Futebol
Sporting revela lesionados antes do Bayern Munique e partilha detalhes sobre a viagem
07 Dez 2025 | 13:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jan 2025 | 18:43 |
Manuel Sérgio, filósofo e professor português, e correspondente do jornal 'A Bola', assinou um artigo de opinião com uma carta aberta a Jorge Jesus, treinador português que esteve no Sporting, e atualmente comanda os sauditas do Al-Hilal.
"Jorge Jesus é, para mim, uma trindade: o homem bom; o trabalhador incansável, porque nunca repousa, num trabalho de transcendência (não lhe basta o que faz, quer sempre fazer melhor); e o excecional treinador de futebol (...) Não sabe Jorge Jesus fundir, sintetizar, concentrar numa obra de pensamento sistematizado e depurado a teoria da sua prática? Fui adjunto de Jorge Jesus, no Benfica. Pude sentir como, a treinar, a sua eloquência se expande sem disciplina crítica, num livre jogo de intuições, observações, reminiscências, mas que os jogadores entendem e fazem suas", começou por escrever.
Prosseguiu: "Mas o futebol não é mais do que futebol? Sem dúvida! Por isso, nenhum treinador é perfeito (...) quando os historiadores se deitarem ao estudo do currículo desportivo de Jorge Jesus concluem, por certo, que ele foi bem mais do que o melhor treinador do Médio Oriente".
Acrescentou, de seguida: "Quando comecei a trabalhar, com o meu Amigo, no Benfica, surpreendia-me a sua rápida e certeira leitura do jogo. Só mais tarde percebi que o Jorge Jesus vê o futebol com inocência e, portanto, o vê na origem (...) o meu amigo, praticamente sem escola, sabe mais de futebol do que muitos (quase todos?) os licenciados, os doutorados, em educação física e desporto, ou em motricidade humana".
Terminou, da seguinte forma: "Fui adjunto de Jorge Jesus, no Benfica. E, sendo embora licenciado e doutorado e professor agregado, aqui digo, publicamente, que muito aprendi da sua lucidíssima inteligência. Sim, por vezes, ele é um orador que parece narcisar-se com a sua linguagem. E porquê? Porque os seus habituais ouvintes, os seus jogadores, findas as palestras do seu treinador, e tendo mesmo em conta o espírito de rebeldia que anima os mais jovens, não escondem a sua admiração: «Este homem diz-nos de futebol o que ninguém nos disse.» E alguns chegaram a confidenciar-me (não minto): «Melhor treinador do que este? Não conheci, nem conheço.»", rematou Manuel Sérgio.
Jogador é apontado como o maior talento do conjunto bávaro nos próximos 10 anos; Futebolista é cobiçado por grandes emblemas
07 Dez 2025 | 17:03 |
Adin Licina é apontado como uma das grandes promessas do futebol alemão, mas prepara-se para deixar o Bayern de Munique - que goleou na última partida - no início de 2026. O Sporting está atento à situação do jogador de 18 anos, mas Inter, Milan e Juventus também têm o prodígio debaixo de olho.
De acordo com a 'Gazzetta dello Sport, é o Milan quem está na frente da corrida e já está a negociar com os representantes do médio ofensivo, que costuma jogar muitas vezes sobre a ala direita, tendo a companhia dos rivais italianos, além dos espanhóis da Real Sociedad.
Adin Licina é apontado como "o maior talento do Bayern nos próximos 10 anos", mas a mesma fonte escreve que o jogador irá deixar o conjunto bávaro no inverno, tendo em conta que termina contrato em junho. O Bayern estará disposto a aceitar propostas pelo jovem internacional alemão, a rondar os três milhões de euros.
No entanto, segundo o jornal 'Record', apear do interesse dos verdes e brancos, a SAD leonina não avançou com qualquer negociação ou sequer abordagem. O jogador faz, sim, parte de um lote de jovens futebolistas identificados pela estrutura como promissores.
Ainda assim, o atual detentor da Bundesliga pretende colocar uma cláusula de futura venda no acordo com o futuro clube do extremo. A situação do canhoto é, no entanto, de difícil resolução: O Bayern ainda não desistiu de renovar o seu vínculo. Em 2025/26, Adin Licina soma 18 jogos (14 na equipa B e um golo marcado) e quatro pelos sub-19 (um golo na conta pessoal).
Clube de Alvalade entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para uma partida que antecede uma dupla de encontros muito complicados
07 Dez 2025 | 16:58 |
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu o Rio Ave (3-1), este domingo, dia 7 de dezembro. Depois da vitória na Taça, e em partida relativa à sétima jornada do campeonato nacional, a turma verde e branca não teve dificuldades em ultrapassar a formação de Vila do Conde, antes dos encontros frente a Braga e Benfica.
Em Vila do Conde, o Sporting entrou bem na partida, mas demonstrou-se perdulário nos primeiros 45 minutos. A equipa verde e branca gozou de algumas ocasiões para inaugurar o marcador, mas não conseguiu fazer golo e permitiu que o marcador chegasse com 0-0 ao intervalo.
Na etapa complementar, a história foi diferente. Logo aos 47', Telma Encarnação atirou a contar, e inaugurou o marcador para a equipa do Sporting. Pouco depois, foi a vez de Carolina Santiago dobrar a vantagem verde e branca. Aos 81', Brittany Raphino, que tinha saltado do banco de suplentes, fez o 3-0 para as leoas. O melhor que o Rio Ave conseguiu foi marcar um golo de honra, para deixar o placar com 3-1 no final dos 90 minutos.
Com esta vitória - a oitava em 15 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira seguem no segundo lugar da Liga Portuguesa. As leoas somam 14 pontos em sete partidas, e estão cinco atrás do Benfica, que lidera a competição neste momento.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para a 4ª. eliminatória da Taça de Portugal. O próximo encontro do Sporting está marcado para sábado, dia 13 de dezembro, às 11h00, frente ao Braga. O duelo diante da formação minhota jogar-se-á no Estádio Amélia Morais, na cidade bracarense.
Verdes e brancos deslocam-se à Allianz Arena na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, em partida válida para sexta jornada da Champions League
07 Dez 2025 | 16:14 |
Nick Walsh é o homem eleito para apitar a visita do Sporting ao reduto do Bayern de Munique na sexta jornada da Liga dos Campeões, anunciou a UEFA, num comunicado através das suas plataformas oficiais, na manhã deste domingo, dia 7 de dezembro.
O juiz escocês, de 35 anos de idade, terá Francis Connor e Daniel McFarlane como assistentes, enquanto Donald Robertson será o quarto árbitro do encontro entre germânicos e leões. Andrew Dallas será o VAR do duelo da prova milionária, com Rob Dieperink.
Nick Walsh tem a particularidade de nunca ter ajuizado qualquer encontro do Sporting em toda a sua carreira, apesar de já ter sido nomeado para duelos de equipas portuguesas: em 2024/25, apitou o triunfo (4-1) do Vitória de Guimarães no terreno de St. Gallen, a contar para a Liga Conferência, antes de comandar o St. Gilloise - Braga da Liga Europa, partida que os minhotots perderam por 2-1; no último Europeu de sub-21, liderou o duelo entre Portugal e Polónia (5-0).
Neste momento, os comandados de Rui Borges somam 10 pontos na Liga dos Campeões e encontram-se na oitava posição da tabela da prova milionária da UEFA. Nos cinco primeiros encontros, o Sporting venceu o Kairat (4-1), perdeu com o Nápoles (2-1), bateu o Marselha (2-1), empatou com a Juventus (1-1) e derrotou o Club Brugge (3-0).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern de Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vicent Kompany, vai jogar-se, às 17h45, na Allianz Arena.
Sporting revela lesionados antes do Bayern Munique e partilha detalhes sobre a viagem
07 Dez 2025 | 13:49
Raphinha foi apontado à Bola de Ouro, mas ausência no Betis - Barcelona preocupa
07 Dez 2025 | 12:46
Fresneda terminou o Benfica - Sporting muito frustrado e foi consolado... Por um rival
07 Dez 2025 | 12:20