Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DEPOIS DO TÍTULO DO SPORTING, HUGO DO CARMO PEDE “ESFORÇO, NECESSARIAMENTE GRANDE” A VARANDAS

Colunista comenta ainda qual a gestão adequada, na sua opinião, para os leões manterem a senda vitoriosa na próxima temporada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Mai 2024 | 11:14 |

Icon Comentário0

Na opinião de Hugo do Carmo, no jornal A Bola, a estrutura do Sporting terá de fazer um “esforço, necessariamente grande” depois da conquista do Campeonato Nacional, atirando responsabilidades a Frederico Varandas para manter as bases do atual sucesso leonino.


No que toca a Rúben Amorim, o comentador recordou a viagem do técnico dos leões a Londres, juntamente com as palavras do mesmo no Marquês de Pombal, que poderão significar a sua continuidade ao leme da turma verde e branca.


“Depois da inoportuna viagem a Inglaterra, Rúben Amorim admitiu publicamente o erro da conversa com o West Ham, mas não garantiu a continuidade em Alvalade. Havia um campeonato para conquistar e o foco, compreensivelmente, tinha de estar aí. Entretanto, o percurso até ao Marquês de Pombal já foi percorrido e foi mesmo no auge da festa dos sportinguistas que o treinador foi sensível aos apelos de jogadores e adeptos. O slogan « Fica, Amorim» foi mesmo um dos momentos da noite e com a relevância de ter sido iniciado por Coates. O indiscutível capitão e a referência do balneário. De tal forma, que Rúben Amorim acabou por responder em pleno palco do Marquês com o desafio do bicampeonato”, começou por escrever.


“Dúvidas desfeitas, há que olhar já para 2024/2025. Uma época, já se percebeu, desafiante para o Sporting, uma época de subida de patamar. Vinte anos depois, os leões não ganharam um campeonato isoladamente, alcançaram-no por duas vezes em quatro anos. No início de século conseguiram dois em três anos e depois enfrentaram um jejum de… 19 anos, só quebrado precisamente por Frederico Varandas e Rúben Amorim. O desafio de presidente e treinador, mais do que o bicampeonato — em rigor, foi tetra — 70 anos depois, é ganhar com regularidade. É uma velha máxima, mais difícil do que chegar ao topo é manter- se no topo”, realçou, na sua coluna de opinião.

De seguida, Hugo do Carmo sublinha que uma das maiores dificuldades do Clube de Alvalade será manter a estrutura ‘vencedora’ atual, com particular destaque para Viktor Gyokeres e a eventual saída do internacional sueco do Sporting.


“Mantém a estrutura e agora terá de fazer um esforço, necessariamente grande, para manter a equipa — leia-se as mais-valias; com Gyokeres, claro, à cabeça. Só essa estratégia o poderá levar ao sucesso numa época de maior exigência, dada a participação na Liga dos Campeões. Na temporada do primeiro campeonato nacional da dupla Varandas- Amorim a equipa saiu da UEFA logo em outubro e nesta disputou a Liga Europa. Nas outras duas esteve na Champions. Não pode ser coincidência…”, pode ler-se, na sua coluna de opinião no diário desportivo.


Futebol

Árbitro do Bayern de Munique - Sporting tem histórico curioso com os leões

Verdes e brancos deslocam-se à Allianz Arena na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, em partida válida para sexta ornada da Champions League

Homem eleito para apitar a visita do Sporting ao reduto do Bayern de Munique tem histórico curioso com os leões
Homem eleito para apitar a visita do Sporting ao reduto do Bayern de Munique tem histórico curioso com os leões

07 Dez 2025 | 16:14 |

Icon Comentário0

Nick Walsh é o homem eleito para apitar a visita do Sporting ao reduto do Bayern de Munique na sexta jornada da Liga dos Campeões, anunciou a UEFA, num comunicado através das suas plataformas oficiais, na manhã deste domingo, dia 7 de dezembro.


O juiz escocês, de 35 anos de idade, terá Francis Connor e Daniel McFarlane como assistentes, enquanto Donald Robertson será o quarto árbitro do encontro entre germânicos e leões. Andrew Dallas será o VAR do duelo da prova milionária, com Rob Dieperink.


Nick Walsh tem a particularidade de nunca ter ajuizado qualquer encontro do Sporting em toda a sua carreira, apesar de já ter sido nomeado para duelos de equipas portuguesas: em 2024/25, apitou o triunfo (4-1) do Vitória de Guimarães no terreno de St. Gallen, a contar para a Liga Conferência, antes de comandar o St. Gilloise - Braga da Liga Europa, partida que os minhotots perderam por 2-1; no último Europeu de sub-21, liderou o duelo entre Portugal e Polónia (5-0).


Neste momento, os comandados de Rui Borges somam 10 pontos na Liga dos Campeões e encontram-se na oitava posição da tabela da prova milionária da UEFA. Nos cinco primeiros encontros, o Sporting venceu o Kairat (4-1), perdeu com o Nápoles (2-1), bateu o Marselha (2-1), empatou com a Juventus (1-1) e derrotou o Club Brugge (3-0).

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern de Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vicent Kompany, vai jogar-se, às 17h45, na Allianz Arena.



Futebol

Sporting revela lesionados antes do Bayern Munique e partilha detalhes sobre a viagem

Clube de Alvalade prepara-se para defrontar o emblema bávaro, fora de casa, em encontro referente à sexta jornada da fase inicial da Liga dos Campeões

Sporting prepara-se para defrontar o Bayern Munique, fora de casa, em encontro referente à sexta jornada da fase inicial da Liga dos Campeões
Sporting prepara-se para defrontar o Bayern Munique, fora de casa, em encontro referente à sexta jornada da fase inicial da Liga dos Campeões

07 Dez 2025 | 13:49 |

Icon Comentário0

O Sporting realizou, na manhã desta domingo, dia 7 de dezembro, mais uma sessão de treinos orientada por Rui Borges, com foco na preparação para o embate com o Bayern Munique, encontro que vai contar para a sexta jornada da fase inicial da Liga dos Campeões.


Primeiro destaque vai para o boletim clínico do Sporting, e com boas notícias para Rui Borges. Entregues à Unidade de Performance verde e branca estão apenas três jogadores, sendo que não há novas lesões: Nuno Santos, Daniel Bragança e Zeno Debast continuam a recuperar dos respetivos problemas físicos.


O resto do plantel treinou todo sob as ordens de Rui Borges. Feita a recuperação depois do Benfica - Sporting da última sexta-feira, o treinador verde e branco quer o foco total no encontro com o Bayern Munique, e a sessão de trabalhos já foi totalmente centrada nessa partida.


Na próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro, Rui Borges orienta o último treino do plantel principal do Sporting antes do jogo da Liga dos Campeões frente ao Bayern Munique. A sessão de trabalhos vai contar com 15 minutos abertos à comunicação social.

Depois desse treino, que vai decorrer na parte da manhã, o plantel vai preparar a viagem até à Alemanha. O avião que leva os leões até solo germânico parte de Lisboa às 15h00. Depois de aterrar, Rui Borges e um jogador do Sporting vão fazer a conferência de imprensa de antevisão ao encontro dos verdes e brancos, pelas 18h45 em Portugal.


Confira, aqui, os bastidores da semana que culminou com o dérbi de Lisboa:


Futebol

Raphinha foi apontado à Bola de Ouro, mas ausência no Betis - Barcelona preocupa

Extremo que conta com passagem pelo Clube de Alvalade foi um dos maiores destaques da época passada, mas sente mais dificuldades esta temporada

Raphinha, que conta com passagem pelo Sporting, esteve na corrida à Bola de Ouro na temporada passada, mas não jogou no Betis - Barcelona
Raphinha, que conta com passagem pelo Sporting, esteve na corrida à Bola de Ouro na temporada passada, mas não jogou no Betis - Barcelona

07 Dez 2025 | 12:46 |

Icon Comentário0

Raphinha, que na época passada foi um dos candidatos à Bola de Ouro, não saiu do banco de suplentes no Betis - Barcelona, que terminou com vitória por 5-3 para o emblema da Catalunha. O antigo extremo do Sporting não cumpre os 90 minutos de uma partida desde setembro, no início da temporada.


Começar por apontar que Raphinha foi o único elemento com passagem pelo Sporting na ficha de jogo do Betis - Barcelona. Héctor Bellerín, defesa-lateral que também passou pelo Clube de Alvalade, está lesionado e não foi convocado no conjunto de Sevilha.


A partida foi um encontro de loucos. O Betis adiantou-se por Antony, logo aos seis minutos, mas um hattrick de Ferran Torres, e mais um golo de Roony Bardghji, ainda na primeira parte do encontro, deixaram o Barcelona a liderar por 4-1 quando o árbitro apitou para o intervalo.


Na segunda parte, Lamine Yamal fez o 5-1 para o Barcelona, mas o emblema da Catalunha não se safou de um susto na etapa complementar. O Betis fez dois golos, por Llorente e Cucho Hernández, e deixou o resultado em 5-3. No entanto, o tempo esgotou-se e os blaugrana somaram mais uma vitória na La Liga.

Raphinha não saltou do banco de suplentes, e continua a assinar uma época aquém das expetativas, depois de ter estado na corrida à Bola de Ouro na última época. Leva apenas dois jogos com os 90 minutos cumpridos em campo esta temporada, sendo que o último remonta a setembro, num jogo da Liga dos Campeões com o Newcastle.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Fresneda terminou o Benfica - Sporting muito frustrado e foi consolado... Por um rival
Futebol

Fresneda terminou o Benfica - Sporting muito frustrado e foi consolado... Por um rival

07 Dez 2025 | 12:20

Icon Comentário0
Harry Kane prega susto no VFB Stuttgart - Bayern com ex Sporting a ver de perto
Futebol

Harry Kane prega susto no VFB Stuttgart - Bayern com ex Sporting a ver de perto

07 Dez 2025 | 12:00

Icon Comentário0
Lesão de Ioannidis dá que falar! Sporting tem atualização sobre estado do jogador
Futebol

Lesão de Ioannidis dá que falar! Sporting tem atualização sobre estado do jogador

07 Dez 2025 | 11:37

Icon Comentário0