
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Alanyaspor, de João Pereira, continua a trilhar caminho para garantir a manutenção na Liga turca. O clube orientado pelo antigo treinador do Sporting venceu o Gaziantep por 1-0, esta sexta-feira, dia 9 de maio, em jogo a contar para a 35ª jornada da competição.
Após um primeiro tempo sem golos, foi preciso esperar pelo minuto 52 para ver Andraz Sporar, ponta de lança que passou pelos leões a marcar. O avançado esloveno aproveitou um erro clamoroso do guarda-redes adversário e rematou para a baliza deserta e fazer o golo decisivo.
Com este resultado, o Alanyaspor consolida o 15.º posto da tabela classificativa, acima da linha de água, com 38 pontos, aumentando para quatro a vantagem sobre o Sivasspor e o Bodrumspor, que tem menos um jogo. Já o Gaziantep ocupa o 12.º lugar, com 42 pontos.
Mais de quatro meses depois, a curta passagem de João Pereira pelo comando técnico da equipa principal do Sporting continua a dar que falar. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) confirmou que o Clube de Alvalade terá de pagar uma multa de 12.750 euros pela falta de habilitações do antigo internacional português para treinar a formação A verde e branca (Recorde AQUI).
Recorde-se que o técnico português teve uma curta passagem pela equipa principal dos leões entre novembro e dezembro do ano de 2024, somando três vitórias, quatro derrotas e um empate. Rui Borges foi o escolhido por Frederico Varandas para a sucessão.
Colega de profissão do timoneiro dos verdes e brancos foi deselegante nas palavras proferidas ao atual líder do Campeonato Nacional
|
Após a derrota do Gil Vicente frente ao Sporting, Rui Borges afirmou que a equipa de Barcelos teria mais pontos na Liga se demonstrasse sempre o espírito competitivo evidenciado em Alvalade. Confrontado com essas palavras, César Peixoto, em conferência de imprensa, destacou a sua experiência em clubes de topo, desvalorizando os clubes por onde passou o técnico dos leões enquanto jogador.
"Ao longo da minha carreira joguei em clubes grandes"
"Semana difícil? Foi uma semana normal. Ao longo da minha carreira joguei em clubes grandes, estou habituado a todo o tipo de pressões. Estive sempre focado na minha equipa. Gostava de chegar aos 40 pontos e estou muito focado nisso. Não facilitar em nada. Estou só focado no Arouca e nada mais", apontou.
César Peixoto avisou que a partida “não vai correr bem” se os pupilos facilitarem perante os ‘lobos’ da serra da Freita, “uma boa equipa”, com “bons jogadores que gostam de ter a bola” e bem orientada pelo treinador Vasco Seabra, que ocupa o 12.º lugar, com 34 pontos, e também já garantiu a permanência.
De recordar que, no final do jogo frente aos leões, Rui Borges só cumprimentou o gilista na zona técnica perto dos balneários e na conferência de imprensa deixou algumas ‘bicadas’, depois de um lance que envolveu Zé Carlos e Viktor Gyokeres, com o empurrão do primeiro sobre o sueco.
Nos últimos dias, também César Peixoto deixou uma publicação nas stories da rede social Instagram com imagens de leões e uma mensagem onde refere que por vezes é melhor remeter-se ao silêncio perante pessoas que "nunca irão compreender" (Recorde AQUI).
Especialista em comunicação deixa rasgados elogios a futebolista do emblema leonino que tem estado em grande forma pelo Clube
|
Rui Calafate fez a antevisão do dérbi que vai opor Benfica e Sporting. O especialista em comunicação deixa rasgados elogios a Eduardo Quaresma e diz que foi o defesa internacional sub-21 português quem deixou os leões à beira de conquistarem o bicampeonato no Estádio da Luz.
"Uma recompensa pelo trabalho árduo que o levou já a recusar propostas da Bundesliga”
“Começo por quem manteve o Sporting a depender apenas de si próprio para conquistar o bicampeonato: Eduardo Quaresma. É daqueles miúdos que nos faz acreditar que ainda há jogadores com amor à camisola”, escreveu no jornal Record. O golo decisivo frente ao Gil Vicente foi, para Calafate, uma “recompensa pelo trabalho árduo que o levou já a recusar propostas da Bundesliga”.
No campeonato disputado ponto a ponto, Sporting e Benfica entram com 78 pontos nesta penúltima jornada. A vantagem no confronto direto pertence aos leões que venceram na primeira volta por 1-0, com golo de Geny Catamo, no jogo de estreia de Rui Borges. O técnico é também chamado à reflexão de Calafate, que defende uma abordagem calculista na Luz: “Porque é bonito passar a mensagem que os jogadores estão proibidos de pensar no empate, mas seria kamikaze para Rui Borges entrar de peito feito amanhã e a tentar pela posse de bola estrangular os encarnados logo de início. A astúcia é uma virtude, tal como saber esperar o momento certo para ferir o adversário de morte.”
Sobre o duelo que se espera no meio-campo, destaca a importância de Morten Hjulmand “Vai depender da arte turca a criação dos passes desequilibradores e a superioridade no meio-campo. E por isso antevejo um duelo fantástico, e duro, com Hjulmand que é pedra-angular do sistema verde e branco.”
“O Sporting não se apetrechou devidamente no mercado de inverno"
Calafate lembra que, ao contrário do rival “o Sporting não se apetrechou devidamente no mercado de inverno e perdeu balanço com a escolha absolutamente desacertada de João Pereira”, mas reforça que a equipa está na luta pelo título com mérito. O comentador termina com um alerta para a arbitragem, mostrando reservas, mas reconhecendo que “João Pinheiro é o melhor e isso basta para ver onde chegou o estado deste sector em Portugal.”
Antigo técnico adjunto do atual treinador do Gil Vicente está muito próximo de cumprir um dos objetivos da temporada propostos pelo Clube de Alvalade
|
A equipa B do Sporting pode garantir a subida à Segunda Liga no terreno do Fafe, em jogo referente à jornada 13 da fase de apuramento de campeão da Liga 3. João Gião, ex adjunto de César Peixoto, pode dar uma grande alegria aos adeptos dos leões e garantir a subida de escalão.
A duas jornadas do fim, é necessário que leões vençam no Minho e que o Belenenses não triunfe no duelo diante do Amarante. Na antevisão à partida, o técnico, de 38 anos, assumiu que "expor jogadores desta idade a este tipo de decisões é fundamental" e pediu-lhes "foco na tarefa".
"Aquilo que conseguimos controlar é o que podemos fazer no jogo"
"Agrada-me estarmos presentes nas decisões e expor jogadores desta idade a este tipo de decisões é fundamental. É ótimo para o seu crescimento. Aquilo que lhes peço é foco na tarefa. Há coisas que não conseguimos controlar e há coisas que conseguimos controlar. Aquilo que conseguimos controlar é o que podemos fazer no jogo, sermos competentes e atacar a vitória", disse, aos meios de comunicação do Clube.
"Queremos, em qualquer campo, impor o nosso jogo e assumir a partida"
O treinador realça a importância de ter "realismo e frieza": "Queremos, em qualquer campo, impor o nosso jogo e assumir a partida. Criar muitas oportunidades, ser ofensivos, fazer golos – como temos feito em todos os jogos – e continuar a ser a melhor defesa do campeonato (nove golos sofridos)".
Os leões estão no segundo lugar da tabela classificativa, com 20 pontos amealhados, depois da vitória frente ao Varzim (2-0). O Lusitânia é primeiro com 26 pontos. Já o Belenenses é terceiro classificado com 18 pontos. Os leões entram em campo no sábado, dia 10 de maio, às 16h00.