
Futebol
Francisco Trincão faz as delícias dos espanhóis; Jornal marca diz que extremo do Sporting é...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A seleção angolana, orientada por Pedro Gonçalves, treinador que passou pelas camadas jovens do Sporting, perdeu, esta terça-feira, dia 25 de março, diante de Cabo Verde por 2-1 e complicou o apuramento para o Mundial de 2026, em jogo da sexta jornada do Grupo D africano de qualificação.
Em encontro disputado no estádio 11 de Novembro, em Luanda, os cabo-verdianos abriram o marcador aos 45+2, por Dailon Livramento, jogador que 'bisou', aos 63, já depois de Gelson Dala (antigo jogador do Clube de Alvalade) ter empatado para os angolanos, aos 50 minutos.
Com este resultado, a seleção angolana vê-se mais distante dos lugares cimeiros do Grupo D, sendo quarta, com sete pontos, a já seis de Cabo Verde, que lidera com 13, mais quatro do que os Camarões, segundos, e cinco do que a Líbia, terceira, formações que se defrontam ainda hoje em no reduto camaronês.
A equipa orientada por Pedro Gonçalves - que treinou jogadores como Rafael Leão, que viu o irmão assinar pelos leões - está agora mais dependente de terceiros para garantir o apuramento para a competição internacional que vai decorrer no Canadá, nos Estados Unidos e no México, voltando a jogar em 31 de agosto, quando rececionar a seleção da Líbia.
Os quatro melhores segundos classificados da fase de apuramento africana seguem para um play-off, cujo vencedor irá disputar uma vaga intercontinental com países das confederações asiática, norte-americana, sul-americana e da Oceânia, que será representada pela Nova Caledónia, que foi derrotada pela Nova Zelândia na final da qualificação local.
Futebolista que passou pelo emblema liderado por António Salvador diz-se muito feliz no Clube de Alvalade e pelo novo passo dado na carreira
|
É oficial. O Sporting assinou contrato de formação com Carolina Machado, lateral de 18 anos que tem alinhado pela equipa B verde e branca. Em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, a jogadora, que já passou pelo Braga, diz estar muito contente pelo novo passo dado na carreira.
“Senti-me muito bem integrada pela equipa técnica e pelas jogadoras, senti-me muito bem a jogar e muito bem acolhida”, referiu. A atleta descreve-se como "uma jogadora com muita raça, raça nortenha que é muito importante, sou rápida e dou muito apoio às jogadoras, que às vezes é muito preciso dentro do campo, quando alguma coisa não corre bem e mesmo quando corre bem. Acho isso muito importante”.
Carolina Machado já definiu os principais objetivos em Alvalade: “Chegar à equipa A e à Seleção Nacional A e aí vê-se o percurso”, referiu a ala que diz ter uma referência na equipa principal: “Gosto muito da Ana Borges - que foi convocada para a Seleção Nacional - por ser uma jogadora muito raçuda, principalmente, e apoiar muito a equipa. Gosto muito disso”, detalhou.
A atleta explicou que o futebol é “uma paixão que tenho desde pequena”, referindo ainda que “não é uma brincadeira” e revelou grandes ambições de Leão ao peito: “Objetivo é ser campeã nacional, que nunca fui e espero ser pelo Sporting, que tudo corra pelo melhor e principalmente ser feliz”.
A jogadora, que soma 10 jogos pela turma secundárias dos leões e um encontro pelas sub-19, deixou ainda uma mensagem aos adeptos do emblema verde e branco. “Acho muito importante os adeptos virem ver os nossos jogos, dão-nos sempre uma força muito grande”.
Veja a publicação do Sporting:
Jogador ficou entregue à Unidade de Performance e não subiu ao relvado com os restantes colegas; Futebolista preocupa treinador
|
Hidemasa Morita falhou o treino com o plantel principal do Sporting e está em dúvida para o próximo jogo. O jogador ficou entregue à Unidade de Performance e não subiu ao relvado com os restantes colegas. Também Pedro Gonçalves continua de fora das opções e voltou a não treinar na Academia de Alcochete.
O internacional pela equipa das quinas não é utilizado desde 10 de novembro, altura em que se lesionou frente ao Braga (4-2), no Minho. Havia a esperança de que o camisola 8 já integrasse a sessão de trabalho desta terça-feira, mas a verdade é que o jogador não subiu ao relvado.
Apesar destas ausências, Rui Borges contou com o regresso de Conrad Harder, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão - que tem três clubes interessados na sua contratação - e Viktor Gyokeres, este último dispensado da seleção sueca. Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand e Zeno Debast também não participaram no treino, mas apenas por questões de gestão física.
Com alguns internacionais ainda por regressar – como Ousmane Diomande, Franco Israel, Geny Catamo e Maxi Araújo -, o treinador leonino recorreu à formação, chamando Pedro Miguéis, Alexandre Brito, Kauã Oliveira, Lucas Anjos, Lucas Taibo, Luís Gomes, Rafael Besugo e Adam Arvelo para o treino de hoje.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Gomes.
Antigo jogador do Clube de Alvalade diz que internacional português será uma peça chave nesta reta final da temporada para os leões
|
Pedro Gonçalves continua de fora por lesão desde o último jogo de Ruben Amorim nos leões, em novembro, na vitória por 4-2 em Braga. O “desejado” regresso pode, para Litos, revitalizar os comandados de Rui Borges. Em entrevista à Rádio Renascença, o ex-leão - que fez 193 jogos pelo Clube - acredita que o jogador vai ser uma “peça importante” na corrida pela revalidação do título.
"É aquilo que todos desejávamos, pelo que representa o Pedro Gonçalves para a equipa. Esperando que nada mais aconteça, e acredito que não, porque houve o cuidado de só o colocar a treinar com a equipa, sem estar condicionado, quando já está em plenas condições", começou por dizer o antigo médio.
Litos explica que Pedro Gonçalves será uma peça chave para Rui Borges nesta reta final da temporada para o emblema verde e branco: "Acredito que vai ser uma peça importante para estas oito finais de campeonato e depois as meias-finais e a final de Taça de Portugal", continuou.
Relativamente ao próximo jogo frente ao Estrela da Amadora, o ex-leão alerta para as dificuldades: "É um campo muito difícil, por causa das dimensões do campo e dos adeptos estarem muito em cima do relvado. Há também a incógnita em relação ao Morita, mas havendo Gyokeres na forma que está, com o Trincão, o Quenda, o Geny Catamo… São jogadores que, perante qualquer adversário, podem decidir um jogo", completou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.