
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
Desde que trocou a Europa pelo Médio Oriente, em janeiro de 2023, Cristiano Ronaldo tem deixado a sua marca no Al Nassr com números impressionantes, mas apenas a nível individual. Em termos coletivos, o registo do internacional português está longe do que habituou os adeptos ao longo da carreira: em 13 competições disputadas com o clube saudita, venceu apenas uma.
O único troféu conquistado até ao momento foi a Champions Cup da Arábia, em agosto de 2023, depois de uma vitória por 2-1 frente ao Al Hilal, já no prolongamento. É um troféu com pouca importância, bem diferente dos objetivos ambiciosos de um projeto que escolheu Ronaldo como principal cara para se mostrar ao mundo. Os restantes torneios - três Ligas, três Taças do Rei, três Supertaças, duas Ligas dos Campeões asiáticas e uma Taça de Riade - acabaram por escapar.
O mais recente desaire aconteceu esta quarta-feira, com a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões Asiática, após derrota por 3-2 diante dos japoneses do Kawasaki Frontale. Um desfecho duro para Ronaldo, que continua à procura do primeiro título de relevo ao serviço do emblema de Riade.
Apesar das frustrações a nível de troféus, os números de Ronaldo continuam de excelência: 97 golos em 108 jogos, números que o mantêm entre os goleadores mais eficazes do futebol mundial. Contudo, nem mesmo a sua produtividade tem sido suficiente para colocar o Al Nassr no topo.
O craque formado no Sporting está a completar a sua terceira temporada ao serviço do Al Nassr. Cristiano assume vontade de permanecer no clube árabe por mais duas temporadas, de forma a preencher este vazio de títulos coletivos, porque a nível recordes individuais, continua a demonstrar que a idade é apenas um número. Neste momento, a equipa liderada pelo treinador italiano Stefano Pioli, ocupa a 3ª classificação da Liga Saudita, com 60 pontos, menos dois que a equipa de Jorge Jesus, o Al Hilal. Quem se encontra a liderar o Campeonato da Arábia Saudita é o Al Ittihad de Laurent Blanc, que tem 68 pontos.
Craque internacional português esteve em campo pelo Al Nassr na última quarta-feira, mas não conseguiu evitar a derrota diante do Kawasaki Frontale
|
A caminhada do Al Nassr na Liga dos Campeões Asiática terminou de forma amarga esta última quarta-feira, dia 30 de abril, após uma pesada derrota por 1-4 frente ao Kawasaki Frontale, nas meias-finais da competição. Cristiano Ronaldo, a principal figura do emblema de Riade, já reagiu.
Horas depois do jogo, o avançado português partilhou uma reflexão emocional no Instagram, onde assumiu a desilusão sentida. Ainda assim, optou por destacar também, a entrega do grupo: "Às vezes o sonho tem que esperar. Estou orgulhoso desta equipa e de tudo o que demos em campo".
Sem esquecer os adeptos, Cristiano Ronaldo deixou também palavras de apreço aos que estiveram presentes em Jeddah, demonstrando um espírito de união mesmo em momento de frustração: "Obrigado a todos os fãs que acreditaram em nós e estiveram ao nosso lado a cada passo. O vosso apoio significa o mundo".
Num encontro em que alinhou durante os 90 minutos, o internacional luso não conseguiu inscrever o seu nome na lista de marcadores e foi captado, ainda no relvado, a falar sozinho e a contestar aquilo que parecem ter sido algumas decisões dos seus companheiros de balneário.
Neste momento, o Al Nassr parece encaminhado para terminar a temporada sem títulos. Depois da eliminação da Champions Asiática, a equipa de Cristiano Ronaldo foca-se agora no campeonato, sendo que, para já, segue na terceira posição, com 60 pontos, menos dois do que o Al Hilal, de Jorge Jesus, e menos oito do que o Al Ittihad. O técnico português ex-Sporting, vale lembrar, corre o risco de ser despedido nas próximas horas.
Veja, abaixo, a partilha de Cristiano Ronaldo:
Treinador que passou pelo Sporting tem futuro definido na Arábia Saudita e até já se falam nos seus possíveis sucessores, com português à mistura
|
O destino de Jorge Jesus no comando técnico do Al Hilal parece estar selado. De acordo com informações apuradas pelo Maisfutebol, o clube saudita prepara-se para anunciar oficialmente, já esta quinta-feira, dia 1 de maio, o afastamento do treinador português que orienta o clube rival de Cristiano Ronaldo. Embora a decisão ainda não tenha sido comunicada de forma formal, fontes próximas garantem que o próprio Jesus já confidenciou a amigos e colaboradores mais próximos que a saída vai mesmo acontecer.
A relação entre Jorge Jesus e a direção do Al Hilal deteriorou-se à medida que os objetivos da temporada começaram a escapar. A equipa de Riade está prestes a perder o título da Liga Saudita para o seu principal rival, o Al Ittihad, e esta semana viu terminar, também, o sonho de conquistar a Liga dos Campeões Asiática, após uma derrota por 3-1 diante do Al Ahli.
Enquanto se prepara para deixar Riade, Jorge Jesus continua a ser apontado a cargos de grande prestígio. Um dos rumores mais consistentes é o seu possível ingresso na seleção brasileira, sendo que o nome do antigo treinador de Flamengo, Sporting e Benfica continua a ser bem visto nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), principalmente depois do Real Madrid ter aumentado as exigências por Carlo Ancelotti.
Com a saída iminente de Jesus, o Al Hilal já começou a delinear o perfil do seu próximo treinador. Segundo adiantado pelo Maisfutebol, Marco Silva, atualmente ao serviço do Fulham na Premier League, surge como um dos principais candidatos, ainda que Ancelotti, por outro lado, também faça parte da lista de alvos em análise.
Vale lembrar que o timoneiro luso, de 70 anos, tem contrato válido com o Al Hilal até junho deste ano. Regressou à Arábia Saudita em julho de 2023, para orientar o clube em que já havia trabalhado entre 2018 e 2019, e até foi campeão na temporada passada, ainda que este ano as coisas não estejam a correr de feição.
Turma orientada por Stefano Pioli não conseguiu levar a melhor sobre turma japonesa e falha presença na final da competição internacional
|
O Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, perdeu frente aos japoneses do Kwasai Frontale, por 3-2, esta quarta-feira, dia 30 de abril, em jogo as meias-finais da Liga dos Campeões Asiática. A equipa orientada por Stefano Pioli teve uma tarde infeliz e falha a presença no derradeiro encontro da prova internacional.
Na primeira parte, foi a equipa da casa a chegar ao primeiro golo do encontro, por intermédio de Tatsuya Ito, à passagem dos 10 minutos. A reação do Al Nassr surgiu aos 28 minutos por Sadio Mané, que fez o empate na partida, mas a formação nipónica voltou a colocar-se na dianteira do marcador por Yuto Ozeki (41').
Na segunda parte, apesar das tentativas do Al Nassr, foi mesmo a turma adversária a conseguir chegar ao terceiro, numa finalização certeira de Akihiro Ienaga, aos 76 minutos. O melhor que os sauditas fizeram foi reduzir ao minuto 87, por intermédio de Yayha.
Com esta derrota, o Al Nassr falha assim a presença na final da prova, onde está o Al Ahli, que derrotou o Al Hilal, de Jorge Jesus, por 3-1, no dia anterior. O duelo entre os sauditas e o Kawasaki Frontale está marcado para sábado, dia 3 de maio, às 17h30, em Jeddah.
Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo - que está avaliado em 12 milhões de euros e foi recentemente elogiado por Gianluigi Buffon - leva 33 golos e quatro assistências em 38 jogos realizados. O próximo jogo do Al Nassr está marcado para quarta-feira, dia 7 de maio, na receão ao Al Ittihad pelas 19h00, em jogo da jornada 30 da liga saudita.
Veja, abaixo, como ficou Cristiano Ronaldo após esta eliminação: