Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutsal
|
0Esta quarta-feira, dia 17 de julho, o Governo de Cabo Verde vai condecorar Pany Varela, atleta de futsal do Sporting, com a Medalha de Mérito Desportivo de segundo grau. O ala, que recentemente foi considerado o melhor jogador da modalidade em 2022, é natural do Tarrafal, ilha de Santiago, concelho que visitou na passada terça-feira e onde entregou vários materiais desportivos a uma escola da modalidade.
“Esta condecoração visa reconhecer e valorizar os méritos desportivos de Pany, cuja carreira exemplifica os valores do desporto, tanto a nível nacional como internacional, simbolizando a generosidade e a integração da diáspora cabo-verdiana”, explicou o executivo cabo-verdiano em nota de imprensa.
Assim, esta distinção serve como “estímulo e motivação para as gerações futuras”, evidenciando as qualidades pessoais e profissionais, assim como o seu ilustre palmarés, acrescentou. A “dedicação incessante” de Pany ao futsal é, para o Governo cabo-verdiano, uma fonte de inspiração para os mais jovens: “As suas conquistas representam um modelo a ser seguido pelas futuras gerações”, pode ainda ler-se.
O atleta emigrou para Portugal, onde cresceu no futsal, iniciando o seu percurso profissional no Benfica, antes de passar pelo Belenenses, Oliviais e Fundão. Em 2016, rumou ao Sporting. Ao serviço dos verdes e brancos, Pany Varela conquistou já uma panóplia de títulos coletivos: duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal.
Atualmente, o ala continua às ordens de Nuno Dias e mantém-se como uma das principais figuras do Sporting, apesar dos mais recentes rumores que dão conta de que o Al Nassr pretende contar com o jogador na próxima época. Desde 2016/17, o atleta de 35 anos já soma 126 tentos apontados e 80 assistências, em 336 partidas realizadas pela turma verde e branca. O ala português cumpriu a oitava temporada no Clube de Alvalade.