Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mai 2025 | 22:12 |
Luís Freitas Lobo destacou a evolução de Rui Borges desde que chegou ao Sporting. O especialista analisou as diferentes variantes táticas implementadas pelo treinador e que as mesmas viria a ser bem sucedidas, apesar de realçar que o estilo é diferente do de Ruben Amorim.
“Rui Borges está no oposto da vocação comunicacional de Ruben Amorim"
“Rui Borges está no oposto da vocação comunicacional de Ruben Amorim. A postura, o sotaque, o trajeto, sem sorriso charmoso e sem berço de grandes clubes. Antes um percurso que saiu de trás dos montes do mais futebol profundo, o que se joga e cresce em divisões secundárias, cheias de pó, até que um dia surge um atalho para outro mundo”, começa por referir no jornal 'O Jogo'
De seguida, o especialista destaca as mudanças táticas promovidas por Rui Borges: “Começou por mudar o sistema (de 3x4x1x2 para 4x4x2) e dinâmicas de jogo. Ganhou, nesse arranque, com essa marca de rutura. A linha de “3” desaparecia e surgia a clássica de “4”, mais três médios em vez de dois. Quando, porém, essa ideia começou a encravar em certos pontos do jogo em que tentava ativar um “modo de gestão” (as tais segundas partes em que o bloco recuava demais e não atacava da mesma forma) percebeu que resgatar a memória acumulada do passado recente para juntar à sua seria a mescla ideal”.
Luís Freitas Lobo realçou, ainda, o impacto dos problemas físicos de vários jogadores na estratégia de Rui Borges - que foi muito elogiado por Frederico Varandas: “As circunstâncias (lesões de tantos médios) também condicionaram a decisão. Foi o momento tático da época. Resgatou os três centrais e o 3x4x2x1, estabilizou o jogo da equipa, posicionamento do bloco e visão das linhas desde trás a construir mesmo quando mais recuadas”.
A terminar, Luís Freitas Lobo elogia também a resposta de Rui Borges ao momento menos positivo do goleador da equipa leonina: “Gyokeres teve um ciclo em que mostrou menos os dentes e o ataque ressentiu-se, mas a capacidade de, nessa fase, sem o 'homem-golo que resolve', a equipa já ter outra capacidade tática (muita vinda do ‘chip tático’ de início de época) foi decisiva para segurar-se em muitos jogos. Foi a vitória dum treinador na capacidade de ajustar-se à realidade. Sem mudar a sua personalidade e estilo, trazer esse sotaque de outro futebol à grande cidade e conquistá-la com a simplicidade dum corte de Hjulmand ou um remate de Gyokeres”.
Jogador português continua a tentar regressar às opções de Rui Borges após mais de um ano parado devido a lesão grave no joelho direito
05 Dez 2025 | 07:43 |
Nuno Santos continua a dar passos em frente na sua recuperação. Depois de ter iniciado corrida e sprints no relvado, o jogador já incluiu bola nos exercícios que tem vindo a realizar, continuando a fazer esta espécie de 'pré-temporada' antes de entrar nas opções do Sporting.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 11' dos leões está confortável nos sprints e não demonstra ter perdido a confiança nem medo de recaída com a introdução do esférico nos seus mais recentes exercícios. Nuno Santos mostra, no entanto, alguma ansiedade para voltar a jogar.
No que diz respeito à Unidade de Performance do Sporting, esta pretende que o jogador leve todo o tempo necessário nesta fase da recuperação, para que não corra o risco de regressar demasiado cedo e voltar à estaca zero. No entanto, a confiança de ambas as partes está nos píncaros.
Vale lembrar que o ala se lesionou há já mais de um ano, a 27 de outubro de 2024, no decorrer do jogo da 9.ª jornada da Liga 2024/25, em Famalicão. Nuno Santos acabou por contrair uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito e foi sujeito a intervenção cirúrgica.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Clube de Alvalade desloca-se até ao reduto do Benfica nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, enquanto o treinador ainda tem algumas dúvidas para o onze
05 Dez 2025 | 07:28 |
Rui Borges tem duas grandes dúvidas para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Geovany Quenda ou Geny Catamo? Hidemasa Morita ou João Simões? Apesar de o técnico ter optado por não abrir o jogo na antevisão ao encontro, há quem parta na frente para o dérbi.
Começando no meio-campo, o jovem médio dos leões tem sido escolha por mais vezes na presente temporada. No entanto, a experiência do internacional japonês e a melhoria de rendimento nos últimos desafios pelo Sporting podem levar o treinador leonino a optar exatamente por Morita, que fará naturalmente dupla com Morten Hjulmand, indiscutível a titular.
Depois, o regresso de Pote às opções de Rui Borges veio complicar um pouco as contas. Enquanto Quenda tem feito um arranque de temporada notável - quebrando todos os seus objetivos pessoais -, o histórico do internacional moçambicano frente ao Benfica pode valer-lhe um lugar no onze. Com Catamo a titular, o 'camisola 7' pode entrar e dar frescura a partir do banco de suplentes.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 31 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 28, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 34 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Internacional grego tem estado lesionado e os leões continuam sem qualquer certeza de que poderão contar com o contributo do jogador no dérbi
05 Dez 2025 | 07:11 |
Fotis Ioanndis foi convocado, à condição, para o Benfica - Sporting. O internacional grego apresentou-se sem dores na véspera do dérbi e, esta manhã de sexta-feira, 5 de dezembro, ainda fará um derradeiro teste para que os leões tenham a certeza da condição física em que se encontra.
De acordo com o jornal Record, o avançado seguiu mesmo com a restante comitiva dos verdes e brancos para estágio e, caso tenha luz verde por parte da Unidade de Performance do Sporting, Rui Borges não terá qualquer problema em levá-lo para a partida, sendo opção a partir do banco de suplentes.
Também como prevenção, Rodrigo Ribeiro foi chamado à concentração dos leões. O jovem avançado do Sporting é a alternativa de Rui Borges na eventualidade de Ioannidis não ser dado como apto. No entanto, ainda que o grego faça parte da ficha de jogo, o técnico sabe que este está limitado a uma utilização entre 15 a 20 minutos.
Vale lembrar que, na antevisão à partida, Rui Borges não escondeu que ainda não existia, à data, qualquer decisão tomada sobre o jogador: “O Ioannidis está em dúvida ainda. Não sei se será convocado... Pode acontecer, pode não acontecer”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 22 milhões de euros – soma 13 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 563 minutos, nos quais já apontou quatro golos e três assistências com a Listada verde e branca.