
Futebol
Filipe Cândido destaca feito no P. Ferreira - Sporting: "Só o Porto e o Nápoles..."
19 Out 2025 | 11:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Out 2025 | 14:45 |
O Sporting teve de sofrer para levar o Paços de Ferreira de vencido, no encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os leões foram ao reduto da equipa da Liga 2 vencer por 3-2, num jogo mais complicado do que o esperado. Ivan Fresneda falou com os jornalistas no final da partida e explicou que os problemas foram, principalmente, a nível "mental".
"Análise ao jogo? Foi mais mental do que outra coisa", começou por confessar Ivan Fresneda. Relembrar que o Sporting entrou a perder, e esteve em desvantagem por duas vezes, apenas passando para a dianteira do marcado já durante o prolongamento do jogo.
Ivan Fresneda começou o jogo no banco de suplentes. Foi lançado por Rui Borges durante o decorrer da segunda parte, e acabou por ser essencial na vitória do Sporting, fazendo o cruzamento que iria resultar no auto-golo do P. Ferreira, na primeira metade do tempo extra.
O lateral espanhol do Sporting já estava, no entanto, a pensar na partida que se segue: "Temos tempo para recuperar, o próximo jogo é também um jogo muito importante e vamos fazer isso. Recuperar nos próximos dias e preparar o próximo jogo".
Depois da vitória suada frente ao P. Ferreira, o Sporting pode esperar outro jogo complicado. Os leões defrontam o Marselha, no Estádio de Alvalade, em jogo referente à terceira jornada da fase liga da Liga dos Campeões. O encontro está marcado para as 20h00 da próxima quarta-feira, dia 22 de outubro.
Especialista de arbitragem aproveitou o seu espaço de opinião no jornal Record, para falar da partida que opôs a equipa da capital do móvel e os leões
19 Out 2025 | 14:38 |
Jorge Faustino foi perentório na análise ao lance que resultou no segundo golo do Paços de Ferreira, apontando, pelo menos, duas infrações. A opinião também é partilhada por Pedro Henriques, sendo que a conclusão dos especialistas de arbitragem foi consensual, em relação ao encontro que acabou por cair para o lado do Sporting.
O único erro apontado por Pedro Henriques ao árbitro da partida é, exatamente, o lance do segundo golo do P. Ferreira. O especialista começa por escrever: "Golo do Paços Ferreira com três momentos de análise. Primeiro, a carga nas costas com o braço esquerdo de Mota sobre Alison quando este estava no ar, tendo ficado automaticamente fora do lance".
"Segundo, o domínio do esférico com o braço esquerdo que permitiu a Mota sair a jogar com a bola controlada", explicou, de seguida, Pedro Henriques, que acaba por afirmar que primeiro houve falta sobre Alisson, e logo de seguida bola na mão do jogador do Paços de Ferreira.
Mas os erros não ficaram por aí: "Terceiro, embora com muitas dúvidas, pois não há VAR nem linhas do fora de jogo, fica a ideia que quando Mota passa a bola, Lumungo parece estar adiantado em relação ao penúltimo adversário, que era Georgios Vagiannidis".
Quem concorda com a análise é Jorge Faustino, especialista do jornal Record, que escreveu o seguinte acerca desse lance: "Carga de Mota nas costas impediu Alisson de jogar a bola. Falta por sancionar. Depois, em situação de muita dúvida, Ronaldo Lumungo parece estar adiantado. Golo mal validado".
Clube de Alvalade deve avançar para o prolongamento do vínculo com o craque verde e branco, que ainda não se estreou sob as ordens de Rui Borges esta época
19 Out 2025 | 14:31 |
Frederico Varandas quer presentar Daniel Bragança com um voto de confiança, e renovar o contrato do médio português com o Sporting. O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os leões estão prontos para prolongar o vínculo ao jogador que ainda não se estreou esta temporada, depois de contrair uma lesão grave em 2024/25.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a lesão contraída por Daniel Bragança em nada abala a confiança da estrutura. No entanto, o Sporting quer, com a extensão do vínculo, mostrar ao jogador que faz parte dos planos para a próxima temporada.
A lesão de Bragança surgiu em fevereiro de 2025, numa altura em que o canhoto cumpria a melhor época da carreira em termos individuais. Com contrato válido até 2027, é possível que o vice-capitão dos leões prolongue a ligação por mais três anos.
O problema no joelho irá afastar Daniel Bragança durante mais alguns meses. O jogador do Sporting só deverá voltar a ser opção para Rui Borges no final da temporada, apesar de já estar a correr no relvado e a fazer exercícios com bola.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Antigo líder máximo dos leões concedeu uma entrevista ao jornal Record, onde partilhou a sua opinião sobre um dos momentos da época passada
19 Out 2025 | 12:43 |
Filipe Soares Franco considera que Ruben Amorim traiu o Sporting, ao deixar o Clube de Alvalade a meio da temporada. O antigo Presidente verde e branco concedeu uma entrevista ao jornal Record, onde abordou um dos momentos que marcaram a última época, e também aproveitou para falar de Viktor Gyokeres.
"O cemitério está cheio de pessoas insubstituíveis. Quando muito, pode ter sido o cimento daquela fase do Sporting. Agora, eu acho e continuo a achar que o Ruben Amorim traiu o Sporting. Ponto. O que se diz é que, se o Sporting fosse bicampeão, o acordo com o Ruben Amorim tinha uma cláusula que lhe permitia sair, desde que fizesse o pré-aviso, com não sei quantos dias de antecedência", começou por explicar Soares Franco sobre o antigo treinador, que continua a ser criticado em Inglaterra.
O antigo Presidente prosseguiu: "Agora, essa cláusula, obviamente, não foi feita para ser exercida em dezembro, em janeiro, em fevereiro. Não era para ser usada aí. Era para ele poder sair e avisar o Sporting um mês ou um mês e meio antes de terminar a época, mais nada (...) Ele não traiu contratualmente. Traiu moralmente. É uma traição moral. A mim desiludiu-me. Trair se calhar é uma palavra muito forte, mas a mim provocou-me uma enorme desilusão".
Soares Franco abordou, de seguida, a venda do antigo avançado sueco dos leões, que começou por avaliar como positiva: "Muito bem, não foi bem. Eu acho que vendeu muito bem e no pico, não só do seu valor mas da motivação do Gyökeres para estar a jogar no Sporting.
"Eu acho que ele ambicionava dar o salto para um clube maior do que o Sporting ou que lhe pagasse mais, que estivesse numa liga mais competitiva, como é o caso do Arsenal. Para mim, o ciclo dele no Sporting estava terminado", atirou, a terminar, o antigo Presidente dos leões.
Filipe Cândido destaca feito no P. Ferreira - Sporting: "Só o Porto e o Nápoles..."
19 Out 2025 | 11:52