Futebol
Figura do Benfica diz que Sporting foi "beneficiado" em mais de metade dos jogos esta época
14 Nov 2025 | 15:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2025 | 17:16 |
Bruno Fernandes está de volta às opções de Roberto Martínez, para o próximo jogo da Seleção nacional. O antigo capitão do Sporting não participou no último jogo de Portugal, que terminou com derrota por 2-0 frente à Irlanda, no reduto do adversário.
Devido a essa derrota, Portugal falhou a possibilidade de garantir, desde esse momento, a qualificação direta para o Mundial 2026. Por isso, a Seleção está obrigada a conseguir um bom resultado no próximo encontro, contra a Arménia, a derradeira oportunidade de fechar o grupo de apuramento no primeiro lugar.
Roberto Martínez já recebeu boas notícias em relação a essa partida. Bruno Fernandes, antigo capitão do Sporting, e que hoje usa a braçadeira do Manchester United, está de volta às opções do Selecionador nacional, depois de ter cumprido castigo frente à Irlanda.
Para além de Bruno Fernandes, Roberto Martínez também vai poder utilizar João Palhinha, e ainda Bernardo Silva, João Neves e João Félix, sem qualquer tipo de receio. Esse lote de jogadores estava em risco para o jogo com o Arménia caso visse amarelo com a Irlanda, o que não aconteceu. Tendo em conta que será o último jogo da fase de apuramento, esse medo deixa de ser relevante.
Em sentido contrário está o capitão da Seleção nacional, Cristiano Ronaldo. No jogo que terminou com derrota lusa por 2-0, na Irlanda, o astro português viu cartão vermelho por agressão a um jogador da equipa contrária, e não vai ser opção no último jogo da equipa das quinas na qualificação para o Mundial 2026.
Antigo treinador dos leões, que hoje orienta o Manchester United, estará interessado num jogador do Clube de Alvalade, com o nome a causar surpresa
14 Nov 2025 | 17:03 |
Ruben Amorim estará a estudar uma investida por Salvador Blopa. O jovem ala do Sporting foi a grande figura do jogo contra o Alverca, a contar para a Taça de Liga, que os leões venceram por 5-1. Estreou-se pela equipa principal com dois golos, e mostrou-se ao mundo do futebol da melhor maneira.
Quem não terá ignorado essa exibição foi Ruben Amorim. Segundo informações da imprensa britânica, nomeadamente do Daily Mail, Ruben Amorim está à procura de jogadores para jogar na ala esquerda do Manchester United, e Salvador Blopa será um dos nomes na lista dos red devils.
Segundo o jornal inglês, Salvador Blopa reúne todas as características apreciadas por Ruben Amorim para ter sucesso no 3x4x3 utilizado pelo treinador português - uma tática que chegou a causar confusão em Inglaterra, nomeadamente quando os resultados teimavam em aparecer.
O Daily Mail compara, ainda, Salvador Blopa, a outro produto da formação do Sporting: Nuno Mendes. Os ingleses destacam a estampa física do jogador verde e branco, e explicam que consegue bons resultados na fase defensiva, tendo ainda a capacidade de criar mossa no ataque.
Segundo a imprensa estrangeira, o Manchester United poderia estar disposto para avançar por Salvador Blopa já no mercado de inverno. Até porque, citando o mesmo jornal, não serão só os red devils que têm o jogador referenciado, mas outros gigantes europeus, como o Real Madrid.
Antigo defesa central da equipa da Premier League comentou, no seu canal de youtube, o desempenho do antigo técnico principal do Sporting
14 Nov 2025 | 16:21 |
Rio Ferdinand confessou que o Manchester United ainda não está ao nível desejado, mas que existem melhorias claras em relação ao passado. O antigo defesa central dos red devils, onde tem estatuto de lenda, aproveitou o seu canal de youtube para comentar o trabalho feito por Ruben Amorim na Premier League.
"Os primeiros 12 meses no Manchester United foram feitos de altos e baixos. Mais baixos do que altos, certamente irão concordar, e, obviamente, seguindo-se à passagem de Erik ten Hag... Ele foi definido como tendo um estilo de treinador acutilante, por algumas pessoas. Penso que uma das coisas que ele repôs foi a disciplina, mostrou os dentes", começou por explicar Rio Ferdinand.
O antigo defesa-central do Man United prosseguiu: "Obviamente, promoveu uma dramática alteração tática em relação àquilo que estávamos habituados a ver, com Erik ten Hag. Está absolutamente comprometido com a linha de três na defesa, mas o sistema tem pequenos detalhes que não permanecem iguais. Não é uma linha rígida de três na defesa".
"Ainda não estamos lá, malta, mas conseguimos ver algo a ser construído e algo por que estarmos otimistas, o que é bom, porque temos sido pessimistas há muito tempo (...) Ele chegou e quis impor, de imediato, uma mudança de cultura. A disciplina foi uma das primeiras coisas a que se dedicou. Falou, publicamente, sobre a pontualidade, o respeito pelo grupo, etc. Não vou começar a nomear jogadores, mas houve alguns que pareceu isolar e dizer 'OK, isto é assim...'", atirou, de seguida, Rio Ferdinand, sobre as mudanças operadas por Ruben Amorim.
O antigo capitão do Manchester United rematou, de seguida: "Ele chegou no meio da confusão, herdou aquela cultura que identificou, imediatamente, que tinha de ser alterada. Foi um período muito tóxico, com Erik ten Hag. Devo dizer que tem havido um progresso lento, até agora, mas estamos a começar a colher os frutos do período em que ele lá tem estado".
Seleção nacional voltou a vencer no Campeonato do Mundo, e marcou presença no lote das melhores 16 equipas, após vitória suada com a Bélgica
14 Nov 2025 | 16:05 |
A Seleção sub-17 de Portugal venceu, na tarde desta sexta-feira, a congénere da Bélgica, no encontro referente aos dezasseis-avos-de-final do Mundial sub-17. Os comandados de Bino Maçães venceram, por 2-1, e conseguiram o apuramento para a próxima fase da competição - ao contrário da Seleção A, que perdeu na última quinta-feira.
Começar por apontar a presença de apenas um jogador dos quadros do Sporting na ficha de jogo. Alexandre Tverdohlebov foi o único leão convocado para o Mundial sub-17. O guardião de 17 anos, que atua na equipa sub-19 verde e branca, foi suplente não utilizado na Seleção de Portugal.
Em relação ao encontro, começou bem para as cores nacionais. Anisio Cabral inaugurou o marcador a favor da equipa das quinas, aos 38', e bisou, pouco depois, aos 45+1', para deixar o resultado em 2-0. No entanto, ainda antes do descanso, a Bélgica conseguiu reduzir para 2-1.
Na segunda parte, um jogo suado onde, no entanto, Portugal nunca perdeu o controlo das operações. Os comandados de Bino Maçães não conseguiram voltar a marcar, mas trancaram a baliza a sete chaves, e não permitiram ocasiões ao adversário, confirmando a passagem para os oitavos-de-final.
Depois de uma fase de grupos com duas vitórias e uma derrota, Portugal regressa aos triunfos e consegue lugar nos oitavos-de-final do Mundial sub-17. A equipa das quinas fica, agora, à espera de conhecer o próximo oponente, que será decidido entre México e Argentina.