
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting saiu derrotado do clássico, da 20ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Porto, por 2-1. O golo de honra dos leões foi apontado por Youssef Chermiti, aos 90+7 minutos.
Ao jornal ‘Record’, três conhecidos sportinguistas partilham a sua opinião sobre o encontro. São utilizadas expressões como “ditadura da eficácia”, “resultado mentiroso” e “época desastrosa”.
Dias Ferreira (ex-dirigente): “O que veio ao de cima foi a maior experiência competitiva do Porto, que é uma equipa mais madura. O adversário foi feliz na marcação do primeiro golo. O Sporting demorou a reagir, mas depois não teve sorte nos centímetros. Talvez o resultado mais justo fosse o empate.”
Francisco Rodrigues dos Santos (político): “A ditadura da eficácia sentenciou mais um festival de desperdícios. O espelho da época, portanto. O Sporting criou, mas não marcou. O porto recuou e no pouco que ousou não perdoou. O Chermiti foi quase promovido a herói, num jogo cujo resultado é mentiroso.”
Carlos Severino (ex-candidato à presidência): “É uma derrota penalizante. Houve falta de eficácia do Sporting. São seis derrotas em 20 jornadas – a época está a ser absolutamente desastrosa, e vamos ver o que conseguimos na Liga Europa. Deixo uma palavra ao Chermiti, embora continuemos a precisar de um avançado.”
Recorde-se que os leões falharam todos os objetivos assumidos para a temporada 2022/23. Na Liga Portugal, estão em quarto lugar, a 15 pontos da liderança. Falharam a conquista da Taça da Liga e da Taça de Portugal, bem como o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Resta ao Sporting a Liga Europa, e a tentativa de chegar ao terceiro lugar do campeonato, que dá acesso ao play-off para a UEFA Champions League da temporada que vem.
O próximo desafio do conjunto verde e branco é no dia 16 de fevereiro, às 20h00, frente ao Midtjylland, em Alvalade. O jogo é a contar para o play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League.
Confira a programação televisiva desta sexta-feira, com destaque para os duelos internacionais entre duas seleções históricas
|
O Futebol na TV desta sexta-feira, 27 de junho, tem como destaque os amigáveis de preparação para o Campeonato da Europa de Futebol Feminino, que arranca no próximo dia 2 de julho e termina apenas no dia 27 de julho, com a realização da grande final. Confira a programação semanal.
O primeiro amigável colocará frente a frente a Espanha e o Japão. O encontro tem início marcado para as 20h00 e terá transmissão na Sport TV 3. Pouco depois, às 20h10, França e Brasil também irão medir força, com as gaulesas a estarem de olho no Campeonato da Europa.
Por fim, em jogo relativo aos 16 avos de final da Copa da Argentina, Belgrano e Defensores Belgrano lutam por um lugar na próxima fase. O encontro começará às 01h10 e terá transmissão na Sport TV 3.
Confira a programação do futebol na TV desta sexta-feira, 27 de junho:
Jogador com passagem pelos quadros verdes e brancos voltou a ser titular ao serviço da sua formação, depois de ter começado no banco a última partida
|
Rui Patrício foi titular, e venceu, no seu último jogo na presente edição do Mundial de Clubes. O guarda-redes português terminou a sua participação no Campeonato do Mundo com vitória no Wydad AC - Al Ain, depois dos dois últimos jogos terem corrida de forma negativa ao conjunto dos Emirados Árabes Unidos.
Em relação à partida, o jogo até começou muito melhor para o Wydad AC, equipa que alinha no campeonato marroquino. Chegaram à vantagem logo ao quarto minuto de encontro, por Mailula. O Al Ain conseguiu reagir, ainda no primeiro tempo, tendo alcançado a igualdade na partida aos 45+1', por Laba, depois de uma grande penalidade.
O segundo tempo foi de alta intensidade, com as duas equipas a lutarem para terminar o Mundial de Clubes numa nota positiva. O Al Ain conseguiu adiantar-se, logo aos 50' de jogo, por Kaku. O Wydad AC tentou reagir, mas nunca conseguiu o golo do empate, e a equipa de Rui Patrício iria mesmo triunfar, pela primeira vez, nesta edição da competição.
O Mundial de Clubes termina, assim, para o Al Ain, depois de uma prestação que deixou muito a desejar. Relembrar que o ex Sporting Rui Patrício se transferiu para o clube dos Emirados Árabes Unidos pouco antes do início da prova, e foi titular no primeiro jogo, onde sofreu cinco golos, frente à Juventus. Foi relegado para o banco no jogo a seguir, de onde viu a sua equipa perder por 6-0 frente ao Manchester City.
O Wydad, no entanto, conseguiu fazer ainda pior que o Al Ain, perdendo os três jogos que disputou, e terminando a competição no último lugar do grupo G, onde o Manchester City goleou a Juventus (5-2) no jogo grande e carimbou a passagem no primeiro lugar, relegando os italianos à segunda posição.
Clube de Alvalade vê no jogador um talento promissor mas o super agente do futebol já terá conseguida segurar o craque nos próximos anos
|
Paulo Iago, jovem prodígio da formação do Sporting, publicou, recentemente, algumas fotografias com Jorge Mendes, super agente de futebol que, durante muitos anos, representou Cristiano Ronaldo. O jovem jogador também deverá passar a ser agenciado pelo empresário português.
Com apenas 18 anos de idade, Paulo Iago foi contratado pelo Sporting ao Real Madrid, na última janela de transferências, tendo-se mudado para Alvalade no verão de 2024. O jogador, que alinha a médio, era visto como uma das maiores promessas da Castilla, formação da equipa da capital espanhola.
Chegou ao Sporting no último verão, mas teve uma época de estreia difícil. Não se conseguiu assumir nas equipas de formação do Sporting devido a uma lesão complicada com que lidou durante parte da temporada, e que apenas conseguiu resolver na ponta final da época.
Mesmo assim, ainda foi a tempo de acabar o ano desportivo em bom plano pela equipa sub-23 do Sporting. Paulo Iago realizou, durante a temporada 2024/25, um total de nove partidas pela equipa de formação verde e branca, nas quais marcou um golo.
Esses bons desempenhos no final da época garantiram a sua subida à equipa B do Sporting para a temporada 2025/26. O jogador vai estar, também, mais perto de Rui Borges, treinador da equipa principal que tem sempre a porta aberta aos jovens que se destaquem nas camadas de formação dos leões.