Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Viktor Gyokeres tornou-se no primeiro jogador do Sporting a marcar nas cinco primeiras jornadas desde os últimos 52 anos. O ponta de lança sueco tem estado num grande início de forma esta temporada, com vários golos que lhe permitem quebrar um enguiço que perdurava há largas décadas.
Desde que foi apresentado a 13 de julho de 2023 que o avançado tem vindo a ganhar notoriedade e a bater recordes. Em pouco mais de 14 meses está entre os maiores do Clube de Alvalade. O golo no jogo contra o Arouca colocou-o novamente em grande por ter marcado nos cinco primeiros encontros da Liga Portugal Betclic.
É de recordar que o último leão a ter um registo semelhante foi o argentino Héctor Yazalde que conquistou a bota de ouro na época de 1973/74. O ex-leão fez história no Sporting, contando com 27 golos em 36 jogos, deixando um legado que perdurou durante 52 anos.
Antes do craque, só mais dois nomes conseguiram alcançar este feito. Manuel Vasques um dos Cinco Violinos, que em 1950/51 marcou até à sétima jornada, terminando o ano com 30 golos. Também Fernando Peyroteo uma lenda na história do futebol português na época de 1940/41 também conta com tiros certeiros nas primeiras sete jornadas, terminado com 37 golos em apenas 20 jogos.
Há quem compare o avançado sueco ao craque Cristiano Ronaldo. Vikotor Gyokeres desperta a atenção internacionalmente, sendo que o diário espanhol AS elogiou o goleador leonino, afirmando que é um "furacão no futebol português" e no Sporting faz lembrar o craque do Al Nassr, a grande lenda do conjunto lisboeta.
Especialista em arbitragem analisou a partida da última quarta-feira, dia 18 de dezembro, que fez com que os leões seguissem em frente na prova rainha
|
0Duarte Gomes abordou a arbitragem de Hélder Malheiro no Sporting - Santa Clara, que terminou em vitória dos leões, por 2-1, já no prolongamento. O especialista confessa terem existido duas grandes penalidades por assinalar a favor da turma leonina e, curiosamente, ambos por falta a Viktor Gyokeres.
O primeiro aconteceu aos 68 minutos: "Gyokeres foi atingido no rosto pelo cotovelo direito de Sidney Lima, na sequência de abordagem negligente do defesa na sua área. A infração foi muito clara nas imagens. Talvez por não haver queda (porque não houve rasteira, pontapé ou empurrão), a equipa de arbitragem presumiu não ter havido causa/efeito. Ficou por assinalar pontapé de penálti para o Sporting", pode ler-se, no jornal A Bola.
No caso, o segundo penálti aconteceu mesmo à beira do prolongamento: "90+5' - Venâncio pode não ter tido intenção, mas atingiu (apenas e só) o joelho direito de Gyokeres, em zona acima do perímetro da bola. O contacto foi suficiente para desequilibrar o sueco, que caiu pouco depois. A infração, na área da equipa açoriana, devia ter sido sancionada com pontapé de penálti", atirou.
Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Turma leonina acabou por seguir em frente na Taça de Portugal, após ir a prolongamento com o Santa Clara nesta quarta-feira, 18 de dezembro
|
0Mauro Couto estreou-se ao serviço da equipa principal do Sporting na última quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara. O extremo acabou por entrar para o lugar de Eduardo Quaresma, já durante o prolongamento (106') e, no final da partida, mostrou a sua satisfação.
“Há muito tempo que trabalhava para isto por isso fiquei muito feliz. Sou só mais um da formação e certamente no futuro estarão aqui muito outros”, começou por dizer, em declarações ao Canal 11. De seguida, o jogador falou sobre a importância desta vitória.
“Foi uma vitória muito difícil mas mostrou que o grupo é forte e unido. É sempre importante vencer, especialmente depois de uma fase negativa. Ainda assim ganhámos o último jogo para a Liga, e ganhámos agora na Taça onde ainda temos várias finais”, atirou.
Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Clube de Alvalade tem passado uma fase de várias lesões no plantel, mantendo-se reduzido a poucas opções nesta altura da temporada
|
0Apesar de ter sido considerado um dos três jogadores em dúvida para o Sporting - Santa Clara, Eduardo Quaresma marcou presença no onze titular. No entanto, o jogador abandonou o relvado com queixas, já no decorrer do prolongamento, à passagem pelo minuto 106.
Ainda no intervalo do tempo extra, o central dos verdes e brancos acabou por não conseguir esconder que estava desconfortável, enquanto se agarrava à perna direita. Pouco depois, o jogador acabou por ser substituído por Mauro Couto e, no banco de suplentes, manteve-se a fazer gelo o joelho.
Além de Quaresma também João Simões mereceu alguma atenção da equipa técnica do Sporting. Também durante a pausa a meio do prolongamento, o jogador viu-se obrigado a colocar uma ligadura na mão direita, isto depois de ter chocado com um jogador adversário.
Ainda antes do final da temporada 2023/24 - em que o Sporting garantiu a conquista do 24.º título de campeão nacional -, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros.
Esta época, Eduardo Quaresma já soma 12 partidas, contabilizando 800 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o jogador – avaliado em 14 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo.