Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
26 Mar 2025 | 13:41 |
Aos 30 anos de idade, Diogo Ventura é o elemento que faz parte há mais tempo da equipa de basquetebol do Sporting, e o único que fez parte do último título verde e branco, em 20/21. Um dos atletas mais regulares da Liga, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde falou da temporada dos leões.
Começou por falar das expetativas para a temporada: "As expectativas num clube como o Sporting são sempre as mesmas. Temos de entrar em todos os jogos para ganhar (...) Começámos mal, com algumas derrotas que não poderiam ter acontecido, mas já está completamente ultrapassado. Olhamos com muito positivismo para o resto da temporada. Tem sido uma progressão positiva, desde a entrada mais periclitante até agora", começou por explicar.
Admitiu que o objetivo era terminar a fase regular em primeiro lugar, algo que a equipa não vai conseguir, mas explicou os motivos: "Iniciámos a época com mudança de treinador, um plantel com praticamente todos os jogadores novos, e isso normalmente tem as suas consequências (...) Mas temos consciência que é muito difícil, primeiro, porque já não dependemos de nós e temos de nos focar nas coisas que podemos controlar. Para conseguirmos alcançar o segundo lugar ou o primeiro, temos de esperar que o Benfica ou o FC Porto percam mais do que os jogos entre nós", disse Diogo Ventura.
Falou, depois, num plano individual. Aponta o "dar o máximo" como a maior razão para a sua regularidade, e fala em "treino" para explicar o acerto da linha de lance livre. Confessou, ainda, sentir-se "contente" por "ser um elemento importante no Sporting e na equipa".
Por último, contou o que costuma partilhar aos mais novos, com toda a sua experiência: "Que deem sempre o máximo todos os dias. Que entendam o seu papel na equipa, o que o treinador quer, o que não gosta e o que gosta. E que ponham sempre o grupo em primeiro lugar. Porque esses são fatores que depois levam a que se tenha uma preponderância. Há jogadores que conseguem jogar muito tempo, tanto tempo como eu, por exemplo, e não marcam tantos pontos, mas são igualmente importantes na equipa, ou mais ainda", rematou Diogo Ventura, base do Sporting.
Clube de Alvalade recebeu, e venceu, um adversário complicado. O triunfo vale ao emblema verde e branco a ultrapassagem ao rival da segunda circular
02 Nov 2025 | 14:34 |
A equipa de basquetebol feminino do Sporting venceu por 70-59, contra ao Esgueira, este domingo, dia 2 de novembro, em jogo da quinta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26. Num encontro contra um dos históricos da modalidade em Portugal, as leoas venceram o segundo encontro consecutivo - de uma equipa que sofreu muitas alterações no verão.
A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou com empate a 16 pontos no marcador, mas no segundo período, as leoas passaram para a frente do marcador (16-12), deixando o placar a apontar 32-28 ao intervalo.
A segunda parte do encontro foi complicada, e de vantagens marginais para as leoas, suficientes para construir a diferença final. O terceiro período terminou com nova vitória verde e branca (16-14), que carimbou o triunfo por 70-59 no derradeiro parcial (20-15).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. Já Luana Serranho somou 13 pontos, dois ressaltos e sete assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta vitória - a terceira em cinco jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está, à condição, no terceiro lugar do campeonato nacional, com oito pontos, ultrapassando o Benfica, que tem menos um jogo. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos oito pontos. O próximo jogo da formação leonina é no próximo dia 23 de novembro, frente ao União Desportiva, para o campeonato. O jogo está marcado para as 11h00, no Pavilhão João Rocha.
Clube de Alvalade recebeu, no Pavilhão João Rocha, um adversário muito complicado, em mais uma partida referente ao campeonato nacional
01 Nov 2025 | 20:26 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu por 78-64, contra o Ovarense, este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da quarta jornada da fase regular da Liga Betclic Basquetebol 2025/26. Num encontro contra um dos históricos da modalidade em Portugal, os verdes e brancos deram seguimento ao triunfo para as competições europeias.
Os verdes e brancos arrancaram muito bem a partida. Os leões assinaram um ótimo primeiro período, que terminou com 28-13 no marcador. A Ovarense reagiu nos segundos 10 minutos do encontro, com parcial de 21-15, que deixou a partida com 43-34 ao intervalo.
A segunda parte do encontro foi de gestão para a equipa do Sporting. Os leões tinham 11 pontos de vantagem ao intervalo, e foram mantendo essa margem. O terceiro período terminou 18-14 para os leões, e no último parcial, os verdes e brancos voltaram a superiorizar-se, por 17-16, o que deixou o resultado final da partida em 78-64.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Malik Morgan. O norte-americano fez 17 pontos, sete ressaltos e três assistências. Já Francisco Amarante somou 11 pontos, nove ressaltos e duas assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta vitória - a sexta em oito jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão, à condição, no segundo lugar do campeonato nacional, com sete pontos. Em primeiro está o Benfica, com oito. O próximo jogo da formação leonina é na terça-feira, dia 4 de novembro, frente ao Dinamo Sassari, para a FIBA Europe Cup 25/26. O jogo está marcado para as 19h30, em solo italiano.
Clube de Alvalade deslocou-se à Roménia, para disputar a terceira jornada da prova internacional, e não deu hipótese ao adversário que jogava em casa
29 Out 2025 | 18:51 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu por 102-61, contra o Valcea, esta quarta-feira, dia 29 de outubro, em jogo da terceira jornada da FIBA Europe Cup 2025/26. Num encontro disputado em solo romeno, os leões somaram a segunda vitória nas competições europeias, depois de venceram o Porto na última partida. Veja AQUI como decorreu o encontro.
Os verdes e brancos assinaram uma primeira parte muito positiva. O encontro arrancou equilibrado, mas o Sporting saiu para a frente do marcador, terminando o primeiro período com parcial de 27-12. A partir daí, os verdes e brancos geriram a vantagem - venceram o segundo período por 26-19, o que significou uma vantagem ao intervalo de 22 pontos.
A segunda parte do encontro contou uma história semelhante. O Sporting esteve sempre no controlo do marcador, nunca dando hipótese de recuperação ao Valcea. Os leões voltaram a ganhar o terceiro parcial, por 24-21, bem como os derradeiros 10 minutos (25-9). No final da partida, vitória por 102-61 para o Clube de Alvalade.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Stephan Swenson. O belga fez 30 pontos e duas assistências. Já Malik Morgan Jr somou 14 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição internacional.
Com esta vitória - a quinta em sete jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão, à condição, no primeiro lugar do grupo, com cinco pontos. Em segundo segue o Vechta, com menos um jogo. O próximo jogo da formação leonina é no sábado, dia 1 de novembro, frente à Ovarense, para o campeonato nacional. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Confira este vídeo dos adeptos do Sporting a apoiar a equipa na FIBA Europe Cup: