Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Mai 2023 | 10:42 |
Tom Allnut, jornalista inglês do ‘Times’, em declarações ao jornal ‘Record’, falou sobre Rúben Amorim e todo o burburinho à volta do treinador do Sporting, tendo ainda comparado o técnico a nomes como Pep Guardiola e José Mourinho.
"As pessoas em Inglaterra acham que ele é um dos treinadores mais entusiasmantes da Europa. É verdade que há algum risco associado, pelo facto de se tratar de um treinador que não tem experiência na Premier League, mas acho que há um apetite por treinadores jovens e com margem de progressão. Sei que ele gosta que as suas equipas joguem um futebol ofensivo e tentaria evoluir os jogadores que estão no clube em vez de comprar jogadores caros, o que é importante. Não estou surpreso que esteja na 'shortlist' do clube", começou por afirmar.
“As pessoas acham que este é o tempo certo para encontrar o próximo Arteta, o próximo Guardiola, em vez de tentar contratar um José Mourinho ou um Antonio Conte, ou seja os grandes nomes. As pessoas veem o Amorim nesse lote", afirmou.
O jornalista acredita que os dois jogos frente aos spurs, na Liga dos Campeões. que resultaram num agregado de 3-1 para o Clube de Alvalade, foram cruciais para impressionar os adeptos e a direção. Igualmente importante foi a vitória sobre o Arsenal – eternos rivais do clube de Pedro Porro.
“Os dois jogos contra o Tottenham definitivamente impressionaram os adeptos e também o clube. Como disse, ele não tem experiência na Premier League, mas tem na Champions e na Liga Europa. E também vimos que o Sporting jogou bem nos dois jogos contra o Arsenal", referiu.
Comparando com os antigos treinadores portugueses que passaram pelo clube, Allnut refere que as pessoas esperariam um trabalho ‘diferente’ de Rúben Amorim, em comparação com André Villas-Boas e José Mourinho.
"O Tottenham tem história com treinadores portugueses. Nos últimos anos, além do Mourinho, teve também o André Villas-Boas, mas nem um nem outro foram tão bem-sucedidos quanto as pessoas inicialmente pensavam. Do Rúben Amorim as pessoas esperariam um futebol mais ofensivo do que o de Mourinho ou de Villas-Boas. É o ‘pedigree’ português, há muito respeito pela história e trajeto dos treinadores portugueses", justificou.
Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até 2026 e tem uma cláusula de rescisão na ordem dos 20 milhões para equipas estrangeiras. Desde que comanda as tropas de Alvalade, o técnico já conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), uma Supertaça (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Estrutura do Clube de Alvalade não está convencida com o que o jogador tem demonstrado nestes primeiros meses e poderá tomar medidas
11 Dez 2025 | 03:00 |
Giorgi Kochorashvili não correspondeu às expectativas do Sporting e futuro pode reservar surpresas, sabe o Leonino. O internacional georgiano chegou no último verão a Alvalade, mas continua sem encontrar o seu espaço na equipa de Rui Borges.
Segundo fontes próximas do processo, o nosso Jornal está em condições de adiantar que a SAD do Sporting está aberta a receber propostas no final da temporada. Até lá, o médio terá a oportunidade de tentar cair nas graças do treinador, mas o recente regresso de Daniel Bragança pode complicar a sua situação.
Para já, Kochorashvili está atrás de Morten Hjulmand - titular indiscutível -, Hidemasa Morita e João Simões. Sendo que, com ritmo recuperado a 100%, também Bragança acabará por ultrapassar o georgiano, sobretudo devido ao seu estatuto na equipa do Sporting.
Se a possível saída de Hjulmand e a praticamente inevitável de Morita no próximo verão podiam abrir espaço ao jogador de 26 anos, que chegou oriundo do Levante - por 5,5 milhões de euros -, a verdade é que a estrutura do Sporting não está convencida com estes primeiros meses.
Esta temporada ao serviço do Sporting, Giorgi Kochorashvili - avaliado em 6 milhões de euros - já cumpriu 14 jogos com a Listada verde e branca: dez na Liga Portugal Betclic, um na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Pelos leões, o médio fez uma assistência.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, nomeados para duelos da 14.ª jornada
10 Dez 2025 | 17:26 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, a equipa de arbitragem nomeada para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Iancu Vasilica foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e AFS.
O juiz da Associação de Futebol de Vila Real foi eleito árbitro principal do duelo e contará com José Pereira e Sérgio Jesus como assistentes. Já o quatro juiz será Flávio Lima, enquanto que o VAR contará com o contributo de João Casegas. Marco Vieira será o AVAR.
Iancu Vasilica apitou apenas dois jogos do Clube de Alvalade em toda a sua carreira, a última das quais aconteceu a 20 de janeiro de 2025, numa vitória do emblema verde e branco, já com Rui Borges ao leme, sobre o Nacional (2-0), como golos de Francisco Trincão e João Simões.
A estreia do juiz em duelos do Sporting aconteceu a 4 de maio de 2024. Na altura, os leões venceram o Portimonense, de Paulo Sérgio, por 3-0, no Estádio José Alvalade. Paulinho (13'), Francisco Trincão (70') e Viktor Gyokeres (90+2') foram os autores dos golos da 32.ª jornada da época 2023/24.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AFS, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Pedro Sousa jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Treinador do Clube de Alvalade falou sobre o tema e diz reconhecer no atleta potencial para concretizar o objetivo de alinhar pela canarinha
10 Dez 2025 | 16:34 |
Depois da derrota do Sporting no reduto do Bayern de Munique (3-1) na Allianz Arena, Alisson Santos admitiu que sonha em poder representar a seleção brasileira num futuro próximo. Rui Borges falou sobre o tema e diz ver no jogador potencial para concretizar o objetivo.
Rui Borges: "É um jogador que acabará por ser muito importante para o Sporting"
"O Alisson, a seu tempo, vai acabar por crescer. É um miúdo que apareceu muito rápido no Sporting, um clube que é campeão nacional e tem o estatuto de grande. Ele vem de uma ideia de jogo totalmente diferente das que tinha nas equipas que representou, mas claramente vemos ali muita qualidade. É um jogador que acabará por ser muito importante para o Sporting... e já tem sido", disse o técnico à 'TNT Sports Brasil'.
Rui Borges: "Estamos muito felizes por tudo o que tem conseguido"
O treinador disse estar satisfeito com o rendimento do atleta: "Dado o seu crescimento está cada vez mais preparado para a exigência Sporting e nós estamos muito felizes por tudo o que tem conseguido. Se continuar assim no futuro ouviremos falar mais dele, e espero vê-lo representar a sua seleção que será um gosto muito grande para ele", afirmou o treinador, à TNT Sports Brasil.
João Simões também também elogiou o colega: "Eu e o Quenda estamos mais com ele posso dizer que o Alisson é muito engraçado. É muito boa pessoa, trabalha bem, e é o típico brasileiro pois está sempre alegre e a falar muito. Gostamos muito de tê-lo no plantel pois é um grande amigo. Tem uma boa energia que mostra em campo", referiu.
Alisson Santos – avaliado em 2,5 milhões de euros – chegou esta temporada ao Sporting, vindo do Leiria. Nos 20 encontros em que foi opção de Rui Borges (onze na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga), o brasileiro de 23 anos marcou dois golos e fez duas assistências.