
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Zeno Debast deverá estar muito perto de ser oficializado pelo Sporting. O central terá feito o último jogo pelo Anderlecht, despedindo-se dos adeptos belgas no final da partida. O momento emocionante entre o central e a massa associativa do clube já corre as redes sociais.
Com vários vídeos partilhados, os aficionados do Anderlecht cantam o nome do jogador, aplaudindo-o bastante. A partida, diante do Antuérpia, acabou por não correr da melhor forma, com Debast - que foi capitão de equipa - e companhia a saírem derrotados, por 3-1.
Segundo notícias recentes, Debast terá no Sporting um contrato válido até 2029, com o Frederico Varandas a investir qualquer coisa como 18 milhões de euros. Por esta altura, os leões começam a ‘recompor’ o plantel, que poderá sofrer ainda mais mexidas, sobretudo no que toca ao setor defensivo, uma vez que Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Jeremiah St. Juste são alvos de mercado.
A mesma fonte revela, ainda, que este contexto e a possibilidade de ‘inflação’ da transferência fez com que o Sporting quisesse resolver o mais rapidamente possível este dossiê e fazer um esforço para que tal fosse possível, uma vez que Debast também tinha o West Ham à perna.
Zeno Debast – avaliado em 15 milhões de euros – encontra-se a cumprir a sua quarta temporada consecutiva na equipa principal do Anderlecht. Contabiliza, na presente época, 3.530 minutos, divididos pelas 40 partidas que fez ao serviço da turma belga. Sob batuta do técnico Brian Riemer, o jogador foi titular em todos os encontros que disputou - entre campeonato e Taça da Bélgica.
Confira o momento com os adeptos:
Jogador que nasceu para o futebol nas camadas jovens do Clube de Alvalade está prestes a ser recompensado depois de uma grande época
|
É, sem dúvida, um dos grande destaques da temporada do Sporting. João Simões ganhou o seu lugar no plantel principal dos leões com João Pereira, e assumiu-se como um jogador muito importante no meio campo verde e branco com Rui Borges. Lesionou-se e ficou de fora até ao final da época, mas nem por isso vai deixar de ser recompensado.
O jovem jogador de 18 anos já tem, segundo o jornal A Bola, a sua renovação de contrato apalavrada com o Sporting, e tudo indica que se tornará oficial no final da presente temporada ou no início da próxima, de modo a que João Simões comece a época com a sua situação esclarecida.
Este é, de resto, um reconhecer das capacidades de João Simões por parte do Sporting. Relembrar que o jovem jogador se estreou pela equipa principal a 22 de novembro, contra o Amarante, num jogo que também foi de estreia para João Pereira - apesar dos maus resultados da equipa sob o antigo técnico, o período serviu para o jovem médio agarra o lugar no plantel verde e branco.
Pelos vistos, nem uma lesão que o tirou da competição durante algum tempo lhe conseguiu tirar esse lugar. Um dos objetivos da renovação de contrato é a promoção, definitiva, de João Simões à equipa principal do Sporting. O médio passará, assim, a fazer parte do lote de jogadores às ordens de Rui Borges em 25/26.
Para além de um aumento salarial, esta renovação também traz uma novo estatuto ao jogador dentro da hierarquia do Sporting. O jogador deve, ainda, garantir a sua ligação ao Clube até 2030, um prolongamento de cinco anos no seu vínculo a Alvalade.
Médio defensivo dinamarquês tem sido um dos jogadores mais importantes do plantel verde e branco desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023
|
Começa a ficar cada vez mais delineada a estratégia do Sporting para abordar o mercado de verão, que se aproxima a passos largos. Os leões já começaram a adiantar-se em alguns dossiers - casos de Quenda, Essugo, Alisson ou Kochorashvili - mas há mais notícias, nomeadamente em relação ao capitão de equipa, Morten Hjulmand.
Em primeiro lugar, há uma certeza em Alvalade: a próxima época será de renovação do plantel do Sporting. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando as figuras mais importantes ficaram em Lisboa a pedido de Ruben Amorim, Varandas já sabe que vai ser obrigado a vender algumas das figuras dos leões.
À cabeça aparece Viktor Gyokeres - atualmente na luta pela Bota de Ouro - movimentação que já se espera. Depois, a Direção do Sporting também se deve decidir pela venda de uma defesa central, seja ele Gonçalo Inácio, ou Ousmane Diomande. Tudo isto vai depender das oportunidades do mercado, mas estes são os nomes que aparecem numa linha da frente.
No lado imediatamente oposto, está Morten Hjulmand. Está definido por Frederico Varandas que a manutenção do médio dinamarquês é uma das mais prioritárias em todo o plantel, e o Sporting fará de tudo para resistir ao assédio dos gigantes europeus, e manter o capitão da equipa de Alvalade a vestir de verde e brando durante, pelo menos, mais uma temporada.
Com as vendas de Quenda e Essugo, e os milhões que se esperam que cheguem devido a Viktor Gyokeres, o Sporting está bem protegido, olhando também à cláusula de 80 milhões de euros no contrato de Morten Hjulmand. O médio dinamarquês deve mesmo ser a figura central de um plantel renovado para 25/26.
Jogador das camadas de formação dos leões tem estado em grande plano nas equipas secundárias esta época, e pode receber novidade muito positiva
|
Conrad Harder pregou uma partida a Rui Borges no último jogo do Sporting. O dinamarquês apanhou um cartão vermelho no final do jogo e não é opção para a próxima partida dos leões. Rui Borges vê-se obrigado a encontrar soluções, de novo, para o suplente de Viktor Gyokeres na próxima partida dos leões - mas o jogador já parece ter sido escolhido.
O treinador do Sporting já parece ter selecionado quem será o substituto de Viktor Gyokeres no Sporting - Moreirense da 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Face a ausência do avançado dinamarquês, Rui Borges deverá chamar para o seu lugar o jovem Gabriel Silva, que representa as camadas de formação verdes e brancas.
O técnico transmontano dos leões ainda não sabe por quanto tempo vai ser obrigado a utilizar esta solução. O Sporting espera para perceber qual será o castigo aplicado a Harder, depois do cartão vermelho nos Açores, e de quanto tempo será a suspensão para o dinamarquês. Viktor Gyokeres, à sua frente, continua disponível, e Gabriel Silva aparece como solução.
Relembrar que este papel foi muitas vezes cumprido por Rafael Nel. Quando Viktor Gyokeres esteve lesionado, e Harder era o titular, foi sempre Nel a ser chamado para assumir o papel de suplente. O jogador está, agora, também ele lesionado, o que abre ainda mais a porta a Gabriel Silva.
O ponta de lança formado nas camadas jovens do Sporting tem sido um dos destaques da época dos leões. Com apenas 18 anos, tem estado em bom plano na equipa B verde e branca, onde apontou cinco golos em 18 jogos, sendo que estendeu os bons desempenhos à UEFA Youth League, onde também somou cinco tentos na presente edição.