Futebol
Bruno Sá aponta 'tática' de Varandas no Sporting: “Preparar Rui Borges para pagar sozinho a fatura”
22 Set 2026 | 09:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Jul 2024 | 11:35 |
O Nápoles voltou a interessar-se pela contratação de Viktor Gyokeres. Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record, acredita que o Sporting ainda deverá conseguir manter o jogador por mais uma temporada, mas ressalvou o salário que o emblema da Serie A pode vir a apresentar para aliciar o internacional sueco.
"Não vejo o Nápoles a chegar aos valores que o Sporting pretende pela saída. Agora, vejo o Nápoles oferecer o dobro do salário a Gyokeres e até com alguma ‘contabilidade criativa’, algo que em Itália se faz um pouco. Na oferta do salário a Gyokeres pode fazer com que ele ganhe bem mais que em Portugal, mas sei que o seu empresário o vê a jogar mais um ano com Rúben Amorim", começou por dizer o responsável pelo diário desportivo, prosseguindo.
"Acredito que o Sporting possa tentar convencer Gyokeres e até fazer um acerto de salário a meio da época, ou antes disso, garantindo que lhe baixa a cláusula na próxima época ou se houver uma proposta abaixo da cláusula, que olha para ela com carinho", atirou ainda, lembrando que a estrutura do Sporting pretende fazer de tudo para manter o avançado.
"Acho que Rúben Amorim, Hugo Viana e Frederico Varandas tudo farão para manterem Gyokeres e tudo farão para o manterem satisfeito. Não é não sais, daqui ninguém te tira, mas sim cedendo em alguma coisa para que o jogador sinta que o Clube o quer tanto que está disposto também a fazer sacrifícios. No fundo, é aí que se encontram os consensos", concluiu Bernardo Ribeiro.
Na temporada que agora chegou ao fim, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres - avaliado em 65 milhões de euros – realizou 50 encontros: 33 no Campeonato Nacional, nove na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 4.167 minutos que disputou, o avançado apontou 43 golos e fez 14 assistências, tendo sido a grande figura da turma de Rúben Amorim em 2023/24.
Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube de Alvalade. O pupilo de Rúben Amorim tem contrato com os leões até junho de 2028 e a sua cláusula de rescisão é a mais alta de todo o plantel dos verdes e brancos.
Assista aqui às sonantes declarações de Bernardo Ribeiro:
Treinador dos verdes e brancos recebeu um voto de confiança da Direção após os dois empates consecutivos para a Liga, mas precisa de reagir
22 Set 2026 | 12:28 |
O Sporting precisa de uma verdadeira terapia de choque depois dos empates com Famalicão e Arouca, da crescente contestação dos adeptos e das dúvidas em torno de Rui Borges. O problema é que o treinador terá enormes dificuldades para trabalhar de forma incisiva nessa reação durante a pausa FIFA: apenas seis jogadores do plantel principal estarão em Alcochete.
Rui Borges contará no regresso aos treinos com Kaique, Eduardo Quaresma, João Simões, Pedro Lima, Luís Guilherme e Sergi Altimira. Entre todos, apenas o médio espanhol tem sido presença habitual no onze inicial do Sporting, o que limita bastante a possibilidade de corrigir coletivamente os problemas apresentados nas últimas jornadas.
A situação surge num momento particularmente sensível. Os leões deixaram escapar vantagens diante de Famalicão e Arouca, somaram dois empates consecutivos e Rui Borges viu crescer a contestação em seu redor, embora tenha recebido entretanto um voto de confiança da administração liderada por Frederico Varandas.
A pausa poderia, em condições normais, ser utilizada para trabalhar de forma profunda a gestão dos momentos de jogo, os equilíbrios defensivos e a capacidade da equipa para não perder controlo depois de se colocar em vantagem. Só que 17 jogadores foram chamados às respetivas seleções, deixando o treinador praticamente sem a base habitual do Sporting.
Entre as ausências está Iván Fresneda, promovido à seleção principal de Espanha depois da lesão de Pedro Porro. O lateral-direito celebrou a primeira chamada ao escalão máximo da Roja, classificando o momento como “um sonho realizado” e deixando também uma mensagem de apoio ao antigo jogador leonino.
Issa Doumbia também estará fora de Alcochete depois da chamada à seleção italiana. A convocatória do médio do Sporting teve eco em Itália, onde foi recordado o percurso partilhado com Mohamed Ali Zoma desde os tempos de formação no Albinoleffe.
Rui Borges deverá, por isso, recorrer a vários jovens da Academia para completar os trabalhos durante este período. A intenção passa por iniciar desde já a preparação da deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro, mas a desejada terapia de choque ficará inevitavelmente limitada até ao regresso dos internacionais.
Internacional uruguaio fez questão de deixar uma mensagem sucinta nas suas redes sociais numa altura que deixa Alvalade para se juntar à seleção
22 Set 2026 | 11:50 |
Maxi Araújo deixou uma mensagem de confiança aos adeptos do Sporting numa altura em que a equipa atravessa um momento menos positivo. O lateral-esquerdo utilizou as redes sociais antes de se juntar à seleção do Uruguai e garantiu acreditar numa reação dos leões após a pausa FIFA.
Maxi Araújo: “Juntos sempre! Depois da pausa FIFA, o melhor está para vir”
“Juntos sempre! Depois da pausa FIFA, o melhor está para vir”, escreveu o internacional uruguaio através de um story publicado na conta pessoal de Instagram, ele que é um dos capitães da equipa verde e branca nesta temporada desportiva.
A mensagem surgiu acompanhada por uma fotografia de Maxi Araújo a abraçar Rui Borges, num gesto que pode também ser interpretado como demonstração pública de apoio ao treinador do Sporting numa fase de maior contestação em torno do técnico.
Os verdes e brancos vêm de dois empates consecutivos na Liga Portugal Betclic, diante de Famalicão e Arouca, resultados que aumentaram a pressão sobre Rui Borges e provocaram descontentamento entre vários setores dos adeptos leoninos.
Maxi Araújo deixa agora Alvalade para representar o Uruguai durante a paragem internacional, mas mostra confiança de que o Sporting conseguirá apresentar uma resposta diferente quando regressar à competição. Os leões voltam a entrar em campo a 9 de outubro, na deslocação ao terreno do Braga, encontro para o qual Rui Borges procurará recuperar estabilidade e regressar às vitórias no campeonato.
Jogador não vai estar ao serviço de Rui Borges no decorrer das próximas semanas e deixou uma mensagem através das redes sociais
22 Set 2026 | 10:44 |
Iván Fresneda não escondeu a felicidade depois de ser chamado pela primeira vez à seleção principal de Espanha. O lateral-direito do Sporting foi promovido após a lesão de Pedro Porro e classificou a convocatória como a concretização de um sonho.
Através de uma publicação nas redes sociais, o defesa leonino mostrou-se orgulhoso com a oportunidade. “Muito feliz pela minha primeira convocatória com a seleção principal. É um sonho realizado: poder defender as cores do meu país. Com muita vontade de retribuir a confiança que depositaram em mim".
Fresneda fez ainda questão de deixar uma palavra ao antigo jogador do Sporting, cuja lesão ao serviço do Tottenham abriu a vaga na convocatória. “Lamento ter recebido esta oportunidade devido à lesão do meu companheiro e amigo Pedro Porro, a quem desejo que recupere o mais rapidamente possível".
O lateral, de 21 anos, terminou a mensagem com um agradecimento a todos aqueles que o têm acompanhado ao longo da carreira. “Muito obrigado a todas as pessoas que me apoiam no dia a dia, porque isto também é graças a elas”, acrescentou.
Na seleção espanhola, Fresneda terá Eric García como concorrente direto para o lado direito da defesa. O jogador do Sporting terá pela frente quatro compromissos na Liga das Nações, num ciclo que pode também abrir a porta à estreia pela equipa principal. Espanha vai defrontar Inglaterra, Chéquia e, por duas vezes, a Croácia.
Bruno Sá aponta 'tática' de Varandas no Sporting: “Preparar Rui Borges para pagar sozinho a fatura”
22 Set 2026 | 09:51
Rui Borges recebeu voto de confiança, mas tem quatro grandes problemas para resolver no Sporting
22 Set 2026 | 09:34
Sérgio Conceição no Sporting? Villas-Boas responde e acusa leões de “santa aliança”
22 Set 2026 | 09:20