Futebol
Sporting pode pagar até 8 milhões de euros por reforço da segunda divisão
08 Jan 2026 | 11:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Nov 2024 | 09:41 |
A Itália garantiu o acesso aos quartos de final da Liga das Nações ao vencer na Bélgica. O golo solitário de Sandro Tonali, aos 11 minutos, fez a diferença, num lance onde o médio do Newcastle United apareceu no local certo para marcar, após uma recuperação de Frattesi em zona avançada. Zeno Debast, jogador do Sporting, foi titular no encontro e jogou os 90 minutos, mas mesmo estando em bom plano e ter sido eleito o melhor em campo pelos belgas, não conseguiu evitar a derrota.
Os italianos dominaram amplamente a primeira parte, criando várias oportunidades de golo. Mesmo na segunda metade, onde cederam mais posse de bola ao adversário, a equipa de Luciano Spalletti continuou a ser mais perigosa. Retegui teve várias chances que desperdiçou, enquanto o ataque belga, com jogadores como Lukaku, Openda e Trossard, não conseguiu furar a muralha defensiva italiana.
Para a Bélgica, a derrota significa um risco sério de descida ao segundo escalão da Liga das Nações. Na última jornada, os belgas precisam de evitar uma derrota por mais de dois golos contra Israel para garantir a permanência na Liga A. Já a Itália, apesar de liderar o Grupo 2, poderá ver a sua posição ameaçada se perder por mais de um golo de diferença frente à França na derradeira.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 17 encontros. Nos 1.177 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Confira os números de Debast no jogo:
Após a infelicidade em Leiria, o treinador do Clube de Alvalade mudou a sua postura com os jogadores do plantel e prepara regresso à Liga
08 Jan 2026 | 12:31 |
O empate (1-1) no campeonato diante do Gil Vicente e, sobretudo, a derrota, por 2-1, com o Vitória de Guimarães, na meia-final da Taça da Liga, deixaram marcas evidentes no plantel do Sporting. O desaire em Leiria, consumado já nos instantes finais do encontro, reforçou a sensação de frustração num grupo que voltou a consentir golos decisivos nas fases finais dos jogos. Com o próximo compromisso agendado para o dia 16, frente ao Casa Pia, Rui Borges entende que é fundamental “limpar a cabeça” e recentrar a equipa para evitar que o momento negativo se prolongue.
Precisamente por considerar que as emoções estavam ainda demasiado à flor da pele, o treinador dos verdes e brancos optou por não falar ao grupo após a eliminação frente aos vimaranenses. A mensagem será guardada para sexta-feira, dia do regresso aos treinos, depois de dois dias de folga concedidos ao plantel.
Antes mesmo do encontro com o Vitória de Guimarães, o Sporting já lidava com um cenário complicado no departamento clínico, com cinco jogadores lesionados, dois em recuperação de condição física, dois ao serviço das respetivas seleções na CAN e um castigado. O encontro em Leiria agravou ainda mais esse quadro. Fotis Ioannidis saiu aos 22 minutos devido a um desconforto no joelho esquerdo, numa situação sem gravidade mas que obrigou a gestão imediata. Mais sério foi o caso de Eduardo Quaresma, que sofreu um choque de cabeças, mas já foi operado e já iniciou a sua recuperação.
Para o jogo com o Casa Pia, Rui Borges não poderá contar com Morten Hjulmand e Maxi Araújo, ambos castigados. Em sentido inverso, Gonçalo Inácio regressa após cumprir suspensão, Zeno Debast volta a estar disponível depois de recuperar de lesão e Geny Catamo volta a integrar o plantel, depois de Moçambique ter sido eliminado da CAN, reforçando assim as opções do treinador.
O Sporting recebe o Casa Pia no dia 16, às 20h15, no Estádio José Alvalade, em jogo da 18.ª jornada do campeonato. Quatro dias depois, a exigência sobe de nível com a receção ao PSG, na penúltima jornada da Liga dos Campeões, um duelo que promete testar ao limite a resposta física e mental dos leões.
Informação foi revelada na edição do semanário do Clube de Alvalade, em comunicado, nesta quinta-feira, dia 8 de janeiro
08 Jan 2026 | 12:02 |
Já há data definida para as eleições no Sporting. Num comunicado publicado esta quinta-feira, 8 de janeiro, no jornal do Clube, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Palma, anunciou que a Assembleia Geral ordinária para eleger os órgãos sociais do Sporting para o quadriénio 2026-2030 decorrerá no dia 14 de março.
O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, segundo a convocatória assinada por João Palma. O voto será presencial, em conformidade com o n.º3 do artigo 47 dos estatutos do Clube, mas será realizado através de voto eletrónico, conforme prevê o regulamento interno.
O mesmo comunicado revela, ainda, que as candidaturas à Presidência do Sporting devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro, de acordo com o n.º2 do artigo 48 dos estatutos. Ou seja, daqui a pouco mais de um mês.
Até ao momento, o único candidato oficialmente conhecido é Frederico Varandas, atual presidente do Sporting, que se recandidata a um terceiro mandato. O dirigente, de 46 anos, lidera o Clube desde setembro de 2018 e, ao terminar o segundo, terá sido o 44.º presidente na história dos leões.
"Consideramos estar a meio da nossa missão e na escola de onde venho nunca se sai a meio de uma missão. Quero anunciar que nos vamos recandidatar ao Sporting nas eleições de Março de 2026. Sei que os nossos rivais têm muitas saudades daquele Sporting que não incomodava muito desportivamente, mas esse tempo acabou e não volta. Viva o Sporting , viva o Bicampeão, viva a força do Bicampeão", anunciou Frederico Varandas a 15 de dezembro de 2025, à margem da cerimónia de entrega dos Prémios Stromp.
Jogador vê com bons olhos a possibilidade de se mudar para os Países Baixos nesta fase da temporada, mas há alguns entraves para o negócio
08 Jan 2026 | 11:53 |
O Ajax procura reforçar o meio-campo e o nome de Manuel Ugarte surge como uma opção bem vista pelo clube neerlandês. Segundo o Voetbal International, o ex-jogador do Sporting - cujo regresso tem sido pedido pelos adeptos leoninos - não se opõe a uma transferência para Amesterdão.
Ainda assim, existem dois obstáculos que o Ajax precisa de superar. Em primeiro lugar, os neerlandeses terão de negociar com o Manchester United. Em segundo, o internacional uruguaio aufere um salário elevado, que está além das possibilidades financeiras do clube holandês.
Manuel Ugarte encara com interesse a possibilidade de jogar nos Países Baixos, especialmente considerando as limitadas oportunidades de se afirmar em Old Trafford, num período em que o Mundial se aproxima. Aliás, recentemente, o ex Sporting foi mesmo alvo de algumas críticas por parte de Ruben Amorim.
"Tenho de recuperar aquilo que eu sentia, quando ele era jogador do Sporting, por exemplo, mas é um mundo diferente, e ele precisa de adaptar-se e precisa de melhorar, especialmente, nos treinos", vincou o antigo treinador dos verdes e brancos sobre o médio uruguaio, que esteve em Alvalade duas temporadas (2021/22 e 2022/23).
O jogador foi contratado ao PSG no verão de 2024 por 50 milhões de euros e também já esteve ligado ao Galatasaray. Nesta temporada, Manuel Ugarte - avaliado em 30 milhões de euros - participou em 16 partidas pelo Manchester United, que até segunda-feira estava sob o comando de Ruben Amorim. O novo treinador da equipa terá igualmente influência sobre o futuro do médio.