![Ricardo Araújo Pereira e Roberto Martínez 'gozam' com o Sporting: "É como eu…” (Vídeo)](/storage/media-items/images/2025/01/ricardo-araujo-pereira-roberto-martinez_20250120053947.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gelson Dala, avançado do Al-Wakrah, recebeu a Bola Prata da CAN, que foi conquistada pela Costa do Marfim de Ousmane Diomande. O angolano, que chegou ao Sporting pelas mãos de Bruno de Carvalho, esteve em grande plano na competição internacional, onde abanou as redes por quatro ocasiões nos cinco embates da prova.
O antigo futebolista do Sporting fez dois bis na CAN, frente à Mauritânia e Namíbia, sendo que no embate frente ao último adversário mencionado, concretizou ainda um passe para golo, estando envolvido nos três tentos certeiros da Angola na partida dos oitavos-de-final.
Recorde-se que Gelson Dala chegou ao Sporting em 2016/17, proveniente do 1º de Agosto, de Angola, rotulado como uma das maiores promessas do futebol mundial. Na equipa principal, o avançado alinhou apenas em duas partidas e acabou por ser vendido ao Rio Ave.
Recorde-se que recentemente, Luís Martins, antigo treinador do Sporting, falou do avançado, que se encontra atualmente no Catar, e da forma com que as suas prestações recentes podem-no colocar novamente na rota do futebol europeu.
“De um momento para o outro ele pode voltar para a Europa. Um jogador muito veloz, muito rápido, muito comprometido com o processo de treino, com muita vontade de evoluir e que, no fundo, comprovou a qualidade que tinha. Ele melhorou bastante. Quando o vemos na seleção de Angola, verificamos que o conhecimento tático do jogo é muito maior agora”, considerou o ex-técnico.
Ainda no mesmo momento, o agora comentador da Sport-TV relembrou os tempos de Gelson Dala no Sporting. “Uma das duplas que utilizei muito da equipa B foi o Gelson Dala por trás do Rafael Leão, dois jogadores de grande talento, que se entendiam muito bem e se complementavam muito bem nas suas características. No Sporting tinha outros jogadores à sua frente. Sobretudo, o Bas Dost e muito bons jogadores nos corredores, onde ele também pode jogar”.
Central do Sporting assumiu um novo papel na equipa comandada por Rui Borges no encontro com o Rio Ave e números não deixam mentir
|
Manu Silva, que será reforço do Benfica para esta temporada, tem-se destacado no meio-campo, especialmente na posição de médio-defensivo, onde tem sido uma peça importante para a equipa. No entanto, mesmo com esta novidade no plantel encarnado, Debast, o jovem central do Sporting, continua a ser uma referência na Primeira Liga.
Em termos de números, Debast supera Manu Silva, mesmo quando este último atuou na posição de médio-defensivo no recente encontro contra o Rio Ave. A página GoalPoint realizou um comparativo estatística entre os dois, focando-se na época passada em que o antigo jogador do Vitória jogou maioritariamente a defesa central. Destacam-se os passes progressivos por 90 minutos (10.1 vs 6), e a percentagem de acerto dos passes verticais rasteiros (95% vs 86%).
A diferença de desempenho entre ambos reflete-se não só nos números, mas também no contexto em que jogam. O Sporting, mais consolidado e com um sistema bem definido sob o comando de Rui Borges, permite a Debast maior liberdade e responsabilidade no jogo, especialmente nas saídas de bola e na organização defensiva. Por outro lado, Manu Silva, esteve no Vitória de Guimarães que, apesar de ter registado épocas positivas, não costuma ter o domínio de jogo que os leões têm registado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros - cumpriu 24 encontros. Nos 1.592 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Confira a comparação entre os dois jogadores:
O comentador e sub director do Jornal Record volta a abordar o tema do avançado leonino e volta também a tecer-lhe rasgados elogios
|
Sérgio Krithinas jornalista do jornal Record e comentador desportivo da CMTV e do canal Now, volta a abordar a temporada de uma das estrelas do Sporting, o avançado sueco Viktor Gyokeres, mas desta vez, não foi sobre uma eventual transferência.
Começa por dizer “Acho que o melhor é Harder e outros aspirantes a ponta de lança, irem tomando notas do que Gyokeres faz”, disse sobre a comparação entre o avançado sueco e o jovem dinamarquês Conrad Harder.
Continuando o seu elogio diz “Parece-me que (Gyokeres) em quaisquer condições, é um jogador que é imprescindível para qualquer equipa onde esteja a jogar, neste caso no Sporting. Também na seleção da Suécia é imprescindível”. Sobre a sua poupança no jogo em Vila do Conde: “Para Rui Borges foi muito importante poupar este jogador 80 minutos em Vila do Conde, e mesmo assim ver o Sporting a ganhar de forma bastante tranquila.”
Sobre os próximos compromissos do Sporting e de Viktor Gyokeres confessou: “Creio que o descanso de Gyokeres vai ser importante para o jogo com o Leipzig, quer para este ciclo (de jogos) todo, que creio que se deverá prolongar-se até Março”, período esse que significa a próxima paragem para os compromissos das seleções nacionais.
De relembrar que Viktor Gyokeres e os restantes comandado de Rui Borges, enfrentam já no dia 22 de janeiro às 17h45 em Leipzig, a equipa local, em jogo a contar para a sétima jornada da fase liga da Liga dos Campeões, jogo pelo qual os Leões prometem lutar pela vitória, de modo a garantirem matematicamente presença no playoff da competição e manter a esperança da passagem direta aos oitavos de final, ficando nos oito primeiros lugares da fase liga.
Equipa comandada por Rui Borges vai defrontar os alemães na próxima jornada da Liga dos Campeões, mas pouca gente sabe que este clube tem pouco mais de 15 anos
|
Em 2009, a Red Bull investiu 350 mil euros e criou o RB Leipzig, próximo adeversário do Sporting na Liga dos Campeões, com o objetivo de transformar a cidade de Leipzig numa potência do futebol. O clube começou como RasenBallsport Leipzig após a recusa da DFB em permitir o nome "FC Red Bull Sachsen Leipzig", devido à influência empresarial no desporto. A oposição dos adeptos foi forte, mas o projeto seguiu em frente. Em 2011, o clube antigo foi dissolvido por dificuldades financeiras.
Após tentativas frustradas com outros clubes, a Red Bull comprou a licença do SSV Markranstädt em 2009, criando o RB Leipzig. O projeto, inicialmente previsto para 10 anos, avançou rapidamente, subindo à Bundesliga em 2016. Em 2020/21, o clube atingiu o segundo lugar, atrás do Bayern Munique, o que representou um grande sucesso para a equipa.
Em termos de títulos, o RB Leipzig venceu duas Taças da Alemanha (2021/22 e 2022/23) e a Supertaça em 2023. A sua popularidade cresceu na cidade, com a Red Bull Arena a tornar-se um símbolo. O clube conseguiu atrair grandes patrocinadores, como Adidas e Porsche, e a sua assistência média ultrapassa os 40 mil espectadores por jogo.
O clube tem investido milhões na sua estrutura, com 30 milhões de euros destinados à construção da academia. Também contratou jogadores como Xavi Simons e Benjamin Sesko, este último sendo alvo de grandes clubes, como o Arsenal. A presença de André Silva, avançado português, também é notável na equipa.
O RB Leipzig, atualmente em 5º lugar no campeonato alemão, enfrentará o Sporting na Liga dos Campeões. No entanto, os adeptos sportinguistas não poderão assistir ao jogo devido a uma proibição da UEFA por causa de pirotecnia.