
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O PSG recebeu o Rennes, em encontro da 23.ª jornada da Liga francesa, mas não foi além do empate a uma bola, num jogo que marcou o regresso de Nuno Mendes regressou aos relvados, após largos muitos meses afastado por lesão.
O antigo jogador do Sporting recebeu 'luz verde' para regressar aos relvados, depois de ter sido diagnosticado com uma lesão muscular na coxa direita, a 30 de abril do passado ano de 2023, quando foi suplente utilizado na inesperada derrota sofrida perante o Lorient, no Parque dos Príncipes, por 3-1. Desde então, passaram-se, precisamente, 301 dias, no meio dos quais o jogador teve mesmo de ser submetido a uma intervenção cirúrgica.
A turma parisiense entrou bem na partida mas, ainda assim, viu-se em desvantagem na primeira metade do confronto com um golo de Amine Gouiri aos 33' minutos. O emblema ao comando de Luis Enrique recolheu ao intervalo a perder.
Na segunda metade as estatísticas voltam a apresentar um PSG superior e mais forte, contudo, a equipa de Nuno Mendes e Manuel Ugarte, antigos jogadores do Sporting, demorou a conseguir reverter o resultado que se manteve igual quase até ao apito final. No último minuto da compensação, Gonçalo Ramos não falhou na conversão de uma grande penalidade, e evitou o desaire em casa.
Nuno Mendes relembre-se, foi transferido para o emblema gaulês por uma quantia que, juntando o valor da transferência ao da taxa de empréstimo na temporada transata, resulta em 47 milhões de euros, uma das maiores da história do Clube de Alvalade. O lateral juntou-se ao clube da capital francesa em 2021 por 45 milhões de euros, tendo sido emprestado por 7 milhões de euros com uma cláusula de compra obrigatória fixada nos 38 milhões de euros.
A equipa da capital de França, com este empate, permanece na liderança da tabela classificativa da Ligue 1, com 54 pontos, 11 a mais do que o segundo classificado, Stade Brestois. O Rennes, por outro lado, soma igualmente mais um ponto à conta pessoal e segue em sexto lugar.
Futebolista do Sporting era apontado como substituto do jogador do clube inglês, mas prolongamento de vínculo afasta ingleses de atleta leonino
|
É oficial. Virgil Van Dijk renovou contrato com o Liverpool por dois anos, até 2027, comunicou o clube que lidera a Premier League inglesa. Gonçalo Inácio, defesa do Sporting, vinha sendo apontado como possível substituto do jogador neerlandês no plantel de Arne Slot e afasta-se assim do clube inglês.
“Era isto que tinha na cabeça. Não tenho dúvidas de que este é o meu lugar e o da minha família. Sinto-me como se fosse de Liverpool. No outro dia disseram-me que era como que adotado e sinto-me muito orgulhoso por ouvir estas coisas”, disse Van Dijk.
O defesa internacional neerlandês e capitão dos ‘reds’, de 33 anos, cujo contrato expiraria em junho, prolonga assim a sua ligação com o clube. O jogador chegou ao Liverpool em janeiro de 2018, proveniente do Southampton, tornando-se o defesa mais caro da história na altura (85 milhões de euros) e consolidou o seu legado em Anfield ao fazer 314 jogos e conquistar todos os títulos possíveis, incluindo uma Premier League e uma Liga dos Campeões.
Virgil Van Dijk pode este fim de semana aumentar o seu palmarés e conquistar o segundo título da Premier League com o Liverpool, que, a seis jornadas do fecho do campeonato, lidera com 13 pontos de vantagem sobre o Arsenal, segundo classificado na tabela.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.683 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou cinco golos e fez três assistências.
Veja a publicação do Liverpool:
Com lesões a apertar no plantel, treinador leonino volta a utilizar uma solução de recurso no encontro frente aos cónegos
|
Rui Borges volta a olhar para o meio-campo com criatividade forçada, graças às lesões no plantel do Sporting. A mais recente dor de cabeça vem de Morita, cuja recuperação continua envolta em incerteza. Com Daniel Bragança e João Simões já fora das contas até ao final da temporada, tudo indica que Morten Hjulmand e Zeno Debast vão formar novamente a dupla de serviço no terreno, frente ao Moreirense.
Será a oitava vez que o dinamarquês e o belga, originalmente contratado para central, alinham juntos no meio-campo, naquela que já se tornou uma solução de recurso recorrente para Rui Borges. Apesar de Debast ter chegado do Anderlecht como defesa-central, tem mostrado versatilidade e capacidade para se adaptar a terrenos mais avançados, contribuindo com segurança defensiva e saída de bola eficaz.
Curiosamente, os números até são animadores com esta fórmula improvisada. Com Debast e Hjulmand juntos no meio, o Sporting soma cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, esta última frente ao Leipzig (2-1), na Alemanha, em jogo a contar para a Champions League. O empate frente ao Bolonha (1-1), também na Liga dos Campeões, acabou por ser decisivo e sorridente, já que garantiu aos leões o apuramento para o play-off da prova milionária.
Com o título ainda em disputa e a margem de erro cada vez mais curta, Rui Borges aposta novamente na consistência defensiva e na inteligência tática destes dois jogadores. Debast tem aproveitado a nova posição para ganhar minutos e importância no esquema leonino, enquanto Hjulmand continua a ser peça chave no meio campo da equipa.
A equipa de Alvalade encontra-se em primeiro lugar da Liga Portugal com 69 pontos, os mesmos que o Benfica, mas com vantagem do confronto direto, vitória dos leões em casa por 1-0. Com apenas cinco jornadas por disputar até ao fim da temporada, o Sporting olha para cada partida como se tratasse de uma final. Os adeptos e o plantel estão mais unidos do que nunca para conquistar o bicampenato, feito que não acontece na história leonina há 70 anos. Reveja aqui o onze provável para o próximo encontro no Estádio José de Alvalade, na receção ao Moreirense, sexta-feira, às 20h30, com bilhetes esgotados desde terça-feira.
Antigo craque dinamarquês afirma que habitual titular da equipa leonina pode vir a jogar em grandes clubes e destaca a evolução recente do atleta
|
Morten Hjulmand é um dos jogadores em destaque na equipa do Sporting. Habitual titular na formação orientada por Rui Borges, o médio dinamarquês é também um dos jogadores dos leões mais cobiçados no mercado. Niklas Bendtner, antigo avançado internacional pela Dinamarca, afirma que o compatriota tem qualidade para dar o salto para as melhores ligas europeias.
Em declarações ao portal Indkast, Bendtner começa por destacar a evolução de Hjulmand no Sporting, nos últimos dois anos: "Tenho de dizer que não sabia muito sobre o Hjulmand até há poucos anos e ele de facto conseguiu impressionar-me. Não só na seleção mas também no Sporting onde é o capitão e isso diz alguma coisa".
Sobre uma eventual saída de Alvalade, na próxima janela de transferências, o antigo avançado – que representou Arsenal e Juventus, entre outras equipas – diz que Hjulmand quererá mudar-se para um clube que lhe “permita ganhar títulos”, vendo o médio de 25 anos com a qualidade necessária para se adaptar à Premier League ou ao campeonato espanhol: “Da forma como ele joga e com a mentalidade competitiva que tem pode jogar em Inglaterra ou Espanha e nos grandes clubes, creio que não há dúvidas sobre isso”.
Bendtner acrescenta que Hjulmand - que se reuniu com o seu agente para preparar o mercado de verão - poderia ser uma mais-valia para o meio-campo de equipas como Newcaste ou Aston Villa: “Ia-se adaptar perfeitamente a esse meio-campo do Newcastle que tem uma dinâmica insana com três jogadores, mas também sinto que pode evoluir no Aston Villa. São clubes que contrataram bem, e considero que o Hjulmand pode evoluir ainda mais nessas equipas".
Contratado ao Lecce, no verão de 2023, Hjulmand tem contrato com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. Na presente temporada, o internacional dinamarquês já participou em 41 jogos do Sporting, tendo assinado três golos e duas assistências.