
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Fábio Cecílio pode ser reforço do futsal do Sporting na próxima temporada. Segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, o antigo jogador do Benfica, atualmente no Braga, está referenciado pelos responsáveis verdes e brancos e pode mesmo estar às ordens de Nuno Dias em 2022/23. Ao que o Leonino conseguiu apurar, o negócio não está, ainda, fechado, mas o internacional português (113 vezes e 30 golos marcados) é um atleta que agrada à estrutura do Clube de Alvalade e a operação tem pernas para avançar. Importa, ainda, destacar que esta já era uma opção em cima da mesa antes da participação do Sporting na UEFA Futsal Champions League e que em nada está relacionada com a derrota dos leões na grande final, diante do Barcelona. Esta temporada, ao serviço do Braga, Fábio Cecílio (29 anos) conta com 18 golos marcados em 26 jogos. Lembrar que o universal esteve por seis temporadas no Benfica, onde contabilizou 249 jogos e 107 finalizações certeiras.
Caio Ruiz sai para ‘rodar’ e por ser ‘não formado localmente’Em sentido contrário, Caio Ruiz (24 anos) deve ser emprestado, uma vez que, apesar dos 10 golos marcados em 33 partidas, o brasileiro tem sentido algumas dificuldades para acompanhar o ritmo dos colegas. Contudo, o provável empréstimo Caio Ruiz deve-se, sobretudo, ao facto de o brasileiro contar como ‘jogador não formado localmente’, ao contrário de… Fábio Cecílio. Lembrar que, por jogo, cada clube da Liga Placard pode utilizar apenas cinco jogadores que não sejam formados em Portugal. Ao dia de hoje, Guitta, Caio Ruiz, Alex Merlim, Diego Cavinato, Esteban Guerrero e Waltinho são os ‘estrangeiros’ do plantel comandado por Nuno Dias.
Fotografia de Sporting
Equipa nacional voltou a vencer, apoiada nos craques da equipa verde e branca. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande competição
|
A seleção nacional de Futsal entrou em campo na passada quarta feira, dia 12 de março, pelas 18h30, para defrontar a equipa dos Países Baixos. O encontro, referente à sexta jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo, decorreu em solo neerlandês, e terminou com vitória lusa por contundentes 7-4.
A seleção nacional iniciou a partida já qualificada para o próximo Mundial da modalidade. Os Países Baixos, por sua vez, lutavam ainda para alcançar a qualificação através da tabela classificativa dos melhores segundos lugares de cada grupo.
O jogo não foi fácil para a seleção de Portugal. Rocha inaugurou o marcador aos cinco minutos, mas os neerlandeses empataram três minutos depois. Através de Monteiro, e Rocha novamente, os lusos ganharam vantagem de dois golos, mas aos 15 minutos os Países Baixos reduziam para 3-2. Pany Varela, ex Sporting, voltou a pôr a diferença em dois golos, mas o adversário marcou mesmo antes do descanso, e a partida foi para intervalo com 4-3 no marcador.
A segunda parte começou com momento de magia: Bernardo Paço, guardião português do Sporting, estreou-se a marcar pela seleção nacional. Os Países Baixos voltaram a reduzir, para 5-4, mas Rocha e Maior mataram as esperanças dos neerlandeses, e carimbaram o resultado final de 7-4.
Portugal concluiu, assim, a qualificação perfeita, com seis vitórias em seis jogos, 18 pontos conquistados, 31 golos marcados e nove sofridos. Já os Países Baixos conseguiram a qualificação através da classificação dos segundos de cada grupo.
Confira, aqui, o golo de Bernardo Paço:
Equipa das quinas, que já tem o apuramento para o Euro 2026 assegurado, venceu tranquilamente na quinta jornada da Ronda Principal de qualificação
|
A seleção de futsal, que já tem o apuramento para o Euro 2026 assegurado, venceu Andorra por 5-0, na quinta jornada da Ronda Principal de qualificação. No Multiusos de Paredes, a equipa das quinas, bicampeã europeia em título, já ganhava ao intervalo por 2-0. Diogo Santos, ala do Sporting bisou no encontro.
Além do pupilo de Nuno Dias, Pedro Santos (emprestado pelo Sporting ao Leões de Porto Salvo), Pany Varela, Afonso Jesus marcaram para a equipa das quinas. Já apurado para a fase final do Euro'2026, Portugal defronta depois os Países Baixos, a 12 de março, em Amesterdão (18h30 em Portugal Continental) no encerramento desta fase de qualificação.
Portugal lidera o Grupo 7 de qualificação para o Euro com 15 pontos, mais sete que os Países Baixos. Andorra soma três e Macedónia do Norte tem um. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu.
Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.
O Clube de Alvalade - que venceu a última partida - continua com todas as atenções na Liga Placard. Os verdes e brancos vão defrontar o Dínamo Sanjoanense. O encontro, a contar para a 16.ª jornada da fase regular, está marcado para o próximo sábado, dia 15 de março, às 16h00, no reduto adversário.
Desportiva leonino em destaque na sessão da manhã do segundo dia dos Campeonatos da Europa, que se estão a realizar nos Países Baixos
|
João Coelho foi o atleta do Sporting em maior destaque na sessão da manhã do segundo dia dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista curta que se estão a realizar, nos Países Baixos. Nos 400 metros, o corredor leonino brilhou ao vencer a terceira série da primeira ronda com grande categoria e com o tempo de 46''01, a sua melhor marca da temporada, isto depois de ter sido operado a um tumor, em novembro.
O recordista nacional assegurou a qualificação direta para as semi-finais. "Foi uma corrida difícil. Senti os meus adversários a correrem demasiado rápido nos primeiros 200 metros, por isso tentei relaxar no início. Penso que controlei a corrida e acelerei nos últimos 100 metros para terminar em primeiro", começou por dizer na zona de entrevistas rápidas, citado pela European Athletics.
O atleta falou ainda sobre as recentes dificuldades que teve de superar: "Em novembro, fui operado a um tumor na tiroide e foi um período muito complicado. A nível psicológico, foi muito difícil lidar com a cirurgia e com o facto de ter de parar os treinos. Participar nestes Campeonatos é fantástico e estou muito grato por estar aqui. Consegui preservar o meu espírito mental com a corrida, que me fez não pesar em mais nada. Sinto-me confiante para a semi-final", garantiu.
No triplo salto, Tiago Pereira garantiu o apuramento para a final ao ser quarto classificado da qualificação com 16,50 metros, a sua melhor marca do ano. Apesar de não ter chegado à marca de qualificação direta (16,70 metros), o saltador português foi um dos melhores da prova e assegurou a presença na luta pelas medalhas.
A final, que vai contar com oito atletas, está marcada para as 17h40 deste sábado. De volta aos 400 metros, Carina Vanessa Pereira foi a primeira a entrar em prova neste segundo dia e foi sexta classificada da quarta série da primeira ronda com 53''54, marca que lhe valeu a 23.ª posição geral, não seguindo para as semi-finais. Nelson Évora, do Sporting, brilha em Belgrado e revalida título europeu no triplo salto. Recorde a prestação de Nelson Évora que revalidou título europeu no triplo salto, em 2015.