
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Freitas Lobo acredita que João Félix e Rafael Leão ainda não convocados para a seleção nacional pelo estatuto e não pelo desempenho demonstrado em campo. O especialista faz uma comparação direta com Geovany Quenda, ala do Sporting - já oficializado no Chelsea -, que considera ser o antónimo dos jogadores do Milan.
"Muitas equipas, em nome das chamadas táticas especulativas, escondem as suas qualidades com uma eficácia diabólica. Ficam fechadas muito tempo, fazendo pensar que estão adormecidas a disfarçar carências, e, de repente, saltam e pregam um susto de morte à equipa adversária. Em geral, esse susto surge em velocidade de contra-ataque. É o que sinto vendo Rafael Leão. Pisa a relva com a insolência da indiferença, mas acha que continua a ter escondida a sua carta de talento mais alta que com tão pouco pode fazer tanto", disse ao jornal O Jogo.
"Leão e Félix são convocados por estatuto e não pelo que jogam"
Freitas Lobo diz que o extremo "quando arranca e começa a jogada promete muito. Empolga", mas "quando trava e acaba a jogada, o momento da definição, são vezes demais que a erra (e até a decisão) e entre o passe ou remate (e respetivo timing) perde-se a promessa inicial", atira. "Um 'bluff' explosivo. Uma expressão que faz Leão parecer um jogador de póquer sem expressão nem a carta certa quando lançada".
"Antes de valorizar a cabeça dos treinadores, gosto de valorizar os pés dos jogadores, por isso fico tão desconcertado com os casos em que o jogo parece tornar-se pesado para o... jogador, até este ficar com aquele ar enfadado. Falei no Rafael Leão mas também podia ser o João Félix... Quando os temos na Seleção, cada vez mais vemos convocados estatutos e não verdadeiramente jogadores. Têm a proteção afetiva dos treinadores e não a aproveitam. Uma perturbadora interferência quando se trata de construir uma carreira", admitiu.
"Quenda converteu-se em ídolo"
Em sentido contrário, Luís Freitas Lobo aponta o aparecimento "de um menino (ainda é um menino), que converteu-se em ídolo com explosões voadoras e fintas mais arranques para mostrar o que é a vontade de jogar futebol a cada momento. É Quenda", afirmou, mostrando-se rendido ao prodígio do Sporting e criticando Roberto Martínez: "Sentado no banco ou a aquecer na berma do relvado nos jogos da Seleção, percebe-se a diferença. São jogadores que provam como o futebol é uma relação de lealdade (e no inverso, de infidelidade) que fazem deles um fenómeno sentimental. Para os dois lados".
Jornalista crê que Clube de Alvalade está em desvantagem perante o Benfica e enumera problemas que têm surgido aos verdes e brancos
|
Hugo do Carmo não acredita que o Sporting será campeão nacional. O especialista dá vantagem ao Benfica, pela diferença no plantel, problemas na estrutura leonina e porque falta jogar um dérbi, que, ao ser disputado na Luz, deixa os verde e brancos em maus lençóis.
"Diria que se tudo correr dentro da lógica, Sporting e Benfica, que considero os dois únicos candidatos ao título — Porto e Braga discutirão entre eles o último lugar no pódio —, entrarão para as últimas sete jornadas lado a lado. Favorito? Não arrisco", disse, ao jornal A Bola.
"Problema do Sporting é estrutural"
Para o jornalista, "o Benfica conta com a vantagem de ter um melhor plantel. Mais extenso e com mais opções de qualidade para as várias posições", enquanto "o Sporting continua a debater-se com muitas contrariedades, nomeadamente físicas", explica, apontando uma diferença entre as equipas.
No entanto, garante que o principal "problema do plantel dos leões é estrutural, uma vez que foi construído por e para Ruben Amorim, com excesso de opções para umas posições e défice para outras". "A ideia era clara, mas apenas para o atual treinador do Manchester United... Com a saída deste para Inglaterra tudo, naturalmente, se complicou e Rui Borges, inteligentemente, tem tentado minimizar os estragos", atirou.
"Não percebo a contratação de Biel"
"A reabertura do mercado não foi aproveitada para equilibrar o plantel, acredito que por razões, sobretudo, financeiras. As contratações resumiram-se a Rui Silva, uma garantia de segurança para a baliza, e Biel, cuja contratação continuo sem perceber", afirmou, admitindo ainda que o dérbi - que já tem hora e data oficiais - será o 'jogo do título' e que os encarnados têm vantagem por jogarem em casa.
Rui Borges ainda tem algumas dúvidas quantos aos jogadores que irá escolher, mas técnico já tem ideia do que irá apresentar na visita à Reboleira
|
O Sporting visita o terreno do Estrela da Amadora, no próximo sábado. Com algumas baixas na equipa, Rui Borges está obrigado a mexer no último onze inicial. Zeno Debast regressa ao meio-campo e abre espaço à entrada de Eduardo Quaresma no onze inicial dos verdes e brancos.
O 'camisola 72' não é titular desde a deslocação a Vila das Aves, há mais de dois meses (23 de fevereiro). Desde então, o central jogou 17 minutos diante do Famalicão e 45 pela seleção nacional de sub-21, lutando contra uma lesão durante grande parte do período mencionado.
Quaresma deverá ajudar a compor a linha de três defesas, juntamente com Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio. No miolo, Zeno Debast poderá ter a companhia de Eduardo Felicíssimo, uma vez que todas as opções regulares do meio-campo estão indisponíveis para a partida, por lesão ou suspensão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma soma 21 partidas, contabilizando um total de 1.239 minutos de utilização, ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal. Avaliado em 14 milhões de euros – o futebolista tem sido utilizado como lateral-direito ou central numa linha e três defesas.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - , diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.
Presidente dos verdes e brancos está em negociações por ambos os atletas e espera conseguir fechar as contratações dos jogadores muito em breve
|
O Sporting fechou a contratação de Alisson Santos para a próxima temporada. No entanto, os leões seguem em preparação da nova época e Frederico Varandas está no mercado a tentar fechar dois reforços de peso para Rui Borges: Giorgi Kochorashvili e Georgios Vagiannidis.
A contratação do médio foi ainda iniciada por Hugo Viana, deixando somente alguns pormenores e detalhes para a nova estrutura - com Bernardo Palmeiro e Flávio Costa à cabeça - fechar a chegada do jogador. No entanto, ao que tudo indica, um outro clube português tenta desviar o georgiano.
Ainda assim, a previsão é de que o Sporting consiga fechar o negócio, até porque, de acordo com informação recente, Giorgi Kochorashvili quer assinar com os verdes e brancos, tendo já decidido que o seu futuro vai passar por Alvalade, independentemente dos interessados que possam surgir.
Por outro lado, Georgios Vagiannidis promete ser uma boa dor de cabeça, à semelhança do que aconteceu com Fotis Ioannidis. O Panathinaikos já demonstrou ser um emblema irredutível no que toca a transferências e, para já, terá rejeitado a primeira proposta apresentada pelos verdes e brancos.
O Sporting ofereceu 6 milhões de euros, aos quais acresciam mais 2M em bónus, pela contratação do promissor lateral-direito. Ainda assim, o valor é demasiado baixo na ótica dos atenienses, que pedem a Frederico Varandas para subir a fasquia ou o defesa irá continuar na Grécia.