
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting empatou (2-2) frente ao AFS, este domingo, dia 23 de fevereiro, e deixou-se apanhar pelo Benfica na liderança do Campeonato Nacional, com as duas equipas a somarem 53 pontos. Rui Borges vive o momento mais complicado no comando da equipa, sendo que esta foi a terceira jornada consecutiva sem vencer.
Os leões entraram fortes na Vila das Aves. O primeiro golo da partida surgiu logo à passagem do minuto 11. Ousmane Diomande atirou para o fundo das redes após um cruzamento de Francisco Trincão. O lance foi revisto pelo VAR e confirmado o primeiro golo.
Ao minuto 33, o Sporting chegou ao segundo golo. Combinação entre Francisco Trincão e Viktor Gyokeres, a bola chega aos pés de Maxi Araújo que cruzou para o desvio certeiro do goleador sueco. Contudo, o segundo tempo viria a tornar-se fatal para o Clube de Alvalade.
O jogo estava aparentemente controlado, mas Ousmane Diomande atingiu Lucas Piazón na grande área e Fábio Veríssimo, depois de ver as imagens, assinalou grande penalidade. Na conversão, Zé Luís enganou Rui Silva e reduziu para a turma avense.
O central costa-marfinense haveria de complicar ainda mais a vida dos leões. O central entrou fora de tempo sobre Gustavo e acabou expulso, deixando o Sporting reduzido a 10, sendo que o AVS chegou ao empate por intermédio de Gustavo Mendonça, aos 90+6. Depois de um pontapé de canto, a defesa leonina não conseguiu afastar o perigo e o jogador fez o tento do empate.
Veja o resumo do jogo:
Emblema leonino vencia AFS por 2-0, mas expulsão de Ousmane Diomande colocou adversário novamente em jogo e chegou à igualdade nos descontos
|
Rui Borges mostrou-se visivelmente irritado no final do encontro entre AFS e Sporting (2-2). Na conferência de imprensa, o técnico abordou a expulsão de Ousmane Diomande, que viu o segundo cartão amarelo, aos 78 minutos. O técnico fez um pedido ao Conselho de Arbitragem e quer "os mesmos critérios" nos outros jogos.
"Não tinha visto o lance. Não se trata de prejudicar a equipa, ele estava em jogo e aconteceu o que aconteceu. Os árbitros têm o direito a errar e os VAR’s têm estado muito atentos durante os jogos do Sporting. Não digo se estão certos ou errados, só peço o mesmo critério em todos os lances. Não sei se falharam ou não, não vi ainda, mas só peço o mesmo critério em todos os jogos, não só nos do Sporting".
O treinador refere que o AFS pouco fez para marcar golos durante os 90 minutos: "O problema é que nos jogos do Sporting, de repente, metem-se equipas em jogos em que estavam fora deles. O Arouca, com alguma falta de qualidade nossa, pusemo-los a ganhar 1-0 num jogo estranho, depois há um penálti num lance de VAR, hoje outro penálti de VAR quando eles nem estavam perto da nossa baliza. Fizeram um jogo mais competitivo na segunda parte, mas sem criar qualquer perigo”.
Frederico Varandas afirmou que era importante sobreviver a este momento de lesões. Questionado sobre se essa vantagem agora perdida na liderança abanará o grupo, o técnico nega: “Não pode abanar, temos de ser fortes em termos mentais e lutar contra tudo isso. Não me vou lamentar, também erro muito e é seguir o nosso caminho”.
Quanto a eventuais marcas psicológicas, Rui Borges afirma que vai fazer de tudo para evitar que tal aconteça: “É normal que mexa com a malta e independentemente da equipa que estiver, é normal que o jogador ferva e mexa, porque é um acumular de situações. Cabe-me e à minha estrutura não deixar que isso abale”, completou.
Treinador do Clube de Alvalade mostrou-se desagradado no final do encontro da 23.ª jornada e atacou juízes do duelo da Vila das Aves
|
O Sporting não foi além de um empate frente ao AFS (2-2), este domingo, dia 23 de fevereiro. Após a partida, Rui Borges analisou o encontro e deixou duras críticas à arbitragem, pedindo que os jogos do Clube de Alvalade sejam ajuizados com "o mesmo critério" dos restantes e diz que o VAR violou o protocolo no lance da expulsão de Ousmane Diomande.
"Não estou a dizer que os árbitros estão errados ou certos, mas só peço o mesmo critério. Em todos os jogos há lances como o lance do penálti, que fez com que o adversário entrasse no jogo. O AFS cresceu por coisas que não controlamos. No lance da expulsão, o VAR não pode chamar o árbitro porque não é um lance para vermelho. Não vou criticar os árbitros, mas peço o mesmo critério. Que tenham o critério que têm com o Sporting, mas com os outros todos também".
Sobre o estado de espírito do grupo, o técnico garantiu uma equipa "tranquila emocionalmente". "Não falta controlo nenhum. Estávamos ligados no jogo, mas é difícil para quem está lá dentro sentir injustiça. É assim com toda a gente, mas não senti que a equipa tivesse perdido o equilíbrio emocional. Não foi por isso que empatámos", referiu, antes de informar que Eduardo Quaresma saiu ao intervalo com queixas físicas.
O treinador explica que os seus pupilos mereciam ter saído da Vila das Aves com um triunfo. "Por tudo o que fizemos na primeira parte, merecíamos muito mais. É um empate muito castigador para nós. Na primeira parte, fomos muito superiores com muita qualidade de jogo. Criámos situações de finalização, podíamos ter aumentado a vantagem, O AFS foi mais pressionante na segunda parte, mas sem criar perigo. Com menos posse e mais perdas de bola, controlámos o jogo.
Rui Borges fala ainda em situações "inexplicáveis" e que a equipa foi penalizada por estar a jogar com 10 unidades: "Há situações que acontecem, algumas mais inexplicáveis. Fomos castigados. A jogar com dez, é normal que tenhamos baixado um pouco com todas as condicionantes que temos. Os jogadores fizeram o máximo que conseguiram e o AVS Futebol SAD acabou por ser feliz. É futebol", completou.
Central costa-marfinense esteve no melhor e no pior no encontro da 23.ª jornada; Defesa fez um golo, mas cometeu grande penalidade e depois viu cartão vermelho
|
O Sporting empatou (2-2) frente ao AFS, este domingo, dia 23 de fevereiro, em jogo da 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Ousmane Diomande esteve no melhor e no pior no encontro da 23.ª jornada. Defesa fez um golo, mas cometeu grande penalidade e depois viu cartão vermelho. Após a partida, Gonçalo Inácio iliba o colega de equipa.
"São lances que acontecem, ele não fez por mal, obviamente, é um lance do jogo e agora temos de dar-lhe confiança e focar-nos no próximo jogo", afirmou o defesa, à Sport TV, onde fez a sua leitura do jogo: " Entrámos bem no jogo e conseguimos marcar logo e depois até fizemos o 2-0", começou por referir.
O internacional português reconheceu que a equipa verde e branca não esteve bem na etapa complementar: "No segundo tempo eles entraram mais pressionantes, pois estavam a perder, baixámos as linhas e acabámos por sofrer o golo de penálti... depois dá-se a expulsão e eles acabam por fazer o empate", justificou.
O pupilo de Rui Borges admite que a equipa contrária teve sorte no golo da igualdade, mas promete não virar a cara à luta: "Com mais um vieram para cima e sem criarem muitas situações de golo acabaram por marcar. Mantemos a confiança toda, vamos continuar a lutar e agora vamos focar-nos no próximo jogo", completou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.143 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou três golos e fez três assistências.