
Futebol
Inacreditável! Di María tenta sacar penálti com um mergulho que nem nos Jogos Olímpicos (Vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Garcia, antigo futebolista do Sporting, esteve em declarações ao diário desportivo ‘A Bola’, onde se debruçou perante Rúben Amorim e dos episódios em que este foi protagonista nos últimos dias, fruto de uma viagem a Londres em plena fase decisiva da temporada. O ex-leão mostrou-se satisfeito com a postura com que o técnico se mostrou aos adeptos, tendo pedido desculpa.
“É sempre importante o líder dar o exemplo. Neste caso foi o próprio a dar a cara e a mostrar que errou porque um jogador, treinador, diretor, presidente também cometem erros. A melhor maneira de os resolver é sempre vir a público e assumir, pedindo desculpa, dando a cara, foi o que fez e muitíssimo bem”, começou por assumir.
“Não terá qualquer efeito no jogo com o Porto. O foco está sempre no jogo e ainda por cima nesta fase que falta pouco para festejar o título. Isso passa tudo ao lado e estão concentrados e motivados para ganhar o jogo”, disse ainda o ex-defesa português.
“Todos os adeptos adoram Amorim. O que tem feito, a equipa técnica e Direção, é espetacular. Todos estão maravilhados e por nós certamente querem que fique mais anos, mas isto é o futuro dele e ele é que certamente irá definir o melhor para ele”, concluiu Miguel Garcia.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga. Com as recentes conquistas e o desempenho demonstrado pela equipa verde e branca, o treinador português já suscita interesse de inúmeros emblemas internacionais de renome, o que põe em cheque a sua permanência em Alvalade na próxima temporada desportiva.
O técnico tem sido uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos, tendo já conquistado quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais. Aponta agora a mais duas conquistas de leão ao peito.
Extremo moçambicano tem sido um dos mais importantes nas últimas partidas, e o treinador verde e branco parece dar-lhe cada vez mais importância
|
Voltou a ser decisivo. Geny Catamo foi o jogador do Sporting que brilhou mais alto, na última partida dos leões, frente ao Santa Clara. Marcou o golo que garantiu a vitória verde e branca, e que, desde já, lhe garante o melhor registo goleador da carreira - já leva sete golos esta temporada, mais um que na anterior com os mesmos jogos disputados.
O extremo internacional moçambicano tem sido uma espécie de trunfo para Rui Borges. Quatro dos sete golos que apontou com a camisola do Sporting esta época foram marcados sob orientação do atual treinador verde e branco, que está no Clube apenas desde o final de dezembro de 2024.
Para além disso, Geny Catamo também funciona como amuleto do técnico português, uma vez que sempre que marcou com o treinador de Mirandela, o Sporting ganhou essas partidas. Aconteceu contra o Benfica (1-0), na jornada 16 da Liga; frente ao Famalicão, por 3-1, na ronda 26 do campeonato; com o Rio Ave (2-0) na meia-final da Taça de Portugal e agora no confronto com o Santa Clara.
Desde a chegada de Rui Borges ao Sporting, Geny Catamo tem sido aposta vincada do treinador dos leões. Foi utilizado num total de 937 minutos, relembrando que chegou a perder três jogos por lesão, e foi depois lançado lentamente até estar totalmente recuperado e com ritmo competitivo adquirido.
De resto, Rui Borges também começou, recentemente, a utilizar Geny Catamo numa posição nova, e mais ofensiva. O jogador foi lançado por Ruben Amorim no 3x4x3, onde jogava como ala. Com a chegada de Rui Borges e mudança para o seu 4x4x2, o moçambicano passou para um dos lugares do meio campo. Com o regresso ao primeiro esquema tática, o técnico português experimentou o craque na posição do lado esquerdo do tridente ofensivo, mais à frente do que aquilo que se verificava anteriormente.
Médio nipónico tem sentido algumas dificuldades físicas nas últimas semanas. Conseguiu recuperar de uma lesão que trazia, mas ainda não está apto
|
Hidemasa Morita estava a fazer uma temporada em bom plano no Sporting, e com a entrada de Rui Borges, era esperado que mantivesse o nível. Mas o médio nipónico tem lidado com várias mazelas físicas que o impedem de dar o seu contributo à equipa, algo que se verifica de novo. Relembrar que, a título pessoal, o jogador vive um grande momento.
O médio verde e branco tinha voltado da seleção do Japão com um traumatismo no pé esquerdo que o impedia de treinar e jogar com máxima intensidade. Esteve de fora e recuperou do problema... Mas ainda não está apto. Isto porque, para além dessa lesão, Morita também estará a lidar com alguns problemas musculares.
Este também foi um problema que trouxe do Japão. quando esteve ao serviço da seleção, de onde regressou com mialgias. O departamento médico fez testes, na altura, mas preferiu centrar-se no traumatismo, uma vez que não viam nada nos exames que justificasse o incómodo para Hidemasa Morita.
No entanto, mesmo recuperado do traumatismo, a situação das mialgias ainda não melhorou totalmente, pelo que Morita ficará a fazer trabalho condicionado até estar recuperado por completo. Só aí vai ser considerado como opção válida para ajudar a equipa do Sporting.
Neste momento, é ainda impossível dizer se Hidemasa Morita vai estar disponível para ajudar o Sporting na próxima partida, frente ao Moreirense, na próxima sexta feira, dia 19 de abril. Ao todo, esta temporada, o importante médio centro já falhou um total de 17 jogos, número que pode continuar a subir.
Médio do Clube de Alvalade está a cumprir últimos meses no emblema verde e branco; Jogador de 29 anos vai ser transferido no mercado de verão
|
Hidemasa Morita está a cumprir os últimos meses no Sporting, uma vez que o médio não está disposto a renovar contrato com os leões. O fim da ligação entre as duas partes vai acontecer no final da temporada. O Sporting pede cerca de 10 milhões de euros para vender o médio de 29 anos, sabe o Leonino.
O valor pedido pela Direção, liderada por Frederico Varandas, aos interessados permitiria quase triplicar o investimento feito, quando contratou o futebolista ao Santa Clara, no mercado de verão de 2022, a troco de valores a rondar os cerca de 3,45 milhões de euros.
A decisão de sair do Clube de Alvalade foi tomada pelo próprio jogador, que procura um novo desafio na sua carreira. Os responsáveis leoninos não querem correr o risco de perder o jogador a custo zero, daí quererem negociar o passe do internacional japonês, que tem contrato com os leões até junho de 2026.
O internacional nipónico quer dar novo rumo à carreira. O futebolista gostava de experimentar outras ligas, com a inglesa Premier League à cabeça e já informou os leões de que não pretende prolongar o vínculo, como era intenção da SAD do Sporting desde há mais de um ano. Apesar de estar ausente das últimas convocatórias por lesão, o médio vive dias felizes fora dos relvados.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.