Modalidades
Sporting sofre cambalhota no marcador e volta a perder na Liga dos Campeões
22 Jan 2026 | 22:31
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
10 Out 2020 | 20:00 |
Leões e águias entraram, este sábado à tarde (10 de outubro), no rinque do Pavilhão da Luz para discutirem os pontos da 3.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins, onde acabaram por dividir pontos, empatando a uma bola (1-1). Pode ver todas as incidências ao minuto AQUI.
Com uma primeira parte bastante equilibrada, o encontro ia-se jogando a um ritmo alucinante, com as duas equipas a jogarem na ação do contra-ataque. A explicação é simples, de ambos os lados, existiam dois guardiões de grande qualidade: Ângelo Girão (Sporting CP) e Pedro Henriques (SL Benfica). Ainda que sem supremacia evidente, os encarnados atacavam mais e mostravam-se mais pressionantes, enquanto os leões apostavam na defesa à zona, o que permitia exatamente essa ação por parte da equipa da casa.
Passavam apenas quatro minutos que, Ferran Font, rematou com toda a força para a defesa dos homens da casa. Nestes ataques se notava a ambição de duas equipas que ainda não haviam perdido pontos no Campeonato. No entanto, foi mesmo aos cinco minutos que Toni Pérez esteve muito perto de abrir o marcador.
À passagem pelo minuto sete, já denotava quem comandava a equipa da casa que, à semelhança de quase todas as suas partidas, era Nicolia a cara da formação encarnada, mostrando-se o atleta mais ativo das águias até ao momento. E, graças a ele mesmo, passados 10 minutos o SL Benfica mostrava um maior ascendente no encontro.
Aos 12 minutos, foi a vez de Gonçalo Pinto tentar marcar, com a tentativa de uma ´picadinha’, comum na modalidade, mas sem resultado, Ângelo Girão mostrava-se uma muralha na liza leonina. Com um claro equilíbrio à passagem pelo primeiro quarto de hora, as principais figuras eram mesmo os guarda-redes, devido ao jogo muito vivo que se jogava e à intensidade do mesmo.
O relógio marcava 17 minutos e Pedro Gil, capitão leonino, remata ao poste. Mais uma demonstração de tremenda experiência do atleta, a tentar um túnel, mas sem o efeito pretendido.
A oportunidade mais importante dos leões chegou aos 18 minutos, com uma grande penalidade favorável aos comandados de Paulo Freitas. No entanto, no frente a frente de Toni Peréz e Pedro Henriques, o atleta dos leões acaba por atirar por cima. Até ao intervalo, o resultado não se alteraria, ficando, tal como começou, 0-0.
No regresso dos balneários, os encarnados entraram melhores dentro do rinque e com vontade de marcar, algo que criou maiores dificuldades a Girão, no entanto, o mesmo não vacilou.
Ainda assim, chegou outra grande penalidade para o Sporting CP. Falta de Diogo Rafael sobre Romero e, desta vez, foi Alessandro Verona a tomar a responsabilidade da marcação. Com a sua frieza, inaugurou o marcador (28’) e os verdes e brancos encontravam-se a vencer, na Luz, por uma bola.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1314995657971818502
Como se considerava que Verona estava com o stick quente, nova penalidade para os leões (30’), mas que, desta vez, mesmo após repetição, o mesmo não conseguiu converter, rematando a bola ao lado e, na recarga, enorme defesa de Pedro Henriques.
Quem não marca sofre e, com esta oportunidade desperdiçada para a formação leonina, os encarnados fizeram de tudo para chegarem ao empate. Aos 35 minutos do SL Benfica, após de grande execução de Lucas Ordoñez, a apontar para 1-1.
A partir deste momento, os homens de Alvalade mostravam-se mais nervosos e menos confiantes. No entanto, Girão demonstrou que não existia necessidade pois, na conversão da décima falta, a favor das águias, o mesmo defendeu mais uma vez.
Aos 37 minutos deu-se o caso mais polémico da partida, quando os pupilos leoninos já festejavam o golo, quando a equipa de arbitragem manda seguir, por considerar que a mesma não passou a linha de golo.
Até ao final do encontro, o resultado não se alterou e os leões e águias dividiram pontos, pela primeira vez, neste campeonato.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1315004876456370176
Na próxima jornada, marcada para dia 18 de outubro, o Sporting CP recebe, no Pavilhão João Rocha, o Famalicense AC.
Formação verde e branca disputou a sexta jornada da prova europeia nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no seu reduto
05 Fev 2026 | 20:16 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu a Oliveirense, por 5-1, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa, Henrique Magalhães, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Nolito Romero foram os autores dos golos dos leões.
A partida começou com oportunidades para ambos os lados, no entanto, foram mesmo os leões que acabaram por abrir o marcador, pelo stick de Rafael Bessa (6’). Ainda antes do intervalo, Henrique Magalhães aumentou a vantagem para a turma de Alvalade (20’).
No regresso dos balneários, o Sporting voltou mais forte e Danilo Rampulla fez o 3-0 à passagem pelo minuto 33. Xano Edo continuou imparável entre os postes, mas a Oliveirense acabou por reduzir aos 45’. Ainda assim, Roc Pujadas restabeleceu a vantagem logo de seguida (46’) e ainda houve tempo para Nolito deixar a sua marca (49’).
Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam dez pontos e estão no segundo lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 15, mas menos um jogo. Já o Liceo é terceiro classificado com sete pontos e também menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, frente ao CD Póvoa. O encontro diante da turma orientada por Vítor Silva, a contar para 15.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Tal como revelado inicialmente pelo nosso Jornal, verdes e brancos vão permitir o 'adeus' de um dos portugueses do plantel principal
03 Fev 2026 | 11:41 |
Exclusivo Leonino confirmado! Henrique Magalhães irá deixar o Sporting no final da presente época. O internacional português prepara-se para concluir a sua segunda passagem pelos leões, somando um total de sete temporadas ao serviço do clube de Alvalade.
Tal como o nosso Jornal já havia avançado, depois de, na temporada anterior, a saída ter estado praticamente definida, o jogador acabou por permanecer mais um ano no plantel. Desta vez, no entanto, o regresso à cidade do Porto surge como um cenário dado como certo, escreve o Zerozero.
Em todo o caso, o Leonino sabe que, nesta fase, o destino mais provável para Henrique Magalhães será a Oliveirense. Apesar de continuar a ser opção regular para Edo Bosch, os leões acreditam que o trajeto do jogador em Alvalade está no fim e até tem o seu substituto definido. Assim sendo, o hoquista poderá regressar a uma casa que bem conhece - aliás, esteve duas temporadas na equipa de Oliveira de Azeméis antes de assinar com o Sporting pela segunda vez.
Na presente temporada, o hoquista português já realizou 24 partidas oficiais, nas quais registou um total de sete golos. No Sporting desde 2021/22, Henrique Magalhães já conquistou mais de uma dezena de títulos, entre os quais duas Ligas dos Campeões, um Campeonato Nacional e um Mundial de Clubes.
Por seu turno, a equipa de hóquei em patins do Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente à própria Oliveirense. O encontro diante da turma liderada por Nuno Resende, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Pavilhão João Rocha, pelas 18h30.
Guarda-redes que atua na primeira liga portuguesa e, ao que parece, vai ser reforço do Clube de Alvalade na próxima temporada desportiva
23 Jan 2026 | 12:11 |
António Marante será o novo guarda-redes do Sporting para a próxima temporada 2026/2027. Dono da baliza do Tomar desde 2022, o guardião prepara-se para render o Zé Diogo e juntar-se ao internacional português Xano Edo na defesa das redes leoninas no hóquei em patins.
O atleta de 23 anos assumiu a baliza dos tomarenses em 2022, aposta de Nuno Lopes apesar de 'tenros' 20 anos, e foi uma aposta ganha. Numa equipa em afirmação na categoria máxima, Marante foi preponderante em históricas campanhas no campeonato, na conquista da Taça de Portugal em 2023 e na caminhada para a final da WSE Cup na passada época.
António Marante deve ocupar o lugar de Zé Diogo, que pode deixar a equipa principal do Sporting à beira de completar 33 anos, depois de 21 temporadas de leão ao peito, revela o portal HóqueiPT. O veterano guardião conquistou títulos nacionais jovens e foi internacional jovem, campeão da Europa de Sub-20 em 2012.
O Sporting garante assim um jovem com potencial, apenas seis meses mais novo que Xano, com rotina no Campeonato Nacional, estatuto de titular na sua atual equipa e inúmeras exibições elogiadas. Marante poderá lutar pelo lugar ou, pelo menos, ter minutos na gestão do técnico espanhol Edu Bosch.
Esta temporada, António Marante tem sido uma das grandes figuras da sua equipa. Com a camisola dos leões do Ribatejo, o guardião leva 18 jogos realizados. O Tomar defrontou, no passado mês de dezembro, o Sporting e perdeu por 3-0, em jogo a contar para a 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Placard Hóquei Patins 2025/26.
Sporting sofre cambalhota no marcador e volta a perder na Liga dos Campeões
22 Jan 2026 | 22:31
Exclusivo Leonino - Após rutura do tendão de Aquiles, craque do Sporting mais perto do regresso
19 Jan 2026 | 11:50
Fisioterapeuta que esteve no Sporting foi detido pela Polícia Judiciária
17 Jan 2026 | 11:43