planteis que disputem o campeonato saudita, como o Al Nassr de Cristiano Ronaldo - que vai ganhar mais um prémio -, terão mais liberdade para investir noutros mercados como o europeu ou o sul-americano.
Ainda assim, vai haver uma restrição que obriga à utilização de apenas oito estrangeiros na equipa titular. Os restantes dois jogadores que não têm nacionalidade saudita terão de começar as partidas a partir do banco. Até agora os conjuntos que atuam na Arábia Saudita podiam inscrever 10 jogadores de outros países, mas dois tinham de ser sub-23, algo que vai deixar de acontecer.
A federação e a liga saudita já estão a trabalhar com os clubes para alterar a regra. À partida, a mudança passa a entrar em vigor já em agosto. Sendo assim, esta medida já vai abranger o mercado de transferências, que para os sauditas só termina a 10 de setembro.
Apesar de ainda não ter chegado qualquer proposta oficial, clube do Campeonato Nacional aguarda pela formalização do interesse já demonstrado por vários clubes
|
Tiago Silva, médio do Vitória de Guimarães, é um dos jogadores cobiçados por Rui Borges para reforçar o Sporting nesta janela de mercado. Ainda assim, o médio continua a estar distante de Alvalade, pelo menos nesta fase do mercado, e pode rumar à Arábia Saudita.
De acordo com o jornal A Bola, existem clubes na liga onde joga Cristiano Ronaldo que estão interessados em contratar o futebolista de 32 anos. Apesar de ainda não ter chegado qualquer proposta oficial ao emblema minhoto, o Vitória aguarda pela formalização do interesse já demonstrado por vários clubes.
Tiago Silva está a estudar propostas para deixar os vimaranenses ainda neste verão. Depois de ter rejeitado a possibilidade de sair da cidade de Guimarães no defeso de 2024, o internacional sub-21 português informou a SAD que não fecha as portas a uma eventual transferência.
A administração vitoriana aceita vender o passe do jogador, se efetivamente chegar uma proposta financeiramente convincente pelo passe do futebolista, que tem contrato até junho de 2026 e que fez grande parte da sua formação no Benfica - entre 2004 e 2010.
Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tiago Silva - avaliado em 3 milhões de euros - fez 46 dos 52 jogos oficiais da equipa. Durante os 3.613 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o médio marcou sete golos e assistiu os companheiros em oito ocasiões.
Emblema saudita paga uma pequena taxa pelo empréstimo e assume os ordenados do jogador que continua assim vinculado aos dragões
|
É negócio fechado. Samuel Portugal está de saída do Porto. O futuro do guarda-redes vai passar pela Arábia Saudita, com o Al Akhdoud, adversário do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo (que ganhou mais um prémio) a garantir os seus serviços. O jogador vai jogar no Médio Oriente por empréstimo até ao final da época.
Ainda assim, a SAD liderada por André Villas Boas precaveu-se neste negócio e reservou uma opção para prorrogar o contrato do brasileiro por mais uma época, a ser exercida até setembro de 2026, de modo a evitar que, no fim do empréstimo, Samuel Portugal entre no último ano de contrato com os dragões.
O Al Akhdoud, clube orientado por Paulo Sérgio, ex treinador do Sporting, paga uma pequena taxa pelo empréstimo e assume os ordenados do guarda-redes, pagando-lhe ainda mais do que aquilo que recebe no emblema azul e branco. O jogador de 31 anos parece ter escolhido a proposta que melhor se adequa às suas ambições desportivas.
No Porto, Samuel Portugal nunca foi opção efetiva e não ia voltar a fazer parte dos planos do agora técnico Francesco Farioli, que arrancou esta sexta-feira com os trabalhos da nova época no Olival. A mudança para o Médio Oriente surge como uma oportunidade para relançar a carreira, depois de uma passagem discreta pelo Dragão, onde chegou em 2022, acabando por não realizar qualquer jogo pela equipa A.
De recordar que Paulo Sérgio esteve no Sporting em 2010/11, tendo, no total, comandado os verdes e brancos em 38 partidas oficiais, nas quais conquistou 20 vitórias. O técnico terminou o campeonato nacional no terceiro lugar com 48 pontos, rumando, no ano seguinte, ao Hearts, da Escócia.