
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
As declarações de Rui Borges depois do jogo frente ao Braga, sobre o rendimento de Conrad Harder, causaram polémica. O treinador do Sporting criticou as mais recentes exibições do avançado dinamarquês e o pouco contributo que deu à equipa. Entretanto, nas redes sociais, o jovem atacante reagiu publicamente, pela primeira vez, ao empate (1-1) frente aos minhotos.
Através do Instagram, Harder - que celebrou o 20.º aniversário na passada segunda-feira - escreveu: “Obrigado a todos pelas mensagens de parabéns! Obrigado também pelo apoio e carinho que vocês Sportinguistas me dão todos os dias”. Recorde-se que o 'camisola 19' começou a partida diante do Braga no banco de suplentes, tendo em entrado em jogo já em cima do minuto 90.
Na conferência de imprensa pós jogo, Rui Borges, quando questionado sobre a entrada tardia do avançado de 20 anos em jogo, comentou: “Foi opção, estávamos a ganhar 1-0 e o jogo estava controlado. O Harder é um avançado, temos o Gyokeres, quando entra joga numa posição que não é dele. Precisávamos de jogadores para controlar o jogo, o Harder é mais de transição e mais de força e tem dado pouco à equipa nos últimos jogos. Não segurou bolas, muito trapalhão. Precisávamos de gente para pautar o jogo, mais posse e mais equilibrado”. Estas declarações do treinador do Sporting já foram criticadas por Francisco Barão, um histórico do Clube de Alvalade.
Nas últimas cinco jornadas do campeonato, Harder somou um total de apenas 21 minutos em campo, sempre na condição de suplente utilizado por Rui Borges. Contratado no início da temporada ao Nordsjaelland, a troco de 19 milhões de euros, o internacional dinamarquês já realizou 40 jogos de leão ao peito, mas apenas 14 como titular. Com a camisola dos verdes e brancos, Harder soma 10 golos e cinco assistências.
Expectativa para perceber se no próximo encontro – frente ao Santa Clara, nos Açores, a contar para a 29.ª jornada e marcado para as 18h do próximo sábado – Harder merecerá nova oportunidade concedida por Rui Borges, depois das críticas do técnico, sendo certo que o jovem avançado deverá iniciar o jogo sentado no banco de suplentes.
Confira alguns dos melhores momentos de Conrad Harder:
Emblemas que têm longa história de confrontos desejam o avançado verde e branco, mas Direção leonina está tranquila quanto ao futuro
|
Viktor Gyokeres está a 'queimar os últimos cartuchos' como jogador do Sporting. A saída é praticamente certa, tendo vários interessados na sua contratação. Chelsea e Manchester United, históricos rivais ingleses, ponderam avançar pelo 'camisola 9' dos verdes e brancos.
Segundo informação apurada pelo jornal The Guardian, os blues - que recentemente deixaram 72 milhões de euros em Alvalade - estão a avaliar a situação do sueco, sendo que também Benjamin Sesko, (Leipzig) e Liam Delap (Ipswich) entram nas opções para a equipa comandada por Enzo Maresca, que ainda não terá tomado uma decisão concreta.
O mesmo se passa em Old Trafford. Ruben Amorim quer um novo ponta de lança, mas o nome do matador a ser atacado pelo Manchester United é, para já, uma incógnita. Os red devils, além de Gyokeres, têm Delap, Hugo Ekitike (Eintracht Frankfurt) e Victor Osimhen (Nápoles) bem referenciados.
A fonte em questão garante que a prioridade para o clube do ex-treinador do Sporting é mesmo um homem para a frente de ataque, mas, de momento, ainda é necessário avaliar todas as opções de investimento, visto que todos os alvos custarão uns bons milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
'Camisola 8' dos verdes e brancos voltou a treinar às ordens de Rui Borges e prepara-se para ser opção do técnico na partida diante do Santa Clara
|
O regresso de Pedro Gonçalves - que já treinou sem qualquer limitação - deixa alguns companheiros em xeque. O 'camisola 8' tem sido peça-chave do onze inicial desde que chegou ao Sporting, mas, para entrar na equipa de Rui Borges, alguém terá de ser demovido da condição de titular.
Durante a caminhada em Alvalade, Pote foi utilizado maioritariamente como extremo-esquerdo, o que atira Geovany Quenda para o banco de suplentes, cenário que dificilmente será visto no plantel verde e branco, sendo o internacional jovem português um dos jogadores mais importantes.
Desta forma, Quenda poderá recuar no terreno e o sacrificado passa a ser Iván Fresneda. O lateral espanhol está no melhor momento de forma desde que chegou ao Sporting, mas poderá voltar a ter um papel menos preponderante entre os titulares de Rui Borges.
A solução também poderá passar por colocar Pote no meio-campo, como já se sucedeu em diversas ocasiões. Zeno Debast deixaria o onze inicial e o recém-regressado faria dupla com Morten Hjulmand, numa altura em que os restantes médios estão todos a combater contra lesões.
Se a solução passar por manter Quenda na ala-direita, Geny Catamo vai saltar da posição de extremo-esquerdo, que ocupou frente a Rio Ave e Braga. O futuro do moçambicano passará pelo banco de suplentes, ou pela ala-esquerda, retirando tempo de jogo a Maxi Araújo e/ou Matheus Reis.
Médio é muito apreciado pela estrutura do Clube de Alvalade, que já tem plano para contratar o jovem, como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino
|
O Inter está muito interessado nas contratação de Gustavo Sá. O Sporting é um dos emblemas na luta pelos serviços do jovem médio do Famalicão e vê o internacional sub-21 por Portugal 'arrecadar' vários pretendentes numa altura em que o mercado de verão está prestes a abrir.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os italianos não largam o jogador e ponderam mesmo encetar uma ronda negocial com os Minhotos durante os próximos dias. Como, Fiorentina e Atalanta também têm o futebolista debaixo de olho.
A mesma fonte explica que na Premier League, Gustavo Sá também é bem cotado. O interesse de Inglaterra poderá pesar na decisão final - quer do clube, quer do atleta -, uma vez que o valor da libra poderá influenciar uma venda ou um contrato melhorado em Inglaterra.
Tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, os responsáveis do Sporting estão dispostos a oferecer um jogador ao Famalicão, para facilitar as negociações por Gustavo Sá. Ainda assim, a SAD verde e branca terá de desembolsar uma quantia razoável para garantir o médio.
Esta temporada, Gustavo Sá - avaliado em 13 milhões de euros - disputou 28 encontros com a camisola do emblema de Vila Nova de Famalicão. No total, o jovem de 20 anos soma 2.112 minutos, tendo marcado três golos, feito seis assistências e tendo um papel fundamental no meio campo da equipa.