
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O período do Ramadão, sagrado para quem professa a fé muçulmana que impede, quem o cumpre, de ingerir líquidos ou sólidos desde o nascer até ao pôr do sol, terminou no domingo. Assim, Jeremiah St. Juste e Ousmane Diomande, seguidores desta religião, passaram a poder alimentar-se nos períodos normais e estão na máxima força para os próximos compromissos do Sporting.
O período de Ramadão começou na noite de 28 de fevereiro, com o primeiro dia em jejum a acontecer no dia seguinte. Consiste no nono mês do calendário islâmico, onde os muçulmanos praticam um ritual de jejum, com a duração de 29 ou 30 dias. St. Juste e Diomande cumpriram a tradição religiosa e estiveram um mês nestas condições.
St. Juste, de 28 anos, chegou ao Sporting na época 2022/23 e está neste momento a fazer a sua terceira temporada ao serviço dos leões. Nesta época, acumula 19 jogos e 972 minutos em campo. O defesa neerlandês tem enfrentado vários problemas físicos desde a sua chegada a Alvalade, o que o tem impedido de ser uma escolha regular no onze inicial de Rui Borges. Já Diomande, de 21 anos, soma 38 partidas disputadas e dois golos nesta temporada. O defesa da Costa do Marfim é uma peça-chave no setor mais recuado d formação leonina e tem contrato válido até 2027. As últimas prestações do jovem central têm atraído olhares dos tubarões europeus.
Agora, com a alimentação normalizada e a possibilidade de manterem uma rotina física e nutricional adequada, ambos os jogadores podem estar na melhor forma para enfrentar a fase decisiva da época. A equipa técnica do Sporting vê esta situação com bons olhos, uma vez que St. Juste e Diomande são opções importantes para a defesa e podem ser fundamentais nos desafios que se aproximam.
O Sporting prepara-se para entrar na reta final da temporada e Rui Borges conta com todos os jogadores na máxima força. A equipa verde e branca encontra-se em primeiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 65 pontos, e ainda está na luta para conquistar a Taça de Portugal, com a primeira mão da meia-final marcada para quinta-feira com o Rio Ave, às 20h15 no Estádio José Alvalade.
Lateral espanhol chegou ao Clube de Alvalade ainda com Ruben Amorim no comando, mas teve algumas dificuldades para se afirmar
|
Iván Fresneda está a caminho da melhor temporada da carreira. O lateral-direito do Sporting, contratado em 2023 ao Valladolid, ainda com Ruben Amorim ao comando dos leões, está a 333 minutos de jogo de igualar o seu melhor registo, alcançado em 2022/23 com a camisola da equipa espanhola.
O espanhol de 20 anos, que até esteve muito perto de sair no mercado de janeiro para o Como, de Itália, soma 26 jogos esta temporada de leão ao peito, num total de 1.512 minutos de competição. Ora, em 2022-23, ao serviço do Valladolid, Fresneda somou 1.845 minutos, divididos por 24 jogos. Ao nível dos golos, o internacional sub-19 espanhol já fez o que nunca tinha feito. Em 2024/25, o jovem marcou os três primeiros golos da sua carreira como jogador sénior. Titular nos últimos seis jogos do Sporting, o atleta leonino marcou a Farense, Porto e Famalicão.
Apesar do bom nível apresentado nos últimos tempos, o lateral-direito não teve um início fácil em Alvalade. Na temporada passada, atuou em apenas 10 jogos da equipa principal leonina, tendo realizado ainda uma partida pela equipa B. O suficiente, ainda assim, para se sagrar campeão nacional pelos verdes e brancos.
Já na primeira metade de 2024-25, ainda com Ruben Amorim ao leme dos leões, Fresneda também não teve muitas oportunidades. Até à chegada de Rui Borges, no final de dezembro, o espanhol atuou em apenas oito partidas – uma como titular. Com a chegada do ex-técnico do Vitória de Guimarães, Fresneda ganhou espaço na equipa e assumiu inclusivamente a titularidade em jogos importantes, como o clássico no Dragão no início de fevereiro, onde marcou o golo dos leões, ou a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões diante do Borussia Dortmund.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - deus os primeiros passos na sua carreira no Leganés e, posteriormente, no Valladolid, antes de chegar a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges.
No Dia das Mentiras, o que é verdade é que nos espera um dia intenso com a bola a rolar e não será só em terras de Sua Majestade
|
O mês de abril começa esta terça-feira e não será preciso esperar para ver já grandes jogos um pouco por toda a Europa. Se tinha coisas marcadas para hoje à tarde, assim que saísse do trabalho, o melhor mesmo é cancelar todo para ficar sentado no sofá a ver a bola a rolar.
Ao início da tarde, as camadas jovens de Red Bull Salzburg e Olympiacos defrontam-se para a UEFA Youth League, sendo que, poucas horas depois, as congéneres de Trabzonspor e Internazionale têm encontro marcado para a mesma prova europeia.
Mais à frente, haverá um intenso duelo de portugueses na Premier League. O Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, abre as portas da sua casa ao Manchester United, do ex-Sporting Ruben Amorim, sendo que horas antes o Arsenal recebe o Fulham e o Wolverhampton joga diante do West Ham.
Confira, abaixo, a programação completa, bem como os canais em que poderá ver os jogos:
• Red Bull Salzburg - Olympiacos: 15h00, UEFA Youth League, Canal 11;
• Trabzonspor - Internazionale: 17h00, UEFA Youth League, DAZN 2;
• Arsenal - Fulham: 19h45, Premier League, DAZN 2;
• Wolverhampton - West Ham: 19h45, Premier League, DAZN 3;
• Empoli - Bologna: 20h00, Serie A, Sport TV 5;
• Nottingham - Manchester United: 20h00, Premier League, DAZN 1;
• USL Dunkerque - PSG: 20h10, Taça de França, Sport TV 4;
• Boavista - Gil Vicente: 20h15, Liga Portugal, Sport TV 1;
• Real Madrid - Real Sociedad: 20h30, Taça do Rei, Sport TV 2;
Leões recebem o Rio Ave, na primeira mão das meias-finais da prova rainha do futebol português, na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, pelas 20h15
|
O Sporting está a ultimar detalhes para o duelo diante do Rio Ave, na Taça de Portugal. Rui Borges tem mais dois treinos antes da partida, mas as notícias não são as melhores. Apesar de ter recebido luz verde da Unidade de Performance, Pedro Gonçalves ainda não vai a jogo.
O 'camisola 8' dos verdes e brancos estará fora das opções do técnico leonino para a receção aos vilacondenses. No entanto, a imprensa nacional afirma que a expectativa dos verdes e brancos é que o internacional português já possa ser utilizado no campeonato, frente ao Braga, a 7 de abril.
Hidemasa Morita também é um dos futebolistas a recuperar, sendo que as fontes em questão apontam para um problema bem mais simples. No entanto, o internacional pelo Japão poderá ser um dos indisponíveis para o encontro da prova rainha, diante do emblema rioavista.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, tem pontapé de saída agendado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.