Futebol
Rui Borges confirma que há mais titulares do Sporting que vão falhar o próximo jogo
06 Jan 2026 | 23:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Set 2024 | 11:51 |
Grande parte dos jogadores de futebol apresentam tatuagens, muitas vezes com o intuito de ser um escape que os lembra de onde vieram. Zeno Debast não foge à regra e, aos 20 anos, já tem tinta permanente a preencher todo o seu braço direito, mas também a parte de trás da orelha do mesmo lado, onde inscreveu uma mensagem que se pode relacionar com estes primeiros tempos no Sporting: “tudo acontece por uma razão".
Debast começou a jogar futebol nas escolas do clube da sua terra natal, o Halle, onde muito cedo se destacou como um jovem com muito talento. Com apenas 7 anos de idade ingressou no Anderlecht, onde fez toda a sua formação futebolística, afirmando-se como defesa central.
Em 2021 estreou-se pela equipa principal do Anderlecht quando ainda era Júnior de 1º ano. Na época de 2022/23 integrou definitivamente o maior clube da Bélgica, altura em que passou a ser chamado regularmente à Seleção principal do seu país, tornando-se uma jovem promessa na Europa.
O defesa central na época de 2024/25 assinou com o Sporting um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD leonina pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros , num negócio que pode chegar aos 21 milhões por objetivos.
Com apenas três jogos a representar o Sporting, o 'camisola número 6' foi titular e jogou os 90 minutos frente ao Lille onde teve uma prestação de tirar o fôlego com um golo certeiro aos 65’. É importante referir que este foi o seu primeiro tento da carreira.
'Camisola 72' teve de sair do relvado de maca depois de um choque violento com Samu no decorrer da segunda parte do encontro da Taça da Liga
07 Jan 2026 | 08:59 |
Eduardo Quaresma passou a noite hospitalizado depois do Sporting - Vitória SC, que terminou em derrota dos leões, por 2-1, e eliminação da Taça da Liga. O defesa dos leões ficou internado em Leiria, em observação, e o mais provável é que seja sujeito a uma intervenção cirúrgica.
Além de Fotis Ioannidis - que foi substituído na primeira parte do encontro por problemas físicos -, o jovem central teve de deixar o relvado de maca depois de um violento choque com Samu, no decorrer da segunda metade da partida, acabando por sofrer um forte traumatismo na face.
Segundo revelam os demais meios de comunicação nacionais, Eduardo Quaresma irá realizar mais exames médicos no decorrer das próximas horas, mas a previsão é que este seja operado, uma vez que tudo indica que se trata de uma fratura do maxilar esquerdo. O tempo estimado de recuperação é do mínimo de seis meses, mas alguns casos pode chegar aos três meses.
No final do encontro, em rescaldo com os jornalistas, Rui Borges mostrou-se preocupado com a situação clínica do defesa dos leões: "Fiquei sentido com a saída dos dois [Ioannidis e Eduardo Quaresma]. Triste porque o Edu pode ter alguma gravidade", confessou em declarações à Sport TV.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem apenas 15 partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou num total de 1.088 minutos, somando um golo e duas assistências na conta pessoal.
Verdes e brancos vão permitir a saída de um dos portugueses do plantel principal e o seu próximo destino parece já estar definido
07 Jan 2026 | 03:00 |
Henrique Magalhães pode vir a deixar o Sporting no final da temporada 2025/26 e já tem destino praticamente definido, sabe o Leonino. Apesar de ter estendido a sua ligação com o Clube de Alvalade em outubro deste ano, a estrutura pretende continuar a renovar o plantel de hóquei em patins e o jogador deverá prosseguir a sua carreira na Oliveirense.
A verdade é que, segundo fonte próxima do processo contou ao nosso Jornal, o internacional português, de 34 anos, esteve até para se despedir do Sporting no final da época transata, mas as saídas de pesos pesados - como Ângelo Girão, Matías Platero, João Souto e Toni Pérez -, fizeram com que os verdes e brancos aguardassem, para que a formação dos leões não perdesse todas as suas referências e jogadores com mais experiência.
Apesar de continuar a ser opção regular para Edo Bosch, os leões acreditam que o trajeto de Henrique Magalhães em Alvalade está no fim e até tem o seu substituto definido. Assim sendo, o jogador poderá regressar a uma casa que bem conhece - aliás, esteve duas temporadas na Oliveirense antes de assinar com o Sporting pela segunda vez.
Na última temporada, o hoquista português realizou 45 partidas oficiais, onde registou um total de nove golos. No Sporting desde 2021/22, Henrique Magalhães já conquistou mais de uma dezena de títulos, entre os quais duas Ligas dos Campeões, um Campeonato Nacional e um Mundial de Clubes.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.
Treinador do Clube de Alvalade analisou derrota com o Vitória de Guimarães (2-1) e consequente eliminação da Taça da Liga
07 Jan 2026 | 00:00 |
Rui Borges analisou a derrota com o Vitória de Guimarães (2-1) e consequente eliminação da Taça da Liga. O treinador lamentou a eliminação do emblema verde e branco, mas acredita que o Clube de Alvalade ainda vai ser muito feliz até ao final da presente temporada desportiva.
R. Borges: "Ainda falta muito, há muitos pontos em disputa, e temos de fazer uma segunda volta ainda melhor do que a primeira"
"Vamos tentar lutar por tudo aquilo que ainda podemos, a Taça de Portugal e o campeonato. Ainda falta muito, há muitos pontos em disputa, e temos de fazer uma segunda volta ainda melhor do que a primeira. Quem vai à frente está a fazer um campeonato fora do normal. Estamos focados e concentrados naquilo que queremos. Queremos muito disputar a final da Taça de Portugal, tal como queríamos disputar esta, mas temos de dar o mérito ao adversário, que acreditou sempre".
O treinador justificou a derrota: "Nós fomos perdendo alguns ressaltos, algumas bolas, é notório que em termos coletivos não temos tanta energia e, aqui e ali, não fomos tão competentes em alguns lances. É natural que os adeptos não estejam contentes, porque este Clube quer estar sempre na disputa dos títulos e hoje não conseguimos. A tristeza é deles e é nossa".
R. Borges: "Temos apenas de perceber como controlar melhor a fase final dos jogos, mesmo com este cansaço acumulado"
Rui Borges nega que tenha faltado atitude aos seus pupilos: "Não, não, nada disso. Podíamos ter feito o 2-0 e não fizemos, tal como com o Gil Vicente. Temos apenas de perceber como controlar melhor a fase final dos jogos, mesmo com este cansaço acumulado".
Relativamente às alterações tácticas, após lesão de Fotis Ioannidis, o técnico explicou: "A capacidade individual de cada um é diferente. Metemos o Francisco Trincão para dentro, um pé esquerdo, e metemos um pé direito a jogar largura, o que não é o nosso hábito, mas o Alisson dá-nos o um para um no corredor. Faltou-nos talvez o ataque à profundidade que o Fotis nos dá, porque o Trincão é um jogador de apoio, mas em termos tácticos nada mudou, apenas aquilo que cada um dá à equipa".