Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Pedro Gonçalves está a ser gerido com pinças. O avançado esteve vários jogos fora, por lesão, e os responsáveis do Sporting não querem arriscar voltar a perder o 'camisola 8', decidido que só será opção em jogos de maior importância.
Assim sendo, o internacional português não foi convocado para o duelo com o Nacional, na Taça da Liga, mas irá regressar às opções nos próximos três exigentes encontros: Estrela da Amadora, Manchester City e Braga, visto ser dos mais influentes da equipa.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, soma já cinco golos e cinco assistências em nove partidas, nas quais disputou um total de 695 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 187 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 1 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 10.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por José Faria jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade, e já se conhece a equipa de arbitragem.
Futebolista formado em Alcochete terminou a carreira em 2022/23, depois de duas temporadas no Hapoel Beer Sheva, de Israel
|
0Rúben Amorim vai trocar o Sporting pelo Manchester United. A decisão do técnico está tomada, faltando apenas ultimar detalhes. André Martins, antigo jogador dos leões crê que a substituição "não será fácil" apesar de os leões estarem preparados.
"Comentando toda esta questão em torno da provável saída de Rúben Amorim, estou convencido de que o Sporting vai-se sempre ressentir porque, na verdade, não perderá apenas o treinador da sua equipa principal de futebol mas, pela sua ação, o gestor de todo o processo do futebol, alguém que já está no Clube há mais de quatro anos. Apesar de acreditar que o Sporting estará preparado para a saída de alguém tão impactante como o Rúben Amorim, na verdade, não será fácil a sua substituição. No entanto, estas são as contingências do futebol moderno, que tem destas coisas", disse, ao jornal A Bola.
"Já tenho uma larga vivência no futebol e penso que é natural que um treinador, na sua carreira, procure sempre o melhor para si e para os seus, mas também não é menos verdade que foi o Sporting Clube de Portugal que lhe deu uma grande oportunidade e o lançou para a ribalta do futebol. Por isso, nesta questão, entre o deve e o haver, estou absolutamente convicto de que deveria sair apenas no final da temporada com o título de campeão nacional no bolso. O Sporting é, de momento, a melhor equipa do campeonato, a que produz melhor futebol e se ele continuar vai conquistar o bicampeonato", assegurou, por sua vez, Pedro Gomes, antigo jogador e técnico adjunto dos leões.
Jaime Marta Soares, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos verdes e brancos mostrou-se bem mais crítico da decisão do técnico, tal como já o tinha feito anteriormente. O ex-dirigente do Clube de Alvalade não esconde mágoa na decisão.
"A questão tem diversos vetores. Por um lado, a parte administrativa, perante a dimensão de Rúben Amorim, deveria ter acautelado contratualmente este assunto porque é natural que o seu trabalho gere cobiça por parte de clubes muito endinheirados. Por outro, por muita consideração que tenha por Rúben Amorim, até porque era fã dele, mas no melhor pano cai a nódoa e penso que ele deveria ter pensado neste tema de forma a que não acontecesse a meio da temporada desportiva, deixando o Sporting de calças na mão. A expressão é popular, mas é o que me vai na alma", admitiu.
Antigo lateral-direito do Clube de Alvalade será o novo técnico da equipa principal dos verdes e brancos, após saída de Rúben Amorim para o Manchester United
|
0João Pereira vai ser o novo treinador do Sporting, após a saída de Rúben Amorim para o Manchester United ser oficializada. A confiança da Direção leonina está no antigo lateral verde e branco, atualmente ao comando da equipa B. A estreia será diante do Amarante.
Frederico Varandas exigiu que fosse cumprido o período de 30 dias de aviso prévio, presentes no contrato de Amorim. Desta forma, e uma vez que os ingleses não avisaram das suas intenções, o técnico fica em Alvalade até ao final do embate com o Braga (10 de novembro).
Assim, João Pereira também terá uma transição mais calma e irá orientar o primeiro jogo no dia 22 de novembro, visto haver pausa de seleções. O novo treinador do Sporting estreia-se no Estádio José Alvalade, às 20h45, para a Taça de Portugal.
Tal como Amorim, João Pereira fez a formação no Benfica e também deixou o Braga a meio da época para se juntar ao Sporting – na altura, em 2009/10, ainda como jogador. Três anos volvidos iria deixar os leões, para regressar à equipa na temporada 2015/16.
Voltou a sair para a Turquia pouco mais de um ano depois, mas o percurso em Alvalade não terminou aí. Em 20/21, já perto de se retirar, aceitou o convite e terminou a carreira no Sporting. Não foi muito utilizado, mas tornou-se campeão pelos leões. João Pereira retirou-se no futebol no fim dessa época e passou logo para o banco, com os sub-23. À semelhança de Amorim, pode ficar à frente da equipa principal dos leões sem ainda ter concluído o curso de treinador, cujo diploma deverá receber em dezembro.
Futebolista dos leões confrontou o treinador pela decisão, mas tem ajudado os companheiros a ultrapassar fase muito complicada em Alvalade
|
0O balneário do Sporting está a 'ferro e fogo' desde a notícia da saída de Rúben Amorim para o Manchester United. Vários são os jogadores que confrontaram o técnico por ter faltado à sua palavra e ter decidido abandonar o Clube e meio da temporada, mas Morten Hjulmand tem acalmado os ânimos.
O capitão foi um dos que mais confrontou o técnico, mas tem ajudado os companheiros de equipa nesta fase complicada. O dinamarquês também terá tido apoio de Gonçalo Inácio e Daniel Bragança, que envergam a braçadeira leonina.
Apesar da enorme revolta no balneário e do bem presente sentimento de traição - tal como tem Frederico Varandas - os jogadores do Sporting estão focados em conquistar mais três pontos diante do Estrela da Amadora e seguir líderes isolados do campeonato.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma 13 partidas, tendo feito um golo e uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).