Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Mai 2024 | 11:12 |
O Sporting continua a remodelação e modernização do Estádio José Alvalade, tanto no interior como no exterior. Com o fosso a ser o grande motivo de queixa dos adeptos, há vários anos, informações recentes dão conta de que este será fechado e as obras terão início já depois da partida diante do Chaves. No entanto, novas informações negam o arranque das mudanças.
Segundo informação avançada pelo Record, a obra iá arrancar após a receção aos flavienses, mas com um ligeiro atraso, visto que a seleção vai jogar no reduto leonino. Contudo, A Bola revela que não há qualquer data prevista para iniciar o rebaixamento do relvado e o fecho do fosso.
De acordo com o que foi revelado para avançar com o fecho do fosso será necessário rebaixar o relvado entre 60 centímetros e 1,5 metros, de modo a conseguir adicionar entre 2 mil e 5 mil novos lugares – números que estão a ser falados. O diário desportivo revela que a obra vai custar perto de 1,5 milhões de euros.
Vale lembrar que é objetivo do Sporting remodelar todas as partes do Estádio José Alvalade, numa mudança apelidada de ‘Nova Era 2.0’. Antes dos torniquetes, foram trocadas as cadeiras coloridas, aumentado o número de Portas e pintado um mural de José Alvalade, junto de uma das entradas. A escadaria, e os corrimãos também viram alterações de tom, passando do anterior amarelo e mais tarde verde fluorescente para tons de preto e cinzento agora apresentados.
Além das alterações estéticas, os responsáveis verdes e brancos também trocaram os torniquetes de todas as portas para uma versão mais recente, que permite a entrada no reduto leonino via contactless, facilitando as novas Gamebox digitais. Recentemente foi noticiado pelo Sporting que, diante do Chaves, vai ser possível utilizar tecnologia NFC para entrar no Estádio (saiba mais AQUI).
Recorde os momentos de Varandas no Marquês:
Avançado senegalês chega a Alvalade em janeiro num acordo milionário e assina vínculo de longa duração protegido por cláusula de rescisão elevada
08 Jan 2026 | 16:13 |
Souleymane Faye vai mesmo ser reforço do Sporting. A informação é avançada pelo jornal Record, garantindo que o negócio está totalmente fechado entre as partes. O jogador prepara-se agora para viajar rumo a Lisboa, realizar os habituais exames médicos e integrar o plantel verde e branco imediatamente.
Segundo a mesma fonte, a operação custa 6 milhões de euros fixos, acrescendo 2 mediante o cumprimento de objetivos desportivos. O Granada salvaguarda ainda uma percentagem numa futura venda. O investimento da SAD leonina reflete a aposta decidida e forte neste talento emergente do futebol vizinho.
O craque senegalês vai rubricar contrato com o emblema de Alvalade válido até 2030. O novo vínculo fica blindado por uma cláusula de rescisão milionária, fixada em 80 milhões de euros. Esta medida robusta visa proteger o ativo valioso contra o possível assédio de tubarões europeus num futuro próximo.
O atleta será assim a primeira cara nova confirmada de inverno no reino do leão. Resta agora perceber se o extremo será o único a chegar ou haverá mais nomes a entrar no mercado de transferências de inverno na turma orientada por Rui Borges para atacar a decisiva segunda metade da época.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Comentador afeto ao Clube de Alvalade não deixou passar a sua mais recente coluna de opinião sem abordar temas relacionados com a arbitragem
08 Jan 2026 | 15:26 |
Carlos Barbosa da Cruz considera que o clima de pressão mediática e institucional no futebol português continua a condicionar decisões da arbitragem em prejuízo do Sporting. Num texto de opinião publicado no jornal Record após o empate dos leões frente ao Gil Vicente, o advogado sustenta que o VAR terá optado pelo silêncio num lance decisivo por receio das consequências externas.
C. Barbosa da Cruz: "Aposto que o VAR detetou a falta sobre Alisson"
Em causa está o golo do empate da equipa de Barcelos, precedido de uma infração não sancionada sobre Alisson Santos: “Aposto que o VAR Vasco Santos detetou a falta sobre o Alisson, que precedeu o golo do empate do Gil Vicente”, escreve Carlos Barbosa da Cruz, acrescentando que acredita que o VAR “pensou em alertar o árbitro e aconselhá-lo a anular a jogada”.
No entanto, segundo o autor, essa intenção terá sido travada por um contexto de intimidação instalado no futebol nacional. “O seu subconsciente, contudo, dissuadiu-o”, afirma, descrevendo um cenário em que o VAR antecipa “o comunicado que o Benfica iria de imediato publicar, criticando-o asperamente, por mais este favorecimento do Sporting”.
Carlos Barbosa da Cruz aponta ainda para o papel dos comentadores e antigos juízes que dominam o espaço mediático: “Depois considerou a multitude de ex-árbitros, omnipresentes nos media e supostamente isentos, que o iriam crucificar”, escreve, referindo também “a miríade de comentadores televisivos e radiofónicos que o acusariam, dias a fio, de todos os males do inferno”.
No texto, o comentador afeto aos leões alarga a crítica à cobertura mediática e a determinados canais televisivos, evocando “os insuspeitos locutores da CMTV, sempre de língua afiada em tudo o que tenha a ver com deitar abaixo o Sporting”, bem como a previsíveis reações de dirigentes e treinadores rivais.
Mais grave, segundo Carlos Barbosa da Cruz, são as consequências pessoais que este tipo de polémica pode gerar para os árbitros. O cronista refere o receio de ver “o seu nome arrastado na lama das redes sociais”, de receber “mensagens ameaçadoras” e até de ver “os filhos enxovalhados na escola”.
Entre lesões, castigos e ausências na CAN, treinador dos leões prepara-se para apresentar frente ao gansos uma nova estrutura
08 Jan 2026 | 15:00 |
Rui Borges volta a enfrentar um cenário delicado, com o número de lesionados a aumentar e várias ausências forçadas a condicionarem as opções. Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Nuno Santos continuam fora por lesões de longa duração, enquanto Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma juntaram-se recentemente ao boletim clínico. A este cenário soma-se ainda a ausência de Ousmane Diomande, que permanece ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas.
Nem tudo são más notícias para o técnico dos leões. Gonçalo Inácio já cumpriu o castigo imposto após a expulsão frente ao Gil Vicente e está novamente disponível. Geny Catamo regressou a Alvalade depois da eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN, enquanto Daniel Bragança voltou gradualmente à competição, tendo alinhado pelo Sporting B e marcado presença no banco na meia-final da Taça da Liga. Ainda assim, os problemas persistem, sobretudo com a lesão de Eduardo Quaresma e o castigo de Maxi Araújo para o próximo jogo.
Em 29 jogos oficiais realizados em 2025/2026, Rui Borges já utilizou 14 linhas defensivas diferentes. Fresneda e Vagiannidis dividiram o lado direito, enquanto à esquerda estiveram Maxi Araújo, Mangas e Matheus Reis. No eixo central, Gonçalo Inácio foi o elemento mais constante, formando dupla com Diomande, Debast e Quaresma.
Para o encontro com o Casa Pia, as opções continuam limitadas. Estão disponíveis Fresneda e Vagiannidis à direita, Matheus Reis à esquerda e Gonçalo Inácio no centro. Debast deverá regressar dentro de dias e Diomande poderá ainda ser opção, caso a Costa do Marfim seja eliminada pelo Egito nos quartos de final da CAN. Independentemente desse cenário, será inevitável a utilização da 15.ª linha defensiva da temporada.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em casa dos Leões.