
Futebol
Exclusivo Leonino - Hélder Amaral aponta culpado por Jota Silva não ter assinado pelo Sporting
02 Set 2025 | 18:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Set 2024 | 08:13 |
Diego Callai pode ser titular na deslocação do Sporting ao reduto do Arouca. Com Vladan Kovacevic lesionado e Franco Israel na seleção, o jovem guardião de 20 anos pode ser opção inicial de Rúben Amorim na quinta jornada da Liga Portugal Betclic.
Segundo as últimas informações, na última semana, Diego Callai tem sido preparado para assumir a baliza do Sporting no campeonato nacional. A qualidade do guardião não está em causa, mas o peso da ocasião pode afetar o atleta verde e branco e Rúben Amorim tem trabalhado no sentido de prevenir tal situação.
No mercado de transferências deste verão, Diego Callai esteve próximo de ser emprestado pelo Sporting, mas o negócio acabou por não se concretizar por não ter sido possível chegar a acordo quanto a alguns detalhes do negócio. Agora, o guarda-redes de 20 anos pode ser titular em Arouca, em jogo agendado para a próxima sexta-feira, às 20h15, no jogo inaugural da jornada.
Diego Callai, que chegou a Alvalade já há nove anos para a equipa dos sub-12 dos leões, leva desde então 55 jogos ao serviço da turma secundária do Sporting, tendo estado presente várias vezes nos treinos da equipa A, sob comando de Rúben Amorim. O promissor guarda-redes tem contrato assinado com os verdes e brancos até 2027.
O prodígio de 20 anos é encarado como uma das grandes pérolas do Clube de Alvalade. Ao serviço do Feirense, na segunda metade da temporada passada, Diego Callai – avaliado em 1 milhão de euros – disputou, no total, 11 jogos, mantendo a baliza a zeros em três ocasiões e tendo-se apresentado a um bom nível.
Clique e assista a esta defesa fenomenal de Diego Callai:
Ponta de lança foi contratado pelos leões ao Almería e tem como grande missão tentar fazer esquecer o goleador Viktor Gyokeres em Alvalade
03 Set 2025 | 07:13 |
Luis Suárez foi convocado pela Colômbia - e viu um ex-treinador desvendar um ponto fraco - para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. O avançado do Sporting regressa ao lote de eleitos após um bom arranque em Alvalade e admite que é preciso bastante concentração para evitar um "falhanço" coletivo.
"Estamos todos com uma energia positiva pois queremos que este jogo nos deixe mais perto do Mundial. Queremos voltar a marca presença nesta prova e sentimos que temos a melhor energia para o que aí vem", disse, aos meios de comunicação dos cafeteros.
A qualificação é um dos objetivos da Colômbia, o que fez o avançado do Sporting avisar toda a comitiva: "Temos que estar tranquilos para nada falhe e isso não acontece só com os jogadores, acontece com todos os trabalhos, onde todos temos dias bons e maus".
"Quando se falha uma ocasião temos de pensar na seguinte para não correres o risco de ficares encalhado nesse falhanço. Há muitas equipas que vêm jogar fechadas mas temos de encontrar solução para esse problema", admitiu Luis Suárez.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – soma cinco partidas. O colombiano do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: quatro para Liga Portugal e outro para a Supertaça. Nos 373 minutos que tem em campo, o avançado apontou dois golos e três assistências.
'Camisola 6' dos leões fez balanço do primeiro ano com a Listada verde e branca, após ser contratado ao Anderlecht no mercado de verão de 2024/25
03 Set 2025 | 06:58 |
Zeno Debast garante que será defesa-central esta temporada. O 'camisola 6' do Sporting está convocado para os próximos compromissos da Bélgica e acabou por fazer um resumo da primeira temporada com a Listada verde e branca, abordando a mudança de posição para o meio-campo.
Zeno Debast: "Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a Taça é fenomenal!"
"Foi um ano fantástico. Joguei futebol no Anderlecht por quinze anos. Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a taça é fenomenal!. O meu pai recordou-me que trabalhei 16 anos para isto. De todos os grandes momentos foi esse que memorizei. Os meus pais são tão apaixonados pela minha carreira quanto eu e devo-lhes tudo! Aconteça o que acontecer, eles sempre serão as primeiras pessoas em quem penso. A minha família é a minha força", disse, ao jornal Humo.
Zeno não esconde a felicidade pelo ano de estreia, não esquecendo as adversidades pelo caminho: "Tivemos três técnicos... isso diz alguma coisa. Primeiro Ruben Amorim, o treinador que me trouxe do Anderlecht e saiu ainda cedo para o Manchester United. Ao mesmo tempo, o diretor desportivo (Hugo Viana) também foi para o Manchester City. As mudanças de treinador não são novidade para mim, claro, mas esta foi a minha primeira transferência".
Zeno Debast: "Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me"
"Quando as duas pessoas que me trouxeram saem depois de apenas alguns meses começamos a pensar... 'e se entrar alguém que não esteja interessado em mim?' O novo técnico, João Pereira, foi demitido novamente depois de apenas seis semanas. Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me. O mesmo aconteceu com o terceiro técnico, o Rui Borges - que elogiou muito o jogador -. Ele ainda cá está", acrescentou.
Originalmente contratado para o eixo da defesa, Debast acabou por terminar a época a médio. No entanto, garante que esta época será usado na posição de origem: "Devido às lesões e às suspensões acabei no meio-campo do Sporting... Como joguei muito bem naquele primeiro jogo acabei aí a temporada... Por que deveria estar dececionado? Estava feliz a jogar. Depois na seleção da Bégica entrou um novo selecionador (Rudi Garcia) que me perguntou a posição que mais gostava de jogar... Expliquei-lhe que só joguei no meio-campo devido às circunstâncias e disse-lhe que me sinto mais à vontade na defesa. O Sporting já esclareceu que sou um defesa-central".
Central neerlandês está fora das contas de Rui Borges, treina afastado em Alcochete e em janeiro pode assinar a custo zero por qualquer clube
03 Set 2025 | 06:48 |
Jeremiah St. Juste ficou no Sporting por 'culpa' de Diogo Leite. O central não tem espaço no plantel de Rui Borges e foi negociado durante o mercado de transferências de verão, acabando por permanecer em Alvalade, uma vez que o ex Porto não saiu do Union Berlim.
O 'camisola 3' dos leões até começou a janela a ser apontado ao Osasuna, tendo mesmo feito uma deslocação a Pamplona para ouvir as condições dos espanhóis. Todavia, Jer nunca se mostrou entusiasmado com a ideia e acabou por recusar.
O Union Berlim entrou na corrida e ofereceu ao jogador a possibilidade de regressar à Bundesliga, algo que era apreciado pelo veloz defesa. Porém, o negócio com o Sporting dependia da saída de Diogo Leite para a Fiorentina, cenário que acabou por não se verificar.
O Sporting pedia 4 milhões de euros por St. Juste, valor bastante inferior em comparação ao que foi pago ao Mainz, em 2022/23. Com o falhanço das negociações e o jogador a chegar ao final do contrato, auferindo um dos maiores salários do plantel, é possível que assine por outro emblema em janeiro a custo zero.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.